Quantcast
Channel: Leoviajandão Carioca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 74

O MELHOR DA COSTA NOROESTE DA SICILIA - TRAPANI, CASTELLAMMARE DEL GOLFO, SCOPELLO, SAN VITO LO CAPO, RISERVA NATURALE DELLO ZINGARO & ERICE

$
0
0

TRAPANI, CASTELLAMMARE DEL GOLFO, SCOPELLO, SAN VITO LO CAPO, RISERVA NATURALE DELLO ZINGARO & ERICE

O melhor da roadtrip - paisagens de cinema e relax total

Se vc "aterrissou" no blog agora, antes de começar a ler este post, acho que vale a pena dar um pulinho no post "guia" que contém todo o roteiro, motivação e dicas iniciais desta viagem que inclui, além de Malta, uma road trip por diversas cidades da Sicília (Catânia, Siracusa, Taormina, Agrigento, Scala dei Turchi, Trapani, Favignana, San Vito lo Capo, Erice, Palermo, Cefalù) e um fim de semana completo em Lampedusa.


O post guia é este aqui: MALTA, SICÍLIA E LAMPEDUSA 

Os posts sobre Malta estão nos seguintes links:


ROAD TRIP - SICÍLIA
O primeiro post da road trip da Sicília foi sobre Catânia. Link AQUI
O segundo post da road trip da Sicília foi sobre Ortigia (Siracusa). Link AQUI
O terceiro post da road trip da Sicília foi sobre Taormina. Link AQUI
O quarto post da road trip da Sicilía foi sobre Vale dos Templos em Agrigento e sobre a paisagem, no melhor estilo sci-fi, de Scala dei Turchi. Link AQUI

E o quinto post da road trip é este aqui. Neste post vou contar um pouquinho para vocês sobre os passeios que fizemos a partir de Trapani. 

O roteiro foi esse do mapa abaixo.


Roteiro noroeste da Sicília - Trapani, Castellammare del Golfo, Scopello, San Vito lo Capo, Riserva Naturale dello Zingaro e Erice
Como contei no post anterior (aqui), atravessamos a Sicília de ponta a ponta fazendo pit stops estratégicos no Vale do Templos (Valle dei Templi) e na Escada do Turcos (Scala dei Turchi).

Tudo isso para montar base em Trapani, de onde pretendíamos não só conhecer as belas cidades da região (que comentarei neste post), como também as ilhas Egadi (Favignana, Levanzo e Marettimo), que serão motivo de de outro post dedicado a seguir.

PLANEJANDO ESTE ROTEIRO

cara de felicidade de quem quer "usar" aquela prainha lá embaixo

Pelo mapa acima, vocês poderiam achar que o roteiro seria algo "hard" para fazer num dia só. Afinal, são quase 4h de percurso completo!!

Claro que se tivesse mais tempo usaria mais dias para percorrer essa área com mais calma, porém, nem sempre temos todo tempo que gostaríamos na nossa viagem. Assim, priorizar, no meu caso, era inevitável.

Nesse sentido, em função da minha pesquisa da área, já sabia que San Vito Lo Capo, Riserva Naturale Orientata dello Zingaro Erice mereceriam mais tempo. E que, por outro lado, Castellommare del Golfo e Scopello seriam conhecidas apenas "de passagem", ou seja, nestas cidades apenas pararíamos em mirantes para admirar a vista ou faríamos visitas rápidas nas principais atrações destas pequenas cidades. 

Com esse planejamento em mente e considerando que o por do sol ocorria por volta das 19:00/19:30, saímos do nosso hotel bem cedo às 08:00 para poder fazer caber tudo no roteiro. 

E que saber? Ficou show!! 

Tivemos tempo suficiente para mergulhos sensacionais nas principais praias da Riserva, uma breve caminhada em San Vito Lo Capo e longas caminhadas em Erice, ou seja, foi cansativo, mas super recompensador.

E a base? 

Trapanié uma cidadezinha portuária super charmosa, com restaurantes e bares super cool, sorveterias com seus gelatos coloridos e saborosos e, é claro, as famosas iguarias sicilianas. 


restaurante com comidas típicas em Trapani

Além disso, de Trapani pega-se o ferry para as Ilhas Egadi que estavam no roteiro e a cidade fica relativamente próxima do aeroporto de Palermo, de onde partiria depois para Lampedusa. Trapani ainda conta com um aeroporto (acabei não utilizando porque não oferecia vôos para Lampedusa). Em suma, considere com carinho ter Trapani como sua base....seu roteiro ficará "redondinho" assim.



Granitas Sicilianas em ruas típicas de Trapani -- consegue resistir?

Ficamos então num apart-hotel excelente (Central Gallery Rooms) em Trapani. Nota 9.2 no booking, ótima localização, limpíssimo e com todas as facilities de um apart de primeira linha, porém com preço ótimo. Ainda tinha garagem a baixo custo na rua detrás do apart-hotel e um host super simpático que nos deu várias dicas ótimas. Perfetto, como dizem os italianos!! 😎
Link para sua reserva aqui (se vc reservar pelo link me ajuda a manter o blog 👍😎😃).

As fotos abaixo mostram o lado zen de Trapani e a vizinhança do apart-hotel.



Gostamos tanto do apart que ficamos ali três noites. 
Uma noite quando chegamos de Agrigento e no dia seguinte partiríamos para a road trip abordada neste post. 
Outra noite quando voltamos da road trip e partimos no dia seguinte cedinho para Favignana
E a última noite quando voltamos de Favignana e partimos cedinho para o aeroporto de Palermo.

FALANDO UM POUCO SOBRE CADA CIDADE DO ROTEIRO

Agora, vou tentar descrever e, como de costume 👍😎😃, mostrar em fotos as principais atrações deste roteiro especial de um dia cheio de emoções e aventuras.

CASTELLAMMARE DEL GOLFO

Castellammare foi nosso primeiro ponto de parada do roteiro. Demos sorte com o tempo. Rodamos de Trapani direto até o famoso mirante (viewpoint) onde se tinha a vista linda da foto aqui abaixo. De carro, dá tranquilamente para vc descer do mirante até o porto e passear um pouco (não mais do que 1 hora) pelo calçadão da orla. Há parking pago nas ruas principais que são: Corso Giuseppe Garibaldi, via Roma e via Guglielmo Marconi

Castellamare del Golfo - vista do mirante

eu e ela curtindo a vista


SCOPELLO

Scopello foi nossa próxima parada. O local ficou famoso pela tal praia Tonnara di Scopello e seus respectivos Faragliones (essas montanhas rochosas que surgem do mar). Menos de 30' de Castellammare.


Tonnara di Scopello - vista do mirante
A vista a partir do mirante (vide foto acima) é bonita coisa e tal, mas, sinceramente, quando li que se tinha que pagar cerca de 5E/pessoa mais o estacionamento 10E para ficar numa espécie de laje de concreto, disputando espaço com vários turistas para curtir um mergulho num espaço limitado, preferi priorizar (lembram das prioridades??!! 👍😎😃) o mergulho em praias menos disputadas e mais aprazíveis, como veremos mais adiante. 

Além disso, os Faragliones de Capri (post AQUI) ainda dão de 10 a 0...sorry Scopello 😎...maybe next time....

a tal "laje" famosa.... achei meio "farofa"👍😎😃

Pertinho dali, se bater uma fome, vc pode curtir famosos pães e sandubas na famosa Panificio Anselmo (Via Galluppi, 5). Fica a dica !!! 


SAN VITO LO CAPO

OK. Sem arrependimento por não ter curtido a "laje", hora de partir para a famosa San Vito lo Capo. O primeiro ponto a destacar é o caminho litorâneo para lá. Logo depois da região de Macari, prepare-se para visuais simplesmente cinematográficos da orla. A estrada literalmente recorta o litoral e revela visuais e prainhas incríveis!

Belvedere Bue Marino, logo depois de Macari

Reserve um tempo para obrigatoriamente fazer uma parada contemplativa de, no mínimo, meia-hora no Belvedere Bue Marino, que é o mirante de onde nós tiramos a foto do título deste post e a foto acima.  Dá vontade de largar o carro e pular na água ali mesmo, né não? Bem, resista se puder 😂😎. Eu resisti a duras penas, porque o objetivo era mergulhar só na Riserva.

caminho litorâneo (de cinema!!) até San Vito lo Capo
Depois disso, o caminho naturalmente vai te levar a San Vito Lo Capo.
A cidade tem uma vibe meio de Cabo Frio no RJ. Tipicamente praiana, com um centrinho cheio de lojas e restaurantes agradáveis, um farol no fim do Cabo e uma área portuária que desembarca numa praia de larga faixa de areia branquinha, mar de água cristalina e uma baita infra urbana de cadeiras, ambulantes, massagistas e tudo que tem direito. 


prainha de San Vito Lo Capo - longa e bela


Vale dizer que deve ser legal também fazer uma base de uma ou duas noites por aqui, mas confesso que a lembrança de alguns perrengues típicos de verão em Cabo Frio (lotação das praias, bares e restaurantes) me fizeram felizmente preferir ficar em Trapani. 

Uma opção legal também é fazer um passeio de barco a partir do portinho de San Vito Lo Capo. A empresa "Hippocampus" oferece um passeio de 4h que percorre praticamente todo litoral da  Riserva Naturale dello Zingaro e chega até Scopello por 35E/pessoa. Confesso que esse passeio fiquei chateado de não ter tido tempo de fazê-lo. Deve ser muito legal!! Fica a dica!


vista da praia de San Vito lo Capo - muito cheia e urbana para meu gosto

RISERVA NATURALE ORIENTATA DELLO ZINGARO

Riserva - dá para enjoar??😂😎

Riserva Naturale Orientata dello Zingaro - adianto que a Riserva é enorme. 
Existem duas entradas, ao norte, que fica a 15min de carro de San Vito lo Capo e ao sul, que fica a  cerca de 1km de Scopello. A entrada custa 5E/pessoa (set2018). 
São ao todo 7km que, com calma, andando pelas trilhas, com poucas paradas estima-se percorrer em 7h ida e volta, de preferência de norte a sul. 

O parking é grátis, mas enche rápido. Muitas vezes, vc se vê obrigado a parar rente ao precipicío...dá um certo receito de fazer isso com carro alugado, mas todos fazem....esses italianos são loucos....curta um pouco essa loucura!!! 😂😎

Mesmo que vc não tenha tempo de fazer o percurso todo (meu caso!!), vale a pena ir nem que seja para fazer a trilha até as primeiras duas prais que são simplesmente lindas. Em aproximadamente apenas 1h, a partir da entrada norte, vc consegue ir e voltar até a segunda praia (Calla Capreria). veja caminho neste link:  https://goo.gl/maps/1q2ZJKhYpY62 

trilha a partir da entrada norte
Até a primeira praia vc gasta só 20 minutos (ida e volta) a partir da entrada norte: -> Grotta dell Uzzo -> Cala dell' Uzzo -> Calla Tonarella dell' Uzzo 

Cala Dell'Uzzo ao fundo 

Obviamente, adicione ao tempo sugerido acima, o tempo que vc gastará nos seus mandatórios  😂😎 mergulhos. 





Vamos mergulhar nesta água?
Paraíso na riserva

ERICE -  A CHARMOSA CIDADE MEDIEVAL SICILIANA


Castelo di Venere e Torre
Erice - é uma cidadezinha tipicamente medieval que fica a cerca de 30´ de Trapani. A cidade fica no alto de uma montanha. Prepare-se para ums subida bem íngreme e curvas sinuosas até chegar ao topo. 

Castelo di Venere

A dica é estacionar ser carro logo na entrada (2E/hora). 
Leve um casaco porque, por conta da altitude, costumar bater uma brisa fria mesmo no verão.

artesanato (cerâmicas coloridas) - marca registrada de Erice
artesanato (cerâmicas coloridas) - marca registrada de Erice

Ao cruzar o portal da cidadezinha (Porta Trapani), parece que vc entrou numa outra dimensão. 

o lugar respira "arte"
A partir daí é gastar a sola do seu tênis, se perdendo pelos labirintos murados...
Vc vai se deparar com um centrinho histórico simpático, repleto de bares e restaurantes e confeitarias com doces maravilhosos. 

o lugar respira "arte"

Por falar em confeitaria, não deixe de visitar a Pasticceria Maria Grammatico. Experimente por lá a iguaria chamada de "genovese" (uma broa recheada com creme).

Pasticceria Maria Grammatico

Mas o ápice da visita mesmo fica por conta do famoso Castello di Venere (castelo de Vênus), da Catedral e da Torre de Erice. 

castelo e torre de Erice

Das cercanias do Castelo, vc terá vistas sensacionais. Com sorte, se não houver neblina, vc consegue ver todo o litoral de Trapani, as Ilhas Egadi e até San Vito Lo Capo. Infelizmente, não dei muita sorte, porque como visitei já no final do dia, caiu uma neblina que atrapalhou um pouquinho a vista.

vista de Trapani lá de cima

Se estiver com gás, pode também subir na torre (2E/pessoa). São cento e poucos degraus. Vai encarar? ;-).  Vc pode também entrar na Catedral (2E/pessoa). 

gastando pé em Erice

No nosso caso, preferimos mesmo foi ficar circulando pelas ruas de pedra, curtindo as lojas de souvenirs e degustando as iguarias calóricas sicilianas. (Haja cannoli!! 😂😎). 





As fotos aí em cima revelam um pouco o clima encantador da cidadezinha medieval. Visita imperdível na sua road trip pela Sicília.  

TRAPANI

Ja falei muito sobre Trapani, mas não custa repetir.
É uma cidade ideal para fazer de base. Não só por ser super agradável, como também pela localização geográfica, se vc quiser fazer em um ou mais dias um roteiro pelas cidades deste post.

Rua de Trapani

Bom, pessoal, termino aqui mais um post.
Espero que tenham gostado e servido de inspiração para sua "road trip" por essa cantinho noroeste da Sicília.
Se gostar, curtam e comentem 😂😎
Abraço e até o próximo post sobre as ilhas Egadi (Favignana)




























   


Viewing all articles
Browse latest Browse all 74