Quantcast
Channel: Leoviajandão Carioca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 75

MALTA, SICÍLIA E LAMPEDUSA - COMBINANDO CULTURA E NATUREZA NUMA ÚNICA VIAGEM

$
0
0

DICAS INICIAIS, ROTEIRO E PLANEJAMENTO MALTA, SICÍLIA E LAMPEDUSA




Resista a este mar em Lampedusa se vc for capaz - Spiaggia Conigli

DICAS INICIAIS E MOTIVAÇÃO

Tem coisa melhor do que viajar com quem vc ama?

Se você acompanha este blog há algum tempo, já deve ter percebido que, sempre que possível, curto muito combinar natureza e cultura nos meus roteiros de viagem.

Assim, quando comecei a planejar o roteiro desta viagem, a motivação não era diferente. A intenção era conhecer lugares históricos, vivenciar culturas milenares, saborear a culinária local, conhecer um pouco da vida/hábitos/tradições dos moradores e, é claro, no meio disso tudo, ter tempo para explorar as maravilhas naturais (praias, montanhas, lagoas, paisagens etc.) das cidades visitadas.


A beleza singela de Siracusa


O propósito deste post é, portanto, introduzir os locais visitados e apresentar brevemente o roteiro e o planejamento da viagem.  Para dar aquela motivação básica, espero que as fotos 😃😎 dêem aquela ajudinha a mais....😎  


Taormina - uma das cidades mais belas da Sicília


Os detalhes de cada local merecerão posts individuais que serão publicados aqui no blog à medida que forem sendo finalizados. 


Piazza XI Aprile - Taormina


Então, vamos começar falando um pouco dos locais visitados e suas principais atrações....


Isola Bela - Taormina


MALTA

Valletta - a tradicional capital de Malta

MALTAé um país insular (formado por um arquipélago) situado no mar Mediterrâneo, ao sul da Sicília. Apenas três ilhas do arquipélago são habitadas: Malta, Gozo e Comino. A natureza em Malta é exuberante e oferece paisagens simplesmente espetaculares. 



Mdina - cidadela histórica em Malta (locação de Game of Thrones) 



O país possui um passado milenar, com uma longa história de guerras e invasões. Sua cultura é, portanto, resultado de influências de diversos povos que marcaram, em diferentes épocas, suas presenças na região. Os mais notáveis são: gregos, fenícios, romanos, árabes, mouros, normandos, franceses e britânicos. 


Vista de Valletta a partir do upper Barrakka Gardens


O passado do país ainda inclui os seguintes fatos marcantes: a curiosa participação dos cavaleiros de São João (os famosos cavaleiros da Ordem de Malta), uma independência relativamente recente (1964) do Reino Unido e a inclusão na União Européia (2004). 

St John's Co-Cathedral - Malta


A moeda é o Euro, a língua oficial é o maltês, mas o inglês é uma espécie de segunda língua obrigatória (fruto da colonização recente). O fator "língua inglesa" atrai jovens do mundo tudo para programas de intercâmbio no país, uma vez que os custos de vida em Malta são infinitamente inferiores que no Reino Unido. 


Blue Grotto - Malta


Aliás, a presença maciça dessa juventude cria uma "vibe" de animação e alto astral bem legal no país.


Popeye Village - Malta

Por todos os motivos acima citados, Malta se mostrou o lugar ideal para começarmos a viagem. 



St Peter's Pool - Malta


Passamos três dias completos por lá, visitando as principais atrações turísticas das três maiores ilhas (Malta, Gozo e Comino) que compõem o arquipélago. 




Ex - Azure Window (Blue Hole) - Gozo - Malta

Três dias foram bem corridos...o ideal seria pelo menos mais três. Mas é aquele velha história: "o tempo é o tempo que se tem...". Adapte-se a ele com um bom planejamento!


Blue Hole - Gozo - Malta


Os destaques das atrações ficaram por conta das visitas às cidades de Valletta, Mdina e a citadela de Gozo e a curtição nos paradisíacos locais naturais: St Peter's pool, Blue Grotto, Blue Lagoon e Blue Hole.

Blue Lagoon - Comino - Malta

SICÍLIA

Fonte Pretoria - Palermo - Sicília

Considerando a proximidade (100km) com Malta, a SICÍLIA era a sequência natural desta viagem. Soma-se a esse fator a minha verdadeira paixão pela Itália e pelo lifestyle do seu povo.  


Cattedrale di Palermo - Sicília

Aliás, já evidenciei esta paixão aqui mesmo no Blog, com posts de diversas outras viagens: Roma (link aqui), Costa Amalfitana (link aqui), Capri (link aqui), Sardenha (link aqui), Florença, Veneza etc.


Duomo - Cefalù - Sicília

Cefalù - Sicília


Mas, adianto que se engana muito quem pensa que a SICÍLIA é uma região italiana similar a qualquer uma destas mencionadas acima. 
  



Cefalù - Sicília

Muito pelo contrário, descobri que a SICÍLIA é, para mim, a melhor tradução da Itália "raiz", ou seja, uma região da Itália que, apesar de turística, preserva seus valores tradicionais na arquitetura de suas cidades e vilarejos, na espetacular culinária e, acima de tudo, na simpatia e simplicidade do seus habitantes.

Valle dei Temple - Agrigento - Sicília



Valle dei Temple - Agrigento - Sicília


  
Separada do continente e da Itália peninsular pelo estreito deMessina, a Sicília é uma grande ilha que conta ainda com belezas naturais de cair o queixo, graças ao seu litoral recortado, às montanhas no seu interior e, é claro, graças ao imponente vulcão Etna.

Scala dei Turchi - Sicília

Assim, depois de Malta, incluímos um extenso roteiro de 14 dias passando pelas principais cidades e províncias da Sicília: Catânia, Siracusa, Taormina, Agrigento, Trapani, Ilhas Egadi (Favignana), San Vito Lo Capo, Castellammare del Golfo, Scopelo, Riserva Naturale di Zingaro, Erice, Palermo e Cefalu. Confesso que 14 dias foram poucos. Se pudesse, ficaria bem mais...pelo menos um mês.

Aqui faço uma pausa para agradecer muitíssimo as dicas preciosas de uma expert da Sicília, Patrícia Kalil, com seu fantástico blog:
https://descobrindoasicilia.com/.

No seu blog, Patrícia simplesmente fala tudo e mais um pouco sobre as diversas atrações e cidades da Sicília e ainda lhe responde prontamente em caso de dúvidas. Lendo os posts do "Descobrindo a Sicília", fica bem mais fácil vc criar seu roteiro de acordo com seus interesses. Foi isso que fiz!!
Obrigado, Patricia!!! 

Castellamare del Golfo -Sicília

Riserva Naturale di Zingaro


Calma...vou falar sobre cada cidade em posts separados, ok? 😎

Riserva Naturale di Zingaro


Por enquanto, compartilho umas (muitas) fotos em forma de teaser, ok?
😎 😂 😂 Quem sabe vc fica mais motivado?? ;-)

Teatro Grego - Taormina


Teatro Grego - Taormina


LAMPEDUSA



Spiaggia Conigli - Lampedusa

Para dar uma pitada adicional de aventura na viagem, incluímos a paradisíaca ilha de  LAMPEDUSA no nosso roteiro. Aliás, a inclusão desta ilha de paisagens simplesmente sensacionais se revelou uma grata surpresa e se mostrou como uma espécie de "bônus" em todo planejamento da viagem. 😎😎🙏🙏





LAMPEDUSA é uma pequena ilha italiana do arquipélago das Ilhas Pelágias, no Mar Mediterrâneo. Pela sua proximidade com o norte do continente africano, a ilha ficou famosa mundialmente por ser local de desembarque de imigrantes clandestinos. Estes imigrantes arriscam suas vidas, tentando atravessar o Mediterrâneo em pequenos botes, em busca de um sonho de vida melhor na Europa. 


Contemplação e agradecimento - Lampedusa


Independente de considerações acerca da triste e lamentável condição social dessas pessoas, felizmente, nos últimos anos, a situação da imigração ilegal parece estar bem mais controlada. Isto permite que os turistas desfrutem mais tranquilamente das inúmeras belezas naturais da ilha sem qualquer tipo de preocupação.


Cala Pulcino

Paisagens como a de Spiaggia Conigli,Mare Morto e as inúmeras Calas (enseadas) e trilhas são simplesmente motivos mais do que suficientes para vc se apaixonar pela ilha e querer conhecê-la.   

Mare Morto - Lampedusa

ROTEIRO

Após a breve introdução sobre os locais, vamos ao meu roteiro, que ficou assim:

dia1 - vôo Rio - Malta

dia2 - chegada em Malta - hospedagem e passeio pelo bairro de Sliema e St Julian's

dia3 - ferry de Sliema - Valletta/Three cities, bus para Mdina/Rabat e noite em St Julian's

dia4 - carro alugado - mirante Blue Grotto, passeio Marsaxlokk, mergulho em St Peter's pool, mirante Popeye villageParadise Bay

dia5 - ferry c/carro para Gozo (Blue hole e Citadela) - Comino (Blue Lagoon)

dia6 - voo Malta --> Catânia - aluguel de carro - visitar Catânia - pernoite Catânia

dia7 - carro Catânia --> Siracusa - visitar Siracusa/Ortigia - pernoite em Ortigia

dia8 - carro Siracusa --> Taormina - visitar Taormina/Castelmola - pernoite Taormina

dia9 - Taormina/Isola Bela/Etna - pernoite Taormina

dia10 - carro Taormina - Agrigento (Vale dos Templos e Scala dei Turchi) - visitar Trapani - pernoite em Trapani 

dia11 - carro Trapani - Castellammare del Mare - Scopello - SanVito lo Capo - Erice -Trapani (pernoite em Trapani) - devolver carro 

dia12 - ferry p/a Favignana - aluguel de scooter - praias - pernoite Favignana

dia13 - praias Favignana - boat tour - ferry p/a Trapani - pernoite em Trapani

dia14 - bus Trapani - aeroporto Palermo - voo Palermo - Lampedusa - aluguel moto -  praias - pernoite Lampedusa

dia15 - praias , grutas, trilhas, mergulhos Lampedusa (pernoite Lampedusa)

dia16 - praias , grutas, trilhas, mergulhos Lampedusa (pernoite Lampedusa)

dia17 - voo Lampedusa - Palermo - visitar atrações Palermo - pernoite Palermo

dia18 - visitar atrações Palermo

dia19 - trem Palermo Cefalu (bate-volta), pernoite Palermo

dia20 - curtir Palermo de manhã, voo Palermo - Rio

dia21 - chegada Rio

PLANEJAMENTO

Citadela - Gozo - Malta

QUANDO IR?

Na Europa, em julho e agosto, os locais turísticos, hotéis, bares e restaurantes ficam completamente lotados e os preços disparam por conta da altíssima temporada.  Viajar nesta época é sinônimo de dor de cabeça e dor no bolso.

Erice - Sicília

Os meses de novembro a março são bem frios. Evite-os se você estiver a fim de curtir praias e mergulhos durante a sua viagem.

Erice - Sicília

Para mim, sem dúvida, a melhor época para visitar à Europa são os meses de junho e setembro, pois são meses ainda quentes, porém longe do calor absurdo, das lotações e dos preços abusivos dos meses de julho e agosto. 

Scopello - Sicília

Abril, maio e outubro também são uma boa opção, mas corre-se o risco de pegar dias frios e menos longos. A vantagem desses meses fica por conta dos preços mais baixos e da baixa lotação.

Arancino do Bar Sávia - iguaria siciliana (bolinho de arroz com recheios diversos)


ONDE FICAR? QUE TIPO DE HOSPEDAGEM ESCOLHER?

Em Malta, nas diversas cidades da Sicília e em Lampedusa, a minha recomendação é fugir dos hotéis. 



Catânia - Sicília


Como assim?

Nesta região da Europa, não me perguntem porque, a oferta por hospedagens tipo Airbnb é pequena. Em compensação, a oferta por hospedagens tipo B&B (bed and breakfast) é bem grande. 

Granita di Pistachio - sabor irresistível siciliano

Na minha opinião, em locais mais "estilo raiz", como os visitados nessa viagem, as vantagens do B&B em relação aos hotéis tradicionais são inúmeras. Destaco o preço bem melhor e a frequente simpatia dos hosts de B&B que, como bons moradores locais, acabam dando dicas preciosas que ajudam muito nos passeios, onde comer, onde comprar lembranças etc. 



Mdina - Malta

Não há intercâmbio cultural melhor do que um bom papo com um morador local, certo?


Valletta - Malta

Portanto, para esta região da Europa, minha dica é procurar as hospedagens B&B bem avaliadas no booking.com e selecionar as suas opções de acordo com seu "budget".

Upper Barrakka Gardens - Valletta - Malta

Nos posts de cada região, mencionarei as hospedagens que escolhi, ok?

COMO SE DESLOCAR? CARRO? TRANSPORTE PÚBLICO?

Em MALTA, se estiver com tempo, dá para fazer tudo de transporte público (ônibus/ferry). Mas, repito: apenas se estiver com tempo!!! 


Levanzo - Sicilia
Cala Rossa - Favignana - Sicilia

Isto porque, o trânsito em Malta, principalmente no Centro (próximo à Valletta), é meio caótico e a frota de ônibus, apesar de bem cuidada, não é tão frequente. Isto faz vc gastar um tempo precioso que geralmente a gente não tem, certo?


San Vito Lo Capo - Sicilia

A alternativa ideal é o aluguel de carro que, aliás, é bem barato em Malta (27E/dia em set2018). Mas não se esqueça de um detalhe importante: em Malta a mão é inglesa. Isto, por si só, traz um desafio adicional que se soma ao trânsito caótico em alguns trechos do país. 
Apesar disso, vai aí minha opinião: vale a pena alugar carro, principalmente se vc tem pouco tempo!!! Não deixa de ser uma nova aventura! 😎😂😅😜

Favignana - Sicília

Na SICÍLIA em geral, se vc quiser conhecer várias cidades da ilha numa só viagem, o carro passa a ser quase mandatório. Claro que também daria para fazer um roteiro combinando ônibus e trem, mas é aquele velho problema do gasto bem maior de tempo e da menor comodidade. 



Cattedrale di Palermo - Sicília


A boa notícia é que na Sicília não tem mão inglesa e as estradas são ótimas. Só tem um problema. Em algumas cidades, como Siracusa e Taormina, as hospedagens não oferecem estacionamento, os estacionamentos públicos/privados não são baratos e a circulação de carro pelos centros históricos é bem limitada/restrita. Para solucionar este problema, a dica é planejar bem os estacionamentos pagos onde você vai deixar o carro durante seus pernoites. Vou passar essas dicas de estacionamento nos posts individuais.









Em LAMPEDUSA e também em FAVIGNANA não tem mistério. Nestas duas ilhotas, a aventura é alugar uma scooter, um quadriciclo ou mesmo uma bike elétrica. Assim, você terá uma liberdade enorme para rodar por estes paraísos no melhor estilo "easy rider"😎😂💪💪


Cefalù - Sicília

No tocante aos deslocamentos grandes (via aérea), de Malta a Sicília, existem algumas opções baratas de vôo, por diversas cias aéreas, sendo a AirMalta a cia. mais famosa e barata .


Trapani - Sicília
Vc poderá voar de Malta para Catânia, Palermo ou Trapani que são as três cidades que possuem aeroporto na Sicília. Escolha o trajeto aéreo de acordo com seu roteiro. No meu caso, fiz Malta --> Catânia que era o ponto inicial do meu road tour pela Sicília.


Cefalù - Sicília


Entre Sicília e Lampedusa, existe uma cia aérea, com preços "low cost", que é uma concessão escolhida anualmente para fazer o percurso. Pesquise qual a cia. aérea concessionária no momento da sua viagem. No meu caso, foi a DAT (Danish Air Transport). Dica: os valores são mais verdadeiramente "low cost", o quanto antes você fizer sua reserva.


Sunset-  Favignana - Sicília


Bom, pessoal, é isso!!
Espero que tenham gostado deste post inicial e que ele tenha servido de motivação para vocês também montarem um roteiro. 
Vou publicando os links detalhados dos locais à medida que for finalizando.
Enquanto isso, se precisarem de dicas, não hesitem em contatar.
Se gostaram, por favor, curtam e divulguem para os amigos.

VIAJAR É MUITO BOM!! E A VIDA PASSA MUITO RÁPIDO....🙏 ⛱ ⛴ ✈✈✈

Fiquem com um vídeo que resume os melhores momentos da viagem.

















   

Viewing all articles
Browse latest Browse all 75

Trending Articles