Quantcast
Channel: Leoviajandão Carioca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 74

ROTEIRO AJUSTADO NA PUGLIA (ITÁLIA)

$
0
0

Que eu sou apaixonado pela Itália, acho que todos que conhecem o meu blog amador já sabem.😎😁

praias cristalinas e exóticas na Puglia

O que poucos sabem é que depois de conhecer as regiões/cidades mais famosas (Roma, Florença, Veneza, Toscana, Costa Amalfitana, Sardenha, Sicília e Cinque Terre), a Puglia, Lago di Garda e as Dolomitas eram as últimas regiões que ainda faltava conhecer na Itália.

os charmosos vilarejos


Este post é sobre a Puglia.
Farei posts específicos sobre a região do Lago di Garda e das Dolomitas.
Os posts principais das outras regiões mencionadas, vc encontra nos links abaixo:

Costa Amalfitanapost aqui

os trullis em Alberobello



A vibe do blog já é conhecida. 
Não costumo escrever muito sobre a história do local ou sobre dados que vc pode encontrar facilmente numa pesquisa de wikipedia

Aqui, a ideia é sempre motivar a galera a viajar e conhecer lugares incríveis, de preferência, gastando grana "na medida certa" e otimizando o tempo.
Daí o título do post: "ROTEIRO AJUSTADO".

As fotos e vídeos ilustrarão as dicas e espero que sirvam de incentivo para as viagens.


Vamos ao que interessa: DICAS

A Puglia ou Apulia, também conhecida como região de Salento, outrora era conhecida como "Magna Grécia". Seu território foi ocupado pelos gregos (fundaram Taranto) no séc. VIII AC e conquistado pelos Romanos, onde teve papel essencial como “porta do Oriente”, a partir do porto de Brindisi.

a vibe dos famosos vilarejos da Puglia


Daí, você já começa a perceber que as semelhanças arquitetônicas, as praias e a história da própria região se confunde um pouco com os países vizinhos (Grécia e Albânia) que ficam do outro lado dos mares Adriático e Jônico. Prometo que esta será a única curiosidade histórica deste post....😎😁

Vale D'Itria

A região, recentemente, virou a "queridinha" dos turistas justamente por ser fora do roteiro padrão e mais famoso da Itália que geralmente envolve Roma, Toscana, a requintada Costa Amalfitana (post aqui) ou mesmo a Sardenha (post aqui).

Drone passeando na Puglia 😎😂

Por que desta fama turística relativamente recente?

Simples.
 
Primeiro, porque, apenas recentemente, Puglia passou a ser uma opção mais "light" e menos tumultuada, muito em função da imensa lotação de turistas pós pandemia nas demais regiões mais famosas.

Polignano a Mare


Segundo, porque a Puglia oferece opções turísticas mais acessíveis em termos de custos (hospedagem e comida), ou seja, Puglia até pouco tempo atrás era vista como um lugar mais simples e menos glamoroso da Itália, o que, por sinal, é verdade. E justamente por isso torna o lugar bem mais "roots" ("raiz"), mais original e por isso mais especial . 

Orla de Otranto - região do Porto


E finalmente, o principal motivo: porque a região concentra numa geografia reduzida tudo que a Itália tem de bom: praias lindas, vilarejos charmosos, locais históricos (igrejas, castelos etc.) e, é claro, excelente gastronomia, ou seja, numa única viagem vc tem o pacote completo e este pacote ainda tende a ser bem mais barato. 😎😁

Então, o que vocês estão esperando: façam as malas e conheçam a Puglia, aproveitando as dicas a seguir.

COMO MONTAR O TAL ROTEIRO AJUSTADO?    

Aqui a dica é simples: ajustar o tempo que vc tem, montando bases estratégicas para pernoitar e fazer os passeios de carro bate-volta pelos vilarejos e praias nas províncias (micro regiões) que deseja conhecer.

Mas que diabo de províncias que este cara está inventando? 😁😎

Vejam nos mapas abaixo que a Puglia compreende o calcanhar da famosa "bota" (do formato de um sapato feminino do mapa da Itália).

principais cidades da Puglia


Vendo os mapas, fica claro que para conhecer razoavelmente bem toda a região e suas sub-regiões, vc precisaria, no mínimo, 15 -30 dias.

Como geralmente, nós, brasileiros, temos menos dias que este período nas nossas viagens de férias ao exterior ou temos a estranha mania 😁😁 de querer compactar tudo e combinar a viagem com outras regiões ou países, vou propor aqui um roteiro legal e ajustado para 7 - 8 dias na região da Puglia.

Faraglioni San Andrea


Adianto que, obviamente, vc vai perder alguma coisa.....mas, se serve de consolo, ficará aquela irresistível vontade de querer voltar.

Primeiramente, sugiro deixar a região mais ao norte, acima de Bari, para uma segunda viagem e focar na região mais ao sul.

Segundo, sugiro concentrar as suas bases de hospedagem em cidades litorâneas no Mar Adriático e não no Mar Jônico. Isto porque, a maior concentração das melhores atrações estão no lado leste mesmo, próximo ao Adriático. 

os irresistíveis gelatos


Dito isso, adianto que as melhores sugestões de bases são: Polignano a Mare, Monopoli, Lecce e Otranto.

Se for explorar também o lado do Mar Jônico, minha sugestão de base é a cidade de Gallipoli.

Se desejar conhecer o famoso vilarejo histórico de Matera que fica na região de Basilicata e não na região da Puglia, o ideal é fazer um pernoite nesta cidade especificamente, como parte de seu roteiro.

COMO CHEGAR? 

Apesar da Puglia possuir dois aeroportos principais em Bari e Brindisi, arrisco dizer que a grande maioria chegará de avião por Bari.

Isto porque, em Bari, a oferta de voos é bem maior e o aeroporto possui várias conexões domésticas e internacionais, incluindo cias. aéreas low cost.

Existe a opção interessante de chegar por trem, fazendo uma viagem noturna (slow mode - 10h) ou mesmo diurna (fast mode - em 4h),  saindo de Roma e chegando direto em Bari. Confesso que não testei, mas pode ser uma opção legal porque as passagens de trem costumam ser mais baratas que as de avião (mesmo low cost) e fica fácil de combinar a ida para  Puglia com uma estadia em Roma próxima à famosa estação Termini. 

explore o calor do verão - junho e setembro são os melhores meses


Recentemente (verão de 2024 - julho e agosto), lançaram uma passagem de trem específica chamada "Espresso Salento" que passa por várias cidades da Puglia (link aqui).

A opção de ir para Puglia de carro/bus a partir de Roma ou mesmo a partir da Costa Amalfitana também existe, mas deve ser bem cansativa. 

Conselho de amigo: Deixe para visitar a Costa Amalfitana numa viagem só para ela....é muito bonita e cara para ser partilhada com outra região....vai por mim. 😎😎

COMO DESLOCAR?


Chegando na Puglia, seja no aeroporto ou estação de trem de Bari ou Brindisi, é quase obrigatório o aluguel de carro para fazer os passeios.

E na Puglia, mais que em outros locais da própria Itália, é importantíssimo a escolha de uma empresa de aluguel de carros minimamente idônea.



Por que? Nesta região, infelizmente, danos em veículos estacionados em lugares públicos e até furtos são, estatisticamente, relativamente comuns. Portanto, se não quiser ter dor de cabeça com cobranças indevidas na hora de devolver o carro, é aconselhável fazer o seguro completo. Então decida se vc quer usar o seguro do seu cartão de crédito ou pagar o seguro completo direto na locadora.

Geralmente, uso o seguro do meu cartão Visa, mas, por conta dessa estatística ruim da Puglia, preferi abrir uma exceção e fazer o seguro na locadora, negociando bem o preço. Aluguei na empresa AUTOMANIA (link aqui) que tinha boa avaliação no google e gostei do atendimento.


O MEU ROTEIRO AJUSTADO

Planejei 7 dias (apenas 6 noites) para curtir a Puglia.
Sim. Eu sei....é um crime, né??

Como desculpa em meu favor por prazo tão curto, lembrem que ainda tinha Lago di Garda e Dolomitas no meu roteiro....

Mas, enfim, sou daqueles brasileiros que gosta de "empacotar" vários lugares em uma só viagem de férias e costumo voltar (muito) cansado por conta de tantas coisas que acabo fazendo em cada dia. Podem me julgar à vontade....😀😁😎😎


O importante é que se você planejar dá muito bem para curtir adoidado e ainda ficar com aquela vontade louca de voltar, tipo "tesão incubado", manja?😀😎😉


ONDE FICAR

Se vc estiver com "bala na agulha" (grana sobrando) pode até se hospedar numa masseria, que são fazendas do século XVI transformadas em luxuosas hospedagens, com serviço e gastronomia impecáveis. Geralmente, são construções de pedras brancas, cercadas por oliveiras centenárias próximas do mar. Luxo puro....espere pagar por isso.😉

Ostuni

Você também tem a opção de curtir uma hospedagem num trulli

O que são trullos (plural de trulli)? Como surgiram?


Os trulli são pequenas casas circulares com tetos e cúpulas cônicas, feitas em calcário e sem uso de qualquer argamassa, cimento ou rejunte.

Aberobello


Com o teto feito de pedras encaixadas e em formato cônico, diz a lenda que era fácil para os moradores retirarem as pedras quando qualquer funcionário do governo viesse cobrar o imposto. Sem teto, não existe casa, e assim eles evitavam o pagamento. Quando o cobrador fosse embora, bastava remontar o teto novamente.



Outra versão da origem dos trullos é que a região originalmente era uma grande floresta e os guardiões da área proibiam a construção de casas permanentes, pois não queriam que a mesma se desenvolvesse em cidade.


Os camponeses então poderiam até montar estruturas provisórias para morarem enquanto estivessem trabalhando na terra, mas argamassas, por exemplo, eram proibidas (por isso as pedras encaixadas eram mais utilizadas). De fato, as pedras secas com as quais os trullos são feitos são encontradas em abundância em todo o Vale d’Itria, sendo então a opção mais econômica para a estrutura das casas.


Eu que não estou lá com esta grana sobrando e não tenho vocação para gnomo, 😁😁, procurei as hospedagens tradicionais BBB (bom, bonito e barato)

Assim, montei base de hospedagem em duas cidades: MONOPOLI OTRANTO, com 3 noites em cada.

Meus hotéis:


Monopoli - Rizzi Mariana B&B (link aqui). Nota 9.6 no Booking. Ótimo café da manhã. B&B familiar. 15min do centro de Monopoli andando. cel: Francesco/Mariana+393200380766


Otranto - BiRose B&B (link aqui). Nota 9.6 no Booking. Ótimo café da manhã. Ótimo host/hostess. B&B familiar. 5min do centro de Otranto andando.

OS PASSEIOS NOS ARREDORES DE MONOPOLI

A partir de Monopoli, fiz vários passeios de carro para as cidades vizinhas: ALBEROBELLO, LOCOROTONDO, CISTERINO, OSTUNI, CONVERSANO, POLIGNANO A MARE.


Notem que estes foram os vilarejos mais famosos que eu escolhi conhecer, mas existem muitos outros tais como: Vieste, Fasano, Martina Franca,Taranto etc.

Em cada vilarejo, vc encontra atrações à parte. Em alguns, vc vai querer passar poucas horas, noutros você vai querer passar o dia todo, almoçar, jantar e até se arrepender de não ter se hospedado ali. 


Enfim, não existe fórmula mágica para quanto tempo ficar em cada vilarejo.

Idealmente, meu conselho é acordar cedo, ir de carro para um vilarejo, estacionar tranquilamente (cuidado com as regras de cada estacionamento!!) e perambular até cansar e sentir que está na hora de colocar o pé na estrada e conhecer o vilarejo vizinho.


Segue um link para sugestão de roteiro a partir de Monopoli, com estacionamentos marcados. Adapte o roteiro, conforme seu tempo e interesse:


Vamos falar um pouquinho sobre cada vilarejo:

ALBEROBELLO 

Principal vilarejo para vc conhecer os famosos trullis. Muita gente pensa que a nomenclatura significa “Árvore Bonita”, que seria a tradução literal do italiano (albero = árvore, bello = bonito), mas Alberobello na verdade deriva do latim e significa Árvore da Guerra 😉. Aqui a dica é andar e se perder neste vilarejo encantador.



Nos charmosos trullis, vc encontrará lojinhas de souvenirs, guloseimas típicas e até restaurantes. Para alcançar o terraço de alguns trullis para obter melhores vistas para fotos, tem que comprar algo (uma imã de geladeira basta 😉😎). 


Existem duas vilas no vilarejo: Aia Picolla enche menos que Rione Monti. Lembre-se: chegue cedo, pois por volta das 10:00 já é bem difícil estacionar e muitos ônibus de turismo chegam nesta hora.



Casa d´Amore, os três tullis com símbolos astrológicos nos cones do terraço, a pracinha central, a escadaria com visão panorâmica e a igreja de São Cosme e Damião são os pontos principais do vilarejo.



Vale lembrar no entanto que apesar dessa ser a cidade com a maior concentração de trulli na Itália, você pode encontrá-los por todo o Vale d’Itria (sub-região da Puglia, onde estão localizadas Alberobello, Ostuni, Locorotondo e outras)


LOCOROTONDO 


(Loco = lugar + rotondo = redondo) - vale a mesma dica. Estacionar e andar sem rumo. O ponto principal é a Piazza Antonio Mitrano. Em 1h vc anda todo o centro histórico.

Valle D’Itria

Uma parada obrigatória aqui é a vista, a partir da praça, do mar e dos vinhedos e oliveiras. 


De preferência, faça isso saboreando um gelato ou comendo um panini ou tomando um vinho regional, uma birra italiana ou um aperol (gosto não se discute!). 😁😀😍


Portal em Locorotondo

A cidade é linda: branquinha, florida, cheia de pracinhas charmosas, com um chão elegante de pedras calcáreas e fica no topo de uma colina no
Valle D’Itria


ruas perfumadas por limoncello


CISTERINO


Fica no meio do caminho entre Locorotondo e Ostuni. Portanto, é quase impossível de não dar uma paradinha estratégica neste vilarejo que não tem grandes igrejas e monumentos, porém prima pela simplicidade com casas brancas, arcos, ruas estreitas e o toque especial: um cheirinho de carne na brasa.


difícil escolher onde comer

Explico: conhecida como “la capitale dei fornelli” por causa dos muitos restaurantes, estilo açougue do centro histórico, o vilarejo é um paraíso para quem curte uma boa carne, principalmente, as linguiças (salsicce) e as famosas bombettes, que são os enroladinhos típicos de carne e queijo assados na brasa.
Dica de onde comê-los: restaurante Al Vecchio Fornello. 

OSTUNI 


Aqui a parada é obrigatória para conhecer o charmoso centro histórico. O vilarejo fica no topo da montanha e isso realça como a famosa cidade branca se destaca no Valle d´Itria.


Piazza dela Libertà - Ostuni

A dica é pegar um simpático tuktuk do estacionamento para facilitar a ida ao centro. Comece seu passeio pela Piazza dela Libertà onde fica o obelisco de Sant’Oronzo. As ruas estreitas do Centro concentram as lojas de artesanatos, restaurantes, comércio e pontos turísticos, como praças, museus e igrejas.





Fiz um roteiro simples: https://maps.app.goo.gl/48t9jEPP1WyNBrMR7, mas a melhor dica é se perder e passear sem rumo por umas duas horas.

quem não curte uma "granita"?


Se tiver tempo e estiver com fome, curta uma das famosas Osterias: 
Osteria Del Tempo Perso ou Osteria Piazzetta Cattedrale.



POLIGNANO A MARE 



Este vilarejo é uma espécie de cereja do bolo desta região. Muitos visitantes inclusive optam por se hospedar aqui e este interesse é plenamente justificável.
 

a icônica praia Monachile


A cidade possui mirantes de cair o queixo.

mirantes em Polignano a Mare


O passeio pelo centro histórico e pelas ruelas e becos rende fotos memoráveis.
A praia Monachile e o visual a partir da Ponte Borbonico são os principais cartões postais da cidade. 

Ponte Borbonico






A praia, apesar de ser urbana, tem águas bem claras.
Os penhascos ao redor da praia servem de diversão para garotada fazer suas acrobacias aquáticas.


Se o tempo estiver legal e vc estiver naquele mood (humor) dá até para dar uns bons mergulhos aqui nesta praia.

Curta um mergulho


Para estacionar, minha dica é o parking Stani (5E/di) ou parking San Francesco 2E/h.

Como dica de passeios a pé, comece pela Piazza Vittorio Emanuelle, siga para  Piazza San Bendetto e não deixe de curtir a vista a partir dos mirantes Grotta Palezze (onde vc consegue ver o famoso restaurante cravado na rocha) e a praia Monachile. 

pracinha em Polignano

Um comentário rápido sobre o famoso restaurante "Grotta Palezze": apesar de ser lindo e ser altamente instagramável 😁, considero um desperdício de dinheiro, porque os comentários são praticamente unanimes em relação ao altíssimo custo para uma comida de péssima qualidade e onde vc terá hora para comer já que querem alta rotatividade. Melhor ficar só na foto de longe mesmo ou então a partir de um passeio de barco pelo litoral.

Grota Palezze


Seguindo no caminho que circula a praia Monachile, caminhe até a simpática praça onde se encontra a famosa estátua docantor/compositor Domenico Modugno, famoso ex-morador da cidade que compôs a icônica música Volare.

Domenico Modugno - "Volare"



Se tiver tempo, estenda seu passeio a Pietra Piatta e Grottone (piscina natural) e Cala Paura

MONOPOLI 

Montei base neste vilarejo e achei perfeito.

porto de Monopoli


A cidade é super simpática, é bem centralizada em relação aos demais vilarejos que queria conhecer e à noite pulsa com seus bares, lojinhas coloridas de artesanato, trattorias, pizzarias e um portinho encantador. 
Aproveite para se perder nas ruazinhas sinuosas da cidade, admirar sua arquitetura antiga e curtir as praças floridas e charmosas.




Bem no  centro da cidade fica a Basílica de Madonna della Madia, que guarda  uma incrível história de fé e milagre. No início de sua construção, lá no século XII, as obras da catedral foram interrompidas pela falta de material para fazer as vigas que sustentariam o telhado da Sé. Alguns anos mais tarde apareceu flutuando no porto da cidade uma jangada que tinha um ícone da  Madonna della Madia. Assim, a madeira da jangada foi usada para completar a construção da catedral e esta foi, finalmente, finalizada. Hoje, o ícone da Madonna fica exposto no interior da igreja e é usado duas vezes ao ano em um festival de celebração  da imagem da santa.

Um dos lugares mais fotogênicos que você verá em Monopoli é o porto antigo da cidade com seus barcos coloridos , conhecidos como "gonzos", flutuando sobre as águas azuis do mar. A maioria deles são feitos por artesãos locais e contrastam  com as paredes brancas da cidade. Esta parte da cidade, inclusive, lembra muito algumas charmosas ilhas gregas.

escolha um restaurante charmoso para seu jantar - vc merece! 😎😂


As praias de Monopoli (Cala Porta Vecchia e Paradiso), apesar de urbanas, são bem bonitas e com águas claras e limpas. Considere um mergulho, se tiver tempo, ou deixe para curtir as praias mais bonitas nos arredores de Otranto.



As dicas gastronômicas ficam por conta dos badalados restaurantes e bares da Piazza Garibaldi, onde famílias e jovens se reúnem à noite para beber uma cerveja/vinho e saborear a deliciosa comida local.

Piazza Garibaldi - Monopoli


Falando em comida local, não deixe de experimentar o zeppole ou bolo de São José que é um pastel de massa folheada, frita ou assada, com recheio de confeiteiro e cobertura de açúcar. O orecchiette com molho di nocié outra comida da região que vale a pena experimentar. Ele é feito com uma massa tradicional e o molho leva nozes, pimenta, azeite e sal. Hummmmmm....😜😜


Alguns restaurantes com suas notas de avaliação do Google:


Rest Monopoli: Spaghetti d'Italia 4.8, The King Street Food 4.5, Angolocinque 4.8, Trattoria San Domenico 4.5, Magnapulia 4.7 (sanduba cheap até 12am), Il Brigante Trattoria


Rest Polignano: Pizzeria La Rustica; Mago del Gelo (caffe especial) gelateria Lucarelli, Gelateria Caruso

Daqui para onde?
De Monopoli, peguei o carro e fui para minha segunda base em Otranto.
 

OS PASSEIOS NOS ARREDORES DE OTRANTO

A partir de Otranto (que fica a 2h30 de carro de Monopoli), você pode fazer diversos passeios de carro e de barco. A seguir, compartilho minhas preferências e roteiros.

Em Otranto, o roteiro de carro para o litoral norte deve preferencialmente incluir:

a) Grota della Poesia - uma gruta com águas cristalinas no meio do mar. O acesso é pago e o mergulho só é permitido em dias de mar calmo. Uma verdadeira piscina natural em meio as rochas. A diversão aí é pular para dentro da gruta.


Grotta della Poesia



b) Torre del Orso - Panorama Due Sorelle - visual belíssimo do topo da falésia. Praia com infra e águas azuis.

Torre del Orso

Panorama Due Sorelle e Spiaggia Del Orso


c) Faraglioni di Sant´Andrealinda vista do alto da falésia, permite acesso por escada no mar cristalino para mergulho. Os arcos gigantes formados pelas rochas dão um toque especial ao local.



Faraglioni di Sant'Andrea


d) Baia dei Turchi e Caletta/Conca di Toraiello - bela baía com direito a uma gruta próxima

Baia dei Turchi

Baia dei Turchi


e) Baia Murrone

Esta foi minha rota no litoral norte (com alguns pontos de estacionamento marcados) https://maps.app.goo.gl/H3RQjtgRA84dQ5sK8

Existem locais no litoral norte que só de chega de barco. Um deles é a linda Baia de Mulino D´Acqua e suas grutas.

A seguir, compartilho alguns bons fornecedores de passeios diversos de barco a partir do porto de Otranto:
  • Hydra - contato  Lorenzo (+393897807073), 3h de passeio, 35E/p,  link reserva
  • Paradise - contato (+393888009304), 4h de passeio (60E/p) indo até torre dell´orso ou 2h de passeio (35E/p) indo até Baia del Turchi, link reserva
  • Alfierei - contato (+393292453223), 3h de passeio, 50E/p
  • Enea - contato (+393208827660), 3h de passeio, 50E/p  
Um passeio imperdível a partir de Otranto (30-40min de carro) é a famosa e histórica cidade de Lecce

Um bom roteiro para um passeio a pé em Lecce deve incluir obrigatoriamente as colossais atrações: Basilica del Rosario e di San Giovanni Battista, Basilica di Santa Croce. Esse foi meu roteiro: 

As belas catedrais de Lecce


praças suntuosas em Lecce


Em Otranto, o roteiro de carro para o sul deve preferencialmente incluir as seguintes praias/portos: 

a) Porto Badisco - enseada com águas esverdeadas

Porto Badisco




b) Porto Miggiano - perfeito para mergulho em águas cristalinas. Acesso por pedras o que nem por isso torna o local menos cheio em dias quentes. Imperdível!!



Porto Miggiano é parada obrigatória para mergulho


c) Castro Marina - um porto com infra e águas perfeitas para mergulho. Parece uma grande piscina marinha.

Castro Marina

d) Tricase Porto - pausa para foto ou para mergulho

Tricase


e) Cala Acquaviva - uma prainha bem estreita super charmosa e com as típicas águas azuis.

Cala Acquaviva


f) Marina Serra - piscina natural, simplesmente linda e perfeita para mergulhos com famílias e crianças.

Marina Serra e suas piscinas naturais com águas cristalinas



g) Cala Ciollo - prainha top debaixo de uma ponte suspensa. O local exótico da praia a torna super especial.


Calla Ciolo - mar cristalino debaixo da ponte




h) Santa Maria Leuca  - ponto mais ao sul da bota, se tiver tempo, visite o farol

Meu roteiro de carro pelo sul de Otranto: 
https://maps.app.goo.gl/gu21qWctFRtxY15E9

Segue alguns opcionais do lado sudoeste do "calcanhar da bota" para vc incluir conforme tiver tempo e interesse:

a) Baia Verde - praia urbana, com águas azuis

b) Gallipoli - centro histórico charmoso, conhecida como Ibiza da Italia

c) Santa Maria al Bagno - bela enseada para um passeio pela orla

d) Porto Cesareo - mar cristalino

e) Torre Chianca beach, Torre Lapillo Beach, Punta Prosciutto  - mar cristalino
 
E para finalizar não poderíamos deixar de falar de nossa linda cidade escolhida para base: Otranto.

OTRANTO

Como falei anteriormente, a cidade se torna uma base perfeita para curtir as praias durante o dia (vide roteiros acima) e uma típica cidade italiana durante a noite.

Otranto é aquele mix perfeito de cultura, história e natureza. 

o charme de Otranto ao por do sol


O centro histórico dispensa comentários....lembra um vilarejo grego (por conta de sua colonização) emoldurado pelo imponente Castello Aragonese que possui um museu e é aberto para visitação.

Castelo Aragonese


Andar na orla do porto ou na orla do centro histórico à noite é simplesmente SENSACIONAL.

Otrano by night

Nas ruelas estreitas, com um belo e limpíssimo chão de pedra, você vai encontrar típicas residências italianas, as convidativas lojas de souvenir e artigos locais, e, é claro, os irresistíveis bares, gelaterias e restaurantes.

A Catedral de Otranto, também fica no centro histórico, abriga ossos de 800 fiéis que lutaram contra uma invasão e se negaram a abrir mão de sua fé. 



A vista da praia urbana próxima ao Porto a partir dos pés do Castelo é algo de cinema. Por incrível que pareça, esta praia possui águas azuis, cor de turquesa e é bem calminha, ou seja, nem precisa sair da cidade para curtir uma praia paradisíaca.😎😎😃 



O único problema é que esta praia tende a lotar nos dias quentes, o que torna preferível escapar para uma das praias mencionadas nos roteiros para os litorais norte e sul de Otranto.


Algumas sugestões de restaurantes em Otranto com respetivas avaliações no Google: Pizzaria la Bella Idrusa 4.2 (chegar cedo), L'ora di mezzo 4.2, Retro Gusto 4.6, Vicolo Matto 4.7, L'Oasi Della Pagnotta 4.5, Patronale 4.5


E para finalizar o post, alguns pratos e comidas típicas desta encantadora região:
bombette (bolinho de carne recheada com qq coisa), orecchiette (massa em forma de orelhinha), scamorza (queijo primo do provolone), taralli (biscoitinho viciante); caffè speciale(café, licor, chantilly e limão siciliano), caffè leccese(leite de amêndoas no cafe alvino em Lecce), as deliciosas burratas, vinhos das uvas Negroamaro e Primitivo de Manduria, “tria(massa caseira preparada com grão de bico)e sobremesas“pasticciotto” e o “spumone





É isso, pessoal.

Se gostarem do roteiro e resolverem visitar a região, deixem um comentário falando se valeu a pena.😎😁 


Obrigado por acompanharem o blog amador! 
Não deixem de conhecer outros posts deste blog de viagem. 😎😁

Fiquem à vontade para compartilhar com os amigos! 

Se quiserem acompanhar a divulgação de novos posts e ver muitos vídeos/fotos nos destaques desta e de outras viagens é só me seguir no Instagram: 


ou curtir a página do Facebook:

Viewing all articles
Browse latest Browse all 74