Quantcast
Channel: Leoviajandão Carioca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 75

AGRIGENTO E SCALA DEI TURCHI - PERFEITOS "PITSTOPS" NA ROAD TRIP SICILIANA

$
0
0

AGRIGENTO (VALE DOS TEMPLOS) & ESCADA DOS TURCOS

Vale dos Templos em Agrigento


Se vc "aterrissou" no blog agora, antes de começar a ler este post, acho que vale a pena dar um pulinho no post "guia" que contém todo o roteiro, motivação e dicas iniciais desta viagem que inclui, além de Malta, uma road trip por diversas cidades da Sicília (Catânia, Siracusa, Taormina, Agrigento, Scala dei Turchi, Trapani, Favignana, San Vito lo Capo, Erice, Palermo) e um fim de semana completo em Lampedusa.



O post guia é este aqui: MALTA, SICÍLIA E LAMPEDUSA 

Os posts sobre Malta estão nos seguintes links:

Scala dei Turchi - Escada dos Turcos


ROAD TRIP - SICÍLIA
O primeiro post da road trip da Sicília foi sobre Catânia. Link AQUI
O segundo post da road trip da Sicília foi sobre Ortigia (Siracusa). Link AQUI
O terceiro post da road trip da Sicília foi sobre Taormina. Link AQUI

Este post é sobre o Vale dos Templos em Agrigento e sobre a paisagem, no melhor estilo sci-fi, de Scala dei Turchi.

Neste post, a máxima é a seguinte.

Se vc estiver numa road trip completa ou quase completa pela Sicília, inevitavelmente, em um dado momento, vc vai ter que cruzá-la, seja de norte a sul ou de leste a oeste. 

Vale dos Templos

Então, neste momento mais longo da viagem, vc provavelmente vai querer traçar um caminho que passe por regiões/cidades que mereçam aquele "pitstop" estratégico para esticar as pernas, beber alguma coisa ou simplesmente para acrescentar um novo interesse turístico no seu roteiro. 

Scala dei Turchi

Pois bem. 
No meu caso, como estava me deslocando de Taormina para a outra costa da Sicilia, em Trapani, podia escolher tanto ir pelo litoral norte (passando por Messina, Cefalù e Palermo), pelo centro (também passando por Palermo) ou pelo litoral sul, aí sim, passando por Agrigento. Vide mapa abaixo.


Roteiro para atravessar a Sicília

Como já havia planejado ir à Palermo no fim da viagem, o caminho pelo litoral sul fazia todo o sentido.

E fez mais sentido ainda, quando me deparei com o fantástico VALE DOS TEMPLOS (Valle dei Templi) em Agrigento e com a paisagem surreal da Scala dei Turchi. Então, vamos falar um pouquinho sobre esses duas lugares e mostrar umas fotos para tentar traduzir em imagens o que certamente não conseguirei fazer com palavras.

VALE DOS TEMPLOS (AGRIGENTO) - DETALHES PRÁTICOS

Em junho de 2018, o ingresso custava 10E por pessoa. Existem dois estacionamentos pagos (5E). Na minha opinião, o melhor estacionamento é o que fica na parte alta, perto do Templo de Juno (Templo de Giunone), mais ao norte. 

Justificativa: o caminho para conhecer o "vale"é feito de forma mais fácil e mais agradável se vc começar por esta entrada, porque as principais atrações logo aparecem quando vc estiver menos cansado. 

O vale é belíssimo, mas tem que andar...!!
Se vc escolher este percurso, tenha em mente, entretanto, que o fim do percurso é na parte baixa, ou seja, vc estará cansado e vai ter que enfrentar um subida não muito íngreme na volta. Nada demais, principalmente, se vc considerar que pode pagar por um transfer providencial de bus por alguns poucos euros (3E). 

Tente evitar dias de sol a pino e use tênis confortável. Mas, se for inevitável a ida em pleno sol, compre umas duas garrafinhas de água nas máquinas antes de entrar no parque. Foi esse o meu caso!! ;-)

Aproveite as poucas sombras para um descanso...

Existem placas em inglês com explicações históricas super interessantes. A menos que vc seja um expert em arqueologia, pode dispensar os áudio guias e se contentar com as boas explicações das plaquinhas.

O parque abre também na parte da noite. Dizem que é lindo ver o brilho e contraste dos monumentos na luz da lua e das estrelas. Infelizmente, não tinha tempo para isso, pois seria forçado a dormir em Agrigento que, apesar de ser uma cidade simpática, estava fora dos meus planos.

O local rende boas fotos no modo "retrato", mesmo que o modelo não ajude 😎😂

ATRAÇÕES DO VALE

O vale em si é simplesmente fantástico. Já tive a oportunidade de visitar Atenas e sua bela Acrópole. Pois bem, me arrisco a dizer que os templos gregos que vc vai ver aqui são até mais bonitos, maiores e mais bem cuidados.

O Vale dos Templos é, sem dúvida, um dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa.

Viaje no tempo

Aliás, os monumentos existentes no Vale são a prova viva do passado grego da própria Sicília. 

É um privilégio conhecer Akragas (a colônia grega que deu origem à cidade), suas ruínas, suas oliveiras frondosas e o espetacular estado de conservação. Diz a história que Agrigento era a colônia grega de Akragas e o vale  dos templos era seu núcleo religioso. Daí, estar situado num vale protegido, venerado e mais alto em relação ao nível do mar, onde se encontra o porto de Agrigento. 

A cidade de Agrigento fica em local ainda mais no alto e sobreviveu a invasões, guerras e outras tiranias de gregos, cartagineses, romanos, bizantinos, godos, sarracenos e normandos. Haja invasores!!! 

O mais incrível é como o Vale dos Templos também sobreviveu a tantas "emoções fortes". 

Prepare-se para as caminhadas
Os templos foram criados no século V, AC (isto mesmo!!) e sobreviveram ao tempo. 

Note que, apesar do aspecto árido, é importante destacar a presença do "verde": frondosas e milenares oliveiras, pistacheiras, amendoeiras e belas flores amarelas (acho que são margaridas!!) emolduram a paisagem. Chutaria que algumas árvores podem ter facilmente mais de 1000 anos.

Falando dos templos...

O templo de Junoé dedicado à deusa Hera, protetora do casamento, famílias e do parto. Fica na entrada da parte alta, sendo cercada por gigantescas amendoeiras.

Templo de Juno

Seguindo o caminho, vc se depara na sequência com o magnífico e imponente templo da Concórdia que, com suas colunas de 30m de altura, traduz um local que tinha um caráter mais religioso e de devoção.

Templo de Concórdia e estátua de Ícaro
A enorme estátua de Ícaro, feita de bronze, que fica caprichosamente na frente do templo da Concórdia, dá um toque ainda mais espetacular ao local. 

Mas, o curioso é que, na verdade, essa estátua não é antiga. Faz parte de uma exposição do escultor polonês Igor Mitoraj que fez várias obras inspiradas em mitos gregos da antiguidade. A exposição se deu em em 2011 e a estátua de Ícaro acabou ficando em frente ao templo de Concórdia. Obrigado, Igor!! 😎😂

Mais à frente, vc se depara com tumbas e uma casa-museu (Necrópole). Faça uma pausa para observar o vale. Em dia de sol, dá para ver o mar ao longe.

Seguindo no caminho, estará o também imponente e bem conservado templo de Hércules, com suas oito colunas. Este templo é o mais antigo, criado no século VI, AC.

Templo de Hércules

Nesse momento, um pouco mais à frente, vc vai cruzar uma pequena ponte que dará na outra parte (parte baixa) do Parque. Aqui, existe uma estrutura de banheiros e algumas máquinas automáticas, providenciais para o reabastecimento de água.


De interessante, nesta segunda parte, tem-se o templo de Zeus, curiosamente destruído, com suas ruínas e fundações espalhadas no solo. 

O parque ainda reserva outras atrações (jardins e outros monumentos menos relevantes), seguindo ainda mais para a parte baixa, mas confesso que, a essa altura, a minha dose de cultura milenar grega já estava satisfeita. 😂😂😎😎


Para quem se interessar, o jardim da Kolymbethra fica na parte baixa e tem entrada separada custando 5E.

SCALA DEI TURCHI

Escada dos turcos em italiano. Fica localizada a cerca de 15km de Agrigento, numa praia na cidade de Realmonte

Paisagem lunar

A histórica conta que o local recebeu esse nome por causa das diversas invasões de piratas árabes, genericamente chamados de turcos. Os piratas aproveitavam a geologia em forma de escada para aportar os navios e facilmente subir os degraus para atacar a região.

Falésias brancas em forma de escada
É definitivamente outro pit stop perfeito na sua road trip a caminho para Trapani.

Vc pode optar em curtir a praia que, confesso, não é das mais bonitas (muitas algas!). Mas, o clímax do local mesmo é a aventura de subir nas lindas falésias brancas em forma de escada e simplesmente curtir o visual. 

Visual surreal
O contraste da rocha branca com o azul do céu e as águas cristalinas do Mediterrâneo simplesmente traduz uma pintura, um verdadeiro porta-retrato daqueles para guardar da memória.

O branco das falésias vem de uma combinação de calcário e argila que forma uma massa compacta, parecida com argamassa. Misturada com a água forma uma inofensiva e intrigante "lama" branca. Dizem que até faz bem para pele. Obviamente, deixei o teste dos efeitos cosméticos da lama para outra oportunidade. 😂😎😂


Um ponto legal é que, apesar de largar um pozinho na roupa, a rocha não esquenta, o que permite vc se sentar ali por um longo tempo, curtindo a bela vista, aproveitando a brisa marinha. 

relax nas falésias

Outra dica é evitar visitar os fins de semana, quando o local fica bem cheio de turistas, o que, convenhamos, prejudica um pouco a paisagem.


Para chegar lá, muita gente deixa o carro na rua em ponto próximo ao acesso à praia. Note que parar seu carro na rua é "teoricamente" proibido, justamente para evitar retenções no trânsito por conta do excesso de carros. Existem estacionamentos pagos relativamente próximos do local de acesso à praia. 

A minha dica é que se o local não estiver tão cheio (vc vai sentir isso pela quantidade de carros estacionados na rua), não vejo problemas em parar bem no cantinho da rua, sem atrapalhar o trânsito. 

Depois de estacionar o carro, para chegar até a Scala, vc vai ter que descer (e subir na volta!!) um bom trecho de escada, para depois caminhar pela areia até o sopé da falésia. Prepare o fôlego...uns 20 minutos andando pela areia, mais as escadas.


Quando visitei o local, por causa de uns desmoronamentos erosivos recentes, a subida mais fácil à falésia estava bloqueada. Fique calmo! Erosão é um processo lento! Não há risco da montanha cair sobre vc! 😉😉 😅😅

Notem a fila indiana para subir na falésia por conta do bloqueio do acesso principal

Portanto, devido ao bloqueio do acesso principal, a subida tinha que ser feita caminhando-se um pouco pela água...nada demais...e até super refrescante. Colocamos o tênis na mochila e partimos para a aventura!

Contemplação

Dizem que o por do sol visto da Scala é belíssimo. Infelizmente, como ainda ia para Trapani e não queria chegar muito tarde, tive que desistir do por do sol. Pena! O local é muito bonito!!! O por do sol aqui deve ser realmente fantástico.

Última dica: seguindo na estrada, vc se deparará com um mirante. Pare mais uma vez para curtir pela última vez e bater belas fotos.

Foto do mirante em tom de despedida

É isso.
Se gostarem, comentem e compartilhem. Valeu!!
Próxima parada (post): Trapani e suas cidades vizinhas: San Vito Lo Capo, Riserva Naturale de Zingaro, Scopello, Castellammare del Golfo e a linda Erice.

Arrivederci, Scala



























   












Viewing all articles
Browse latest Browse all 75

Latest Images

Trending Articles