Quantcast
Channel: Leoviajandão Carioca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 74

VALLETTA & MDINA - PASSEIO IDEAL PARA PRIMEIRO DIA EM MALTA

$
0
0

MALTA: VALLETTA (CAPITAL) E MDINA (CIDADE DO SILÊNCIO)

Valletta

Se vc "aterrissou" no blog agora, antes de começar a ler este post, acho legal dar um pulinho no post "guia" que contém todo o roteiro, motivação e dicas iniciais desta viagem que inclui, além de Malta, um road tour por diversas cidades da Sicília e um fim de semana completo em Lampedusa.  
O post guia é este aqui: malta sicilia lampedusa

Mdina Gate

Uma vez em Malta, para familiarização com a vibe do país, nada melhor do que começar seu roteiro conhecendo a tradicional capital do país (VALLETTA) e a cidade histórica, medieval (MDINA) que simboliza o lado "game of thrones" do país. 


Catedral de St John

PRIMEIRO DIA DE VIAGEM

VALLETTA

VALLETTA, cujo nome foi herdado de um grão-mestre da Ordem dos Cavaleiros de São João, é uma cidade que mais parece uma grande fortaleza. 


Seu passado de guerras justifica as fortificações que emolduraram e protegeram a cidade por centenas de anos até os dias de hoje. 

VALLETTA foi dominada por Fenícios, Gregos, Cartagineses, Romanos, Bizantinos, Muçulmanos e pela Ordem de São João ao longo da sua larga história. Portanto, não é difícil perceber essas influências culturais passeando pelas ruas da cidade. 

Valletta - Waterfront

Sua posição estratégica para fins militares e comerciais alavancou a importância da cidade que se tornou a capital do país.


Os inúmeros monumentos de Valletta (cerca de 300!!!) distribuídos  num espaço de pouco mais de 0,5km2, fazem da cidade um dos locais de maior densidade histórica do mundo.

MDINA

Mdina - Cidadela
Mdina é uma cidadela que já foi a antiga capital de Malta
Situada praticamente no centro da ilha, a cerca de 10-13km de Valletta, é também conhecida como cidade do silêncio. Será fácil entender esta fama quando estiver percorrendo os agradáveis corredores estreitos da cidadela. 


Mdina Gate

Nota: Mdina foi locação de vários filmes/séries, sendo "Game of Thrones" o mais famoso. 

Mdina - Cidade do Silêncio - Game of Thrones

COMO CHEGAR E COMO CIRCULAR


A melhor forma de chegar à Vallettaé de ferry, principalmente se vc estiver hospedado em Sliema ou St Julian's que são, na minha opinião, os melhores bairros. 

O passeio de ferry já é uma atração por si só, pois permite vc ter aquele famoso visual como se estivesse chegando de barco numa cidade medieval.


Lower Barrakka Gardens - Valletta
Vista do Lower Barrakka Gardens a partir do Upper Barrakka Gardens

Outra alternativa é chegar de ônibus ou carro alugado. Existe um grande terminal de ônibus na entrada da cidade ao lado de um grande estacionamento. 




Como no meu primeiro dia no país preferimos ficar sem carro para sentir a facilidade de deslocamento via transporte público, chegamos de ferry e fomos para Mdina de ônibus. Os ônibus são confortáveis, não são caros, mas o trânsito é meio caótico e a frequência dos ônibus não é tão alta. 

Então, como tinha pouco tempo, já no segundo dia, optei por andar de carro alugado. Alugar carro é barato em Malta, mas lembre-se da "aventura" da mão inglesa.... 👀👀😀😎 


Paisagens floridas em Mdina

Em Valleta e em Mdina, o deslocamento é a pé mesmo. 

Valletta é uma cidade que na verdade é menor que um bairro. Possui uma rua principal (Republic Street) que a corta e serve de referência para o passeio. A cidade possui algumas subidas e descidas, portanto, prepare o fôlego. Se tiver com tempo apertado, numa manhã completa, vc conhece os principais pontos da cidade, incluindo visita na famosa catedral.


Ruelas de Mdina - cidade do silêncio

Já em Mdina, uma tarde é mais do que suficiente para um agradável passeio que pode inclusive se estender até Rabat (cidade histórica vizinha), conhecida pelas catacumbas de São Paulo.

O QUE FAZER EM VALLETTA

Co-Cathedral St. John 
Comece o passeio pela Co-Catedral de St John - entrada 10E. A pintura "A Decapitação de S. João Baptista" de Caravaggio é a obra mais famosa da igreja. A igreja é simplesmente linda, com inúmeros adornos dourados. Construída entre 1573 e 1578, é conhecida como a igreja dos Cavaleiros da Ordem de São João ou Cavaleiros de Malta. 


Caravaggio - A decapitação de São João Batista


Caravaggio

Aliás, lá vc poderá conhecer a famosa cruz de Malta e todo seu simbolismo. A cruz de Malta, também conhecida como a cruz de Amalfi, é o símbolo associado com a Ordem dos Cavaleiros de Malta (Cavaleiros Hospitalários) e, por extensão, com a ilha de Malta. 


Suntuosidade dourada na Catedral

No século XV, os oito pontos dos quatro braços da mais tarde chamada de Cruz de Malta representava as oito terras de origem, ou uma divisão (Langues) da Ordem dos Hospitalários : Auvergne, Provence, França, Aragão, Castela e Portugal, Itália, Baviere (Alemanha) e Inglaterra (com Escócia e Irlanda).

Cruz de Malta - a  verdadeira e original
Os oito pontos também simbolizam os oito obrigações ou aspirações dos cavaleiros:

- viver na verdade
- ter fé
- arrepender-se dos pecados
- dar prova de humildade
- amar a justiça
- ser misericordioso
- ser sincero e incondicional
- suportar a perseguição

Chegue cedo (abre 09:00), pois a Catedral costuma lotar.



Se estiver com fome/sede, faça uma pausa providencial no famoso Caffe Cordina e saboreie os doces deliciosos com um bom café.

Caffe Cordina


Prossiga seu passeio pela Republic Street, cercada por lojinhas de souvenirs, bons cafés e alguns museus. 
Republic Street
Republic Street

Percorra toda a rua até o portão de entrada da cidade onde fica o famoso prédio do Parlamento com destaque para sua arquitetura moderna e a fonte dos Tridentes. 

Parlamento - Valletta


De lá, a dica é seguir para o Upper Barrakka Gardens - entrada grátis. Os jardins oferecem uma belíssima vista das famosas Three Cities: Birgu, Kalkara,Senglea. 


Upper Barrakka Gardens - Three Cities ao fundo

Nos jardins, vc pode também acompanhar umasalva de tiro que ocorre às 11:45, todos os dias. É um ótimo também para descansar, apreciando a bela vista e aproveitando o verde do local.



A partir do Upper Gardens, dando uma boa caminhada ao largo do waterfront vc chega até o Lower Barrakka Gardens para outra bela vista panorâmica. 


Daí, estique até o famoso Forte St.Elmo para concluir seu passeio por Valletta.

Vista a partir do Fort St Elmo

Outros pontos de interesse são:  Grande PalácioPraça da RepúblicaPraça da Grande Invasão

Paisagens de Malta


O QUE FAZER EM MDINA

Por ser uma cidadela, em pouco mais de 1h, se conhece tudo, passeando a pé pela cidade silenciosa (referência: Game of Thrones).


Paisagens floridas em Mdina

Andar em suas ruas é, sem dúvidas, uma viagem nos tempos medievais. 
Ao invés de entrar nos museus, na catedral e catacumbas, prefira aproveitar os restaurantes, a sorveteria e os cafés, que possuem mirantes sensacionais para toda Malta, já que Mdina fica num ponto alto e central do país.


Paisagens floridas em Mdina

Destaques do passeio para a arquitetura barroca: Mdina Gate, St. Pauls Catedral, Mdina Catedral e o Palácio Falson

Ruelas de Mdina - fotos abaixo



Não deixe de fazer uma parada estratégica para recarregar as energias, apreciando belas vistas no restaurante Fontanela Tea Garden, que, além de barato, oferece pizzas e tortas espetaculares.


Fontanela Tea Garden - pausa providencial:
"I drink and I know things"(Tyrion Lannister) 😂😎 

Mdina fica colada com Rabat, outra cidade com forte influência árabe em Malta. 


Rabat

Se estiver com fôlego, antes de voltar para seu hotel, vale a pena dar uma esticada em Rabat, com uma parada no Crystal Palace, lanchonete conhecida por fazer os melhores pastizzi de Malta.




Bem pessoal! É isso.

Esse foi o primeiro dia de viagem e o primeiro dia em Malta.
Próximo post - Segundo dia em Malta: Blue Grotto, St Peter's Pool, Marsaxlokk, Popeye's Village.

Se gostaram, compartilhem. Abraço e boa viagem!

































Viewing all articles
Browse latest Browse all 74