SIRACUSA & ORTIGIA - E NÃO É QUE ARQUIMEDES SABIA DAS COISAS 😎 😂
![]() |
Piazza Duomo Ortigia - Siracusa |
Se vc "aterrissou" no blog agora, antes de começar a ler este post, acho que vale a pena dar um pulinho no post "guia" que contém todo o roteiro, motivação e dicas iniciais desta viagem que inclui, além de Malta, uma road trip por diversas cidades da Sicília (Catânia, Siracusa, Taormina, Agrigento, Scala dei Turchi, Trapani, Favignana, San Vito lo Capo, Erice, Palermo) e um fim de semana completo em Lampedusa.
Piazza Duomo Ortigia - Siracusa |
O post guia é este aqui:MALTA, SICÍLIA E LAMPEDUSA
- VALLETTA & MDINA
- BLUE GROTTO, MARSAXLOKK, ST PETER'S POOL & POPEYE VILLAGE
- BLUE LAGOON, BLUE HOLE, GOZO & COMINO
O primeiro post da road trip da Sicília foi sobre Catânia. Link AQUI.
A pequena ilha de Ortigia, que se liga ao continente e ao resto de Siracusa por duas pontes, é uma parada obrigatória para quem vai à Sicília. Ortigia representa o centro histórico de Siracusa.
A cidade possui cultura milenar, respira tradição, artes, ciências, fantástica culinária e ainda goza de uma natureza invejável.
Clima melhor impossível!!!
A cidade foi fundada antes de Cristo (734 AC) pelos Corintios e era uma colônia importante da Grécia Grécia Antiga. Isso já dá para dar uma noção da sua importância histórica, muito em função de sua localização estratégica.
Arquimedes, famoso cientista (matemático e físico) grego, morador ilustre da cidade, aumentou ainda mais a fama do local com suas famosas descobertas (lei do empuxo, princípios de geometria, uso de refração de espelhos para incendiar navios inimigos etc.)
Arquimedes - exposição |
A ilha de Ortigia é pequena, ou seja, um dia inteiro basta para vc revirar "on foot" todos os belos cantinhos desse encantadora cidade e ainda se deliciar com a fantástica culinária local.
Desfrute da arquitetura |
A ilha é repleta de bares, restaurantes, lojinhas charmosas, sorveterias, praças agradáveis, mercadinhos ao ar livre e, é claro, uma arquitetura e um litoral de cair o queixo. Um verdadeiro museu a céu aberto.
Mercado de Rua |
O filme Malena, com a belíssima Monica Belucci, foi filmado na cidade. Veja o filme antes da viagem para se familiarizar com o clima surreal desse belíssimo cantinho siciliano.
praça com clima mais do que agradável |
A ideia aqui no post vc já sabe: mostrar com algumas fotos o quanto vale a pena incluir esta cidade no seu próximo roteiro de viagem pela Sicília.
COMO CHEGAR
Como eu planejei conhecer a Sicília de carro (veja o post guia de planejamento), cheguei em Ortigia (Siracusa) em 1h, bem cedinho, vindo de Catânia. Ótima estrada. Viagem super tranquila.
Como curiosidade, há possibilidade de chegar de ônibus a partir de Catânia também.
Desfrute da simpatia das ruelas |
Como curiosidade, há possibilidade de chegar de ônibus a partir de Catânia também.
Como a circulação de carro dentro da ilha é muito limitada e, inclusive proibida para não moradores em diversos horários, o planejamento prévio de viagem incluiu descobrir um estacionamento prático para deixar o carro e que fosse perto de nosso B&B.
![]() |
Museu a céu aberto |
Portanto, a dica para quem está de carro é parar no estacionamento chamado TALETE que fica bem próximo da entrada da cidade. É bem fácil de chegar. Há placas indicativas de como chegar nele e marquei no mapa lá em cima do post.
Quando se entra no estacionamento, câmeras lêem sua placa e liberam sua entrada. Vc não precisa pegar nenhum ticket e nem pagar nada na entrada. Na saída, vc vai até uma máquina automática, digita sua placa, paga com cartão de crédito ou cash e sai tranquilamente. Em setembro de 2018, paguei 10 euros por um dia inteiro (24h). Evite deixar coisas no carro, porque o estacionamento é meio largado...sem segurança....
Santa Lucia |
ONDE FICAR
Aqui a dica é ficar próximo ao centro histórico, no coração da ilha de Ortigia, escolhendo sua hospedagem de acordo com seu budget.
Fiquei num B&B, super limpo, moderno, charmoso e com um ótimo café.
Link aqui --> Le nuvole (se reservar pelo link, vc ajuda a manter o blog).
![]() |
Cidade romântica |
Vc pode até pagar menos se ficar fora da ilha de Ortigia, mas, sinceramente, acho que a diferença não compensa. Cacife um B&B dentro da ilha, pois vai facilitar muito seu passeio a pé no interior da ilha.
O QUE FAZER
A ilha é pequena. Então, o jeito é colocar um tênis confortável e bater perna sem destino....se perdendo nesse agradável labirinto de ruas pequenas e convidativas.
"Se perca" na ilha |
"Se perca" na ilha |
Não dá para se perder no pequeno labirinto de ruas, porque, sendo um ilha, é só se guiar pelo litoral marinho que, aliás, ajuda a amenizar o calor com uma pequena brisa.
Por falar em litoral, se vc estiver com vontade, a ilha oferece umas "prainhas" interessantes, com águas super cristalinas, perto da muro que cerca a cidade. Confesso que fique tentado a dar um bom mergulho, mas como sabia que teria outras praias no roteiro, preferi explorar mais a parte urbana da cidade mesmo.
ATRAÇÕES
Ilha de Ortigia - todo centro histórico da cidade, com sua bela e incrível arquitetura barroca. O melhor programa na cidade é passear a pé de dia e de noite. As paisagens mudam de forma surpreendente em função da incidência da luz.
Escolha um bar/restaurante para fazer seu "people watching" |
Piazza Duomo - linda, simbolizada pela imponente Catedral de Siracusa. É o point da cidade. Ponto de encontro. Com sorte, vc presencia algum evento na Catedral....Tive a sorte de ver um casamento bem estilo "Poderoso Chefão". Muito legal!!!
![]() |
Casamento em Ortigia |
Casamento em Ortigia |
![]() |
Casamento em Ortigia - poderoso chefão rings a bell?? 😂😎 |
Piazza Duomo - ainda na praça, vc encontra a Catedral Santa Lucia que é uma igreja bem simples, tem entrada grátis, masexibe um belíssimo quadro de Caravaggio no seu interior.
Gravei um vídeo simples que retrata o clima do local.
Fonte Aretusa - existe uma estória por detrás dessa fonte. Diz a lenda que um Deus chamado Alfeu se apaixonou pela ninfa Aretusa após vê-la tomando banho nua nessa fonte. Aretusa, ao que parece, não curtiu muito esta paixão de Alfeu e, por isso, tentou escapar. Mas, sabe-se lá porque, na fuga, foi transformada em fonte pela Deusa Artemis. Zeus, com pena do desgostoso Alfeu, o transformou em rio para que ele pudesse se unir com sua amada, agora transformada em fonte. Perdoem o pouco romantismo mitológico do autor que vos fala 😂😂😎😎, mas acho que a estória segue essa linha de amor platônico entre Deuses e Deusas...confesso que não me aprofundei muito na pesquisa ;-)
Fonte Aretusa |
Passeio pela Orla do Porto - orla para lá de agradável. Caminhe a partir da fonte de Aretusa até o Castelo ao norte e dê a volta, passando para a orla no lado oposto. É nesta orla que se encontram as prainhas que mencionei acima.
Templo de Apolo e Praça Arquimedes - símbolos e pontos de referência da cidade. Pequenos redutos históricos e arqueológicos que preservam o passado milenar da cidade. Existe uma feirinha do lado do Templo de Apolo e uma bela fonte na Praça de Arquimedes.
Sanduíche no Caseificio Bordieri - comer um sanduíche aqui é simplesmente uma experiência IMPERDÍVEL. Vale muito a fila que vc (talvez) irá enfrentar. Se não bastasse presenciar o preparo em tempo real e ao ar livre de um dos melhores sanduíches que comi na minha vida, o sr. "Andrea"é uma simpatia de pessoa.
Um verdadeiro artista da culinária de rua. Ele é um baita chef de cozinha estilo "street food".
Andrea conta estórias e prepara o sanduba com ingredientes frescos e saborosos...fazendo tudo com alegria e simpatia, conversando com os clientes e contando "causos" num italiano que é fácil de entender. Figuraça!! 😎😂😎
Uma verdadeira experiência gastronômica, num preço "ridículo" para o tamanho e pela qualidade do sanduba.
Um das melhores mozzarelas defumadas 😘🙏que comi na minha vida. Os sandubas gigantes saem por 5 Euros, uma tábua de frios para 2 pessoas sai por 16 Euros c/ vinho grátis. NÃO DEIXEM DE CONHECER!!!
Um verdadeiro artista da culinária de rua. Ele é um baita chef de cozinha estilo "street food".
Caseificio Bordieri - chef Andrea - melhor sanduba da Italia |
Caseificio Bordieri - ingredientes super frescos |
Andrea conta estórias e prepara o sanduba com ingredientes frescos e saborosos...fazendo tudo com alegria e simpatia, conversando com os clientes e contando "causos" num italiano que é fácil de entender. Figuraça!! 😎😂😎
Caseificio Bordieri - chef Andrea - melhor sanduba da Italia |
Uma verdadeira experiência gastronômica, num preço "ridículo" para o tamanho e pela qualidade do sanduba.
Um das melhores mozzarelas defumadas 😘🙏que comi na minha vida. Os sandubas gigantes saem por 5 Euros, uma tábua de frios para 2 pessoas sai por 16 Euros c/ vinho grátis. NÃO DEIXEM DE CONHECER!!!
![]() |
Ortigia à noite |
Docinho "olhos de Santa Lucia" na Patisserie Bar Marciante (Via S.Landolina7/9) - outra iguaria de comer chorando.
Parque archeológico, Orelha de Dionísio e Teatro Grego (10 Euros) são atrações que ficam fora da ilha de Ortigia. Não muito longe. Recomendo apenas para os amantes de arqueologia.
VAI DEIXAR MUITA SAUDADE |
Um dia completo é suficiente para conhecer e curtir esta maravilhosa cidade.
Daqui, "partiu" pé na estrada.
Próxima parada: TAORMINA