SUÍÇA - UM ROTEIRO COM PAISAGENS DE SONHOS EM PLENO INVERNO EUROPEU
visual inesquecível |
Vilarejo de montanha - paisagem de sonhos (Wengen) |
Considerando que o Mediterrâneo ameniza os efeitos do inverno europeu, escolher alguma cidade litorânea (ao Mediterrâneo) parece então ser uma boa opção...será? Not really, já que, invariavelmente, estas cidades nada têm a oferecer durante o inverno. Perdem muito da beleza e literalmente fecham suas atrações (restaurantes, passeios etc.), como se estivessem hibernando, afugentando qualquer possibilidade de um bom turismo.
Mas, e se vc decidisse ir para um lugar que saiba conviver bem com o inverno? Um lugar que, ao longo de anos, aprendeu a conviver em perfeita harmonia com esta estação, estando sempre preparado para ela. Um lugar que fica bem mais bonito com invern. Um lugar cuja infraestrutura não permite que nada pare no inverno. E finalmente, um lugar que, nesta estação, nos revele as belíssimas paisagens que idealizamos em nosso imaginário e vemos nos cinemas...Vc mudou de idéia??!!
Pois bem, meus amigos! Esse lugar existe e se chama SUÍÇA!!!
Claro que as cidades e vilarejos desse pequeno e singelo país também podem e devem ser visitadas no verão ou primavera, porém, na minha humilde opinião, é justamente no inverno que o "colorido" branco da neve (perdoem minha licença poética!! rsrs) contrasta com o "calor" de sua deliciosa gastronomia (chocolates e queijos) típica, criando a atmosfera ideal para o turismo descompromissado.
Esqueça, portanto, as preocupações dos estragos que a mãe natureza pode provocar em sua viagem. A Suíça está mais do que preparada para receber vc no inverno!
Chocolates....chocolates....de verdade!! |
Esqueça, portanto, as preocupações dos estragos que a mãe natureza pode provocar em sua viagem. A Suíça está mais do que preparada para receber vc no inverno!
Quer paisagem mais invernal??!! |
Neste post, vou procurar mostrar algumas imagens e falar um pouco de algumas aventuras que distinguem a Suíça de demais países, tornando-a um destino ideal para a época do inverno.
Portanto, vistam seus casacos, luvas e gorros e embarquem sem medo (e sem filtros) nessa aventura.....and, please, relax and enjoy the view and the ride!
filhota curtindo o visual no passeio de barco em Lucerna |
PLANEJANDO A VIAGEM
Como falei antes, é no planejamento que jaz sua maior preocupação! Lembre-se: vc estará viajando no inverno! Ser precavido e ter um bom planejamento, rico em alternativas, não faz mal a ninguém. Portanto, desta vez, vou me prender um pouco mais neste tópico.
Aliás, é justamente no "planejamento" que devo primeiramente abrir um grande parênteses e dar merecido crédito ao "mestre de todos os blogs de viagem", Ricardo Freire, com seu site/blog "viaje na viagem" mais do que completo, riquíssimo em informações:http://www.viajenaviagem.com/.
Sou fã de carteirinha do blog do Ricardo que, além de totalmente profissional, reúne dicas fantásticas e indicações de posts correlatos que são de inestimável ajuda.
Monte Rigi |
Sou fã de carteirinha do blog do Ricardo que, além de totalmente profissional, reúne dicas fantásticas e indicações de posts correlatos que são de inestimável ajuda.
Poxa, se o blog dele é tão completo, o que estou fazendo aqui, perdendo o tempo de vcs e o meu? Simples!
O site do Ricardo expõe sugestões, recomendações, orientações, dicas etc. E o meu propósito é contar, por meio do meu post, como foi minha experiência, seguindo (invariavelmente) ou não as recomendações/orientações do Ricardo...e ir acrescentando aqui e ali uma ou outra dica, descrevendo em detalhes uma ou outra aventura, mas sempre agradecendo as orientações básicas e iniciais, fundamentais para fazer meu planejamento. Neste contexto, se vc planeja viajar à Suíça, uma visita e uma leitura cuidadosa no post roteiros de viagem na Suíça é quase que obrigatória. Merci, Ricardo/Bóia!
tomando coragem para encarar o sledge (trenó) |
A Suíça é um país pequeno (mais ou menos do tamanho do estado do RJ), mas cheio de encantos, recheado de cidades/vilarejos com características distintas e, curiosamente, ao mesmo tempo similares.
Portanto, na elaboração de roteiro, repito integralmente a perfeita dica do Ricardo:
sunset nos alpes e lagos |
"Fórmula para um itinerário perfeito: é o mesmo princípio da banana split: três sabores e uma cobertura. Os sabores: uma cidade beira-lago + um vilarejo de montanha + Berna. A cobertura: um trem panorâmico ou de montanha.
Num país tão diversificado, a chave para a escolha das bases, escalas e bate-voltas é evitar as redundâncias. Se quiser incluir uma segunda cidade beira-lago, escolha num cantão de idioma diferente. Assim: Zurique + Lucerna é uma dobradinha redundante; são duas cidades beira-lago alemãs. Já Lucerna (alemã) + Montreux (francesa) ou Lucerna (alemã) + Lugano (italiana) são combinações mais ricas....Finalmente, o trem panorâmico deve se encaixar de maneira fluida no seu roteiro, senão não vale. Não faça bate-voltas em trem panorâmico (tipo: ida e volta pelo Glacier Express ou ida e volta pelo Bernina). Os percursos são longos demais para que se volte pela mesma paisagem."
Paisagem tipicamente suíça - dá para enjoar? |
Só acrescentaria uma coisa: dependendo de onde vc vem ou para onde vc vai, a partir da Suíça, veja por onde vc quer chegar/sair do país e tente atravessá-lo, norte a sul, ou leste a oeste, ajustando seu roteiro de acordo. Vc perceberá como o país vai mudando conforme vc se desloca de uma ponta a outra.
MEU ROTEIRO
Bom, sem mais delongas, vamos ao roteiro que escolhi.Defini que ficaria somente 5 noites no país. Claro que ficaria bem mais se fosse esquiar ou se não quisesse visitar outra cidade (tinha prometido minha filha que a levaria para conhecer Paris - um grande sonho dela).
Vevey |
As cidades hubs (Zurique e Genebra), justamente por serem mais urbanizadas e com menos cara de vilarejo suíço (por favor, os fãs dessas cidades não me crucifiquem por isso!), foram descartadas em termos de hospedagem e ficaram só como passagem mesmo.
Meu roteiro ficou então assim: Zurique--> Lucerna--> Berna-->Interlaken-->trem panorâmico--> Montreux. Veja o meu roteiro abaixo:
Detalhe importante: o roteiro foi feito TODO de trem (mais sobre isso na seção "deslocamentos"). Infelizmente, o google maps só me permite fazer rotas com mais de uma cidade usando rodovias. Logo, ele deve servir apenas como referência e para vcs perceberem como é fácil atravessar o país. Tenham em mente, portanto, que o mapa não é totalmente preciso, pois não retrata o percurso adotado pelas ferrovias.
subida ao jungfrau no inverno |
Voltando ao roteiro, cheguei em Zurique e fui direto para Lucerna. Nada como contar com uma estação de trem dentro do aeroporto!!! País desenvolvido é isso aí!!!
Montei minha primeira base em Lucerna, cidade recomendada por 10 em 10 blogs como sendo a mais suíça de todas as cidades. Quer saber? Pura verdade! Foi a cidade beira-lago perfeita, me proporcionou familiarização completa com o modo de vida suíço, me permitiu fazer um passeio de barco por um dos mais lindos lagos que já vi e serviu de base perfeita para o primeiro passeio de montanha. (vide seção "o que fazer").
podia faltar o fondue? |
No caminho de Lucerna à Interlaken, não podia deixar de seguir uma das muitas dicas do Ricardo e conhecer Berna. Vale muito a pena fazer um pitstop providencial de algumas horas na bela capital do país, também riquíssima em marcantes características suíças e tradições que remontam de tempos antigos (idade média).
Em Interlaken, usei e abusei da cidade como base perfeita para visitar vilarejos de montanha (Grindelwald, Lauterbrunnen, Wengen) no caminho para o famoso e imperdível passeio ao "top of Europe"(a majestosa montanha que compõe o circuito Jungfrau).
![]() |
topo do jungfrau - mirante que vc já viu em filme do 007 |
trem da rota panorâmica - tradição |
promenade em Montreux |
Ufa!! Parece cansativo, mas não é. O ritmo é tranquilíssimo. As cidades são pequenas, facílimas de serem conhecidas a pé, mesmo no frio. Aliás, o frio até ajuda nas andanças!!! Com um bom refill periódico de chocolate e queijo na mochila vc anda, anda...e mal sente o cansaço.
não dá para resistir |
Grana??
Sim, a Suíça definitivamente não é um país barato! A moeda, franco suíço (CHF), é valorizada. Quando viajei, 1 CHF = R$2,75. Menos que o euro e um pouco mais do que dólar. Mas, o problema é que hotel e comida, principalmente, são itens caros. A dica para economizar sem prejudicar sua viagem é novamente "planejar" bem. A escolha de hotéis com um bom café pode lhe poupar um almoço mais caro. Usar e abusar dos ótimos itens de supermercado (Migros e Coop que estão em toda a parte) é uma ótima alternativa para se comer bem (escolhendo nos mercados itens típicos da culinária suíça!!), sem gastar muito. Deixe os restaurantes para as refeições especiais....aquele fondue ou aquela raclette inesquecível...rsrs
passeios relaxantes |
Saquem a cor da água dos lagos!!! |
ONDE FICAR
Represa de Lucerna |
Infelizmente, a Suíça (ou as cidades que visitei) não é muito rica em hotéis B&B e nem aluguel de casas (estilo AirBnB ou tripadvisor flipkey). Assim, meus amigos, não tem jeito! Tem que apelar para o booking.com, ver bem os comentários, se é perto/longe das estações, se tem ou não café, e claro, o preço!! De uma forma geral, dei sorte com os hotéis! Todos corresponderam! Mas não foram baratos!
3500 m de beleza! |
Em Lucerna, fiquei no hotel restaurant stern Lucern. Seria ótimo, se não fosse o wifi que deixou a desejar. Com sorte, eles já resolveram o problema! Localização boa e café idem.
![]() |
hotel em Interlaken |
Em Interlaken, fiquei no espetacular hotel royal stgeorges interlaken mgallery-collection. De cinema! Tradicional, confortáveis acomodações, café espetacular. Ótimo ponto.
hotel em Montreux |
Em Montreux, fiquei no villa eden palace au lac, com uma vista linda, confortável, espaçoso, num ponto mais do que nobre da cidade, mas não tinha café....o que não chegou a ser stress, porque tinha um migros a poucos metros.
DESLOCAMENTOS
andar de trem é tudo de bom na Suíça - fácil e eficiente |
Bem amigos, no inverno, nunca é bom dar chance para o azar, né mesmo?!!
Além disso, se o próprio povo suíço usa e abusa da espetacular rede ferroviária, por que vc vai querer inventar e alugar um carro?
paisagem alpina onde os trens passam sem problemas no inverno |
Definitivamente, é muito fácil andar de trem na Suíça.
Primeiramente, porque as estações invariavelmente estão no centro das cidades e vilarejos, permitindo que vc faça tudo a pé a partir delas, mesmo que vc vá esquiar!!
trem vs trenó (sledge) - vale tudo para aproveitar a neve |
Em segundo lugar, porque aspectos como organização, limpeza, pontualidade, facilidade de compra de bilhetes, acesso, outras facilidades (guarda-bagagem, lanchonetes etc.) fazem das estações verdadeiros núcleos urbanos de referência.
Vc pode andar de bike pelas cidades também |
Na minha opinião, em relação a outros países da Europa, onde os trens também são importantes, a Suíça se destaca por tratar esse meio de transporte com mais carinho e zelo. Provavelmente, por depender mais dele ou simplesmente por ter um povo que respeita e valoriza mais a questão da mobilidade urbana......ah.....se pudéssemos aprender com esses caras....!!!
estação de trem em Lucerna - autosuficiência |
Comprar ou não o Swiss Pass?
igualzinho ao trânsito do RJ |
Se vc pensa em viajar à Suíça, certamente vc já ouviu falar nesse pass mágico, certo?
Bem, se não ouviu, vc pode visitar esse site aqui: http://www.swiss-pass.ch/
Quando o sol descobre as casinhas.... |
Tem pass para dias consecutivos ou não, para casais que viajam junto, descontos para crianças...enfim, uma variedade grande de opções e descontos diferenciados. Não é barato!! Lembre-se sempre: vc está na Suíça!
Grindelwald - belíssima |
Mas, pode ser uma mão na roda para vc, principalmente, se vc não quiser se preocupar em comprar passagem na estação.
Kleine |
Financeiramente, uma maneira rápida de ver se vale a pena é dividir o valor do pass pelo número de dias que ele dá direito. Compare o valor resultante com o preço das viagens de trem (ônibus vai ser raro) que vc gostaria de fazer naquele dia. Para saber esses preços é bem simples! Basta visitar o site da cia. de trens SBB http://www.sbb.ch/en/home.html e fazer a simulação do itinerário. O Ricardo mais uma vez dá uma fantástica aula sobre isso no seu blog. roteiros-trem-suica-swiss-pass.
Pessoalmente, não comprei o swiss pass. Fiz as contas e vi que não valia para mim, mesmo considerando os descontos que o pass dava em alguns passeios.
Outras facilidades
As estações aceitam pagamentos em cartão nas máquinas automáticas (auto-explicativas) ou dinheiro.
Existem ainda os tkts de trem supersaver que podem ser comprados via Internet para algumas rotas e alguns horários, com o inconveniente de uma vez comprados para um dado horário, vc não pode trocar, como no caso dos tkts normais.
queijos e mais queijos - experimente todos!! São baratos e deliciosos!! |
Como ocorre na maior parte das estações da Europa, vc pode guardar bagagem nos lockers automáticos e bater perna (bem mais leve) nas cidades. O que achei legal é que eles também oferecem um serviço de "fast baggage" em que vc pode mandar a sua bagagem para o destino final e ficar curtindo o pitstop intermediário sem as malas. Depois, é só coletar as malas no destino final, desde que vc não passe das 19:00...depois disso, só no dia seguinte. Tem também o serviço de checkin de avião na estação de trem!! Isso mesmo. Por exemplo, vc vai viajar de avião, saindo de Genebra à noite. Ok, sem problemas. Vc faz o checkin em qualquer estação de trem pela manhã, pega seu cartão de embarque e fica livre para fazer o que quiser, sem as malas....aparece na estação na hora do vôo e só pega as malas no seu destino final.....muito show, né!!???
paixão na montanha |
O QUE FAZER
Bom, como falei antes., se eu soubesse que a Suíça era tão legal, certamente teria planejado ficar mais tempo, principalmente para curtir uns bons dias de esqui nas suntuosas estações.
Teria também feito as outras rotas panorâmicas (Bernina Express, Glacier Express) que não fiz e teria visitado as cidades de Appenzell e Saint Moritz.
Cisnes se deliciando nas águas limpas de Lucerna |
Não dá para querer fazer tudo, né?!! E, vcs conhecem o meu lema: sempre deixo de fora do roteiro um lugarzinho...para dar aquela vontade de voltar....rsrsrs.
Vista do lago Lucerna do topo do Rigi |
Mas, fiz muita coisa!! E acho que deu para ter uma ótima visão do país, de sua cultura, de seu povo e conhecer várias de suas belíssimas paisagens. No final, é isso que importa, certo??!!
Então, vamos a uma breve descrição de algumas das aventuras que vivi:
SUGESTÕES PARA LUCERNA
família - amo muito tudo isso! |
- Passeio Classic Rigi (5 hour trip) - Sensacional. Combina passeio pelo belo lago Lucern, trenzinho de montanha, vista de cinema do topo da montanha (2.000m), brincadeira de neve no topo (curti muito o trenó), e teleférico na volta. Mais info aqui: classic Rigi round trip.
trem que leva ao cume do Rigi |
Topo |
The Rigi roundtrip is free with the Swiss Pass. Tickets available at the Lake Lucerne SGV boat company, Lucerne. You can start at 9.12am, 10.12am or 12am with connection in Vitznau. The boats depart at pier 1, opposite railway station.
Weggis no caminho - cidadezinha de interior...muito legal! |
Combina travessia do lago (de Lucerna a Vitznau), trem de montanha e teleférico (ao pico do Monte Rigi) e travessia de volta (de Weggis a Lucerna). Boat trip: Lucerne – Vitznau and Weggis – Lucerne. Then, Uphill Vitznau – Rigi Kulm, downhill Rigi Kulm – Rigi Kaltbad by cogwheel railway.
visual do passeio de barco - Vitznau |
Restaurante/hotel no topo do Rigi |
Finally, Downhill from Rigi Kaltbad – Weggis by aerial cable car. Boat trip in 2nd class, no division into classes on Mt. Rigi Railways (CHF 90 without Half-Fare travelcard; CHF 54.50 with Half-Fare travelcard)
Descendo de teleférico para Weggis |
- bater perna em Weggis
Beira do lago em Weggis |
Weggis |
- Chapel Bridge (Kapellbrucke) – ponte de madeira, cartão postal da cidade
ponte da capela |
![]() |
igreja jesuíta |
- praça do mercado do vinho (Weinmarkt);
![]() |
relógio - muro da cidade |
- igreja jesuíta (Jesuitenkirche); torres gêmeas da Hofkirche
Leão moribundo |
de emocionar |
- monumento do leão moribundo (atrás do restaurante "old swiss house")
![]() |
coisas de old town |
- passear por Old Town – Lojas, cafeterias, ambiente agradável, estilo idade média.
visual de old town |
- Lake Luzern– talvez seja melhor fazer no contexto do passeio para Rigi
- Monte Pilatus. Não fiz, por ser passeio de montanha, parecido e menos completo que o Rigi.
sledge fun |
- Descer montanha abaixo de trenó (sledge) - emoção e diversão na medida certa.
sledge fun |
rola até competição!! |
SUGESTÕES PARA BERNA
Berna - rua principal |
As construções da cidade antiga se alinham em três ruas perfeitamente paralelas que partem do entorno da estação central e se encontram na ponta da península, já a caminho da ponte principal.
rio que banha Berna |
Longas arcadas protegem os moradores (e visitantes) das intempéries.
xadrez ao invés de dama ou sueca...cada povo tem o jogo que merece!! rsrsrs |
Do outro lado do rio fica o Parque dos Ursos, onde ursos podem ser observados (por ali há um ótimo biergarten (cervejaria), o Altes Tramdepot). Dei azar. Na minha visita, os ursos estavam hibernando...coisas do inverno! Faz parte!
parque dos ursos ao fundo |
- Rose Garden - visão panorâmica da cidade
vista de cidade do Rose Garden |
- Clock Tower (Zytgloggle)
- Casa de Einstein
![]() |
Einstein |
Parece fácil...bem, para ele era!!! |
- Basílica da cidade e feirinhas das ruas principais de Old Town (one of the longest covered shopping promenades in Europe. Find the latest European fashions, lots of cozy cafes and restaurants and endless people watching).
![]() |
catedral de Berna |
porta da catedral de Berna |
SUGESTÕES PARA INTERLAKEN(OST OU WEST)
estação de trem de Interlaken (OST - leste) |
Como diz Ricardo Freire ( e eu repito) : "Interlaken é o principal centro do turismo alpino suíço — simplificando bastante, e em bom português brazuca, é a Bariloche da Suíça".
Interlaken - cercada por montanhas majestosas. |
O diferencial da cidade é a localização. Interlaken significa obviamente “entre lagos”, pois fica justamente entre os lagos Brienz e Thun.
A cidade é como se fosse um vale, cercado por montanhas enormes — Eiger, Mönsch e Junfrau. Me senti um verdadeiro hobbit num dos vilarejos dos filmes...rsrs
passeios a escolher |
É o ponto ideal portanto para você conhecer as chamadas ”terras altas de Berna” ou, popularmente, falando, os principais alpes suíços.
Circular por Interlaken à tardinha e à noiteé tudo de bom!!
vale perfeito para esportes radicais como parapente |
People watching, descidas de parapente no por do sol e um vaivém de turistas dão uma ótima sensação de balneário alpino. A cidade é fácil de andar, com ótimos restaurantes, local ideal para vc traçar aquele fondue, lembra??!! Os lagos fazem um belo pano de fundo, contrastando com a neve que decora as imponentes montanhas que cercam o vale, e passeando pelo canal que interliga os lados, vc está no meio do "point".
parque em Interlaken |
- teleférico que leva à Harder Kulm - não é um cume tão alto, mas tem uma vista privilegiada dos lagos.
Lauterbrunnen |
Jungfraubahn ("top of Europe")
vista panorâmica do topo de Jungfrau |
Para mim, uma das sensações da viagem. Passeio caro, mas sensacional!!! Vista incrível!! Vilarejos lindos no caminho ao topo. Sem mais palavras.
Tudo começa vc checando a meteorologia no dia anterior. Para vc curtir integralmente o passeio, o tempo tem que estar claro (com poucas nuvens). Caso contrário, poderá jogar dinheiro fora!!
3571m de beleza! |
Note que eu falei claro e não calor! Lembre-se, vc vai subir a quase 4.000m!! Prepare-se para o frio!!! Só que um frio gostoso....e muito tranquilo de suportar com a infra oferecida!!
![]() |
mapa do circuito |
O ideal, para o dia render mais, é começar o passeio cedo, saindo da estação de Interlaken ost, onde vc também vai comprar os tkts e receber as explicações pertinentes de simpáticos funcionários da estação (totalmente preparados para receber turistas!!). O circuito é circular.
trem do primeiro percurso de Lauterbrunnen à Kleine Scheidegg |
Vc sobe por um lado da montanha e desce pelo outro. A dica é subir por Lauterbrunnen e descer por Grindelwald. Em Lauterbrunnen, vc troca de trem para Kleine Scheidegg.
Wengen - paraíso de ski no meio de caminho |
No caminho, passa por paisagens de cinema, principalmente em Wengen, a 1.300m de altitude, uma cidadezinha simplesmente linda, na beira do precipício.
prepare-se para o frio!! |
Em Kleine Scheidegg, a 2.060m de altitude, já com temperaturas certamente negativas, vc pega o trem que finalmente te leva ao topo, chamado de Jungfraubahn.
A viagem desde Kleine Scheidegg leva uma hora. A maior parte é feita dentro de um túnel, escavado nas rochas...uma bela obra de engenharia que justifica (um pouco) o alto preço do tkt.
trem do último percurso até o topo |
Na ida, há duas paradas para apreciar os montes nevados em mirantes envidraçados. Depois do segundo túnel, já a 3.500m de altitude, você está em Jungfraujoch (o “pé da montanha mais famosa Jungfrau”).
visão da parada do primeiro mirante |
Neste local, criaram um "circuito"ótimo para vc conhecer bem o belíssimo local e poder se deliciar com vista dos outros picos, do Eiger e do Mönsch, além das gigantescas geleiras alpinas.
é gelo que não acaba mais! |
Para percorrer o circuito, vc vai levar cerca de 1 hora, com as paradas para as fotos obrigatórias no castelo/palácio de gelo, no restaurante giratório e no mirante principal ao ar livre. Se sentir cansaço, lembre-se que vc pode estar com pouco O2 no sangue....pare, descanse e continue. Se puder, tome um café para dar aquela animada!! rsrsr.
É para admirar e não esquecer |
Na volta, vc desce de novo à Kleine Scheidegg e de lá pega o trem para Grindelwald que, aliás, é um vilarejo de montanha com uma beleza de doer os olhos. Ótimo point para montar uma base para esquiar....aliás, as pistas são um capítulo a parte!! Gigantescas, majestosas....tem pista de trenó de 7km de extensão...precisa falar mais??
conquistando o topo do topo...frio pacas...-15C!!!!!!! |
palácio de gelo |
esculturas no gelo |
é gelo mesmo!! |
![]() |
olha o esquilo da Era do Gelo...rsr |
vai um gelinho aí? |
INTERLAKEN → MONTREUX (GOLDEN PASS LINE = trem panorâmico)
Horários: Golden Pass Line normal: Interlaken (09:08) → Zweisimmen (10:19)
planejando a rota panorâmica |
Troca de trem para
a) Golden Pass Line panorama: Zweisimmen (10:25) → Montreux (12:13) ou
b) Golden Pass Line classic: Zweisimmen (11:05) → Montreux (13:13)
percurso da rota |
O trajeto entre Montreux e Interlaken é feito em mais ou menos três horas.
trem tradicional |
passeio à moda antiga |
Veja diferenças aqui: golden pass.
decoração belle époque - elegância!! |
Em ambos os casos, a rota é a mesma. Belíssima, principalmente quando vc passar por Gstaad (cidade do ricaços!!) e quando vc estiver chegando à Montreux, com a visão do lago genebra. Show!!
visual do passeio...sacou porque a rota é panorâmica?? Lago Thun |
MONTREUX
chegando à Montreux pela rota |
Qualquer semelhanca com a Cote D'Azur é mera coincidência. Parece que vc está em Nice ou Cannes, mas com um glamour Suíço....rsrsrsr...
caminho florido da promenade em Montreux |
curtição nesse passeio.... |
A orla do lago, a famosa promenade, é um ambiente agradabilíssimo. Aqui, devo admitir, que a primavera deve dar um tom belíssimo à cidade superior ao tom (já belo) de inverno.
E mais águas cristalinas - Lago Leman |
O clima é mais ameno, bem mediterrâneo mesmo.
Parece Cannes... |
A estátua do Freddie Mercury, antigo morador ilustre da cidade, dá um clima musical à cidade que certamente deve bombar durante o famoso festival de jazz.
Foto com um dos reis do rock - Queen!!! |
A orla do lago é decorada com árvores, flores e deve ser curtida à pé....de preferência com um sanduba de baguete na mão....rsrsrsr.
Uma ida à cidadezinha de Vevey é quase obrigatória. Lá, o morador ilustre foi Chaplin...
Vevey |
Chaplin - ex-morador ilustre de Vevey |
O Castelo de Chillon é uma atração à parte. Majestoso e simpático. Tradicional.
visual da torre do Chateau du Chillon |
Bem legal, mesmo. Cinco minutinhos de ônibus (numero 1 - direção Villeneuve) e dá também para ir caminhando, são 3 quilômetros pela promenade beira-lago.
lindo castelo de Chillon |
Vista linda do topo do castelo!! |
Bem, amigos. Desculpem-me pelo extenso post!!
vai deixar saudades |
Mas, espero que as info/dicas tenham sido úteis e os motivem a uma visitinha a esse belo país!!
Fiquem com mais umas fotos de despedida...viagem que sempre deixa saudades!
Abraço e até a próxima!!