CATÂNIA - SICÍLIA "RAIZ"
![]() |
Piazza Duomo |
Se vc "aterrissou" no blog agora, antes de começar a ler este post, acho que vale a pena dar um pulinho no post "guia" que contém todo o roteiro, motivação e dicas iniciais desta viagem que inclui, além de Malta, uma road trip por diversas cidades da Sicília (Catânia, Siracusa, Taormina, Agrigento, Scala dei Turchi, Trapani, Favignana, San Vito lo Capo, Erice, Palermo) e um fim de semana completo em Lampedusa.
![]() |
Fonte Elefante (símbolo de prosperidade da cidade) - Piazza Duomo |
O post guia é este aqui:MALTA, SICILIA & LAMPEDUSA
Os posts sobre Malta estão nos seguintes links:
Este post inicia nossa road trip pela Sicília.
ROTEIRO DA "ROAD TRIP"
A cidade de Catânia foi escolhida para iniciarmos nosso passeio de carro por essa encantadora região da Itália.
Mas por que Catânia como ponto de partida?
A Sicília conta com quatro aeroportos, localizados nas seguintes cidades: Comiso, Catânia, Palermo e Trapani. Então, naturalmente, a escolha recairia sobre uma destas quatro cidades.
![]() |
Aeroportos da Sicília |
Preferimos optar por Catânia não só pela facilidade de vôos a partir de Malta, mas como também pelo fato da cidade estar geograficamente um pouco a leste da ilha, o que favorecia uma road trip no sentido horário pelo litoral sul, dando uma meia-volta até Palermo/Cefalù.
Assim, considerando o tempo disponível que tínhamos e as cidades que obrigatoriamente queríamos conhecer, foram praticamente 1000km de passeio.
Traçamos o nosso roteiro da seguinte forma:
Traçamos o nosso roteiro da seguinte forma:
![]() |
Mapa do nosso road trip na Sicilia |
Catânia ⇒ Siracusa ⇒ Taormina ⇒ Agrigento ⇒ Scala dei Turchi ⇒ Trapani ⇒ Castellammare del Golfo ⇒ Scopello ⇒ San Vito Lo Capo ⇒ Riserva del Zingaro ⇒ Erice ⇒ Trapani ⇒ Favignana ⇒ Trapani ⇒ Palermo ⇒ Lampedusa ⇒ Palermo ⇒ Cefalù ⇒ Palermo
O trecho em vermelho foi feito de ferry.
O trecho em azul foi feito de avião
O trecho em rosa foi feito de trem.
O resto do percurso foi feito todo de carro.
Obviamente que, se tivesse mais tempo, gostaria de conhecer mais cidades. Por exemplo, deixei de fora Noto e Ragusa, ao sul da Sicília, não visitei as ilhas Eólicas e nem Messina, ao norte, e também preferi ver o Etna apenas de longe (não sou muito fã de vulcão...😓). São as famosas dolorosas decisões de planejamento de viagem que precisam ser tomadas.
Mas é aquela velha máxima "o tempo é o tempo que se tem"....😂 😎 portanto, o jeito é sempre adequar o roteiro ao tempo que se tem, deixando alguma coisa de fora para poder ter um bom pretexto para voltar, certo? 😆
Então, depois desta breve introdução sobre nosso roteiro, voltemos ao que interessa que é falar sobre Catânia, a nossa primeira parada na Sicília.
ONDE FICAR E DESLOCAMENTO
Falei no título no post, mas ainda não expliquei direito o porquê da perspectiva "roots" (raiz) associada à Catânia.
![]() |
Paisagem siciliana - procissão de enterro em Catânia (lembra "a máfia"? 😎) |
Por ser um pouco mais barata e relativamente bem posicionada em relação à região leste e sul da ilha, ela é usualmente utilizada para servir de base para visita a outras cidades sicilianas mais famosas nas proximidades: Taormina, Siracusa, Noto, Ragusa etc.
Confesso que, antes da viagem, minhas expectativas em relação à cidade eram baixas, ou seja, na minha cabeça, era apenas uma cidade onde eu ia pegar o carro no aeroporto e me "aclimatar" na vibe siciliana... Sinceramente, não tinha grandes expectativas turísticas por ali.
Mas quer saber? Ledo engano!
Granita ("raspadinha") de pistache - fruto onipresente em toda Sicília |
Agora, quero primeiro enfatizar que, como na grande maioria das cidades históricas italianas, o trânsito em Catânia é caótico, ou seja, o carro da sua road trip deverá ficar na garagem do seu hotel em Catânia e seu deslocamento por aqui será 100% "by foot".
Portanto, isto significa que a dica é procurar um hotel com estacionamento que fique bem perto do centro histórico, pois as atrações ficam todas muito próximas.
Com isto em mente, fiquei num B&B que foi um verdadeiro achado:
Com isto em mente, fiquei num B&B que foi um verdadeiro achado:
B&B Liccu (link aqui) - quartos limpíssimos, num prédio histórico, com garagem privada, com um café da manhã maravilhoso, ótimo wifi e com um casal de hosts (Anna e Paolo) muito simpático, sempre disposto a dar dicas perfeitas para vc aproveitar seu dia/noite na cidade.
E foi justamente as dicas da Anna que nos ajudaram a quebrar todas as nossas baixas expectativas.
O QUE FAZER
Num piscar de olhos, quando começamos a andar pelo centro de Catânia, a beleza "raiz" da Sicília começou a desabrochar para nós, tanto no esplendor da arquitetura barroca como na incrível riqueza da culinária tradicional.
Abaixo, compartilho um dos roteiros principais que fiz a pé pela cidade, seguindo as dicas de minha host no B&B e que inclui as principais atrações no centro histórico:
![]() |
Meu roteiro em Catânia |
Piazza Duomo - cenário do filme Malena. Linda igreja. Linda praça. Verdadeiro coração da cidade.
Piazza Duomo |
Mercado de peixe - coração pulsante da cidade |
![]() |
Escolha sua iguaria preferida e deguste ali mesmo nos vários restaurante ao redor do mercado |
Castelo Ursino - belo castelo, com algumas exposições no interior. A praça que o cerca tem bons bares e boa opções gastronômicas.
Teatro romano - visita grátis.
Teatro Bellini - linda arquitetura. Mesmo que vc não entre, a visão externa é impressionante.
Teatro Bellini |
Via Etnea - principal "veia" urbana da cidade, cercada por lojas e restaurantes. Seu passeio aqui é obrigatório.
![]() |
Via Etnea |
Giardino Bellini - belo jardim público. Ideal para um bom descanso durante seu roteiro a pé
Bar Savia - em frente da Villa Bellini (jardim público). Lugar perfeito para vc saborear uma das principais iguarias de cidade - arancino - bolinho de arroz.
Arancino - bolinho de arroz com recheios diversos (carne, queijo, pistache, presunto etc.) - iguaria que é símbolo da culinária siciliana |
Trattoria del Cavaliere - Dica de nossa host. Restaurante bom e barato.
Em suma, vale muito a pena incluir Catânia na sua viagem à Sicília, seja como base inicial da sua road trip ou como ponto de passagem durante sua road trip.
Um dia é suficiente para conhecer e curtir a cidade.
Daqui, pé na estrada.
Próxima parada: SIRACUSA - ilha de Ortigia
Daqui, pé na estrada.
Próxima parada: SIRACUSA - ilha de Ortigia