Quantcast
Channel: Leoviajandão Carioca
Viewing all 74 articles
Browse latest View live

SUÍÇA - ALPES, LAGOS, PAISAGENS, CHOCOLATES, QUEIJOS....QUER MAIS?

$
0
0

SUÍÇA - UM ROTEIRO COM PAISAGENS DE SONHOS EM PLENO INVERNO EUROPEU

visual inesquecível

Amigos, quando planejamos viajar para uma localidade que estará no meio do inverno, devemos, acima de tudo, ser bastante cuidadosos...não acham? ... Mas, por que?

Vilarejo de montanha - paisagem de sonhos (Wengen)
Muitas vezes, a mãe natureza não está preocupada com o seu "suado" dinheirinho (economizado a duras penas para viajar) e resolve dar o "ar de sua graça" da maneira mais devastadora possível. Assim, uma viagem "azarada" para NY, Canadá, Rússia, países nórdicos, Alemanha, ou mesmo Londres pode se tornar um verdadeiro martírio e uma grande decepção...vide as nevascas de janeiro de 2014 na costa leste dos "States". Tenho amigo que viajou para NY e mal saiu do hotel!!!!

Lucerna

Considerando que o Mediterrâneo ameniza os efeitos do inverno europeu, escolher alguma cidade litorânea (ao Mediterrâneo) parece então ser uma boa opção...será? Not really, já que, invariavelmente, estas cidades nada têm a oferecer durante o inverno. Perdem muito da beleza e literalmente fecham suas atrações (restaurantes, passeios etc.), como se estivessem hibernando, afugentando qualquer possibilidade de um bom turismo.

Marca registrada da Suíça - Montanhas majestosas vs Lagos cristalinos

Mas, e se vc decidisse ir para um lugar que saiba conviver bem com o inverno? Um lugar que, ao longo de anos, aprendeu a conviver em perfeita harmonia com esta estação, estando sempre preparado para ela. Um lugar que fica bem mais bonito com invern. Um lugar cuja infraestrutura não permite que nada pare no inverno. E finalmente, um lugar que, nesta estação, nos revele as belíssimas paisagens que idealizamos em nosso imaginário e vemos nos cinemas...Vc mudou de idéia??!!

Lago Lucerna

Pois bem, meus amigos! Esse lugar existe e se chama SUÍÇA!!!

Alpes Suíços!

Claro que as cidades e vilarejos desse pequeno e singelo país também podem e devem ser visitadas no verão ou primavera, porém, na minha humilde opinião, é justamente no inverno que o "colorido" branco da neve (perdoem minha licença poética!! rsrs) contrasta com o "calor" de sua deliciosa gastronomia (chocolates e queijos) típica, criando a atmosfera ideal para o turismo descompromissado.

Chocolates....chocolates....de verdade!!

Esqueça, portanto, as preocupações dos estragos que a mãe natureza pode provocar em sua viagem. A Suíça está mais do que preparada para receber vc no inverno!

Quer paisagem mais invernal??!!

Neste post, vou procurar mostrar algumas imagens e falar um pouco de algumas aventuras que distinguem a Suíça de demais países, tornando-a um destino ideal para a época do inverno.


Portanto, vistam seus casacos, luvas e gorros e embarquem sem medo (e sem filtros) nessa aventura.....and, please, relax and enjoy the view and the ride

filhota curtindo o visual no passeio de barco em Lucerna

PLANEJANDO A VIAGEM

Como falei antes, é no planejamento que jaz sua maior preocupação! Lembre-se: vc estará viajando no inverno! Ser precavido e ter um bom planejamento, rico em alternativas, não faz mal a ninguém. Portanto, desta vez, vou me prender um pouco mais neste tópico.

Weggis chegando de barco

Aliás, é justamente no "planejamento" que devo primeiramente abrir um grande parênteses e dar merecido crédito ao "mestre de todos os blogs de viagem", Ricardo Freire, com seu site/blog "viaje na viagem" mais do que completo, riquíssimo em informações:http://www.viajenaviagem.com/.

Monte Rigi

Sou fã de carteirinha do blog do Ricardo que, além de totalmente profissional, reúne dicas fantásticas e indicações de posts correlatos que são de inestimável ajuda.

Topo do Rigi

Poxa, se o blog dele é tão completo, o que estou fazendo aqui, perdendo o tempo de vcs e o meu? Simples!

paisagens vistas das janelas dos trens

O site do Ricardo expõe sugestões, recomendações, orientações, dicas etc. E o meu propósito é contar, por meio do meu post, como foi minha experiência, seguindo (invariavelmente) ou não as recomendações/orientações do Ricardo...e ir acrescentando aqui e ali uma ou outra dica, descrevendo em detalhes uma ou outra aventura, mas sempre agradecendo as orientações básicas e iniciais, fundamentais para fazer meu planejamento. Neste contexto, se vc planeja viajar à Suíça, uma visita e uma leitura cuidadosa no post roteiros de viagem na Suíça  é quase que obrigatória. Merci, Ricardo/Bóia!

tomando coragem para encarar o sledge (trenó)
Após fazer o dever de casa (ler o blog do Ricardo e alguns outros), escolha o tempo que vc deseja passar no país e trace seu próprio roteiro, incluindo as variações, caso vc, por exemplo, deseje ficar mais tempo num determinado vilarejo para esquiar ou simplesmente para curtir mais demoradamente seu relax no frio.

paisagem surreal em Vevey (perto de Montreux)

Como traçar o roteiro?

A Suíça é um país pequeno (mais ou menos do tamanho do estado do RJ), mas cheio de encantos, recheado de cidades/vilarejos com características distintas e, curiosamente, ao mesmo tempo similares.
Portanto, na elaboração de roteiro, repito integralmente a perfeita dica do Ricardo:

sunset nos alpes e lagos

"Fórmula para um itinerário perfeito: é o mesmo princípio da banana split: três sabores e uma cobertura. Os sabores: uma cidade beira-lago + um vilarejo de montanha + Berna. A cobertura: um trem panorâmico ou de montanha
Num país tão diversificado, a chave para a escolha das bases, escalas e bate-voltas é evitar as redundâncias. Se quiser incluir uma segunda cidade beira-lago, escolha num cantão de idioma diferente. Assim: Zurique + Lucerna é uma dobradinha redundante; são duas cidades beira-lago alemãs. Já Lucerna (alemã) + Montreux (francesa) ou Lucerna (alemã) + Lugano (italiana) são combinações mais ricas....Finalmente, o trem panorâmico deve se encaixar de maneira fluida no seu roteiro, senão não vale. Não faça bate-voltas em trem panorâmico (tipo: ida e volta pelo Glacier Express ou ida e volta pelo Bernina). Os percursos são longos demais para que se volte pela mesma paisagem."

Paisagem tipicamente suíça - dá para enjoar?
Portanto, meus caros, trocando em miúdos, leia sobre as cidades e monte sua própria "banana split", evitando repetir sabores, coberturas etc.. rsrs...parece engraçado, mas é um raciocínio perfeito.

Só acrescentaria uma coisa: dependendo de onde vc vem ou para onde vc vai, a partir da Suíça, veja por onde vc quer chegar/sair do país e tente atravessá-lo, norte a sul, ou leste a oeste, ajustando seu roteiro de acordo. Vc perceberá como o país vai mudando conforme vc se desloca de uma ponta a outra.

MEU ROTEIRO

Bom, sem mais delongas, vamos ao roteiro que escolhi.
Defini que ficaria somente 5 noites no país. Claro que ficaria bem mais se fosse esquiar ou se não quisesse visitar outra cidade (tinha prometido minha filha que a levaria para conhecer Paris - um grande sonho dela).
Vevey
Com isso, defini que minha entrada no país seria pela Suíça Alemã (Zurique), com mais ofertas de vôo de chegada a partir do Brasil, e a saída do país seria pela Suíça Francesa (Genebra), ou seja usando as duas grandes cidades "hubs" da Suíça. Infelizmente, nesta viagem, descartaria a Suíça Italiana (bom para que vem de Milão).
As cidades hubs (Zurique e Genebra), justamente por serem mais urbanizadas e com menos cara de vilarejo suíço (por favor, os fãs dessas cidades não me crucifiquem por isso!), foram descartadas em termos de hospedagem e ficaram só como passagem mesmo.
Meu roteiro ficou então assim: Zurique--> Lucerna--> Berna-->Interlaken-->trem panorâmico--> Montreux. Veja o meu roteiro abaixo:



Detalhe importante: o roteiro foi feito TODO de trem (mais sobre isso na seção "deslocamentos"). Infelizmente, o google maps só me permite fazer rotas com mais de uma cidade usando rodovias. Logo, ele deve servir apenas como referência e para vcs perceberem como é fácil atravessar o país. Tenham em mente, portanto, que o mapa não é totalmente preciso, pois não retrata o percurso adotado pelas ferrovias.
subida ao jungfrau no inverno

Voltando ao roteiro, cheguei em Zurique e fui direto para Lucerna. Nada como contar com uma estação de trem dentro do aeroporto!!! País desenvolvido é isso aí!!!

Montei minha primeira base em Lucerna, cidade recomendada por 10 em 10 blogs como sendo a mais suíça de todas as cidades. Quer saber? Pura verdade! Foi a cidade beira-lago perfeita, me proporcionou familiarização completa com o modo de vida suíço, me permitiu fazer um passeio de barco por um dos mais lindos lagos que já vi e serviu de base perfeita para o primeiro passeio de montanha. (vide seção "o que fazer").

podia faltar o fondue?

No caminho de Lucerna à Interlaken, não podia deixar de seguir uma das muitas dicas do Ricardo e conhecer Berna. Vale muito a pena fazer um pitstop providencial de algumas horas na bela capital do país, também riquíssima em marcantes características suíças e tradições que remontam de tempos antigos (idade média).

Em Interlaken, usei e abusei da cidade como base perfeita para visitar vilarejos de montanha (Grindelwald, Lauterbrunnen, Wengen) no caminho para o famoso e imperdível passeio ao "top of Europe"(a majestosa montanha que compõe o circuito Jungfrau).

topo do jungfrau - mirante que vc já viu em filme do 007
A partir de Interlaken, peguei uma das três principais rotas panorâmicas que o país oferece e que se encaixou como uma luva no meu roteiro, a Golden Pass Line. Esta rota,  feita num trem mais do que tradicional, estilo belle époque, me levou à última cidade (também beira-lago), já na Suíça Francesa: Montreux. A redundância no caso (duas cidades beira-lagos) foi perfeita, porque uma cidade (Lucerna) era tipicamente alemã, enquanto a outra (Montreux), totalmente francesa. Contraste notado não só na língua base, como também nas características das cidades e até no povo.

trem da rota panorâmica - tradição
Por fim, de Montreux, um trem para Genebra margeando outro maravilhoso lago e passando (apenas de passagem) por cidades belíssimas, como Vevey (com direito a pitstop) e Lausanne.

promenade em Montreux

Ufa!! Parece cansativo, mas não é. O ritmo é tranquilíssimo. As cidades são pequenas, facílimas de serem conhecidas a pé, mesmo no frio. Aliás, o frio até ajuda nas andanças!!! Com um bom refill periódico de chocolate e queijo na mochila vc anda, anda...e mal sente o cansaço.

não dá para resistir

Grana??
Sim, a Suíça definitivamente não é um país barato! A moeda, franco suíço (CHF), é valorizada. Quando viajei, 1 CHF = R$2,75. Menos que o euro e um pouco mais do que dólar. Mas, o problema é que hotel e comida, principalmente, são itens caros. A dica para economizar sem prejudicar sua viagem é novamente "planejar" bem. A escolha de hotéis com um bom café pode lhe poupar um almoço mais caro. Usar e abusar dos ótimos itens de supermercado (Migros e Coop que estão em toda a parte) é uma ótima alternativa para se comer bem (escolhendo nos mercados itens típicos da culinária suíça!!), sem gastar muito. Deixe os restaurantes para as refeições especiais....aquele fondue ou aquela raclette inesquecível...rsrs

passeios relaxantes
Os estabelecimentos costumam aceitar euros, mas com conversões pouco amigáveis. A melhor dica é trocar seus U$ ou euros por CHF nas estações de trem ou em caixas automáticos em bancos suíços. No banco "Migros", vc pode colocar uma nota de U$100 em determinados caixas automáticos que efetuam a troca, com melhor cotação e sem qualquer taxa extra.    
Saquem a cor da água dos lagos!!!

ONDE FICAR

Represa de Lucerna
Infelizmente, a Suíça (ou as cidades que visitei) não é muito rica em hotéis B&B e nem aluguel de casas (estilo AirBnB ou tripadvisor flipkey). Assim, meus amigos, não tem jeito! Tem que apelar para o booking.com, ver bem os comentários, se é perto/longe das estações, se tem ou não café, e claro, o preço!! De uma forma geral, dei sorte com os hotéis! Todos corresponderam! Mas não foram baratos!

3500 m de beleza!

Em Lucerna, fiquei no hotel restaurant stern Lucern. Seria ótimo, se não fosse o wifi que deixou a desejar. Com sorte, eles já resolveram o problema! Localização boa e café idem.
hotel em Interlaken

Em Interlaken, fiquei no espetacular hotel royal stgeorges interlaken mgallery-collection. De cinema! Tradicional, confortáveis acomodações, café espetacular. Ótimo ponto.

hotel em Montreux
Em Montreux, fiquei no villa eden palace au lac, com uma vista linda, confortável, espaçoso, num ponto mais do que nobre da cidade, mas não tinha café....o que não chegou a ser stress, porque tinha um migros a poucos metros.

DESLOCAMENTOS

andar de trem é tudo de bom na Suíça - fácil e eficiente
Bem amigos, no inverno, nunca é bom dar chance para o azar, né mesmo?!! 
Além disso, se o próprio povo suíço usa e abusa da espetacular rede ferroviária, por que vc vai querer inventar e alugar um carro?

paisagem alpina onde os trens passam sem problemas no inverno

Definitivamente, é muito fácil andar de trem na Suíça. 
Primeiramente, porque as estações invariavelmente estão no centro das cidades e vilarejos, permitindo que vc faça tudo a pé a partir delas, mesmo que vc vá esquiar!!

trem vs trenó (sledge) - vale tudo para aproveitar a neve

Em segundo lugar, porque aspectos como organização, limpeza, pontualidade, facilidade de compra de bilhetes, acesso, outras facilidades (guarda-bagagem, lanchonetes etc.) fazem das estações verdadeiros núcleos urbanos de referência. 

Vc pode andar de bike pelas cidades também
Na minha opinião, em relação a outros países da Europa, onde os trens também são importantes, a Suíça se destaca por tratar esse meio de transporte com mais carinho e zelo. Provavelmente, por depender mais dele ou simplesmente por ter um povo que respeita e valoriza mais a questão da mobilidade urbana......ah.....se pudéssemos aprender com esses caras....!!!

estação de trem em Lucerna - autosuficiência

Comprar ou não o Swiss Pass?

igualzinho ao trânsito do RJ
Se vc pensa em viajar à Suíça, certamente vc já ouviu falar nesse pass mágico, certo?
Bem, se não ouviu, vc pode visitar esse site aqui: http://www.swiss-pass.ch/

Quando o sol descobre as casinhas....
Tem pass para dias consecutivos ou não, para casais que viajam junto, descontos para crianças...enfim, uma variedade grande de opções e descontos diferenciados. Não é barato!! Lembre-se sempre: vc está na Suíça!

Grindelwald - belíssima
Mas, pode ser uma mão na roda para vc, principalmente, se vc não quiser se preocupar em comprar passagem na estação.

Kleine
Financeiramente, uma maneira rápida de ver se vale a pena é dividir o valor do pass pelo número de dias que ele dá direito. Compare o valor resultante com o preço das viagens de trem (ônibus vai ser raro) que vc gostaria de fazer naquele dia. Para saber esses preços é bem simples! Basta visitar o site da cia. de trens SBB http://www.sbb.ch/en/home.html e fazer a simulação do itinerário. O Ricardo mais uma vez dá uma fantástica aula sobre isso no seu blog. roteiros-trem-suica-swiss-pass.
Pessoalmente, não comprei o swiss pass. Fiz as contas e vi que não valia para mim, mesmo considerando os descontos que o pass dava em alguns passeios.


Outras facilidades

As estações aceitam pagamentos em cartão nas máquinas automáticas (auto-explicativas) ou dinheiro.
Existem ainda os tkts de trem supersaver que podem ser comprados via Internet para algumas rotas e alguns horários, com o inconveniente de uma vez comprados para um dado horário, vc não pode trocar, como no caso dos tkts normais. 

queijos e mais queijos - experimente todos!! São baratos e deliciosos!!
Como ocorre na maior parte das estações da Europa, vc pode guardar bagagem nos lockers automáticos e bater perna (bem mais leve) nas cidades. O que achei legal é que eles também oferecem um serviço de "fast baggage" em que vc pode mandar a sua bagagem para o destino final e ficar curtindo o pitstop intermediário sem as malas. Depois, é só coletar as malas no destino final, desde que vc não passe das 19:00...depois disso, só no dia seguinte. Tem também o serviço de checkin de avião na estação de trem!! Isso mesmo. Por exemplo, vc vai viajar de avião, saindo de Genebra à noite. Ok, sem problemas. Vc faz o checkin em qualquer estação de trem pela manhã, pega seu cartão de embarque e fica livre para fazer o que quiser, sem as malas....aparece na estação na hora do vôo e só pega as malas no seu destino final.....muito show, né!!???

paixão na montanha

O QUE FAZER

Bom, como falei antes., se eu soubesse que a Suíça era tão legal, certamente teria planejado ficar mais tempo, principalmente para curtir uns bons dias de esqui nas suntuosas estações.
Teria também feito as outras rotas panorâmicas (Bernina Express, Glacier Express) que não fiz e teria visitado as cidades de Appenzell e Saint Moritz. 
Cisnes se deliciando nas águas limpas de Lucerna
Não dá para querer fazer tudo, né?!! E, vcs conhecem o meu lema: sempre deixo de fora do roteiro um lugarzinho...para dar aquela vontade de voltar....rsrsrs.

Vista do lago Lucerna do topo do Rigi

Mas, fiz muita coisa!! E acho que deu para ter uma ótima visão do país, de sua cultura, de seu povo e conhecer várias de suas belíssimas paisagens. No final, é isso que importa, certo??!!
Então, vamos a uma breve descrição de algumas das aventuras que vivi:

SUGESTÕES PARA LUCERNA


família - amo muito tudo isso!

- Passeio Classic Rigi (5 hour trip) - Sensacional. Combina passeio pelo belo lago Lucern, trenzinho de montanha, vista de cinema do topo da montanha (2.000m), brincadeira de neve no topo (curti muito o trenó), e teleférico na volta. Mais info aqui: classic Rigi round trip

trem que leva ao cume do Rigi
Topo


The Rigi roundtrip is free with the Swiss Pass. Tickets available at the Lake Lucerne SGV boat company, Lucerne. You can start at 9.12am, 10.12am or 12am with connection in Vitznau. The boats depart at pier 1, opposite railway station. 

Weggis no caminho - cidadezinha de interior...muito legal!

Combina travessia do lago (de Lucerna a Vitznau), trem de montanha e teleférico (ao pico do Monte Rigi) e travessia de volta (de Weggis a Lucerna). Boat trip: Lucerne – Vitznau and Weggis – Lucerne. Then, Uphill Vitznau – Rigi Kulm, downhill Rigi Kulm – Rigi Kaltbad by cogwheel railway.

visual do passeio de barco - Vitznau

Restaurante/hotel no topo do Rigi

Finally, Downhill from Rigi Kaltbad – Weggis by aerial cable car. Boat trip in 2nd class, no division into classes on Mt. Rigi Railways (CHF 90 without Half-Fare travelcard; CHF 54.50 with Half-Fare travelcard)

Descendo de teleférico para Weggis
- bater perna em Weggis

Beira do lago em Weggis
Weggis
- Chapel Bridge (Kapellbrucke) – ponte de madeira, cartão postal da cidade
ponte da capela
igreja jesuíta
- praça do mercado do vinho (Weinmarkt)
relógio - muro da cidade




















- igreja jesuíta (Jesuitenkirche); torres gêmeas da Hofkirche


Leão moribundo
de emocionar
- monumento do leão moribundo (atrás do restaurante "old swiss house")

coisas de old town
- passear por Old Town – Lojas, cafeterias, ambiente agradável, estilo idade média.

visual de old town

- Lake Luzern– talvez seja melhor fazer no contexto do passeio para Rigi


Monte Pilatus. Não fiz, por ser passeio de montanha, parecido e menos completo que o Rigi.  
sledge fun
- Descer montanha abaixo de trenó (sledge) - emoção e diversão na medida certa. 

sledge fun

rola até competição!!

SUGESTÕES PARA BERNA


Berna - rua principal
As construções da cidade antiga se alinham em três ruas perfeitamente paralelas que partem do entorno da estação central e se encontram na ponta da península, já a caminho da ponte principal. 

rio que banha Berna

Longas arcadas protegem os moradores (e visitantes) das intempéries. 

xadrez ao invés de dama ou sueca...cada povo tem o jogo que merece!! rsrsrs

Do outro lado do rio fica o Parque dos Ursos, onde ursos podem ser observados (por ali há um ótimo biergarten (cervejaria), o Altes Tramdepot). Dei azar. Na minha visita, os ursos estavam hibernando...coisas do inverno! Faz parte!

parque dos ursos ao fundo

- Rose Garden - visão panorâmica da cidade

vista de cidade do Rose Garden

- Clock Tower (Zytgloggle)


- Casa de Einstein

Einstein
Parece fácil...bem, para ele era!!!
- Basílica da cidade e feirinhas das ruas principais de Old Town (one of the longest covered shopping promenades in Europe. Find the latest European fashions, lots of cozy cafes and restaurants and endless people watching).

catedral de Berna
porta da catedral de Berna

SUGESTÕES PARA INTERLAKEN(OST OU WEST)


estação de trem de Interlaken (OST - leste)
Como diz Ricardo Freire ( e eu repito) : "Interlaken é o principal centro do turismo alpino suíço — simplificando bastante, e em bom português brazuca, é a Bariloche da Suíça".

Interlaken - cercada por montanhas majestosas.

O diferencial da cidade é a localização. Interlaken significa obviamente “entre lagos”, pois fica justamente entre os lagos Brienz e Thun


A cidade é como se fosse um vale, cercado por montanhas enormes — Eiger, Mönsch e Junfrau. Me senti um verdadeiro hobbit num dos vilarejos dos filmes...rsrs 

passeios a escolher

É o ponto ideal portanto para você conhecer  as chamadas ”terras altas de Berna” ou, popularmente, falando, os principais alpes suíços.

Circular por Interlaken à tardinha e à noiteé tudo de bom!! 

vale perfeito para esportes radicais como parapente
People watching, descidas de parapente no por do sol e um vaivém de turistas dão uma ótima sensação de balneário alpino. A cidade é fácil de andar, com ótimos restaurantes, local ideal para vc traçar aquele fondue, lembra??!! Os lagos fazem um belo pano de fundo, contrastando com a neve que decora as imponentes montanhas que cercam o vale, e passeando pelo canal que interliga os lados, vc está no meio do "point". 
parque em Interlaken

- teleférico que leva à Harder Kulm - não é um cume tão alto, mas tem uma vista privilegiada dos lagos.

Lauterbrunnen

Jungfraubahn ("top of Europe")


vista panorâmica do topo de Jungfrau

Para mim, uma das sensações da viagem. Passeio caro, mas sensacional!!! Vista incrível!! Vilarejos lindos no caminho ao topo. Sem mais palavras. 


Tudo começa vc checando a meteorologia no dia anterior. Para vc curtir integralmente o passeio, o tempo tem que estar claro (com poucas nuvens). Caso contrário, poderá jogar dinheiro fora!! 
3571m de beleza!
Note que eu falei claro e não calor! Lembre-se, vc vai subir a quase 4.000m!! Prepare-se para o frio!!! Só que um frio gostoso....e muito tranquilo de suportar com a infra oferecida!!
mapa do circuito

O ideal, para o dia render mais, é começar o passeio cedo, saindo da estação de Interlaken ost, onde vc também vai comprar os tkts e receber as explicações pertinentes de simpáticos funcionários da estação (totalmente preparados para receber turistas!!).  O circuito é circular. 

trem do primeiro percurso de Lauterbrunnen à Kleine Scheidegg

Vc sobe por um lado da montanha e desce pelo outro. A dica é subir por Lauterbrunnen e descer por Grindelwald. Em Lauterbrunnen, vc troca de trem para Kleine Scheidegg. 

Wengen - paraíso de ski no meio de caminho

No caminho, passa por paisagens de cinema, principalmente em Wengen, a 1.300m de altitude, uma cidadezinha simplesmente linda, na beira do precipício. 

prepare-se para o frio!! 

Em Kleine Scheidegg, a 2.060m de altitude, já com temperaturas certamente negativas, vc pega o trem que finalmente te leva ao topo, chamado de Jungfraubahn. 


A viagem desde Kleine Scheidegg leva uma hora. A maior parte é feita dentro de um túnel, escavado nas rochas...uma bela obra de engenharia que justifica (um pouco) o alto preço do tkt. 

trem do último percurso até o topo

Na ida, há duas paradas para apreciar os montes nevados em mirantes envidraçados. Depois do segundo túnel, já a 3.500m de altitude, você está em Jungfraujoch (o “pé da montanha mais famosa Jungfrau”). 

visão da parada do primeiro mirante

Neste local, criaram um "circuito"ótimo para vc conhecer bem o belíssimo local e poder se deliciar com vista dos outros picos, do Eiger e do Mönsch, além das gigantescas geleiras alpinas. 

é gelo que não acaba mais!

Para percorrer o circuito, vc vai levar cerca de 1 hora, com as paradas para as fotos obrigatórias no castelo/palácio de gelo, no restaurante giratório e no mirante principal ao ar livre. Se sentir cansaço, lembre-se que vc pode estar com pouco O2 no sangue....pare, descanse e continue. Se puder, tome um café para dar aquela animada!! rsrsr.

É para admirar e não esquecer

Na volta, vc desce de novo à Kleine Scheidegg e de lá pega o trem para Grindelwald que, aliás, é um vilarejo de montanha com uma beleza de doer os olhos. Ótimo point para montar uma base para esquiar....aliás, as pistas são um capítulo a parte!! Gigantescas, majestosas....tem pista de trenó de 7km de extensão...precisa falar mais??
conquistando o topo do topo...frio pacas...-15C!!!!!!!

palácio de gelo
esculturas no gelo
é gelo mesmo!!
olha o esquilo da Era do Gelo...rsr
vai um gelinho aí?

INTERLAKEN → MONTREUX (GOLDEN PASS LINE = trem panorâmico)


Horários:  Golden Pass Line normal: Interlaken (09:08) → Zweisimmen (10:19)

planejando a rota panorâmica
Troca de trem para 
a) Golden Pass Line panorama: Zweisimmen (10:25) → Montreux (12:13) ou 
b) Golden Pass Line classic: Zweisimmen (11:05) → Montreux (13:13)

percurso da rota

O trajeto entre Montreux e Interlaken é feito em mais ou menos três horas. 

trem tradicional
passeio à moda antiga















Vc sai de Interlaken, curtindo a paisagem linda dos lagos. Chegando à Zweisimmen, deixa-se o vagão comum e vc tem a opção de pegar o trem panorâmico Panorama ou Classic. O Panorama é mais moderno, com janelão e o Classis é mais tradicional. Fui de classic.

Veja diferenças aqui: golden pass.
decoração belle époque - elegância!!
Em ambos os casos, a rota é a mesma. Belíssima, principalmente quando vc passar por Gstaad (cidade do ricaços!!) e quando vc estiver chegando à Montreux, com a visão do lago genebra. Show!!

visual do passeio...sacou porque a rota é panorâmica?? Lago Thun

MONTREUX


chegando à Montreux pela rota
Qualquer semelhanca com a Cote D'Azur é mera coincidência. Parece que vc está em Nice ou Cannes, mas com um glamour Suíço....rsrsrsr... 
caminho florido da promenade em Montreux
curtição nesse passeio....

A orla do lago, a famosa promenade, é um ambiente agradabilíssimo. Aqui, devo admitir, que a primavera deve dar um tom belíssimo à cidade superior ao tom (já belo) de inverno. 

E mais águas cristalinas - Lago Leman

O clima é mais ameno, bem mediterrâneo mesmo.

Parece Cannes...

A estátua do Freddie Mercury, antigo morador ilustre da cidade, dá um clima musical à cidade que certamente deve bombar durante o famoso festival de jazz.

Foto com um dos reis do rock - Queen!!!

A orla do lago é decorada com árvores, flores e deve ser curtida à pé....de preferência com um sanduba de baguete na mão....rsrsrsr. 

Uma ida à cidadezinha de Vevey é quase obrigatória. Lá, o morador ilustre foi Chaplin...

Vevey

Chaplin - ex-morador ilustre de Vevey

O Castelo de Chillon é uma atração à parte. Majestoso e simpático. Tradicional. 

visual da torre do Chateau du Chillon

Bem legal, mesmo. Cinco minutinhos de ônibus (numero 1 - direção Villeneuve) e dá também para ir caminhando, são 3 quilômetros pela promenade beira-lago. 

lindo castelo de Chillon
Vista linda do topo do castelo!!

Bem, amigos. Desculpem-me pelo extenso post!! 

vai deixar saudades

Mas, espero que as info/dicas tenham sido úteis e os motivem a uma visitinha a esse belo país!!
Fiquem com mais umas fotos de despedida...viagem que sempre deixa saudades!
Abraço e até a próxima!!




































DUBROVNKI (CROÁCIA): EU QUERIA TER UM TRONO AQUI!

$
0
0

DUBROVNKI - A PÉROLA DO ADRIÁTICO OU KING'S LANDING (para os íntimos!)


Se já veio aqui há muito tempo, está na hora de voltar.

Se vc ainda não ouviu falar, garanto que é questão de tempo.
Se já ouviu falar, vou logo adiantando que é TUDO VERDADE!!


Se acompanha a série da HBO “Game of Thrones”, certamente vc já viu alguns lindos cenários da cidade, mas talvez não tenha se dado conta que boa parte das cenas externas de “King’s Landing” são gravadas ali.


Então, meus amigos, espero que eu ajude a convencê-los que incluir a cidade de Dubrovnki no próximo roteiro de viagem pela Europa será quase uma obrigação.


Por que? Como assim? Fiquei maluco? Talvez..... ;-)

Strada
Mas, reflitam um pouco comigo!
Vcs já imaginaram uma cidade com ares verdadeiramente medievais, mas com a elegância e o charme de Paris ou Praga?


E uma cidade rodeada por torres (aquelas de tabuleiros de xadrez) e cercada por uma bela e longa muralha, que resistiu ao tempo e a várias guerras, onde vc passeia como se sentisse responsável em defender toda aquela beleza intra muros?

Descida do hotel - vista chata...kkk
Deu para ter uma ideia?

Fun at night
Ainda não? Tá bem!!

Então, coloca essa cidade na beira de um mar Adriático com águas cristalinas, com barquinhos entrando e saindo...lembrando as ilhas gregas!!


E para completar, encha essa cidade de igrejinhas e museus, de um labirinto de ruelas no estilo de Veneza, de praças charmosas, restaurantes e barezinhos transados, sorveterias (ah...os turistas e os sorvetes!!), lojinhas charmosas de souvenirs e um chão branco de pedra sabão/mármore que reflete o azul do céu...é poético mesmo, pode acreditar!!!

Fonte Onofrio
Acrescente, por fim, um clima super agradável, com uma brisa permanente que ameniza o calor inclemente, e um alto astral de dar inveja, mesmo quando a cidade está apinhada de turistas...


Melhorou?! Aposto que sim!!! ;-)


Notaram as referências com outras cidades europeias marcantes? Paris, Praga, Veneza... e até ilhas gregas?


Não é exagero!! Dubrovnki é muito legal! A Croácia é muito legal!


E o melhor, se vc planejar bem a sua viagem, a cidade serve ainda de um ponto de início ou fim de passeio pelo belo país que é a Croácia, com seu povo simpático, alegre e bem receptivo aos turistas.


Infelizmente, por falta de tempo ou talvez pela própria desconfiança de que havia super valorização nos comentários, fiquei só com a cidade de Dubrovnki e o belo litoral que leva à Split. Entretanto, já estou decidido que voltarei numa outra oportunidade de férias para conhecer outras cidades deste belo país.

 
Vai por mim! Vale muito conferir! Veja pelas fotos e tire suas próprias conclusões.

ONDE FICAR


Dubrovnki, como toda cidade que vem ganhando rapidamente fama internacional, está cada vez mais cara para se hospedar. O rango não é caro, mas dormir pode ser.


Existem hotéis dentro de Old Town. Obviamente, eles são bem caros, glamorosos, mas  sem muita infra, pois não há muito espaço livre.

Pile Gate

Pessoalmente, acho bobagem pagar mais para ficar em Old Town.
Existem vários hotéis e casas (airbnb, tripadvisor e mesmo booking etc.) bem perto da parte de fora das muralhas (walking distance) que são bem mais baratas e contam ainda com mais espaço e infra.
Optei por casa alugada (old town view apartments) pelo booking e não me arrependi.


Local impecável, visual incrível e na “boca do gol” (chegava andando em Old Town em 5 min), sem pagar os olhos da cara. Melhor impossível!!!


Ainda contava com estacionamento que era importante para mim já que seguiria viagem dali de carro para Split. Claro que tinha que enfrentar uma escadaria para chegar à Old Town, mas era até bom para aumentar a capacidade aeróbica...kkkk


Li outros relatos em blogs de pessoas que optaram ficar ainda mais longe, perto de Lapad ou do porto novo. Vantagem: ainda mais barato. Desvantagem: necessidade de fazer um “commuting” frequente de busum para Old Town, em situações nem sempre confortáveis (ônibus lotados de turistas, filas e no calor).

DESCOLAMENTOS E COMO CHEGAR


Chegamos de avião, vindo de Frankfurt. Mas, o pequeno aeroporto de Dubrovnki recebe vôos de todas a principais cidades europeias. O aeroporto fica a cerca de 30 min da cidade e não existem muitas opções baratas de transporte até Old Town. Resumo: reserve seu transfer com seu hotel ou prepare para cacifar um táxi que não ficará menos de 30 euros por corrida.


Na cidade, os principais deslocamentos são a pé. De busum, só para quem for ficar afastado de Old Town. O busum é barato (1,5 euro) mas com os inconvenientes mencionados acima.

futebol - paixão nacional
Tem ainda uma galera que chega de cruzeiro no porto novo. Não posso falar muito sobre isso, porque não tive a experiência. Viajar de cruzeiro sempre tem seus pros e cons. Mas, em termos de deslocamento, esse pessoal também fica dependendo do busum para ir para Old Town. Está sacando como lota o busum?

feirinha

O QUE FAZER


Meu conselho para aproveitar bem a cidade é tentar sempre começar pela cereja do bolo.
Suba as muralhas de “Old Town” bem cedo pela manhã ou no fim da tarde para evitar a horda de turistas e para não ser tão castigado pelo sol.


Optamos por ir bem cedo e não nos arrependemos!


O percurso é de cerca de 2km de muralhas, fácil de ser percorrido e rende dezenas de fotos inesquecíveis de cinema. Vc pode entrar no percurso em vários pontos. Escolhi o Pile Gate por estar mais perto de onde estava hospedado.  Outros sobem pelo Ploce Gate. Veja o mapa abaixo.


Independente do ponto de entrada, o fato é que a caminhada nas muralhas serve para dar uma visão geral, de topo, da velha cidade (Old Town), onde grande parte das atrações turísticas se concentram.


Terminado o passeio, SE PERCA dentro da cidade!


Entre e saia das lojinhas, de preferência tomando um sorvete.  Ah...os turistas e a eterna paixão pelos sorvetes...kkk


Visite as igrejas e as praças.


Destaques: 
Catedral de S. Brás (1706), uma igreja Barroca com um impressionante tesouro; Forte Lovrijenac; a terceira mais antiga farmácia do mundo (1317); Portão de Pile (1537), a entrada para a cidade antiga; Portão de Ploce; Torre Minceta (1319); Fonte de Onofrio (século XV); Igreja dos Franciscanos; Convento de Santa Clara (século XIII); Coluna de Roldan; Palazio Sponza (1516), um exemplo de arquitectura Renascentista; torre do Relógio, com mais de 30 metros de altura.


Sente nos degraus das escadas da igreja e faça um bom e divertido “people watching”.


“Taca-lhe o pau” na sua máquina fotográfica e tente eternizar os diversos cenários que farão os seus olhos ficarem deslumbrados.


Passeie de bobeira nas feirinhas típicas, com seus simpáticos vendedores croatas. Vc se sentirá na Idade Média, fazendo escambo....kkk


E quando você se cansar, escolha um ou dois bares para fazer seu pit stop estratégico, de preferência degustando frutos do mar, uma boa massa ou uma pizza, regados por cerveja croata ou um vinho.

Dicas de Restaurante: Mea Culpa (bom, bonito e barato para massas, pizzas e saladas) e Lokanda Peskarija (para frutos do mar)


No dia seguinte ou no mesmo dia no fim de tarde, não deixe de subir o bondinho (teleférico) e curtir o visual de cima da cidade, tentando imaginar como ela resistiu a tantas tentativas de invasões e bombardeios ao longo dos tempos.


Se tiver mais dias, use a cidade para seu ponto de partida para um cruzeiro de barco pelas ilhas próximas. Existe um número grande de opções de passeios: com ou sem rango incluído, com ou sem barco pirata (tipo galeão espanhol), lancha rápida ou não; uma ou várias ilhas, com ou sem pernoite, passeio de poucas horas ou de dia inteiro etc. Aqui, caberá a vc analisar o seu tempo disponível e avaliar se vale a pena encaixar no seu roteiro.

Kolocep
Minha opinião? Se vc vai seguir viagem pela Croácia explorando outras ilhas de baladeiros (Hvar, Bol, Korcula etc.), talvez não valha a pena fazer “cruising” a partir de Dubrovnik, pois vc já vai curtir uma prainha nessas ilhas anyway.

Sipan

Mas, se sua viagem não incluir esses outros passeios, vale muito a pena pelo menos conhecer uma ilha para entrar no climão da “Pérola do Adriático”.


Optei pelo passeio pelas Ilhas Elafiti que são três: Kolocep, Sipan e Lopud. Os “stops” nas ilhas não são longos, mas o passeio é bem relaxante.

Sipan

Comparadas com as praias Caribenhas ou mesmo gregas, as praias croatas em si não são nada demais...mas a água...ah, a água...!!!! Simplesmente cristalina!!!

Sipan

A grande maioria das praias tem muitas pedras que dificultam o deleite na beira-mar. Alguns loucos chegam a ficar em precipícios para curtirem uma “prainha” ou usam escadinhas de piscina estrategicamente colocadas sobre as rochas para facilitar o acesso à agua. Chega a ser engraçado, mas faz sentido.

Lopud
Ou seja, leve sua sunga/biquíni mas não espere dar “tchibum” em todas elas....escolha o momento certo!

Sunji beach
Pensando bem, essa decisão vai depender do calor, do seu nível alcóolico e, acima de tudo, de sua vontade de mergulhar nas águas cristalinas do Adriático, é claro.... ;-)

Sunji Beach - com direito a nudismo
Para não dizer que são só de pedras,  nas cercanias de Dubrovnki, a ilha de Lopud tem uma praia (Sunji beach) com areia mais fina (não branca!!) que ainda conta com uma área de nudismo meio fora do hot set das baladas... (WTF??!! Vai entender?)

Lopud
Outra opção de passeio de barco é até uma ilha bem próxima da cidade: Lokrum. Mais deserta e não menos relaxante. É para saltar do barco, alugar uma bike e rodar a ilha, parando num ponto de mergulho.


Se vc optar pelo passeio marítimo e der sorte de pegar uma “crew” e uns tripulantes legais, ainda será mais divertido.  Ah... vale dizer que o passeio não é caro! Custa cerca de 40 euros, incluindo o rango. E as paisagens dizem se valem ou não a pena! Tire sua própria conclusão....


Dubrovnki também tem umas praias urbanas que ficam bem movimentadas. A principal, Banje, fica bem perto de Old Town. É o mesmo esquema já comentado. Beira-mar de pedras, águas cristalinas e com infra de cadeiras/barracas pagas no esquema de clube de praia.


Vou agregar aqui nas coisas para fazer um passeio de carro pelo litoral da Croácia. A vista é simplesmente ESPETACULAR. Para onde vc olhar, vê paisagens belíssimas.

Brela
Uma espécie de mistura perfeita da Highway 1 (California) com a Av. Niemeyer (Rio de Janeiro).  Got the Picture?


Nesse contexto, fui de carro de Dubrovnki até Split, passando pela fronteira da Bósnia. Infelizmente, sequer carimbaram meu passaporte na Bósnia. O guardinha da fronteira só deu um sorriso maroto quando viu que eu era do Brasil, arriscou um português e felizmente não falou de futebol e do nosso fiasco na Copa.....kkkk.


As estradas são impecáveis, bem sinalizadas e vc pode/deve parar no caminho, escolhendo belas praias para fazer um pitstop para fotos, café, sorvete ou simplesmente admirar a paisagem. Sem parar, daria cerca de 4 horas.


Fiz uma parada na praia de Brela para jamais esquecer.


Parecia Monte Carlo, só que bem mais tranquila e sem aquela ostentação típica de Mônaco.

A CEREJA DO BOLO

A cereja do bolo ocorre quando você está passeando desavisado pela cidade, tomando aquele sorvete e se depara com uma grande equipe de Hollywood filmando cenas para temporada de sua série de TV favorita (“Game of Thrones”).

Tá bom!!! Tá bom!! Já tinha lido que haviam filmado outras temporadas aqui. Mas quais são as chances de vc estar no momento certo, no local certo durante sua viagem de turismo??!!!???

Não sou do estilo que aprecia qualquer tipo de tietagem, pois, acima de tudo, respeito a privacidade do momento de trabalho dos atores/atrizes, mas confesso que ao me deparar diante de tanta sorte, não resisti em entrar no clima dos paparazzi e tentar dar um “furo” de filmagem.


Quem sabe não encontrava alguém da família Lannister? Só a Cersei já bastava....rsrsrrsrs.  Infelizmente, não encontrei nenhum ator famoso e fui barrado pelos seguranças do set de filmagem algumas vezes, mas só ver “ao vivo” os figurantes sendo devidamente preparados e fantasiados para as cenas já foi muito gratificante.

O pior é que depois li na Internet que a Cersei iria filmar nesse dia cenas de topless e estava um stress danado para isolar o local. Entendi um pouco porque os seguranças estavam loucos com os turistas...E eu achando que era um bom paparazzi porque consegui fotos dos figurantes....rrsrsrsrs. A Cersei não sabe a repercussão que ela perdeu se esse furo vazasse para os fãs brazucas. ;-)


É isso aí pessoal! Abaixo, mais algumas fotos para vcs se animarem! Abc e até a próxima!







 






Ploce Gate
























MUNIQUE NA OKTOBERFEST - POR QUE NÃO??

$
0
0

MUNIQUE -  PROST!!! PROST!!! MIL PROSTS PARA ESSA CIDADE ALTO ASTRAL!!


Se vc quer conhecer a Alemanha, recomendaria, sem sombra de dúvidas, começar por Munique, até antes de conhecer Berlim. 

Quer saber o porquê? ok. "Embarque" no post e tire suas próprias conclusões!

Claro que Berlim tem seus muitos encantos e não deve ser dispensada. Mas, sinceramente, acho que a bela capital é muito mais marcada pela história recente de união das Alemanhas (queda do muro, museus de guerra etc. ) do que propriamente pela verdadeira tradição alemã.


Já Munique....ah Munique é muito mais diversão! Munique é pura tradição alemã!
Vc se sente "bávaro" em cada esquina, em cada parque da cidade, em cada monumento...no suntuoso Allianz Arena... e nos "bier gartens"...ah, nos bier gartens vc simplesmente vira "pinto no lixo"...


Esses "bier gartens" que, ao pé da letra, seriam "jardins da cerveja" representam a tradução mais pura do estilo de vida dos alemães. É a praia dos caras!!! O bar da esquina, o boteco dos cariocas! O local preferido onde eles se reúnem, se divertem, conversam, riem, cantam e comem...comem....comem....e bebem...bebem.....bebem...kkkk. Tudo no maior alto astral!!



Também pudera, na minha modesta opinião, os caras fabricam, inegavelmente, a melhor "cerva" do mundo!!! Verdade, não sou um manguaceiro clássico...kkk, mas gosto muito de experimentar. Portanto acho que tenho alguma condição para avaliar e opinar! E lhes digo sem medo de exagerar: essa tal de Bavária é o paraíso da fabricação das cervejas!! Os caras têm história de cervejeiros e eu respeito muito isso! A leveza do sabor das cervejas e a combinação perfeita com os acompanhamentos (quitutes salgados) fazem vc imergir, com extremo prazer, no lado gastronômico do turismo.


E haja cerveja!! Os caras bebem muito!!! E para compor os tais acompanhamentos, haja pretzels gigantes, pães saborosos, batatas de todos os tipos, saladas diversas (geralmente baseadas em repolho), galetos gigantes e carnes diversas baseadas em porco. Aliás, cheguei a ficar com pena dos porquinhos na Alemanha. Os bichanos devem ter vida difícil. As deliciosas linguiças e os cortes variados das carnes de porco me levaram a ter uma leve crise de consciência (passou rápido, é verdade!!kkk) quanto à vida curta daquela espécie em terras germânicas.


Enfim, come-se e bebe-se muito bem em Munique e de forma muito descontraída, num clima para lá de agradável!!!

Acho que não é a toa que o melhor time de futebol do país (Bayern de Munique) é originário da cidade e que a maior festa do país (OKTOBERFEST) ocorra por aquelas bandas todo ano e irradie alegria para toda a Alemanha.


E por falar em festa, relembro a pergunta que é tema do post: será que conhecer Munique durante a Oktoberfest é roubada? Será?


Antes de responder, queria compartilhar o que achei da festa.

Não sei bem o porquê, mas, no meu imaginário, acostumei a associar a ideia de Oktoberfest a cidadãos bem comportados (?!!), do sul de Santa Catarina (Blumenau), dançando alegremente ao som de músicas típicas alemãs.


Nunca fui à Oktoberfest no Brasil, mas a imagem mais forte que vinha a minha cabeça era mais ou menos assim: aquelas senhorinhas rechonchudas, loirinhas, olhos claros, de bochechas rosadas, dançando com seus pares barrigudinhos, bigodudos, todos vestidos no melhor estilo da tradição alemã.

Sim, é claro que também imaginei muita cerveja rolando, guloseimas, azaração etc. Uma festa legal, cheia de gente bonita, porém meio que comedida comparada, por exemplo, com o Carnaval do RJ ou da Bahia. Vou logo enfatizando novamente que, por nunca ter ido, isso ERA apenas o que eu imaginava. 


Entretanto, o curioso é que, apesar de já terem me dito que eu estava redondamente enganado, jamais poderia imaginar que na Oktoberfest alemã original de Munique fosse algo muito diferente disso.


Cara, como eu estava enganado!!
A Oktoberfest na Alemanha é sinônimo de MUITA, mas MUITA festa, com um conceito de comportamento bem distinto do que eu pensava. Agora, não tenho dúvidas que no Brasil também não deve ser diferente!


Em poucas palavras, a Oktoberfest é uma gigantesca "quermesse". Um parque de diversões bem folclórico, gincanão mesmo, onde os aparentemente sisudos alemães (e alguns milhares de turistas) "soltam a franga", graças principalmente à ingestão de doses generosas de álcool.


A “sisudice” vai embora já no metrô indo para a festa ou nos bier gartens que se espalham pela cidade. Eu diria até que não existe "sisudice" nenhuma! Os alemães são, em geral, muito simpáticos, solícitos e, nesta época parecem estar mais amáveis ainda.


As pessoas respeitam e valorizam muito as tradições e o clima festivo. Eles não deixam que nada atrapalhe esse clima! Os caras parecem estar vestidos a caráter até para ir para o trabalho. Muito engraçado e, ao mesmo tempo, admirável como se orgulham das tradições!! Confesso que acho as roupas masculinas bem ridículas, mas quem sou eu para julgar...tradição é tradição!!!


E a festa segue com um tal de gente bebendo baldes de cerveja (vc entendeu bem...os canecos são de 1 L!!), comendo quilos de frango, linguiças de mil tipos, espetos de peixe, doces de pão de mel em formas de coração, amêndoas achocolatadas e açucaradas ao extremo, pretzels e pães gigantes....Tudo em grande quantidade!

Aí, para energizar a galera, colocam trocentos brinquedos irados e radicais num imenso parque de diversões que é montado especialmente para festa e cujo tamanho e “agressividade” dos brinquedos fazem inveja facilmente a qualquer Busch Gardens ou Six Flags Magic Mountain. Para os mais "moderados", existem ainda outros brinquedos, estilo saudoso Tivoli parque (xi, entreguei minha idade...kkk), e muitos brinquedinhos estilo gincana ou festa junina do interior. A garotada e os coroas "gatosos" metidos a jovem fazem a festa!! kkkk


E para fechar o ambiente com chave de ouro, eles lotam a área (que é enorme e maior que qualquer parque da Disney!!) com vários galpões (muitos galpões!!!). Cada um é patrocinado por uma marca de cerveja mais gostosa que a outra.

Os balcões ficam então lotados de "bebuns" (ou "wannabe bebuns"), sentados em mesas enormes (daquelas de picnic), batendo canecos lotados de cerveja e com umas bandinhas tocando músicas típicas no centro do grande salão, como se estivessem em coretos de pracinhas de cidade do interior. Pegou a imagem?!!

Eu falei bebuns sentados? Esqueçam!! No auge da manguaça, é um tal de subir nas cadeiras, nas mesas.... Velhos, jovens...TODOS, sem exceção!


Eu falei músicas típicas? Esqueçam!!! No auge da manguaça (que deve afetar certamente os músicos da bandinha tb!!), rola até rock n’roll pesado (AC/DC, Iron Maiden etc.). Um verdadeiro barato!!




E do lado de fora dos galpões, a festa come solta. É muita gente!! Muita gente circulando!!
Azaração rolando, claro!! Bebuns cambaleando, claro!!

Confusão??!! Brigas?? Problemas com transporte? Lixo?
Zero!!!
Organização alemã perfeita!!!....mais um gol da Alemanha!!! rsrsrs

Allianz Arena - casa do Bayern de Munique

A festa então rola o dia inteiro, por cerca de duas semanas, e alcança o clímax durante a noite. 

E onde fica Munique nisso tudo?


A bela cidade serve de pano de fundo perfeito para a diversão na festa!

Mas, afinal, é ou não roubada visitar a cidade na oktoberfest?
Dá para conhecer bem as atrações turísticas da cidade nessa época?


Definitivamente, não é roubada! Muito pelo contrário!
Como eu falei, a cidade parece ficar bem mais alegre! E as lotações causadas pela horda de turistas (alemães e não alemães) são bem acomodadas pela cidade que tem infra suficiente para suportar o excedente sazonal da “demanda” pelos seus encantos.Viva a boa infra de mobilidade urbana!!


E sim, claro que dá para conhecer muito bem as atrações turísticas. Até com mais gosto!! Sem problemas!! E atrações não faltam!! Veja mais no tópico "O que fazer".

Os próprios bier gartens, invariavelmente lotados nesta época, sempre parecem ter lugar para acomodar mais um nas suas imensas mesas de picnic.


Os hotéis, certamente mais caros nessa época do ano e ponto de maior criticidade em termos de planejamento de viagem, podem ser facilmente substituídos por casas/aptos alugados a preços bem mais em conta. Desde que vc providencie esse aluguel com pelo menos 3 meses de antecedência. Veja mais no tópico "onde ficar".


Então? Tá esperando o que? Prepare logo seu planejamento para a próxima Oktoberfest. Não deixe para última hora!

PROST!!! ( traduzindo: brinde "tim-tim" alemão de boa saúde!!)

DESLOCAMENTOS

Deslocar em Munique é facílimo. A rede de metrô subterrâneos (U-Bahn) e de superfície (S-Bahn) atende todos os principais pontos turísticos, os arredores da cidade e ainda o aeroporto.  


Esta rede também se conecta facilmente com a rede de trens, ou seja, vindo de avião ou de trem, vc estará bem servido.

Veja qual é o metrô mais perto de onde vc vai ficar e o resto é usar o bom senso na hora de pegar os trens. Não há qualquer mistério! Pelo contrário, para variar, há é uma grande inveja brazuca do nível avançado de mobilidade urbana numa grande cidade!


A compra dos tkts é feita com cash ou cartão de crédito em máquinas automáticas nas próprias estações. Como em outro locais da Europa, vc, como turista, pode optar por tkts que valem para um, dois, três ou mais dias e ainda para uma ou mais pessoas. Ah, vale na rede de ônibus e trams também!!


Avalie o que melhor atende ao seu planejamento, estando certo que esta opção de tkt turista é a mais econômica a partir de dois dias de permanência na cidade, principalmente se vc estiver com mais uma pessoa. Há outra vantagem que é a economia de tempo ao evitar compras constantes de tkts.


Não esqueça de validar seu tkt no primeiro embarque e mantê-lo em seu poder (a vistoria pode ocorrer de forma inopinada), notando quando expira. Não há catraca como em outros metrôs da Europa. O que vale ali é sua disciplina consciente para validar os tkts. Olha a "inveja" de civilidade batendo novamente...kkkk

English Garden

O tkt de/para aeroporto é diferente. Um pouco mais caro, pois é fora da área metropolitana. Mas comprado da mesma forma, em máquinas automáticas. Vc nem precisa cogitar outra forma de deslocamento de/para seu hotel. O metrô é disparado a melhor opção!

Só para lhes dar um parâmetro, o partner-day tkt de transporte (válido para grupo de 2 a 4 pessoas) de 3 dias custa 25,9E (preço de outubro de 2014) para todo o grupo.

ONDE FICAR



Se não fosse pela Oktoberfest, diria para vc escolher, de acordo com seu budget, um hotel/casa/apto nas proximidades da Marienplatz, onde tudo acontece. Entretanto, nesse período festivo, os preços das diárias dos hotéis decolam e a região da Marienplatz sofre uma especulação absurda!!! Faz parte da lei de oferta e da procura!


Solução?
A mesma que já venho adotando em várias viagens pela Europa: aluguel de casa/apto por curto período. Sai bem mais barato (mesmo na Oktoberfest!!!), é extremamente funcional e, se vc pesquisar bem, valorizando os comentários dos hóspedes anteriores, praticamente não há erro!


O fato de não ter café da manhã incluído, vc compensa facilmente fazendo compras divertidas nos mercados próximos ou tomando café nos ótimos bares/restaurantes da cidade. É um verdadeiro ganha-ganha!! Tanto é assim que as redes hoteleiras de vários países europeus (Alemanha inclusive) estão se mobilizando para tentar pressionar o governo para sobretaxar de alguma forma esse tipo de serviço (competidor) de hospedagem que está "roubando" a clientela de turistas.


Portanto, minha recomendação para Munique (com ou sem Oktoberfest) é que vc considere com carinho esta opção de aluguel de casas/aptos em curtíssima temporada.
Porém, para hospedagem na época da festa, só não deixe para fazer sua reserva muito em cima da hora. Três a quatro meses com antecedência é o período ideal. Sites recomendados: airbnb, tripadvisor (opção casas) e o próprio booking.com

O QUE FAZER


Sugestão para passeios em dois dias (dicas compiladas de vários blogs e do meu guia DK - Eyewitness Travel)

Dia 1– siga direto ao foco de turismo até a Marienplatz e aproveite uma das mais belas praças e conjuntos arquitetônicos da Alemanha. É nesta praça que fica o prédio da prefeitura (Neue Rathaus), construído em estilo gótico, e também o famoso relógio de Munique, que toca todos os dias às 11h da manhã e atrai uma multidão de turistas para ver seus bonequinhos dançando ao som da música folclórica bavariana. Acho sem graça, mas como turista, vc vai ter que conferir, certo??!! rsrsrs

Batendo a fome, a dica é caminhar alguns metros até o Viktualienmarkt, uma praça cheia de quiosques que vendem todos os tipos de petiscos e alimentos da região da Bavária. Local ideal para vc provar os quitutes locais, acompanhadas de uma bela cerveja. Os quitutes baseados em carne de porco, com casquinha crocante são imperdíveis! Esqueça um pouco o colesterol!! Vc está de férias!! kkkk

Viktualienmarkt
Pertinho desse mercado, fica a Igreja de São Pedro (Alter Peter), uma das igrejas do centro da cidade cuja torre está aberta à visitação.  Do alto desta igreja, depois de subir uma longa escadaria (que é cansativa, mas vale a pena!!), você consegue ver a Marienplatz de frente, a Frauenkirche (uma das igrejas mais emblemáticas de Munique - Cathedral Church of our Lady) e, se der sorte com o tempo, na linha do horizonte, o estádio de futebol Allianz Arena.


Depois siga caminhando até o Sendlingertor, um antigo portal da cidade que hoje concentra vários biergartens bem animados. De lá, continue caminhando até a Karlsplatz. É nesse trecho que começamos a perceber a transição da Munique antiga para a Munique mais moderna. 

Da Karlsplatz, é a vez de seguir até a Frauenkirche, passando pela Bürgersaalkirche e pelo famoso restaurante da Augustiner, uma das cervejarias/restaurantes típicos da cidade. Faça um bom rango ali regado a uma boa cerveja, antes de seguir até a Odeonplatz para conhecer a Theatrine Church, outra famosa e bela igreja, a casa de Óperas da Bavária e os jardins do Hofgarten.

Augustiner Brau

Dia 2 - Tire esse dia para conhecer outros lugares bacanas que merecem entrar no seu roteiro. Escolha de acordo com seu perfil de turista. Algumas opções:  castelo NymphenburgOlympiapark (complexo que recebeu parte das Olimpíadas de Munique), o famoso e emblemático Museu da BMW, o Museu de Ciência e Tecnologia e a emblemática Allianz Arena (estádio de futebol onde o Bayern de Munique manda seus jogos). Para quem é fã de futebol (como eu!!), ainda é possível fazer um tour guiado pelo interior do estádio e comprar souvenirs do time da casa. Para terminar o dia respirando ar puro, vá até a Chinese Tower, no English Garden, e aproveite para tomar mais algumas cervejinhas e comer pratos típicos alemães antes de voltar para seu hotel. Neste parque, não deixe de visitar o lado "sul" , onde surfistas competem nas águas gélidas de Eisbach desde 1972. Porém, só em 2010 as autoridades resolveram permitir a prática do surf naquela região. Surreal!! 


Detalhamento das atrações:


- Marienplatz: É o ponto central e mais importante da cidade. 


É onde fica a Neue Rathaus(prefeitura da cidade). Neue Rathaus: É um prédio espetacular por sua arquitetura. É onde fica o relógio daqueles que tem bonequinhos que andam e tocam os sinos.Na torre do relógio, às 11h e às 17h, os sinos tocam e começa a apresentação de bonecos que dançam ao som de músicas folclóricas, como a Dança do Tanoeiro, encenada pela primeira vez em 1517 para alegrar a cidade que temia a peste negra. 

- Alte Peter (St. Peter’s Church): É uma das principais igrejas de Munique. Na minha opinião é de sua torre que há a vista mais linda da cidade porque você consegue ver a Marienplatz de frente e ainda pode ver a Frauenkirche de lá. 


- Frauenkirche : Essa é a principal catedral da cidade e sua torre é a mais alta de todas. Ao seu redor há várias lápides dos túmulos que lá se encontram. Também é possível subir até o topo de sua torre, mas a vista não é tão bonita quanto a de St. Peter. Até pouco tempo, nenhum prédio de Munique podia ser mais alto que a torre desta catedral. A lei já caiu, mas ainda são poucos os prédios mais altos que ela.

Asamkirche
- Residenz, o maior palácio urbano da Alemanha. Destaques: Antiquarium, uma câmara abobadada com maravilhosos afrescos que foi construída no século 16 para abrigar a coleção real de antiguidades.Nibelungesäle ou Salas dos Nibelungos, uma série de cinco salões decorados com afrescos com cenas do épico medieval alemão A Canção dos Nibelungos.. 



Na Schatzkammer, estão as câmaras do tesouro que abrigam joias e objetos preciosos, como a coroa dos reis bávaros. A Sala das Relíquias é muito curiosa. Reúne a coleção valiosa de relíquias religiosas dos Wittelsbach. Há ossos e até um esqueleto inteiro de uma criança.Na metade do percurso, há a opção de fazer um trajeto mais curto. Se neste momento você já estiver cansado, opte por este trajeto, pois o trajeto longo faz jus ao nome.A visita encerra com a belíssima Galeria dos Ancestrais, repleta de quadros com os homens e mulheres da dinastia Wittelsbach. Tkt: 7E

Residenz

- Asamkirche: pequena igreja, estilo barroco, extravagante, belíssima, toda decorada em ouro


- Biergartens (beer gardens / jardim de cerveja :P): Sabe a mania do brasileiro de fazer happy hour, tomar uma cerveja na praia ou coisa parecida? Então, os biergartens de Munique tem o mesmo propósito e há inúmeros deles pela cidade. São ótimos lugares para passar horas conversando. No verão então até as 22h é possível ver gente neles. Praticamente qualquer lugar que tenha bancos, em que haja cerveja por perto e que seja a céu aberto é um biergarten. Até dentro dos restaurantes há biergartens. Dentro da Hofbräuhaus, por exemplo, também há um biergarten.



- BMW Welt e Museum: Esses são os museus da BMW que, para quem não sabe, é uma empresa de Munique (Bayerische Motoren Werke). Inúmeros carros da marca noBMW Welt (ou World se preferir). Ideal para crianças/adultos que gostam de belos carro. Tkt: 9E.

Surf no rio

- Hofbräuhaus: Uma das cervejarias mais famosas da cidade. Vale a visita mesmo que você não vá comer ou beber por lá.


- Englischer Garten (English Garden): É um parque, estilo Central Park de Nova York, mas  muito maior. Desça na estação do metrô Universitá, ande um pouquinho até a entrada do parque e siga o fluxo. Não tem erro!  Sugiro alugar uma bicicleta e passear por ele. Chinese Tower: A torre em si não é nada de mais, mas é o point para os alemães e turistas tomarem uma cerveja, comerem linguiça e chucrute. É o mais conhecido biergarten da cidade. 


- Surf no Rio - Completamente SURREAL!! Surfistas competem nas águas gélidas de Eisbach desde 1972. 


- Hofgarten: É um jardim dentro do palácio real.


- Deutsches Museum: Esse é o maior museu de ciência e tecnologia de Munique e, quem sabe até da Alemanha. Mas nele não estão obras de arte, pois seu foco é em ciência e tecnologia. Quase como o Science Museum de Londres. O museu é enorme e eu levei umas 2h para passar por ele todo. Gostei muito da parte de engenharia de computação, telecomunicações, criptologia, aviônica etc. Tkt: 8,5E/pessoa


- Viktualienmarkt: É o mercado central deles. Lá você encontra inúmeros tipos de linguiças e outras comidas típicas.É o local ideal para uma pausa para o almoço, lanche da tarde, happy hour. 


A melhor dica é o Zecker Bissen, que fica logo no começo do mercado, no extremo canto esquerdo, para quem vem da Marienplatz.


Lá, degusta-se o delicioso krustenbraten, um sanduíche de pão francês com uma generosa fatia de carne de porco grelhada com a casquinha bem crocante. DELICIOSO!! Haja colesterol!! O preço do sanduíche depende da quantidade de carne, que é cortada e pesada na hora.Fica ainda mais gostoso com molhos que se pode despejar sobre o porco à vontade.


Bem pertinho do mercado, está o Schrannenhalle, um antigo celeiro do século XIX que foi transformado num aglomerado de tendas de comidas e artesanatos. O andar inferior é inteiramente dedicado ao delicioso chocolate Milka. Comprei muitos chocolates baratos por aqui!! Vale a visita!!


- Olympiapark: É uma região onde ocorreu os jogos olímpicos de Munique. É uma área bem verde e bonita de se caminhar, porém com uma história associada que não traz boas lembranças (lembram do atentado aos israelenses?!!). 


- Bavarian State Opera: É onde se apresenta a Ópera de Munique.

- Welser Küche: Esse é um dos bares/restaurantes em que Hitler começou a montar suas teorias e fazer sua revolta. Hoje ele é um restaurante em que dizem ser necessário comer como na era medieval, sem talheres e com maus modos.

- Pinakothek der Modern: É um museu de arte moderna. Alte e Neue Pinakothek: são museus de arte com poucas salas, o que permite que sejam visitados em pouco tempo.

- Allianz Arena: Casa do Bayern München. Há um tour pelo estádio para os amantes do futebol.Visitors can purchase tickets for the FC Bayern Erlebniswelt and Arena Tours in the foyer of the FC Bayern Erlebniswelt on Level 3.Address: FC Bayern Erlebniswelt - Allianz Arena, Ebene 3, Werner-Heisenberg-Allee 25 80939 München. 



Para ir: Take the S-Bahn from Munich Main Station or Munich East Station to Marienplatz, a central transfer hub. From there take the U6 underground line (in the direction of Garching-Hochbrück) to Fröttmaning. The travel time from Marienplatz to Fröttmanning is approximately 16 minutes. Then walk to the stadium via the Esplanade, pass through the turnstiles at the south main entrance (Haupteingang Süd) and follow signs to FC Bayern Erlebniswelt/ Arena Touren. The walk takes 10-15 minutes.

- Sendlinger-Tor e Karlsplatz - Dois portões do centro de Munique. Se olharem no mapa, irão perceber que seu centro histórico tem praticamente 4 saídas (portões ou TORs) principais. 


O Sendlinger-Tor é menos conhecido, mas igualmente animado no verão com seus beergardens/biergartens abertos e a Karlsplatz, esta já muito conhecida e visitada, tanto por sua beleza quanto pela localização. Ambos ficam apenas a alguns metros da Marienplatz e de todo o burburinho. 

Karlsplatz
No caminho entre o Sendlinger-Tor e a Karlsplatz, passa-se pelas igrejas Kreuzkirche e St. Anna Damenstiftskirche. Bem ali na Karlsplatz está uma das lojas de brinquedos mais famosas da cidade, a Obletter.


 - Schwabing e a Leopold Strasse: Na saída do Jardim Inglês, avenida larga e arborizada do moderno bairro de Schwabing, um dos bairros de maior renome da cidade. Siegestor, a Porta da Vitória, inspirada no Arco de Constantino. Ali marca o fim do bairro e a chegada a uma outra área nobre do centro antigo.

- Max-Joseph Platz, o Teatro Nacional de Munique chama a atenção. Em sua fachada, esculturas dos Leões da Baviera.


- Museu da Cerveja e da Oktoberfest. O museu fica na Sterneckerstrasse 2. Ingressos a 5E adultos ou 9,5E com degustação de cerveja no Museu da Cerveja. No museu da Oktoberfest, o ingresso custa 4E. Abre de terça a sábado das 13:00-18:00. Mais sobre o museu: www.bier-und-oktoberfestmuseum.de


Shopping- Neuhauser Strasse e Kaufinger Strasse principais ruas de comércio da cidade. As duas são um largo calçadão de pedestres repleto de lojas (Zara, H&M, Esprit, Mango, Berskha). Outras ruas de comércio importantes por ali são a Pettenbeckstrasse, a Weinstrasse, a Maximilianstrasse e a Residenzstrasse. Estas duas últimas são as mais glamourosas, repletas de lojas de grifes e finos cafés. Sport Scheck, na Sendlingerstr


Restaurantes
Paulaner im Tal, da cervejaria Paulaner. 

Ratskeller: fica na parte de baixo da Neue Rathaus na Marienplatz! A comida é boa e não é cara. É um restaurante para turistas, mas também é frequentado por alemães. 

Hofbrauhaus
Hofbräuhaus: Esse é o restaurante da cervejaria mais conhecida da cidade. Dentro dele vc vai encontrar muita cerveja (canecas de 500ml para os fracos e de 2l em forma de bota para os machões), uma bandinha tocando e muito joelho de porco (eisbein). O restaurante também é enorme, tem vários andares e ambientes e está sempre cheio. Um restaurante tanto para turistas quanto alemães. 


Augustinerkeller, um restaurante/biergarten frequentado por muitos alemães. Comida muito boa, cerveja ótima, ambiente bacana. 


Para jantar, outros restaurantes tradicionais: Löwe am Markt, da cervejaria Löwenbräu, o Zum Augustiner, que fica entre a Marienplatz e a Karlsplatz. 


Comidas na Oktoberfest
Brezn: pãozinho tradicional da Baviera, combinação perfeita com uma gelada cerveja. Dentro das cervejarias eles são vendidos pelas “Brotfrauen”, senhoras vestidas à caráter carregando enormes cestos cheios de brezn fresquinhos e quentinhos; 
Wiernhendl: o famoso frango da granja assado. 
Steckerefisch(peixe no espeto): coberto com manteiga que o deixa muito crocante; 
Ochs vom Spiess (boi no espeto); 
Eisbein mit Sauerkraut (joelho de porco com repolho azedo); Salsicha com chucrute; marrecos na grelha; 
Wiener Schnitzel: os filés de porco empanados; 
Leberkäse: carne com especiarias; 
Käseknödel: massa com recheio de queijo 
Zwiebelkuchen: bolos de cebola; 
Bratwurst(salsichão assado). Se prepare para as delícias doces: amêndoas torradas; 

Lebkuchenherzen (pão de mel com formado de coração): uma lembrança muito procurada para levar para casa; 
Apfelkuchen (torta de maçã): sempre acompanhada por um creme de baunilha ou sorvete;
Rahm-Schmankerl - espécie de esfiha aberta de queijo com bacon muito saborosa. 
Batzda: queijo amanteigado


Amigos, espero que tenham gostado!
Fiquem com as seguintes dicas:
1) se quiserem conhecer a Alemanha, comecem por Munique!!
2) Utilizem Munique para dar uma esticada e fazer a famosa "ROTA ROMÂNTICA", motivo de outro post.










ROTA ROMÂNTICA (ALEMANHA) - PARA NAMORAR EM CADA ESQUINA

$
0
0

ROTA ROMÂNTICA (ALEMANHA)

PARA RENOVAR OS VOTOS 


Sabe aquela viagem que você quer buscar tranquilidade, bucolismo, curtir uma boa preguiça, mas não quer abrir mão de belas paisagens?


Só que desta vez vc não está a fim de “jiboiar” em praias paradisíacas, ficar com os pés descalços, balançando numa rede....que aliás, convenhamos, também é bom demais!!!

Desta vez, vc está ligado um pouco mais na história dos lugares, vc está buscando algo mais medieval, mais camponês...estilo Idade Média. Vc está a fim de colocar o pé na estrada e se embrenhar em "estradinhas" do interior que te levarão a paisagens que parecem ter saído de um quadro de Monet.

Compondo estas paisagens, vc quer se deparar com pastagens bem cuidadas, fazendas, moinhos, pequenas casas que parecem ter saído de fábulas, pequenas florestas, campos floridos com diversas tonalidades, vales percorridos por rios de águas límpidas e cercados por montanhas....enfim, uma beleza que transmite uma paz sem igual e um clima ideal para namorar.

Para enriquecer ainda mais esse quadro impressionista, de tempos em tempos, ou melhor de dezenas de km em dezenas de km, vc quer se deparar com pequenas cidades sob a forma de lindos vilarejos, cada qual oferendo características e atrações distintas.

Criou a imagem? Visualizou esse sonho?
Então, embarque na rota romântica e torne-o realidade!! 

Prepare-se que vou lhe contar minhas impressões! 


São 28 cidades em quase 500 km de rota!!! Umas cidades são maiores e mais urbanizadas, outras são menores e mais rurais! Mas todas, sem exceção, com algo a mostrar...a revelar...literalmente em cada curva!!!

O clima romântico que dá o nome à rota é mais do que uma jogada de marketing dos alemães para alavancar o turismo. A região realmente é muito bem cuidada, belíssima! Ainda por cima mantém relíquias de seu passado de guerras e do rico comércio que fazia da região um pólo de grande importância na Europa. 

Como turista, vc naturalmente é remetido a um passado de reis, imperadores, burgueses e plebeus só imaginado nos livros de história. A famosa Bavária se revela a cada esquina. As deliciosas iguarias da culinária alemã se fazem presentes e conquistam seu paladar!

Alguns vilarejos são mais medievais e se apresentam cercados ainda hoje por muralhas que lembram feudos e aldeias da Idade Média. 



Destacam-se castelos, igrejas, ruas antigas, praças, feiras típicas de interior, monumentos, obras de arte e dezenas de simpáticos bares/restaurantes que teimam em tentar nos remeter a um tempo em que, apesar das diversas guerras e batalhas, estranhamente, devia ser muito bom de viver....


Outros vilarejos primam pelas casas com fachadas alegres, coloridas harmonicamente, em formatos padronizados, como rege a boa tradição alemã. 
A conservação arquitetônica do passado, ao se combinar com a paisagem natural de rios, montanhas e florestas, cria um clima hospitaleiro, mais do que agradável e romântico para passear.


Simplesmente IRRESISTÍVEL!!! Difícil traduzir em fotos...muito menos em palavras!

PLANEJANDO A VIAGEM


Poxa, mas vale a pena conhecer todas as cidades da rota? Quanto tempo vc precisa para fazer a rota completa? Em que cidades dormir? Por onde começar? Que meios de transporte utilizar para fazer a rota? Essa não é uma distância equivalente à ligação Rio e Sampa, então para que tanto tempo?

Essas eram perguntas com as quais me deparei quando decidi que queria conhecer a região.


Bem, vamos por partes. 
Para começar a respondê-las e planejar a viagem, a primeira coisa que fiz foi comprar um pequeno guia a partir do site oficial da rota: site oficial


Aliás, é bom que se diga que esse site é fundamental para seu planejamento, pois, além da compra do guia e das diversas informações úteis básicas do próprio site, vc consegue fazer download dos endereços dos principais POI (points of interest) de cada cidade da rota. De posse dos POI é só fazer o respectivo upload ou inseri-los manualmente no seu GPS e colocar o pé na estrada.

Vc pode fazer a rota de ônibus, carro, bike e até a pé, no melhor estilo hiking.

A escolha dependerá do tempo que vc dispõe e, acima de tudo, da flexibilidade que deseja contar. Sem dúvidas, a viagem de carro proporciona uma liberdade sem igual, mas respeito a opinião de quem quer comodidade e não quer dirigir. Da mesma forma que respeito mais ainda quem tem gás para fazer a rota de bike e até a pé. 

O visual é fantástico e eu vi muita, mas muita gente fazendo a rota de bike e a pé...numa verdadeira "peregrinação" e, ao que tudo indica, um ótimo exercício físico e mental. Fiquei com uma certa inveja, confesso!! Well, may be next time...quando estiver mais elevado espiritualmente e com mais tempo ;-)

























A rota de ônibus acredito que seja mais vantajosa para pessoas mais idosas com dificuldades de locomoção ou que estejam em excursão. Não tenho muitas dicas a este respeito, mas os japoneses/chineses parecem ser os experts nesse meio de transporte e, literalmente, lotam as cidades quando chegam em grandes “bandos” com suas máquinas ávidas por fotos, fotos, fotos, fotos!!! kkkk Divertido!!


Vc pode começar a rota pelo norte (Wurzburg) e navegar sentido sul (até Fussen) ou fazer o contrário. Pelo que li, a maioria faz no sentido norte-sul, talvez pelo fato de chegarem por Frankfurt. Entretanto, o sentido realmente não faz a menor diferença. 


No meu caso, como vinha da oktoberfest em Munique, fiz a rota no sentido contrário, realizando o drop-off do carro alugado no aeroporto de Frankfurt (que é uma cidade sem graça e portanto ponto ótimo para terminar o passeio!). Obviamente, se vc fizer no sentido norte-sul tradicional, a sua ida à Munique após terminar a rota é quase que obrigação, já que esta belíssima cidade (vide post de Munique) fica bem próxima das cidades do fim da rota, na parte sul.


No meu caso, para escolher as cidades que iria dormir, iria visitar e parar por mais tempo, estudei principalmente o guia comprado no site oficial e vários blogs (sou grato a todos!!) para definir as atrações que mais me atraíam e enquadrar dentro do tempo que havia planejado para fazer a rota. Gosto muito deste estudo prévio porque vou aprendendo sobre as cidades e já começo a viajar antes mesmo de entrar no avião.

Então, resolvi investir 3 dias inteiros e mais a metade de um dia para fazer o percurso. Claro que se tivesse mais tempo, faria o percurso mais calmamente, visitaria mais cidades, tomaria mais cafés nas patisseries, tomaria mais cerveja nos bares, sentaria mais nos bancos das praças para fazer people watching, fuçaria mais lojinhas, visitaria mais igrejas, castelos e museus etc.etc.etc.


Porém, é aquela velha estória: “o tempo é o tempo que se tem”. O jeito é estudar bem o roteiro e adaptá-lo ao tempo disponível. Eu diria que se vc estiver de carro o mínimo tempo para conhecer com relativa calma as top attractions das top cities da rota são 3 dias.


Portanto, cabe a vc ir sentindo o ritmo da viagem e descobrindo a velocidade que quer imprimir na sua rota. 

DESLOCAMENTOS


E por falar em velocidade, preste atenção para um detalhe importantíssimo: se vc não orientar bem o seu GPS, ele sempre buscará o caminho mais rápido entre as cidades, isto é, muitas vezes, ele vai querer lhe jogar para fora da rota e para as autobahns alemãs


Vantagens/Desvantagens de deixar o GPS ir pela rota rápida:

- vc poderá testar suas habilidades de “Ayrton Senna” e "Sebastian Vettel”, uma vez que vai andar a 160km/h ou mais (isto mesmo!!), sem o volante sequer tremer, num carro alugado alemão (BMW, Audi ou Mercedes de preferência...sim, são esses carros que as locadoras dispõem). Convenhamos: viajar a esta velocidade, com total segurança (bom que se diga!!) e ser ultrapassado por carros a 200km/h ou mais é uma experiência que qualquer cara apaixonado por carros tem que experimentar;


- vc economizará algum tempo, cortando caminho, quando quiser pular um trecho longo da rota que antecipadamente (lembra do estudo?!!) considera pouco interessante. Porém, cuidado, vc pode "quebrar um pouco a cara" com essa opção! Lembrem que pode haver uma surpresa em termos de paisagem a cada curva!! ;-)


Minha recomendação: evite a qualquer custo as autobahns e só as use quando for extremamente necessário, conforme seu estudo. 

Para alugar o carro, use o bom e velho www.kayak.com ou www.rentalcars.com para as simulações de preço. E vê se não dá uma de Mr. Bean, com seus carros estilo "calhambeque"! Trate de alugar um carrinho um pouco mais confortável e veloz!! A diferença $$ é pouca e compensa! Lembre-se do tesão de dirigir algum trecho, nem que seja o final (até o aeroporto), pela autobahn. 

Normalmente, em se tratando de Alemanha, os carros vêm com GPS incluído no preço. Mas é sempre bom checar com sua locadora ou melhor ainda levar o seu do Brasil, já carregado com mapa da Alemanha. Não se esqueça de ter à mão os POI (points of interest) de todas as cidades da rota para carregá-los automática ou manualmente no GPS.

Outra importante (meio óbvia) recomendação: evite se deslocar à noite. Nunca é bom dirigir à noite onde vc não conhece. Também, não faz o menor sentido porque parte da curtição é justamente o visual da rota. Portanto, faça seu planejamento de forma a estar chegando na cidade que vc reservou seu hotel ao anoitecer. 

Em chegando no hotel, tome um bom banho, saia para explorar rapidamente a noite da cidade de pernoite e cacife um bom jantar. Afinal, são suas férias românticas e o clima pede isso! Opcionalmente, ao invés de sair, descanse no seu hotel, recarregue as baterias (deixo a imaginação de cada um imaginar como!!.. kkkk), tome um bom café ao acordar, explore com a luz do dia a cidade de seu pernoite e, antes do almoço, volte para estrada, seguindo seu roteiro. Vc verá como seu dia rende!!

ponte Marienbrucke

ONDE FICAR


No fim do tópico anterior, vc deve ter notado a importância proposital que dei ao hotel.
Nesta viagem não é hora para reservar casas para aluguel de curta duração (coisa que recomendo em diversos outros posts). Aliás, não há sequer oferta desta modalidade por ali. O momento é mais do que propício para cacifar bons hotéis. Deixe para economizar noutra hora! É ou não é um passeio romântico?

Então, escolha bem seus hotéis! Use os comentários do booking.com e desconsidere o fator distância do centro da cidade, pois vc está de carro e é relativamente fácil estacionar próximo das melhores atrações.

hotel em Rothenburg odT


De todas as cidades, a única que considero obrigatório o pernoite é Rothenburg ob der Tauber (aka Rothenburg ODT). A cidade fica mais ou menos na metade da rota e é simplesmente LINDA!! Conto de fadas mesmo! 


E merece ser explorada de noite, de dia, leste-oeste-norte-sul. Não poupe seus euros aqui! Nesta cidade, eu fiquei num hotelzinho surreal que mais parecia uma casa de hobbits. O hotel ainda tinha um restaurante simplesmente sensacional que lotava à noite.
Nome: Altfraenkische Weinstube



As outras duas cidades que dormi: Augsburg e Wurzburg.
Por que as escolhi? Porque são duas cidades grandes, com boa oferta de hotéis.


Em Wurzsburg fiquei no Hotel Grüner Baum (bom café razoável, bem localizado, mas com wifi que deixava a desejar).

Em Augsburg fiquei no Quality Hotel Augsburg. Excepcional café, quarto super/ultra confortável. Um pouco afastado do centro, o que não foi problema pois estávamos de carro. 

O QUE FAZER


Principais cidades da rota (diria que imperdíveis!): Fussen, Landsberg am Lech, Augsburg, Donauworth, Nordlingen, Dinkelsbühl, Rothenburg o.d.T, Creglingen, Weikersheim, Wurzburg

Abaixo, uma breve lista de atrações das cidades. Para mais informações, vai por mim, compre o guia.


- Neuschwanstein Castle (simplesmente fantástico) 

As imagens falam por si mesmo. Separe 2 horas ou mais. Compre seu ingresso pela Internet para evitar as longas filas.


site do Castelo. Parking 5E. entrada 12E (online +1,8E). On foot - It takes about 30-40 minutes to walk from the ticket centre to the castle (around 1.5 km on a steep uphill road).  Address Ticketcenter: Alpseestrasse 12, D-87645 Hohenschwangau.



Um verdadeira obra de arquitetura que serviu de inspiração para o Castelo da Cinderela da Disney. Preciso falar mais alguma coisa?

Wieskirche

- Steingaden - Wieskirche 

Barroco em melhor estilo
É uma esplêndida igreja rococó/barroca. Não deixe de visitar. É linda por dentro e fica no meio de um local meio Amish bem curioso.

Wieskirche

- Schongau

Schongau

- Landsberg am Lech 

Praça da Rathaus (prefeitura); Hauptplatz, a praça da cidade de formato triangular. É o coração de Landsberg e de seu centro histórico. Bem no meio da praça você pode admirar a Marienbrunnen, uma fonte barroca feita de mármore, adornada com uma estátua de Madonna. 
Landsberg

As três principais ruas da velha cidade encontram-se aqui: duas vindas das pontes do Rio Lech e uma indo para a base da colina íngreme.Torre Schmalz; a cidade tem muitas torres, mas a mais linda delas é a Mutterturm, torre com seus 30 metros de altura, construída em 1884-1888 pelo conceituado pintor de retratos Hubert von Herkomer (1849-1914). A torre servia como estúdio e a construção ao lado, conectada à torre, era a sua casa.

praça central - Landsberg

Augsburg




É bem diferente das demais cidades da Rota. É grande e agitada, com largas avenidas e shoppings centers. Ou seja, pouco lembra as cidadezinhas medievais do circuito, apesar de preservar parte das muralhas e muitas construções da época. O que tira um pouco do charme da cidade é o excesso de fios dos bondes elétricos. Mesmo assim, a cidade é bonita e vale a pena ser conhecida, até pelo seu valor histórico. Casa de Mozart (Mozarthaus). 

No edifício vermelho da Frauentorstrasse nasceu Lepold Mozart em 1731, o grande responsável pela carreira do filho Wolfgang Amadeus. Nesta casa, o menino prodígio realizou vários concertos. Também merece uma visita a Catedral de Augsburg. Ao redor, foram feitas escavações que revelaram a antiga Augsburg romana. Também estão preservados vestígios da fundação da Igreja de St. John.

Donauwörth

A cidade se situa às margens da confluência dos rios Danúbio, Donau em alemão, e Wörnitz. Bela demais!
feirinha em Donauworth

Harburg 



Nordlingen

Cercada por muralhas


Praças convidativas em Nordlingen 
uma surpresa a cada esquina, lembra?

Dinkelsbühl
É a sede da Rota Romântica e atrai turistas de todo o mundo. A cidade é pequena e pode ser percorrida em apenas algumas horas. Imperdível!


Além das belas construções medievais em estilo enxaimel, com madeirame à vista, a cidade chama atenção pelas numerosas torres ao longo da muralha. Entre elas estão quatro torres de artilharia que não impediram a tomada da cidade pelas tropas suecas, em 1632, durante a Guerra dos Trinta Anos.


Conta a história que uma criança alemã, diante do exército sueco, pediu para que a cidade não fosse destruída, sensibilizando os inimigos. O feito é celebrado até hoje pela cidade em um festival anual.

Praça central - Rothenburg odT

Rothenburg ob der Tauber – cidade mais bonita da rota



Marktplatz - Uma vez na praça, suba na torre da Rathaus, prefeitura. A vista é simplesmente fantástica, e vale cada degrauzinho da imensa escadaria.


A famosa bifurcação, o Plönlein, que é um dos lugares mais fotografados da cidade e está em vários guias de turismo.
Plonlein

Visite o jardim do castelo, o Burggarten. Este jardim está no lugar onde ficava o castelo da família Hohenstaufen  na Idade Média e que hoje não existe mais.


A igreja de St. Jakobs, com o seu fabuloso altar criado por Tilman Riemenschneider. Segundo a lenda, neste altar está guardado uma gota do sangue de Cristo.


Käthe Wohlfahrt, a loja mais famosa da Europa em decoração natalina. Pequenas peças de decoração de Natal tradicionais feitos de madeira e vidro, várias luzes piscando, presépios e muito mais. São mais de 30 mil peças a venda. Fica aberta o ano inteiro. Ali, também fica o Museu do Natal, que merece uma visita.


O fantástico Museu dos Brinquedos, uma volta ao tempo de criança contada ao longo de vários séculos. Hofbronnengasse 13.


O Reichsstadtmuseum, museu que mostra a história da cidade;

Os famosos portões da cidade:
O Rödertor, uma das torres da muralha;
O Burgtor, o portão mais alto da cidade. Atravessando-o, podemos admirar o Burggarten, um lindo jardim que possui excelente vista da cidade e do vale do rio Tauber.
O Galgentor, antigo local de execução.

Delícias locais – schneeballen (doce de massa frita em forma de folheado e com doses generosas de açucar e calorias....rsrsrsr) 

Creglingen

Tornou-se famosa por causa do altar da igreja Herrgottskirche, a Capela de Nosso Senhor, onde os visitantes vêm de todas as partes do mundo para admirar a maravilhosa obra-prima do entalhador Tilman Riemenschneider. É um altar esculpido em madeira entre 1505-1510 retratando a Ascensão de Maria. Uma perfeição. A capela abre entre abril e outubro, abre das 9:15-18:00, diariamente.

Weikersheim


Castelo Weikersheim - em estilo renascentista possui um jardim magnífico, que ganhou o apelido de Versalhes de Hohenlohe. Um belíssimo laranjal, a fonte de Hércules, estátuas de figuras clássicas como Apollo e Diana e a galeria dos gnomos compõem o jardim. São mais de 50 estátuas. 



Uma curiosidade é que os gnomos são caricaturas dos empregados dos castelos, desde a camareira até o conselheiro particular, uma homenagem bem-humorada do Conde Carl Ludwig de Hohenlohe (1674-1756), que construiu os jardins em estilo barroco. 



É possível visitar o interior do Castelo em tours guiados, assim como apenas os jardins. Saindo do Castelo, aproveite para apreciar a Praça Principal, que é uma graça e é repleta de restaurantes e cafés.

Bad Mergentheim

Bad Mergentheim



Adicionar legenda
Tauberbischosheim

Tauberbischofsheim

Adicionar legenda


Wurzburg


- palácio Würzburg Residenz 
Adicionar legenda
Adicionar legenda
- catedral Würzburger Dom.

- forte Marienberg

- a praça do mercado

- a ponte sobre o rio que lembra a ponte Carlos em Praga


É isso aí, amigos! Até a próxima viagem (post). Fiquem com mais algumas fotos deste belo passeio.
Abraço!



























O CHARME DA CALIFÓRNIA: SAN FRANCISCO, MONTEREY, CARMEL, BIG SUR (HWY 1), SOLVANG, SANTA BÁRBARA E VÁRIAS OUTRAS CIDADES À SUA ESCOLHA

$
0
0

COSTA OESTE DOS EUA (WEST COAST USA)

YOU WILL WANT TO LEAVE YOUR HEART HERE

McWay Falls - Big Sur
Este post é mais do que especial. E talvez tenha sido justamente por esse motivo que eu tenha adiado tanto fazê-lo. Mas tomei coragem!! Vamos lá!!

Por que especial? Por que tão longo?

Family trip - tudo de bom

Porque durante pouco mais de dois anos sensacionais (1999-2001) tive a oportunidade de viver com minha família numa belíssima cidade da Califórnia chamada Monterey.

Lover's Point - Monterey

Foram anos preciosos de amadurecimento, de aprendizado de nova cultura, de fazer inúmeros amigos (brasileiros e estrangeiros), de conhecer muitas cidades nos arredores da linda costa oeste americana, e de estudo...muito...muito estudo....na saudosa Naval Postgraduate School (NPS).

Ocean Drive - Monterey

Então, é natural que estas boas lembranças fiquem tão bem guardadas, gerem um "banzo", chegando a ser difícil externá-las num post de viagem. Mas, passados tantos anos, em FEV2015, resolvi voltar com minha família a este lugar que me trouxe tantas felicidades e fazer uma viagem no melhor estilo "memory lane".

Pacific Grove
Então agora acho que me sinto um pouco mais à vontade para fazer este post.
Entretanto, em função da minha ligação especial com as belezas da Costa Oeste dos EUA, de antemão, peço perdão pelo meu total grau de parcialidade.  Espero que vc compreenda!! ;-)

Please, do leave your heart in SFco

Mas vcs verão que não exagerarei muito! Não precisa! Há lugares muito bonitos a visitar.
E várias opções de roteiros. Procurarei relatar aqui mais uma de muitas opções e ilustrar com fotos (algumas até antigas - memory lane, ok?) os meus points preferidos.

Precisa legenda??

PLANEJANDO A VIAGEM

Family - Big Sur
Vista panorâmica - Big Sur - Hwy 1
Além de ser o estado norte-americano com PIB maior do que de muitos países, a Califórnia consegue conciliar o que há de mais moderno no mundo em termos de inovações e avanços tecnológicos com modismos e tendências de vanguarda  e uma belíssima herança cultural dos primeiros habitantes da região, de origem espanhola e mexicana. É nesta região que está o fascinante Vale do Silício, com suas famosas high-tech companies (Apple, Cisco, Facebook, Yahoo, Citrix, HP etc.), um louca mistura de culturas (asiáticas, latinas etc.) e toda "fauna" de Hollywood, com sua vibe de skate, surf  e outros esportes ao ar livre.


A Califórnia oferece portanto um vasto número de atrações em torno de belas cidades. É só escolher e curtir!

Em outros posts deste BLOG, já ilustrei e descrevi dicas sobre algumas destas atrações.  Vide os posts de: Lake Tahoe e Yosemite;  Big Bear Lake e LA e San Diego

Pertencendo ao estado de Nevada, mas invariavelmente combinando com viagens à Califórnia, está a não menos famosa cidade de Las Vegas, que também já foi motivo de post deste blog.

Clique nos links citados, se seu interesse, no momento, é por estas cidades mencionadas acima.
Alamo Square - SFco
Mas caso o seu interesse seja pela famosa rota litorânea, ou seja, San Francisco, Half-Moon Bay, Santa Cruz, Monterey, Pacific Grove, Pebble Beach, 17-mile drive, Carmel, os inúmeros vista points da Big Sur (Highway 1), San Luis Obispo, Solvang, Santa Barbara etc. este post é mais certo para vc!

Marin Headlands - Sausalito

A organização/planejamento do seu roteiro vai depender obviamente do tempo que se dispõe. Começar ou terminar em Vegas é sempre uma boa pedida, uma vez que é mais ou menos caminho dos vôos partindo do Brasil, sem acrescentar nada ao valor da passagem.

Na minha opinião, um roteiro mínimo ideal inclui 4 dias para Vegas, 3 a 4 dias para San Francisco, 4 dias para fazer a descida de carro de San Francisco para LA (distribuindo noites em Monterey/Carmel, San Luis Obispo e Santa Barbara).

Vista Point

Se quiser curtir LA e San Diego, o tempo de permanência vai depender de sua vontade de curtir apenas os passeios nestas grandes cidades ou de incluir os famosos parques de diversões. Em LA e arredores: calçada da fama, Beverly Hills, pier Santa Mônica, Disneyland, Universal Studios, Six Flags, jogo de basquete/hockey no Staples Center etc. Em San Diego e arredores: litoral, Coronado, Legoland, Zôo (um dos maiores do mundo), Sea World, jogo de baseball dos "Padres" ou de futebol americano dos "Chargers" etc.
Dica: mínimo de 3 dias em cada cidade (sem parques) ou acrescente 1 dia por parque incluído.

Baker Beach - SFco

Incluir os gigantescos parques naturais (Yosemite, Sequoia, Grand Canyon ou Death Valley) ou locais de esqui como Lake Tahoe e Big Bear Lake requer pelo menos mais uns três dias para cada uma dessas localidades.

Esses já deixaram o coração em SFco
Lake Tahoe fica próximo (4 a 5h) de carro de San Francisco. Big Bear fica no meio do caminho (2 a 3h) de carro entre LA/San Diego e Vegas. Grand Canyon fica a 5 h de carro de Vegas ou pouco mais de 1/2 h de helicóptero (minha opção preferida). Já Yosemite é no "meião" da Califórnia, bem distante de tudo, o que torna a logística da movimentação um pouco mais hard, mas não menos compensadora.

Lojas animadas no pier 39

Espero ter ajudado mais do que confundido no seu planejamento.
Em resumo, acho que falei isso tudo para concluir que não dá para fazer tudo numa viagem só.
Vc vai ficar cansado e acabar não aproveitando bem.
Fiz vários desses passeios (Yosemite, Lake Tahoe etc.) quando morava lá, o que obviamente simplificava a logística.


Em viagens isoladas, já fiz dois roteiros que acho bem legais e bem lights de serem percorridos.

Roteiro 1 (só carro): LA - San Diego - Big Bear Lake -Vegas (vide respectivos posts deste blog)

Roteiro 2 (este post): Vegas - vôo até San Fco - San Fco - carro pela Hwy1, passando por Monterey/Carmel -  San Luis Obispo - Solvang - Santa Barbara - LA.


Portanto, minha dica final é a seguinte: dê uma lida nos posts, veja o que mais lhe agrada, entenda bem as distâncias que devem ser percorridas de carro ou de avião e faça o seu roteiro. Simples assim!

O QUE FAZER - ONDE FICAR - COMO DESLOCAR

SAN FRANCISCO

passeando pela ponte - cena "Planeta dos Macacos"
Existem blogs muito melhores do que o meu especializados em dicas diárias sobre San Francisco e arredores. Um dos melhores que recomendo, por exemplo, é o http://hotelcaliforniablog.com/. THANKS MARIANNE!


Este blog tem dicas muito legais e atuais sobre a cidade, além de indicações de ótimos passeios "customizados" para quem quiser curtir as famosas vinícolas do norte da Califórnia (Napa Valley e Sonoma). Infelizmente, não gosto de vinhos. Portanto, não poderei ajudar muito nesta área, mas certamente a Marianne poderá. ;-(


Vou me limitar a relacionar (e, como sempre, tentar mostrar!) os principais pontos que curto na cidade e que são "must go", principalmente se vc é visitante de primeira viagem. Se vc já conhece San Francisco, sem dúvidas, poderá ler em outros blogs dicas para os mais "insiders".

Entardecer - Golden Gate Bridge

DESLOCAMENTOS

As famosas e charmosas ladeiras de San Francisco dificultam (não impossibilitam!!!) um pouco o deslocamento a pé. Muitos recomendam o uso dos famosos bondes (cable car) e de ônibus. Existem opções econômicas de passes turísticos (Muni passports), válidos por um ou mais dias, que podem vir bem a calhar.


Pessoalmente, apesar da teórica dificuldade em estacionar na cidade, gosto muito de usar carro. Se vc planejar estar na cidade no fim de semana (trânsito bem mais tranquilo!) e contar com um bom app de parking para seu smartphone, o carro lhe dará uma flexibilidade sem igual para ir em points de difícil acesso por outros meios e circular rapidamente pela cidade. Pense a respeito!


Claro que um passeio turístico de Cable Car será obviamente obrigatório, mas não creio que deva ser seu principal meio de locomoção.

Cidade vista do alto da Lombard Street

ONDE FICAR

San Francisco é cara para hospedagem! Bem cara! Não rola muito os aluguéis de casa, estilo airbnb (minha opção preferida em viagens principalmente na Europa). Se vc optar por não alugar carro, recomendo escolher, de acordo com seu budget, um hotel em torno da Union Square que é um ponto bem central para deslocamentos em transporte público pela cidade.

Descida do cable car - Alcatraz e Fisherman Wharf ao fundo

Porém, se alugar carro, certamente vc encontrará hotéis mais baratos na região da Lombard Street, Broadway Street etc.



O QUE FAZER

Dois trechos bons para passear de cable car:

Primeiro trecho: da estação final na rua Powell com Market, pegar o bonde Powell St – Hyde→ passando pela Lombard St (parar aqui e apreciar a bela vista de Alcatraz e a própria rua sinuosa) → ponto final perto da Ghirardelli Square (pausa para um chocolate mais do que especial) e do Fisherman Wharf.
Ghirardelli - 2000 (ótimos chocolates e sorvet)
Ghirardelli - 2015

Estando ali no ponto final do bonde, vc pode curtir um chocolate/sorvete e depois andar até o famoso pier 39, onde, pelo caminho, vc poderá experimentar um delicioso prato de clam chowder ou king crab.


Nessa região de andança e bate-perna vc vai encontrar várias lojas e restaurantes turísticos (muitos são pura roubada!), mendigos estilosos (ou não), ripongas, cantores de rua e uma multidão de turistas passeando. Bem estilo calçadão de Copacabana...só que em SFco...kkkkk


No pier 39, lá no final, não deixe de ver as focas se banhando ao sol. Bom, pela presença delas vcs podem imaginar a temperatura da água, certo? ;-) Definitivamente, o Pacífico é mais para ver do que para mergulhar.

Focas - sun bath
Seagulls - As donas do pedaço 
Pier 39 - idos de 2000
Pier 39 - idos de 2015

Em FEV2015, o tkt de cable car custava U$ 6 por pernada, mas lembre-se que existem os econômicos passes diários. Veja se vale a pena para vc!

Lombard St
Pier 39 - 2000
Segundo trecho: do pier 39→ pegar bonde da linha Mason - PowellUnion Square

ATRAÇÕES TOP 


Pontos ótimos para fotos da Golden Gate e do visual da cidade:

Mirante do parque Marin Headlands (Sausalito) - endereço GPS: Building 948 Fort Barry, São  Francisco, CA 94965. Sausalito, Bridgeway Avenue.
• A própria Sausalito também vale uma visita rápida. Cidade aconchegante, charmosa, com bons bares e restaurantes.

Golden GateFort point (lado SFco) e Vista point (lado Sausalito)
Fort Point
Vista Point
Ocean Beach - praia com larga faixa de areia, vento frio, algumas boas ondas num mar gelado para surfistas corajosos e alguns esportes estranhos como este de disk fly que vc vê na foto abaixo. Não espere as areias branquinhas do Caribe. Praia de americano é sofrível mesmo!! kkkk
Ocean Beach
Ocean Beach
Baker beach (bela vista da ponte, a partir da praia) - praia para relaxar se o sol ajudar, como nesse dia da foto.

Baker Beach - praia de americano ;-(

Cliff House (1090 Point Lobos Ave, San Francisco, CA 94121) - restaurante e visual.

Cliff House
Cliff House
Lombard Street - rua mais sinuosa do mundo (presente em vários filmes de hollywood)
aqui a sinuosidade tem charme
Lombard St - idos de 1999


Coit Tower– torre com bela vista da cidade. Se estiver de carro, estacione antes da subida

Coit Tower
Coit Tower - footsteps
























PASSEIOS  "MUST GO"


SFco Ferry Building (Marketplace – pier 1) - bela região comercial e ótima gastronomia "farmer's market"


ferry building

The Palace of Fine Arts
Palace -  idos de 2000


Palace em 2015
California Science Academy - bom programa para família com crianças.

Tempos de universidade
Golden Gate Park - California Academy of Sciences ao fundo
Chestnut Street - rua de bairro cheia de lojas transadas e restaurantes frequentados por locais.
Casa Vitorianas com as famosas "bay windows" - marca registrada da cidade
Golden Gate Parkjapanese tea garden - parque muito bem cuidado. Ótimo passeio num dia de 
sol.


Japanese Tea Garden - Golden Gate Park
Bairro Hippie
Esquinas da Haight e Ashbury - raízes do movimento hippie podem ser vistas neste distrito. Ainda hoje é possível ver as paredes de arco-íris e bares agradáveis – foque na esquina das ruas de mesmo nome.
Esquina Famosa
Alamo Square– Steiner Street – The Painted Ladies at Dusk, casas vitorianas que aparecem em todo filme ambientado em San Francisco. Marca registrada da cidade.

The Painted Ladies at Dusk and my Ladies
Ilha de Alcatraz  (The Rock) - contém o famoso presídio. Barcos a partir do pier 39. Compre/reserve pela Internet. O passeio bastante concorrido é, digamos assim, diferente e cheio de curiosidades históricas. Al Capone passou uns dias por aqui. Mas é só um presídio mesmo ;-(




Vista Point em 2000

Saída de Ferry para Sausalito
Union Square - ponto central do comércio de San Francisco. Local cercado por hotéis, teatros, lojas famosas e bons restaurantes.

Union Square
Marin Headlands - Sausalito
Chinatown - uma das maiores Chinatowns de todos os EUA.

Chinatown
Rua em Chinatown
Vc vai se sentir literalmente na China. Bugigangas aos milhares, algumas a bons preços, mas com qualidade duvidável. Se vc curte comida chinesa, vai se esbaldar por aqui.

Shopping e boa comida

Shopping Westfield, com várias lojas, tais como: Abercrombie, Hollister, Juicy Couture, Aeropostale, Zara, Coach.

As donas do pier - focas e gaivotas

Restaurante "must go": BOUDAIN Sourdough Bakery & Café (ótimo lugar para experimentar o famoso clam chowder ou a sopa de tomate, ambos servidos no pão sourdough). Endereços: no pier 39 e na Macy’s da Union Square.

Clam Chowder and Tomato Soup - delicious sourdough bread
Restaurante perto da Union Sq: Cheesecake factory– Macy’s union square (último andar); Crepe o Chocolat (Stockton & O’ Farrell  Street); sub-solo do  Westfield Centre; Mels DriveInn (burgers); Ali Baba's Cave  (árabe barato e bom na 799 Valencia St, CA 94110, b/t 18th St & 19th St in Mission District).



antes
depois


Pier 39 - com parque, como em qualquer boardwalk americano

Pier 39

DE SAN FRANCISCO ATÉ MONTEREY/CARMEL

A partir de San Francisco é pé na estrada. Taca-lhe pau no carrinho!!!

litoral ao sul de SFco - vários photo spots
Carro....carro...carro....dirija no melhor estilo "easy rider", parando em todos os "vista points" do caminho e tirando milhares de fotos para eternizar os momentos.

Abaixo passo a mencionar alguns dos points que curto e recomendo.

Procurei marcá-los no mapa para lhes dar uma ideia do tempo e da distância total, mas tenha em mente que, ao parar, vc obviamente acrescenta alguns minutos/horas nessa conta.

E isso importa? Vc está de férias, certo?? ;-)

PARADAS OBRIGATÓRIAS NA HIGHWAY 1


•    Half moon bay (famosa praia de surf "Mavericks")→ Pra chegar lá, procure no GPS o Pillar Point Air Force Station – um centro militar de observação no alto da montanha de frente para o mar – estacione antes de subir a ladeira pra chegar nessa estação. Ir a pé até a estação é proibido. Vc verá o estacionamento à esquerda).

Half-Moon Bay
No caminho para Mavericks

Esta é a praia de Mavericks - em dia de calmaria, é claro!
Está aí o aviso para quem duvidar
Vc terá que caminhar cerca de 10 a 15 minutos até o mar, bem no início do paredão que faz o Pillar Point Harbor. Chegando lá, você verá duas pedras grandes bem dentro do mar. É lá que forma a famosa onda. Pra ver melhor, recomendo que vc suba um pequeno morro bem na frente da praia (subida curta, recompensada por uma bela vista do alto).



Curiosidade: a praia batizou o sistema operacional da Apple (Macbooks) e rola uma etapa do campeonato mundial de surf por aqui.

Infelizmente, dei azar desta vez. O mar estava incrivelmente flat! ;-( Mas coloquei algumas fotos para vcs terem uma melhor ideia do que estamos falando.

Mavericks em dia de big waves


•      Pillar Point Harbor (1 Johnson Pier, Half Moon Bay, CA 94019)

Pillar Point Harbor

•      Restaurante Creekside Smokehouse - pausa para quem estiver com fome no caminho


•      Pidgeon Point Lighthouse (210 Pigeon Road, Pescadero, CA 94060)

Pidgeon Point Lighthouse
Relax no farol
Belo visual a partir da Lighthouse
lucky day
pescador solitário (lone fisherman) - cena comum
•      Santa Cruz Beach Boardwalk (400 Beach St, Sant Cruz CA 95060)


Parque de diversões - SC Boardwalk

•      Pleasure Point (Santa Cruz) - Opal Cliffs CA 95020 (https://goo.gl/maps/Sk8S2)
Pleasure Point
Point de surf perto de Santa Cruz
Belo visual - belo dia

MONTEREY - PACIFIC GROVE - PEBBLE BEACH - 17 MILE DRIVE - CARMEL

Dolphin's hotel - Cannery Row

litoral de Pacific Grove
litoral de Monterey


Ocean Drive
Naval Postgraduate School
Naval Postgraduate School


Naval Postgraduate School
Pacific Grove
Tempo passa e certas coisas nunca mudam....
Pebble Beach

O QUE FAZER

Admire a vista
Como disse antes, sou suspeito para falar deste trecho. 
Estas cidadezinhas são simplesmente abençoadas com visuais belíssimos, principalmente na orla e nas suas ruas principais de comércio.

Só elas pegam sol
Se isso não bastasse, todas contam com um zelo administrativo das respectivas prefeituras que as tornam exemplos de como se deve cuidar de bens públicos. Enchem os olhos dos turistas e, para falar a verdade, nos deixam com muita inveja. Clint Eastwood foi prefeito de Carmel...chique or what?

ONDE FICAR

Para hospedagem, escolha um local barato que tenha um bom café e um bom wifi. Lembre-se que vc estará de carro, portanto, não importa muito onde ficar, pois as distâncias são relativamente curtas.

DESLOCAMENTOS

Aqui o carro é essencial. Vc vai querer esquecer seu GPS e literalmente deixar a "brisa marinha lhe levar". ;-) Dica principal: siga a orla! Não tem o que errar! 

ATRAÇÕES TOP

Monterey: Fisherman Wharf - não é grande como o de San Francisco, mas vale a visita. Vc notará que as focas estão muito à vontade, principalmente no Wharf mais antigo.





Focas ao natural
vida mansa

Adicionar legenda

Monterey Bay Aquarium - um dos aquários mais interessantes do mundo. O que o torna diferente de um Sea World por exemplo é a grande quantidade de seres marinhos abissais, uma vez que a baía de Monterey é famosa por ser uma das maiores depressões marinhas do mundo, um verdadeiro paraíso para os mergulhos de grande profundidade e uma verdadeira "maternidade" para baleias.



• Monterey Cannery Row - ótima rua de lojinhas e restaurantes.

Cannery Row - 2000

Cannery Row - 2015
Aqui se encontra o mais original de todos os  restaurantes Bubba Gump (comida turística, mas barata e saborosa) e o também animado bar SlyMcFly.

Fish and Chips

Lighthouse Ave e Silverado Ave - Ruas principais de Monterey, de elegante comércio e bons restaurantes. A pizzaria Gianni's é uma boa pedida para noite.
Spring @ Monterey
• Pacific Grove - Ocean Drive



Lover's Point - pequena praia e linda área para picnics.
Lover's Point
Saudades dessa "bagunça"
Picnic area

17 mile drive -  a partir de Monterey é só seguir direto pela Cannery Row; Ocean View Boulevard e depois a Sunset Drive, ruas que vão beirando o litoral da cidade, que você vai chegar na portaria de entrada.


Vc vai pagar os mais bem pagos U$10 (valor de fev2015) da sua vida para passear nesse primor de estrada, com visuais literalmente sensacionais, como a praia de Pebble Beach ou a famosa lone cypress tree.



• Carmel - uma das cidades mais charmosas do mundo. Tudo acontece ao redor da Ocean Avenue e da Ocean Beach.
Clima de Carmel - comércio da Ocean Ave.
Ocean Beach - Carmel
• Uma interessante atração também é a "Carmel Mission" (3080 Rio Rd, 93923), igreja antiga que mostra muito bem as raízes originais espanholas dos missionários da Califórnia


• Del Monte Shopping - para um passeio e algumas compras descompromissadas.

Alguns restaurantes Carmel: Cantinetta Luca - Dolores Street between Ocean and Seventh St, Carmel-by-the-Sea.

Carmel-by-the-sea

MONTEREY → SAN LUIS OBISPO (O TRECHO MAIS BONITO DA BIG-SUR) 

Continuando nosso caminho pela Hwy1, a partir de Carmel.


Point Lobos State Reserve ($10/carro) - parar aqui consome tempo. Se vc estiver com pressa, pode pular sem medo esta reserva. Tem coisa muito melhor ao sul.

Paisagens pelo caminho da Big Sur
Paisagens pelo caminho da Big Sur
Rocky Creek Bridge - bela construção num cenário de tirar o fôlego.


Rocky Creek - não vai cair do penhasco
Bixby Bridge
Bixby Bridge - parecida com a anterior, mas certamente vc vai querer parar de novo para tirar umas fotos naquele ângulo especial que não ficou bom na primeira ponte ;-)

panorâmica - Bixby Bridge
Eu e minha "Sharon Stone"- lembram do filme Instinto Selvagem, com a atriz sendo perseguida nesta estrada?
Pfeiffer Beach - Talvez seja a praia mais famosa da Big Sur. Linda, ela é bem pequena, e faz parte de um bem cuidado parque estadual entre a montanha e o mar.


Praia só nossa!!! 
Num dos lados da praia, tem uma formação rochosa (furada pelo mar) que lembra muito a pedra furada de Jericoacara (post deste blog), no Ceará. A rocha foi esculpida pela erosão causada pelo impacto constante das ondas. Muito bonito mesmo! O barulho da arrebentação das ondas na rocha é muito show!

pinto no lixo?

A entrada desta praia é um pouco escondida e não tem placa!! Tente no GPS localizar o endereço “10099, Scycamore Canyon Road, 93920”. À direita, se você vem de Carmel, tem uma placa “Caution, Narrow Road” e é aí que você vira. Esta placa é bem escondida e a curva é quase 180 graus. Pay attention!  Depois de virar, vc percorrerá cerca de 10 min numa estrada bem estreita, mas bem cuidada, até chegar ao estacionamento (pago) que dá na praia.

Linda!!!
Pfeiffer Beach at its best
Pedra Furada
Post Ranch Inn ou Nepenthe (48510 Highway One, Big Sur, California) → boa pausa para cafés e lanches, com lindo visual.


Julia Pfeiffer Burns State Park (McWay Falls): Endereço GPS: 53154, California 1, 93920.

McWay Falls
Você estaciona (pago), pega a passagem sob a estrada e dá uma caminhada de uns 10 a 15 minutos que te leva na McWay Falls, simplesmente uma cachoeira que despeja suas águas no mar.

McWay Falls
Se vc quiser economizar no parking, pare no acostamento (lado direito de quem vem de Carmel) e pegue a escadinha que dá na trilha. Não tem o que errar. Vantagem do parking pago é a infra de banheiro.
Observação importante: não entre no Pfeiffer Big Sur State Park, que é outra coisa (um parque enorme para hiking, sem grandes coisas pra ver…). A McWay Falls fica após este parque.
Precisa de legenda?

Lucia Lodge: 62400 California 1, Big Sur, CA 93920, pausa para café com vista para o mar.


Piedras Blancas Light Station (elefante marinhos), 15950 Cabrillo Highway, San Simeon, CA 93452 - local muito legal para parar e curtir os elefantes marinhos (não focas!) no seu habitat natural. Leia as placas espalhadas pelo mirante e se informe sobre o comportamento sazonal destes curiosos e gigantescos animais. Fomos na época do acasalamento. Muito divertido! Um verdadeiro "choque de titãs" entre machos disputando as fêmeas! kkkk

Elefantes Marinhos não são focas - possuem tromba parecida com a de um elefante. Daí o nome.
Alguns são imensos!
Ver animais no seu habitat natural (não num zôo) faz toda diferença e não tem preço
Hearst Castle?? U$25/person 1h tour - castelo (?!!) feito por um magnata famoso norte-americano. Há quem goste. Tem uma piscina bonita coisa e tal, mas, pessoalmente, acho dispensável! Se tem alguma coisa que americano não faz bem é castelo. Quer ver castelo de verdade? Vá para Europa, certo? Cada coisa no seu devido lugar ;-)


Sea Chest Restaurant (6216 Moonstone Beach Drive, Cambria, CA 93428) – king crab, seafood, abre 17:30.

Família curtindo os elefantes e aprendendo um pouco

SAN LUIS OBISPO → PISMO → SOLVANG → SANTA BARBARA


San Luis Obispo (Peach Tree Inn - 2001 Monterey Street, San Luis Obispo, CA 93401) - boa opção para dormir. Cidade estilo vilarejo antigo. Bela rua principal, com charme de cidade do interior e beleza de cidade bem cuidada. Tem também uma missão (igreja) parecida com a de Carmel e de Santa Barbara.


Downtown San Luis Obispo (SLO) e o famoso farmer's market são locais bem legais para se visitar em SLO.


Alguns minutos de SLO, Pismo oferece uma boa opção de compras fora do circuito tradicional : Premium Outlet de Pismo Beach (Nike, Aeropostale, Polo, Tommy etc.). É um outlet premium como outro qualquer só que bem mais vazio...ou seja, mais fácil de gastar dinheiro!!! ;-(( 

SOLVANG

• cidadezinha de colonização dinamarquesa (não me pergunta o porquê!!) no meio da Califórnia.


MOINHOS - MARCA REGISTRADA
Legal de conhecer, passear um pouco, curtir o clima, apreciar os moinhos...enfim, passar 1 a 2h por lá está de bom tamanho. Opcionalmente, também pode ser um bom point de descanso e pernoite.

VIKINGS

DOWNTOWN SOLVANG
MAIS MOINHOS

SANTA BARBARA 

• a principal rua, State Street, é um shopping a céu aberto, com restaurantes e ótimas lojas. Esta rua sai bem em frente ao Stearn’s Wharf (pier) de SB. East Beach, uma das principais praias, fica próximo ao centro.

SB Mission
A Courthouse Tower, prédio do tribunal da cidade de Santa Barbara construído em 1929 já é bonito por si só, e tem uma vista panorâmica da cidade linda (1100 Anacapa Street). Camino al mar (1000 Steps Beach) –  é uma das praias mais bonitas de SB, uma das mais privadas e certamente tranquila.
Vista a partir da SB Mission 

Santa Barbara Mission(2201 Laguna Street) – é uma das missões franciscanas espanholas mais bonitas da Califa.

Restaurantes: Pascucci (729 State Street, no Paseo Nuevo shopping, só que virado para a rua), Mexicano La Super Rica Taqueria – a Julia Child, famosa chef do filme July & Julia, disse uma vez que amava e o lugar e então ele virou sucesso de público e renda.

State Street
SB também é um ótimo local para pernoite.

Santa Barbara→LA


De Santa Barbara para LA, o trânsito começa a "engrossar" exponencialmente. 

Selecione previamente alguns restaurantes de sua preferência para comer no caminho. A cidade de Oxnard oferece boas opções: Red Lobster - 1740 East Ventura Boulevard, Oxnard, CA 930360; Olive Garden - 1891 Ventura Boulevard, Oxnard, CA 93036); TGI Friday (Shopping At the Rose, 2181 North Rose Avenue, Oxnard, CA 93036); Outback Steakhouse (2341 Lockwood Street, Oxnard, CA 93030).

Outra opção é dar aquela parada estratégica para "chapuletar" os últimos (??!!) goods no Camarillo Premium Outlets (740 East Ventura Boulevard, Camarillo, CA 93010). Outro outlet, estilo Premium, um pouco maior do que o de Pismo e certamente mais cheio.... ;-(

Universal Studios Hollywood - menor que a de Orlando, mas igualmente divertida
Chegando em LA é escolher os programas e parques (veja LA) que mais lhe atraem e se divertir. Desta vez, fomos só na Universal. Estávamos cansados (mas felizes!!).

Sou fã dos Transformers
Quem não gosta de Minions?
Se estiver com tempo, estique até San Diego. A cidade é muito bonita, bem cuidada e com clima bem agradável.


Dica importante: planeje-se para o trânsito por vezes insuportável de LA, principalmente se vc tem um avião a pegar.


É isso aí amigo! Até a próxima viagem!

Solvang

Megatron
















   

O LADO "COOL" E ALTERNATIVO DO SUL DA BAHIA - TRANCOSO, CARAÍVA, CORUMBAU E SUAS PRAIAS

$
0
0

O PARAÍSO É LOGO ALI NA "BAÊA"

PONTA DE CORUMBAU - PARAÍSO

Meus amigos, em tempos de dólar nas alturas (fev2016 - 1U$ = R$4,00), nada melhor do que dar um tempo no turismo em terras estrangeiras e voltar a olhar com carinho as diversas opções nacionais do nosso "combalido", porém belíssimo país, certo?

VISÃO DO MIRANTE DA PRAIA DO ESPELHO/CURUÍPE

Já fiz outros posts sobre algumas das belezas naturais do país (Fortaleza e Jericoacara, Natal, Fernando de Noronha etc.), mas é gratificante constatar como sempre temos locais que podem nos trazer grata surpresa e até orgulho de ter nascido em terra tão abençoada.

CÉU ESTRELADO - CARAÍVA

E por falar em benção, quer local mais abençoado que a nossa Bahia (ou BAÊA, só para os íntimos...kkk)?

RUAS EM CARAÍVA

Pois bem, sem mais delongas, este post é para mostrar um pouco das muitas belezas desse estado singular, especificamente, a parte sul da Bahia: Trancoso, Caraíva, Corumbau e arredores.

VISÃO DA PONTA DO CORUMBAU PARA O LITORAL

Se quando vc ouve falar do turismo na região, seu interesse é por "micaretas" na praia, lamba-aeróbica, passarela do álcool, praias lotadas com música baiana nas alturas ou passeios "direcionados" por agências de turismo, adianto que esse post pode não ser tão apropriado.

UMA PRAIA PARA CHAMAR DE SUA

Nada contra quem prefere as opções citadas, mas a "minha praia"é definitivamente outra.... vc já deve ter notado pelas fotos iniciais....né?? kkk

PRAIA DE CURUÍPE

Na verdade, se vc curte NATUREZA no seu estado bruto (pouco tocada pelo homem), curte praias desertas, rios e lagoas despovoadas, longas caminhadas pela areia da praia, passeios de bugre/quadriciclos, locais não frequentados por carro, céu estrelado, forró/reggae de fim de noite e, acima de tudo, prefere evitar o comodismo do chamado turismo de massa, este post é definitivamente para vc.

MUITOS TONS DE AZUL/VERDE

Espero então que ao fim do post vc esteja convencido que uma viagem a esta belíssima região pode carregar suas baterias para suportar a rotina dura do dia-a-dia e ainda reservar ótimas lembranças para aqueles dias que vc simplesmente "quer chutar o balde"....kkkkk

CHUTANDO O BALDE....KKKK

DIVERSÃO EM FAMÍLIA

COMO CHEGAR E DESLOCAMENTOS

IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO - QUADRADO - TRANCOSO

Sou carioca. Portanto, por mais que goste de dirigir, encarar a estrada do RJ até o sul da Bahia é meio demais para mim. Preferi pegar um voo promocional direto do RJ até Porto Seguro. Vôo de 1h20min, super tranquilo e bastante conveniente.

EXPLORANDO PRAIAS

De novo, escolha pessoal, pois notei que vários mineiros de BH e até paulistas pensam diferente e encaram numa boa a viagem longa de carro. O pro da viagem de carro é que vc pode conhecer cidades mais ao sul (Prado e Cumuruxatiba) que, por comodidade, dispensei. Os cons são o tempo perdido e os riscos de encarar as rodovias brazucas.


Chegando de avião, vc tem algumas opções de deslocamento:

CONTEMPLAÇÃO

1 - Ônibus ("busum"): a opção mais barata, porém "hard", pois perde em flexibilidade e tempo. Vale notar que a rodoviária de Porto Seguro é bem perto do aeroporto e tem itinerários periódicos para Caraíva e Trancoso;

ESPELHOS DE ÁGUA - RIO ENCONTRA O MAR

2 - Traslados diversos contratados: a opção das agências de viagens. Inúmeras vans contratadas pelas agências  (CVC é onipresente!!) fazem os itinerários.  Apesar dos traslados geralmente serem "grupais", não são baratos. Cerca de R$150 a 250/pessoa por trajeto!!!



Além disso, espere ter seus horários de ida/volta bem controlados e ser "guiado" para os locais conveniados, é claro''. Vale para quem gosta de muita comodidade e não se incomoda em andar em grandes "grupos";

VISÃO DA PRAIA DOS NATIVOS

3 - Táxi: a opção mais cara, mas bem prática. Vc não se desgasta dirigindo, combina o horário e obviamente paga mais por isso.

PRAIA DE ITAQUENA

Existem muitos taxistas prestando o serviço. Portanto, cabe negociação de preços. Lembrando sempre que quando for para uma praia deserta distante, vc tem que combinar bem a corrida de volta para não ficar na mão.

CAMINHO PARA PRAIA DOS AMORES

4 - Aluguel de carro: opção que adotei. Não é mais barata e nem a mais cara. Custo: cerca de R$620/semana (fev2016), mais a gasolina e os estacionamentos a pagar em algumas praias. Vc ainda tem que dirigir por algumas estradas de terra bem esburacadas.

EM CARAÍVA, TODOS OS CAMINHOS DÃO NA PRAIA

Entretanto, não há perigo em se perder. Basta carregar uma vez o mapa da região no google maps do seu celular.

PAI CANGURU

Os caminhos são bem óbvios e não requerem sequer GPS. O gasto de gasolina também é bem pequeno, porque as distâncias não são grandes (gastei R$150 e rodei muito!!). Vantagem: FLEXIBILIDADE! Requisito que para mim, na viagem em questão, era vital.

RIO CORUMBAU

Se optarem por carro alugado, não precisa ser nenhum 4x4, mas precisa ter ar cond., pois nas estradas de terra vc certamente vai preferir andar de vidros fechados. :-)

PLANEJANDO A VIAGEM 

MAPA DE PRAIAS

Aqui, mais uma vez, rendo uma homenagem ao blogueiro de turismo profissional Ricardo Freire (e sua equipe). Ricardo simplesmente reúne TODAS as dicas possíveis sobre a região no seu completíssimo post : sul da bahia - viaje na viagem.

SE QUER EXPLORAR, TEM QUE CAMINHAR

Com a objetividade de sempre, ele (Ricardo Freire) fala tudo o que vc precisa saber sobre todas as cidades/locais da região, ou seja, dá todas as peças para vc montar, de acordo com suas preferências, seu próprio quebra-cabeças.

PRAIA DO ESPELHO - MARÉ ALTA

Então, vc deve estar perguntado: para que este post se tem tudo lá no "viaje na viagem"?
Bem, meu post é basicamente para dar algumas dicas descontraídas adicionais sobre o meu particular "quebra-cabeças", montado a partir das dicas preciosas do Ricardo.
Quem sabe vc não se identifica?

PRAIA DO RIO DA BARRA - TRANCOSO

Aliás, para ajudar, vc ganha como "brinde" algumas fotos que ilustram essa maravilha de cenário...e podem ajudar sua escolha.... ;-)

BAIANOS 

Lendo o post do Ricardo para planejar minha viagem, descartei de cara Porto Seguro e as cidades mais ao norte de Porto. Lembram do papo de "natureza no estado bruto"? Então...até cogitei Santo André, mas depois para uma outra ocasião....

PRAIA DE PRATIMIRIM

Decidi então montar duas bases (Caraíva e Trancoso) e fazer passeios a partir destas duas cidades.

TRAVESSIA PARA CARAÍVA

Havia outras opções mais baratas para base, tais como: Arraial d'Ajuda ou mesmo Porto Seguro. Porém, definitivamente, não queria ficar me matando nos deslocamentos mais longos ou à noite, uma vez que eu queria algo menos urbano mesmo e meu maior interesse estava portanto na parte mais "deserta" ao sul.

PRAIA DO SATU E ESPELHO LÁ LONGE (DEPOIS DA CURVA)

Assim, no meu caso, aluguei um carro (1.0, com ar cond) e fui direto para Caraíva (estacionamento). O tempo de percurso sem paradas é mais ou menos 2h20m. Vc tem duas opções de caminho:

PRAIA DE CARAÍVA

1 - ir do aeroporto de Porto Seguro até as balsas e, de lá, atravessar o rio "Buranhem" de ferry (custou R$22, incluindo carro e 3 passageiros) até Arraial d'Ajuda e, de lá, pegar a estrada para Trancoso e, em seguida, para Caraíva.

MAPA: PORTO SEGURO --> CARAÍVA

2- Ir para Trancoso por Vale Verde e de lá seguir para Caraíva.
Dependendo da hora do dia, as balsas podem estar com fila, tornando a opção 2 mais vantajosa, apesar de ter 30km a mais. 


Em ambas as opções (no meu caso, peguei a balsa), o trecho mais "complicado" ocorre a partir da bifurcação da estrada entre Trancoso e Caraíva. Isto porque, o asfalto acaba logo após a saída para Trancoso e os últimos 35 km para Caraíva são de terra mesmo. 

"JIBOIANDO" COM ESTILO

Este trecho final (Trancoso --> Caraíva) pode ser mais ou menos penoso dependendo do tamanho dos buracos da estrada de terra na época que vc for. A estrada de terra era para ser tranquila, mas as chuvas da região e a falta de um frequente trabalho de assentamento do terreno obrigam o motorista a ter cuidados redobrados para não furar um pneu ou quebrar a suspensão do carro.
De qualquer forma, basta evitar percorrer o trecho de terra à noite e diminuir a velocidade. 

SIMPATIA DO QUADRADO

No fundo, se vc relaxar com os solavancos, o caminho é até divertido... afinal, vc vai poder apreciar belas paisagens verdes, algumas aldeias indígenas (Pataxós) no caminho, uma grande fazenda de búfalos e, é claro, os "nativos" preguiçosamente acompanhando a passagem dos poucos carros que se aventuram. 

E HAVIA UMA FAZENDA DE BÚFALOS NO CAMINHO ENTRE TRANCOSO E CARAÍVA

Pessoalmente, acho que o fato da estrada ser um pouco ruim faz até parte de uma tentativa velada de deixar o local o menos desbravado possível....e o pior é que funciona!!! Não vi muito o povo da CVC se aventurando por aquelas bandas de Caraíva. Nitidamente, a frequência era outra...um povo mais descolado, mais desapegado....mais "alternativo e cool" para fazer jus ao título do post....kkkk ;-)

CHEGANDO EM CORUMBAU - VISÃO DO PARAÍSO

Outro ponto a ressaltar é o fato das supostas aldeias indígenas, para mim, representarem um tremendo "pega turista". Nada contra os caras (índios e descendentes) ganharem um dinheirinho vendendo o seu artesanato tradicional ou cobrando para fotos com cocar, araras etc. mas, pessoalmente, acho que viraram comerciantes como quaisquer outros. Assim sendo, vc pode dar até uma parada para conferir, mas "olho vivo" porque a "inocência aborígene" ali já não existe há muito tempo.

PROGRAMAÇÃO "PRA LÁ DE ALTERNATIVA" EM CARAÍVA

No fim do percurso de terra, vc vai se deparar com um estacionamento na margem norte do rio Caraíva, ao lado do ponto da travessia de barco. Não tem erro, vc vai deixar seu carro estacionado ali (com segurança) pelo período que ficar em Caraíva. Custo: R$15/noite.

CHEGANDO EM CARAÍVA

Aí, é só pegar o barquinho para atravessar (custo R$5/pessoa, incluindo malas). 
Detalhe: os barcos rodam 24h.


Chegando de fato em Caraíva, vc vai sentir que está entrando em outra dimensão. 

OUTRA DIMENSÃO - PAZ E TRANQUILIDADE REINAM POR AQUI

O tempo parece que passa mais devagar por ali. Não há carros. A luz chegou há poucos anos. As ruas são de areia fofa e, por isso mesmo, dependendo da distância para sua pousada e do peso de sua mala, vai por mim, vale muito alugar um "táxi" carroça (R$25). 


O QUE FAZER EM CARAÍVA

CAMINHANDO EM CARAÍVA

Uma vez estando bem instalado em sua pousada (falo um pouco mais sobre isso adiante) e percebendo que seu sinal de celular é praticamente inexistente, está na hora de curtir Caraíva. Como?

IGREJINHA DE CARAÍVA

Aí vão algumas dicas:

1. O visão do céu estrelado, a partir de qualquer lugar em Caraíva, é simplesmente fantástica. Por conta da pouca luminosidade das ruas, passear a noite pela orla do rio ou da praia, olhando para o céu é algo que transmite uma paz gigantesca que nos falta no dia-a-dia dos grandes centros urbanos. Escolha um bom restaurante/bar para jantar ou tomar um sorvete e usufrua desta sensação única.

Fui no recomendado Bar Lagoa, mas confesso que não achei nada demais.

BAR LAGOA

Preferi comer uma pizza num bar da orla do rio (Bar do Porto é uma boa pedida), vendo as crianças locais brincarem de pique-esconde e pega-pega....detalhe importante: sem seus celulares/tablets etc.....que incrível, né mesmo?

AINDA EXISTEM CRIANÇAS QUE SE DIVERTEM COMO CRIANÇAS

Outra boa pedida é um sorvete na sorveteria Caraíva.

2. Para quem gosta, o forró de Caraívaé único. Rola bem tarde, a partir de 23:00/24:00 nos bares da orla do rio. Em alta temporada, cada dia é num bar diferente, sendo o bar do Pelé o mais famoso. Rola também noitadas bem alternativas, como reggae ao luar, cinema ao luar, cantoria ao luar etc.

VIVA A SOCIEDADE ALTERNATIVA

Aliás, próximo à ponta do rio, quase no encontro com o mar, existe uma comunidade muito "cool"....vendendo suas miçangas, açaí e outro produtos naturais, num clima muito alternativo e zen que me lembrava a alegria do filme "HAIR" ou as canções do Raul Seixas....viva...viva...viva a sociedade alternativa!!! Muito legal para descontrair!! ;-)

É SÓ CHEGAR....
 
3. A "Praia da Barra"é a favorita da galera. Mar e rio, com águas mornas, se encontram nesta praia num espetáculo de cores de água e de marés que relaxam o espírito. Quando a maré está baixa, o rio "invade" o mar deixando-o com a cor amarronzada (não suja!!), por conta dos sedimentos do rio. Na maré alta, o fenômeno é inverso.

PRAIA DA BARRA (RIO CARAÍVA) - RELAX

O mar ganha a batalha com o rio e o invade, deixando suas águas com tons esverdeados. Vale notar que esse fenômeno é mais comumente notável nos períodos de lua cheia e/ou lua nova, quando as mudanças de maré ocorrem de forma bem mais intensa do que nas fases preguiçosas das luas minguante e quarto-crescente.

PRAIA VERSUS MAR - CARAÍVA

Vc pode alugar uma barraquinha na beira do rio, com direito à cadeira, mesa e guarda sol, com consumação mínima por R$30 (fev2016). Vale a pena! Os preços dos snacks e bebida não são absurdos e é altamente relaxante. Se vc ficar para ver o por do sol melhor ainda!

CADEIRAS/BARRACAS EM CARAÍVA - SENTAR E RELAXAR
4. Comer um pastel de arraia (ou outro qualquer) no Boteco do Pará, durante o por do sol. A galera se reúne por ali por volta do fim de tarde para tomar uma "fresca", apreciar o belíssimo por do sol que deixa o rio avermelhado e, de quebra, saborear, alguns quitutes no simpático bar. Pastéis de R$5 a R$7, dependendo do sabor.

FIM DE TARDE NO BOTECO DO PARÁ

5. Atravessar o rio (nadando de preferência) e caminhar até a Praia/Lagoa do Satu. Esta lagoa de água doce fica a 4 km indo para sentido norte pela praia. É uma boa caminhada pela areia da praia.

CAMINHANDO PARA O SATU

Cansa um pouco (ou muito...dependendo do seu preparo físico... ;-)), mas o visual da praia na curva que chega no bar do Satu (habitante que deu nome ao local e que infelizmente morreu em 2015) é impressionante!!!

CURVA (SATU) QUE COMPENSA A LONGA CAMINHADA

As duas lagoas formadas pelo fim dos rios que quase chegam ao mar dão um contraste muito legal ao local.

4 KM DE CAMINHADA COM VISUAL ESTONTEANTE

Leve uma mochila com água/snacks, calce um tênis/sandália confortável e aproveite a caminhada para esquecer da vida....

LAGOA SATU




LAGOA SATU


Chegando no Satu, relaxe...relaxe....relaxe...mergulhe nas diversas piscinas que se formam no mar azul e nas lagoas limpas e de águas mornas.

LAGOA VERSUS MAR NO SATU

Os bares próximos do Satu servem bebidas e alguns snacks.

PRAIA DO SATU

Quando estiver descansado, retome o fôlego e tome o caminho de volta. São mais 4km, mas lembre-se que ao final vc pode dar um tchibum relaxante no Rio Caraíva.

RIO CARAÍVA NO POR DO SOL

Opcionalmente, se a maré estiver baixa, do Satu, vc pode esticar mais 5km até a belíssima praia do Espelho (falarei sobre essa praia mais adiante). Contudo, lembre-se que, se fizer isso, serão 9km para voltar depois (e não 4km). Portanto, tome cuidado neste planejamento. Pessoalmente, não recomendo a esticada...a menos que vc combine com algum carro/táxi para te pegar depois no Espelho.

ORLA DA PRAIA - CARAÍVA
6. A praia de Caraívaé bonita, mas cheia de ondas "quebra-coco"...aquelas que quebram forte na beirinha. Dá para mergulhar sem problemas, mas é bom ter cuidado para não tonar um "caixote/caldo".

POUSADAS PÉ NA AREIA

Um bom local para ficar nesta praia é no famoso "Bar da Praia", na pousada Casa da Praia, que é o point mais descolado, com boa oferta de puffs, espreguiçadeiras e outros mimos, desde que vc consuma, é claro.

POUSADA BAR DA PRAIA

Mas, existem outros points em frente a outras pousadas "pé na areia" onde vc pode simplesmente esticar sua toalha e usufruir (pagando) igualmente dos quitutes e bebidas.
PESCADOR LANÇANDO A REDE - CARAÍVA

Claro também que vc pode fugir das pousadas e ficar em qualquer lugar mais deserto e obviamente sem infra.
PESCADOR RECOLHENDO A REDE - O MAR ESTAVA PARA PEIXE EM CARAÍVA

7. passeio de bugre a Corumbau (12km de estrada de terra e trechos de beira do mar até o rio Corumbau) ou passeio de barco a Corumbau (com parada nos recifes Itacolomis) - não fiz o passeio de barco, mas  de bugre é simplesmente sensacional!! Um dos ápices da viagem.


CAMINHO DO RIO CORUMBAU ATÉ A PONTA DE CORUMBAU

Vc irá quicando dentro do pequeno bugre por uma estrada com um visual com trechos estonteantes que te levarão até a foz do rio Corumbau. De lá você deixa o bugre, combina uma hora para retorno com o guia e parte para atravessar o rio numa canoa.

TRAVESSIA EM CORUMBAU - VÁ A NADO!!

A travessia custa R$ 10,00 por pessoa (ida e volta) e não dura nem 5 minutos, ou vc pode atravessar a nado (opção mais do que recomendada!!). Dica: pague R$10 apenas pela travessia da sua mochila e vá nadando. Ou, se vc for "marine", leve a mochila nadando e carregando-a no alto dos seus braços sem molhar... Ah, meus tempos na Marinha...  ;-)

Depois de cruzar o rio é só caminhar por alguns metros que logo se atinge a famosa Ponta do Corumbau.


Aí, meus amigos(as), é se preparar para as visões mais estonteantes de sua vida.

DANÇA DA MARÉ

Uma paisagem simplesmente incrível!!! São diversos tons de azul, verde, marrom...águas cristalinas....calmíssimas...mornas....bancos de areia no meio do mar....vc pode andar centenas de metros mar adentro com água na canela....simplesmente fantástico!!!

MIL CORES DE ÁGUA

Escolha um bar/restaurante logo depois da ponta de Corumbau para reabastecer, comer um sanduíche ou um quitute local ou simplesmente dar uma breve pausa para curtir fora d'água (se vc conseguir) aquele visual incrível!!!


Fique por aqui até enjoar...se aventure (com precaução) até a extrema ponta da praia de Corumbau, sente na areia e aprecie como a paisagem vai mudando com as mudanças da maré. Aliás, a precaução é justamente por conta dessas mudanças de maré que podem ser bastante súbitas durante a lua cheia ou nova.


Na ponta de Corumbau, "rios" de água cristalina e morna do mar se formarão a sua volta, com pequenos peixes em constante circulação.... e uma brisa constante amenizando o sol ardente....barquinhos de pescadores passarão ao largo.... revoada de gaivotas emoldurarão a "pintura".  Paraíso!!!


Sem dúvidas, imagens para eternizar na memória...perfeitamente comparáveis com as mais belas praias do Caribe ou do mar Mediterrâneo!!

VÁRIAS PRAIAS NUMA MESMA PRAIA

Site auto-explicativo para consulta da tábua de marés: http://www.tabuademares.com/br/bahia/porto-seguro


Procure visitar nos períodos de lua cheia/nova na maré baixa (baixa-mar) e curtir o local até a maré subir (preamar). Mas não esquente! Se não for nesse períodos, vc irá curtir também.

O QUE FAZER EM TRANCOSO

Depois de 4 dias excelentes, em Caraíva, rumei para Trancoso pelo caminho oposto da ida. Cerca de 1:00 de estrada de terra até a bifurcação e mais 20 min de estrada já asfaltada para Trancoso.
Trancoso é um local que pode ser ao mesmo tempo "cool e alternativo"(título do post), como também pode ser local de badalação de ricaços e famosos do jet-set nacional e internacional (Madonna, Beyonce, Di Caprio, modelos internacionais, cantores de música pop etc. são habitués do local.

HOMENAGEANDO IEMANJÁ - A RAINHA DO MAR

Vc poderá ficar em pousadas caríssimas pé na areia (falo mais sobre isso adiante), algumas pousadas altamente exclusivas e escondidas para tal galera do jet-set, vc poderá curtir raves loucas de réveillon ou carnaval, jantar em locais com chefs premiados, esbarrar com turistas europeus (os franceses são a maioria) ou vc poderá simplesmente optar por curtir de um jeito mais simples, desapegado e descolado as belezas naturais, as belíssimas praias/rios e paisagens naturais que cercam o litoral dessa autêntica cidade baiana.

IGREJA SÃO SEBASTIÃO - QUADRADO

De qualquer forma, programas não faltarão para vc curtir. Segue abaixo, algumas dicas pessoais:

RESPIRANDO VERDE - QUADRADO
1 - Quadrado - me arrisco a dizer que este local é o charme e a alma de Trancoso. Seu símbolo maior. Ponto de encontro. É uma espécie de praça ou de quinta, com um campo de futebol no meio, uma charmosa igrejinha (de São Sebastião) ao fundo, cercado por bares/restaurantes, pousadas e lojas coloridas e simpáticas. Na verdade, o Quadrado tem forma geométrica de retângulo, mas bem que poderia ser "redondo", pois, com perdão do trocadilho, o local desce muito redondo.
COMO QUERIA TER JOGADO UMA PELADA AÍ...BEM QUE TENTEI

No fundo da igreja, o contraste do visual do litoral de Trancoso e suas praias próximas (Nativos e Coqueiros), "banhadas" pelo rio Trancoso e emolduradas pela mata atlântica, é de cair o queixo.


Tem "maluco" que não gosta do Quadrado! Reclamam de mosquito!! Eu sempre respeito a opinião dos outros, mas pelo amor de Deus, o local é tropical, é cheio de verde.... coloque um repelente e não enche o saco...não quer mosquito? Fica no ar condicionado jogando video game....!  Ops!! ;-)

O CHARME DOS RESTAURANTES E BARES DO QUADRADO

Esquecendo os "chatos"e voltando ao Quadrado, não há como negar a sensação de harmonia e paz que emana do ambiente.
Durante o dia, na parte da manhã, fica quase adormecido, servindo de passagem para galera que vai andando calmamente para as praias mais próximas (Coqueiros e Nativos).

AMBIENTE DE HARMONIA - QUADRADO

À tarde, alguns restaurantes e lojas começam a dar o ar da graça, de forma preguiçosa, bem baiana... O destaque nesse horário vespertino é o restaurante "Rabanete", antigo "Portinha", servindo boas e variadas opções de almoço a quilo (R$60/Kg). Não deixe de provar os doces tentadores no restaurante ao lado (dos mesmos donos).

LOJA TÍPICA - QUADRADO
Mas é no fim de tarde/início de noite que o Quadrado ganha novos ares. Os estabelecimentos comerciais ganham luzes indiretas, uma feirinha de artesanato é montada na entrada, a igrejinha ganha uma iluminação bem bonita (crianças brincam com as sombras), as músicas são cantaroladas nos bares/restaurantes,  e o céu estrelado completa a pintura.  Muito legal!!!

ANOITECE NO QUADRADO

Os restaurantes não são baratos e aproveitam um pouco dessa vibe charmosa do lugar para cobrarem alto dos visitantes. De qualquer forma, estando de férias, vale escolher um deles, esquecer um pouco do seu amor pelo $$ e ser feliz....

FAMÍLIA EM VIAGEM

Ainda nesse horário noturno, não deixe de experimentar também as tapiocas deliciosas que são vendidas por duas simpáticas baianas (Elma e Jidi) numa carrocinha em frente da entrada principal do Quadrado. As tapiocas, salgadas e doces, são verdadeiras refeições. Custam R$15.

Outra boa pedida, é a sorveteria Capim Santo. Fica meio escondida, num beco da pousada de mesmo nome. O sorvete de capim santo é bem saboroso, com um gosto forte e marcante de limão. Nunca tinha provado...

Se vc ainda tiver sorte (como eu!!) de visitar o Quadrado num daqueles dias de festa na Bahia...famosa Bahia de todos os santos...de todas as crenças e rezas...de sincretismo religioso da igreja católica com o Candomblé....aí então, meu amigo, a coisa ferve!! Cheguei na cidade no dia de Iemanjá e São Braz. As procissões começaram de tardinha e os festejos vararam a noite, com shows em homenagem à São Braz e uma "troca do mastro simbólico do santo"às 06:00 com direito a um imenso foguetório de acordar quem tivesse dormindo....kkk..... Coisas da BAÊA.....kkkk.

MAPA DE PRAIAS - DE TRANCOSO A CARAÍVA

2 - Praia dos Nativos - praia à esquerda (olhando de frente para o mar) do rio trancoso, no sentido norte (sentido de Arraial d'Ajuda). Muito próxima do Quadrado (15 min descendo a pé uma ladeira, mas lembre-se que tem a subida da volta). Vide mapa.
Se tiver de carro, existe estacionamento na "boca do gol" (R$15/fev2016). É uma praia bonita, águas calmas e quentes, bem frequentada (gente bonita), e deliciosamente banhada pelo rio que dá um contraste bem legal.

CAFÉ DE LA MUSIQUE - PRAIA DOS COQUEIROS/NATIVOS

Por conta da proximidade com o Quadrado, a praia não é deserta. Costuma receber muitos visitantes. Os restaurantes/bares da orla oferecem alguns mimos, mas, com raras exceções, cobram caro (consumação mínima) por isso. Em média R$80/pessoa. Não me importo em pagar alguns R$ por um conforto (barraca, cadeira, serviço de garçom etc.), mas quando há abuso (e R$80 ou mais/pessoa por pratos que não valem R$30 é abuso!!), simplesmente rejeito a ideia!!!

NATIVOS

Mas a galera "VIP" paga na boa, senão não estariam cobrando, certo? Lei do mercado....deixa rolar...faça sua escolha!!!

Em suma, é uma praia boa para visitar num fim de dia...daqueles que você não quer voltar cedo para sua pousada...

3 - Praia do Coqueiros - mais ou menos na mesma linha da Praia dos Nativos. Bem próxima do Quadrado (15 a 20min,  descendo a pé uma ladeira...), só que do lado direito (olhando de frente para o mar), ou seja, sentido sul (sentido de Caraíva). Ver mapa.

A qualidade da praia é bem similar. Águas limpas e mornas. A diferença aqui é que a "muvuca"é um pouco maior (muita gente vindo de van de Porto Seguro em bate-volta) do que nos Nativos.
Mas, o lado bom é que as barracas são menos gananciosas...na sua maioria não cobram consumação mínima. Fui recomendado e aprovei a "barraca do Jonas". Preços acessíveis e comida, em geral, boa. Apesar da muvuca, o ambiente nesta praia é bem tranquilo....não rolam micaretas loucas e nem músicas nas altura.

A ORLA DA PRAIA DOS COQUEIROS

Rolam sim passeios de cavalo na areia...algo bem estranho e até meio anti-higiênico, se é que vc me entende....sei lá, sou daqueles que acham que cavalos, por motivos óbvios, combinam com passeios no campo.

COISAS QUE SÓ ACONTECEM NA BAHIA

Andando de Coqueiros para Nativos, um pouco antes de chegar no rio, vc vai passar por alguns bares bem descolados, com esteiras e puffs coloridos na areia, música tecno eletrônica para agradar o povo VIP chegado a um energético com vodka...já foi meu tempo...kkk.

Um desses bares é o "Café de La Musique" que oferece um clima bem "trend" e periódicas raves.
Assim como no Nativos, o ideal é também visitar esta praia no fim de tarde, quando a galera do"bate-volta" de Porto Seguro já vazou e a praia está menos cheia, oferecendo um belo por do sol junto ao rio.

4 - Praia do Rio da Barra - essa sim é uma praia que podemos dizer que é bem mais deserta. Vc pode chegar andando (30 a 40min) pela orla, seguindo no sentido norte (sentido Arraial D'Ajuda), a partir da praia dos Nativos, ou pode chegar de carro pela estradinha de terra que costeia o litoral de Trancoso. A partir da descida da ladeira de Trancoso (atrás do Quadrado), dirija sentido norte por esta estrada que tem uns buraquinhos, mas nada demais. Não tem como errar. Em 15min, você verá a placa para praia do Rio da Barra e o condomínio Terravista. Dobre a direita neste acesso.

PRAIA DO RIO DA BARRA

Mas antes de chegar na praia, vc se depara com uma guarita, cobrando R$30!!! (fev2016) de estacionamento. Estacionamento caríssimo, mas se quiser evitar, só se vir andando pela praia. Confesso que estava meio cansado e, desta vez, não hesitei em pagar.

RIO DA BARRA

Estando na praia, vc se depara com um visual sensacional. Te prometo que compensa o estacionamento e os solavancos na estrada de terra ;-)

RIO DA BARRA

O encontro do sinuoso rio com o mar é muito bonito mesmo! É para mergulhar e "jiboiar" até enjoar.
Sentir a maré mudando e ver as águas mornas, calmas e límpidas do rio e do mar trocando de cores e de nível é muito legal. TOP! TOP!TOP! IMPERDÍVEL!

E O RIO ENCONTRA O MAR

Para montar sua base na praia, suas opções são reduzidas: pagar absurdos R$100/pessoa de consumação mínima nos dois/três únicos restaurantes/bares próximos ao Condomínio ou então esticar sua toalha/canga embaixo da sombra de uma das árvores próximas ao rio. Uma terceira opção é batalhar uma barraca no seu hotel/pousada e levar de carro para a praia.

CAMINHO PARA PRAIA DO TAÍPE (SENTIDO ARRAIAL D'AJUDA)

De qualquer modo, qualquer que seja sua opção, prometo que vc vai curtir muito esta praia.

VAI ESCOLHER MERGULHAR NO RIO OU NO MAR ?

5 - Praia do Taípe (praia do Club Med) - Se tiver com gás, estique as pernas andando pela orla no sentido de Arraial d'Ajuda, a partir da praia do Rio da Barra (ver mapa).

PRAIA DO TAÍPE

Em pouco mais de 30 min, vc vai se deparar com a praia do Taípe, emoldurada por falésias avermelhadas que dão um belo contraste visual. Faça o passeio na maré baixa, pois existem uns trechos que as rochas invadem o mar e dificultam um pouco a passagem a pé, obrigando a uma "pequena aventura (escalada)" que dá mais emoção à brincadeira. ;-)

CLUB MED -TAÍPE

6 - Praia do Rio Verde - ao sul da praia dos Coqueiros, tem a praia do Rio Verde. Vc já percebeu que à medida que vc se afasta da região dos fundos do Quadrado as praias vão ficando gradualmente mais desertas, menos muvucada e com menos infra. A boa notícia é que o restaurante "Cantinho Doce" nesta praia oferece serviço de praia e de bar sem consumação.


7 - Praia de Itapororoca/ Praia Pratimirim/ Praia Itaquena e Rio dos Frades 
Esse trecho é lindo demais! Veja vc mesmo!!!

PRAIA DE ITAQUENA COM RIO DAS FRADES AO FUNDO

Natureza em estado bruto! Praias de várias cores. Areia branquíssima! Totalmente desertas! Águas calmíssimas e quentes! Infra zero! Quer melhor?



PRAIA DE PRATIMRIM


ITAPOROROCA


MERGULHANDO EM ÁGUAS TRANQUILAS

Para chegar, minha recomendação é fazer um passeio de quadriciclo"bookado" na sua pousada.

EASY RIDERS


RIO DOS FRADES (AO FUNDO)

Vale quanto custa (R$180/quadri em fev2016). Passeio de umas 3 a 4h (negociáveis), saindo a partir de Trancoso. 


QUADRICICLO NA SOMBRA

E TEM GENTE QUE TEM CASA NO PARAÍSO....

O guia te leva até o o fim do passeio (Rio dos Frades) e depois marca um ponto de encontro com vc perto da Praia de Itapororoca.



Em suma, o cara te dá total liberdade com o quadri para vc rodar naquele trecho de orla onde quiser e escolher a(s) praia(s) que vc quiser curtir.
Minha sugestão: Itaquena rocks!!

PRAIA DE ITAQUENA

Bom demais! TOP! TOP!
Sem dúvida, um dos melhores momentos da viagem.
8 - Praia do Espelho e Praia do Curuípe - São praias um pouco mais longe de Trancoso, cerca de 50min de carro, pela mesma estrada de terra que leva a Caraíva, só que vc vai dobrar antes, numa bifurcação à esquerda, quando vir a placa indicando "praia do Espelho", Condomínio "Outeiro das Brisas".
MAPA DO CAMINHO ENTRE TRANCOSO E ESPELHO

Nesta estradinha, você passará ao lado da guarita do condomínio Outeiro das Brisas e continuará por mais cerca de 5 km até a praia. Há dois bolsões de estacionamento – ambos caros (R$20/fev2016), mas aqui não tem jeito, vc vai pagar com prazer.

MIRANTE DO ESTACIONAMENTO (ESPELHO/CURUÍPE)

Do mirante do estacionamento, vc já vai ter uma visão do paraíso que te espera.


Do estacionamento principal, vc desce uma escadaria (íngreme, mas tranquila) até chegar a praia próxima ao rio.

Aliás, o rio divide as duas praias: Espelho e Curuípe, mas muitos, por simplicidade, ou pela beleza mesmo, costumam chamar toda região simplesmente de "espelho".

O RIO DE ÁGUAS CRISTALINAS QUE SEPARA CURUÍPE E ESPELHO

Por que? Vou deixar as fotos te mostrar...kkkk  ;-)

CURUÍPE NA MARÉ BAIXA

Então, olhando para o mar, a praia de Espelho fica à direita do rio, no sentido sul, sentido Caraíva, lembram? A praia do Espelho, após o rio, vai se tornando cada vez mais deserta e selvagem, ornamentada por coqueiros e pelas falésias da região. Visão de paraíso mesmo!

FALÉSIAS - PRAIA DO ESPELHO

O hotel "Fazenda Calá & Divino"é o único daquele pedaço.

HOTEL FAZENA CALÁ & DIVINO


Se vc for andando até a última curva e esticar sua visão de longo alcance, dá para ver a extremidade da praia/lagoa do Satu (vide atrações de Caraíva) a 5 km de distância.

VISÃO PRIVILEGIADA A PARTIR DA PRAIA DO ESPELHO

O encontro do mar com o rio, para variar, é um show à parte!


A praia de Curuípe, de fato, fica à esquerda do rio, onde está concentrada a maioria dos bares/restaurantes que cobram consumação variando de R$80 a 120/pessoa.

PRAIA DE CURUÍPE (bares/restaurantes/pousadas ao fundo)

Os bares da pousada do Baiano e da pousada "Encanto do Espelho"são os mais badalados e procuram atrair público com suas confortáveis espreguiçadeiras, puffs coloridos e com um visual paisagístico muito bem cuidado, integrado com a praia.

POUSADAS/BARES EM CURUÍPE


Lá pelo meio-dia chegam as vans vindas de Porto Seguro e enchem um pouco a praia. Nada que atrapalhe a curtição.

O lado esquerdo (de Curuípe) forma mais piscinas, com águas bem tranquilas e vários peixinhos represados nos diversos arrecifes podem ser vistos.

MARÉ BAIXA - ARRECIFES

Deste lado, também existem várias árvores frondosas que oferecem boa sombra para vc relaxar e se proteger do sol, fugindo, se desejar, do esquema de consumação. Aqui, na alta temporada, rola até ambulantes vendendo bebidas, quitutes etc. No stress at all....

LINDA (PRAIA E MODELO)

Neste trecho, atrás da pousada "Encanto do Espelho", existe ainda um caminho (escadinha) meio escondido que leva vc a outro mirante, outro belo ponto de observação.

MIRANTE - ESPELHO/CURUÍPE

IMPORTANTE: Para ver o tal efeito espelho, duas coisas têm que acontecer: definitivamente, vc deve visitar o local na maré baixa e o dia deve estar ensolarado.

EFEITO ESPELHO - MARÉ BAIXA E SOL

Antes de visitar, vi em alguns blogs pessoas reclamando decepcionadas por não terem vivenciado o tal efeito. Então, aqui é fundamental planejar sua visita de acordo com esses dois fatores, senão a expectativa alta pode te decepcionar e vc ter encarado uma viagem longa para ver uma praia até certo ponto comum.

CORES MUDANDO COM TEMPO NUBLADO E A MARÉ "SUBINDO" - ESPELHO

Bem, vou deixar as fotos mostrarem as praias Espelho e Curuípe para vc concluir se vale a pena a visita!! ( se sentindo sarcástico....)

Para tábua de marés, vc já sabe: http://www.tabuademares.com/br/bahia/porto-seguro  
9 - praia dos Amores - uma dica legal, é andar, a partir da praia de Curuípe, no sentido norte (sentido Trancoso). Na orla, vão se formando diversas prainhas em forma de ferradura. Uma delas é a praia dos Amores (não representada no mapa).

AMORES

O acesso é feito a pé, obrigatoriamente na maré baixa, pois as águas do mar quase encostam nas falésias (mesmo na maré baixa) dificultando um pouco a passagem. Aliás, o Guia 4 Rodas conta que essa praia ganhou esse nome porque, quando a maré sobe, ela bloqueia o acesso de volta para a praia de Curuípe , deixando os casais "presos" na praia. Aprisionados pela maré, os casais aproveitavam o isolamento para fazer ""amores""....kkkk.


De fato, quando a maré sobe, o acesso para essa praia fica fechado pela maré. Logo após a Praia dos Amores está a Praia do Outeiro (ou Setiquara), que fica às margens do Condomínio Outeiro das Brisas.  É o local mais raso, onde os corais ficam bem à mostra na maré baixa. As águas ficam tão baixas que é possível caminhar bastante pela areia mar adentro, para explorar os vários corais, plantas e a vida aquática da região.


10 - passeios alternativos - Arraial d'Ajuda fica a cerca de 40min de carro de Trancoso. É um local mais urbano que Trancoso. Vale uma visita de fim de tarde/início de noite na badalada Rua Mucugê que oferece algumas variadas opções de restaurantes, lojas e bares. Alguns falam bem de algumas praias de Arraial. Sinceramente, tenho minhas restrições. A praia de Mucugêé micareta pura!!! Farofa total. Não conheci a praia de Pitinga, mas imagino que, por ser mais de difícil acesso, deve ser um pouco mais legal. A praia seguinte, sentido Trancoso, é a de Taípe (já comentada).

ONDE FICAR

Aqui, mais do que nunca, vale aquela velha máxima : "depende de quando vc quer pagar". 
Todos os locais (Caraíva, Corumbau, Trancoso, Espelho) são de difícil acesso. 



Portanto, mesmo uma pousada/hotel simples não é tão barato. Em alta temporada (verão), pior ainda. No réveillon, janeiro e Carnaval são períodos de altíssima temporada (preços caríssimos).

O Ricardo Freire no seu site "Viaje na Viagem" dá um geral excepcional nos hotéis da região, mostrando os pros e cons de cada um e cada cidade para fazer de base.

Aqui, só vou falar um pouco dos hotéis em que fiquei. Optei por hotéis de preço médio (considerando a alta temporada - fevereiro), bem avaliados no booking.com e tripadvisor, que oferecessem um bom café e as amenidades básicas (ar cond e wifi).



Caraíva - Vc já sabe que a cidade é bem pequena. Portanto, em qualquer lugar que vc ficar, vc estará a poucos metros da praia e do rio.  



Obviamente, se vc fizer questão de ficar com hotel na beira da praia, pagará mais por isso. 

Fiquei numa pousada muito simpática, Caraíva Guest House, altamente integrada com a natureza e super bem cuidada pelo Otávio (dono).



FOTOS DA POUSADA CARAÍVA GUEST HOUSE

A Vivi também aparecia de vez em quando para receber os hóspedes, ver se tudo estava bem e dar boas dicas de passeio e restaurantes. O café era variado e servido na varanda, com frutas frescas, tapiocas preparadas na hora, ovos etc. tudo muito bem cuidado pela simpática equipe da cozinha.

POUSADA CARAÍVA GUEST HOUSE

Trancoso - Aqui vc tem mais opções. Lembre-se que Trancoso não é barato para os padrões do 
Nordeste brasileiro. Tem desde hotéis caríssimos e exclusivos, frequentados pelo jet-set internacional e sequer anunciados para o público em geral, até hotéis e pousadas mais simples.



Quanto mais perto do Quadrado e das praias, mais vc paga. Como estava de carro e sabia que não ia
fazer tantos passeios a pé, optei por um hotel conveniente, a poucos metros (400/500m) do Quadrado.
Fiquei na Pousada Seis e Meia
RASTAFARI - "GUARDIÃO" DA POUSADA SEIS E MEIA....KKKK





Ótimo café, bom wifi, integrado à natureza, simpático serviço e com a conveniência de aluguel do 
quadriciclo na própria pousada. Daniel também foi um bom anfitrião, nos deixando bem à vontade e 
dando algumas boas dicas turísticas.

É ISSO AÍ.
ATÉ O PRÓXIMO POST.
Fiquem com algumas fotos adicionais deste paraíso.

RELAX 
FAMÍLIA FELIZ
Adicionar legenda

































































UM ROTEIRO DOS SONHOS: ROMA, CAPRI, COSTA AMALFITANA, ZAKYNTHOS, KEFALONIA E ATENAS

$
0
0

CAPRI

A PRIMEIRA PARADA DE UM ROTEIRO DOS SONHOS

Se vc é uma daquelas pessoas que começa a viajar quando inicia o planejamento do roteiro de sua viagem, não tenho dúvidas que vai curtir os posts dessa "trip de sonhos".



E por falar em sonhos, quando comecei a planejar esta viagem, um só pensamento "martelava" a minha cabeça. Era o seguinte: 

"UM SONHO QUE VC DEIXA PARA TRÁS É UM PEDAÇO DO SEU FUTURO QUE DEIXA DE EXISTIR (Steve Jobs)"


Não sei quanto a vocês, mas quando tenho um sonho que faça sentido (coisa rara!! ;-) ), se estiver ao meu alcance ($$), corro desesperadamente atrás de realizá-lo. Não quero ficar sem futuro...kkk
Tirando a brincadeira, Jobs estava mais que certo, né não?

Águas cristalinas em todo lugar
Então.....
Foi justamente a realização de sonhos que me motivou a planejar essa viagem.
Sonhos de conhecer o melhor que o mundo tem a oferecer.

Lake Melissani - Kefalonia

E quer saber o melhor de tudo?
Graças a um bom planejamento, dá para colocar qualquer sonho de viagem ao seu alcance, gastando (relativamente) pouca grana! ACREDITE!!

Não acreditou?
Ok. Vou tentar te provar.

PLANEJANDO O ROTEIRO

A historinha é a seguinte:
Já me dava por satisfeito por ter tido a oportunidade de visitar os spots principais da Itália, ou seja, aqueles que fazem parte do "turismão" padrão na "velha bota", tipo assim (imitando a minha filha): Roma (post roma aqui), Florença, Veneza, Pisa, Napoli, Pompéia, Capri e Milão. Todos citados são lugares belíssimos, adoráveis e que valem, certamente, várias visitas.

Da mesma forma, com igual satisfação, já havia visitado por duas vezes os lugares mais famosos da Grécia (Atenas, Santorini e Mykonos). Confesso que já estava bem feliz e grato "ao cara lá de cima"por essas oportunidades nesses dois países.

Mas, eis que numa nas minhas muitas navegadas em blogs de turismo pela Internet, me deparo com umas fotos ALUCINANTES da praia de Navagio Beach em Zakynthos. PqP!! "Pirei" na hora!! Os barcos pareciam flutuar....

Zakynthos....E não é que parecem flutuar...fui conferir com meus próprios olhos!!AMAZING!!

Surreal, a beleza do lugar! Que água!! Que azul!!
Tenho que conhecer! Tenho que realizar esse sonho!!! Sensacional!

Mas que ilha é essa? Onde fica? Por que ninguém fala muito nela? Como chegar lá?

Aí, fuça daqui, fuça de lá, me deparo com posts não só sobre Zakynthos (ou Zante), mas também sobre a ilha ao lado, Kefalônia.

Navagio - Zakynthos

Então, me lembro que Kefalônia era a tal ilha que havia servido de locação para o ótimo filme "Captain Corelli's Mandolin" (filme com Penelope Cruz, Nicolas Cage, Cristian Bale etc). Um local com praias fantásticas que também sonhava conhecer desde que vi esse filme.

Praia Antissamos - Kefalonia

E por falar em filme, como não falar do inesquecível "Sob o Sol da Toscana" (filme com Diane Lane) que tem cenas apaixonantes na própria Toscana e na famosa Costa Amalfitana.

Positano - Costa Amalfitana
Diante desse quebra-cabeça de sonhos a serem realizados e oportunidades a desbravar, comecei a montar o roteiro. Descartei a Toscana, pois não sou muito fã de vinho (sim, call me crazy!!). Preferi substituí-la por Capri e pela Costa Amalfitana.

Já deu para perceber que eu queria mesmo era praia, né??!!

Capri
Praia só não...muitas praias, ilhas e orlas/visuais de cair o queixo!

Em suma, o cenário ideal estava mais do que montado e a decisão já estava tomada. 
Aí passava ser questão de como...quando...e, finalmente, a pergunta decisiva: será que esse maldito "euro" baixa a cotação? ;-)

Por sorte, ao pesquisar como chegar nas referidas ilhas gregas (Zante e Kefalônia), descobri que havia um vôo baratinho ("low cost" da Vueling) saindo de Roma. Pronto! Fechou! Roteiro decidido! E foi assim...

Mythos - Kefalonia
A jornada começou por Roma (aeroporto de chegada), com um pitstop de uma noite na "cidade eterna", porque ninguém é de ferro e sempre precisamos de uma "birra" italiana para aclimatar... ;-)

De Roma, seguimos de trem para Napoli. De lá, pegamos um ferry rápido (45min) para duas noites na espetacular Capri (tópico deste post).

De Capri, um ferry rápido (40min) para Sorrento. Alugamos um carro (pré-alugado do Brasil) e fomos curtir três noites na magnífica Costa Amalfitana, montando "base" na famosa  Positano, "cidade mais point" da Costa Amalfitana (post Costa Amalfitana).

Positano
Depois de muitos limoncellos e vistas espetaculares (a partir da orla e do mar) na Costa Amalfitana, pegamos a famosa Circumvesuviana (rota de trem) e fizemos um pitstop de uma noite em Napoli Esse pitstop foi sem direito à nova visita em Pompéia/Vesúvio, já que achei o local meio mórbido (cheio de areia/cinza e quente pacas da primeira vez), mas respeito quem goste de ver corpo carbonizado. ;-(

De Napoli, fomos de trem para o aeroporto de Roma para pegarmos o tal vôo "low cost" e rapidinho rumar para Zakynthos, onde passamos três noites inesquecíveis (post aqui).

De Zante (como Zakynthosé conhecida pelos nativos), pegamos um ferry (duração 1h30) para Kefalônia, onde curtimos apenas três noites (podiam ser mais noites, tranquilamente).

Asos - Kefalonia

E, por fim, antes de voltar ao Brasil, um pitstop para revisitar alguns points de Atenas e comprar umas lembrancinhas açucaradas (baklavas) e azeitonas gregas, porque ninguém é de ferro....kkkk

RESUMINDO:
Dia 1 - áereo --> Roma
Dia 2 - Roma-->trem--> Napoli-->ferry--> Capri
Dia 3 - Capri-->ferry-->Sorrento (carro)
Dia 4 - Positano/Amalfi/Ravello
Dia 5 - Positano/Amalfi/Ravello
Dia 6 - Positano/Amalfi/Ravello
Dia 7 - Positano-->trem-->Napoli
Dia 8 - Napoli-->trem-->Roma-->aéreo-->Zakynthos (carro)
Dia 9 - Zakynthos
Dia 10 - Zakynthos
Dia 11 - Zakynthos -->ferry--> Kefalonia (carro)
Dia 12 - Kefalonia
Dia 13 - Kefalonia--> aéreo-->Atenas
Dia 14 - Atenas--> aéreo-->Rio

UFA!!! Que viagem!

Uma coisa é certa: lembrando a citada frase de Jobs mais uma vez, garanti a existência de um bom pedaço do meu futuro realizando o sonho desta viagem.  ;-)


Planejamento brevemente descrito acima, é hora de embarcar comigo e curtir os posts que fazem parte desse roteiro. Espero que gostem e se motivem a viajar!!!

Punta Carena

Este primeiro post é sobre CAPRI.
Farei outros posts da viagem (Costa Amalfitana, Zakynthos e Kefalonia).
O de Atenas já faz parte do blog (leia aqui).

COMO CHEGAR (CAPRI)

Tem muita gente boa que vê Capri como um destino de "bate-volta" a partir de Napoli, Sorrento ou mesmo de Positano.
Saída de Napoli de ferry
Existe uma série de passeios "guiados" a partir dessas cidades ou mesmo a partir de Roma. 
É possível o "bate-volta"? É. Então, vale a pena?
Pessoalmente, acho que não. Considero um pecado não ficar pelo menos uma noite (o ideal são duas noites) em Capri. Por que? 

Chegada em Capri - porto de Marina Grande

Primeiro, porque se não ficar ao menos uma noite, você fatalmente vai se sujeitar a fazer os melhores passeios nos horários de pico turístico, junto com uma horda de turistas "furiosos" que chegam em Capri, a partir de ferry originados de uma das mencionadas cidades. Invariavelmente, eles chegam juntos lá pelas 10:00/11:00 e deixam Capri lá pelas 19:00 (horário das últimas barcas).

Dá para não gostar??
Desse jeito, tudo fica mais cheio e mais confuso, pois os turistas são guiados em bloco para as principais atrações (estilo "gado") tornando impraticável qualquer desvio do roteiro padrão.
Acredite, vc vai querer desviar... ;-)


Segundo, porque a noite na ilha oferece um ambiente agradabilíssimo, seja em Capri ou Anacapri, para vc desfrutar de bons passeios a pé, comer num bom restaurante ou mesmo para curtir um por de sol e uma noitada num clima romântico no seu hotel. Deixo sua imaginação pensar no resto...kkkk

Ruelas de Capri
O site para horários dos ferry de/para Capri é: http://www.capri.net/it/orari-traghetti

Não precisa reservar (pelo menos não em junho).

Mar de Capri - curta ao longo do passeio de barco
Tem ferry sobrando e horários sobrando, principalmente de Napoli. Não sei dizer se em julho/agosto precisa de reserva. Acho que não, pois os ferries são imensos e há saídas frequentes.
Preço: 19E (em jun 2016, saindo de Molo Beverello, Napoli).

ONDE FICAR

Se vc optar por ficar pelo menos uma noite, poderá se hospedar em Capri ou Anacapri.

Il Giardino Dell'Arte - nosso hotel em Anacapri 
Em Capri, a hospedagem é geralmente bem mais cara. A vantagem é que vc estará próximo de Marina Grande (porto principal de chegada/saída e de onde parte a maior parte dos passeios de barco ao redor da ilha).

Il Giardino Dell'Arte - nosso hotel em Anacapri 

Vc também estará próximo da Piazzeta (praça principal da ilha), local onde se concentra um número maior de opções noturnas de restaurantes.

Restaurantes em Capri
Em Anacapri, além do preço mais em conta, vc vai encontrar uma atmosfera mais "local", um clima mais "caseiro"e nem por isso menos rico em boas opções noturnas e bons hotéis.


Optei por um hotel muito elegante (Il Giardino Dell"Arte) e charmoso em Anacapri, seguindo as boas avaliações do booking.com.

Il Giardino Dell'Arte - nosso hotel em Anacapri 
Capri não é uma cidade barata (muito pelo contrário), é coisa de jet set internacional...kkkk...mas como sabia que ia economizar em outras hospedagens no roteiro, aqui, eu "abri a mão".  E valeu muito a pena! Ótimo atendimento, ótimo quarto, ótima vista, ótimo café, por do sol incrível....enfim, hotel honeymoon style!! 
Por do sol visto da varanda do hotel

COMO SE DESLOCAR

Só há três maneiras: busum , aluguel de scooters ou by foot.
Carros, além dos poucos dos moradores, são proibidos na ilha!
Taxis são caríiiiiissimos...esqueça!

Melhor opção - ande, sempre que possível. Muito agradável!
Desisti dos scooters quando percebi as ruas estreitas e a direção louca dos motoristas locais, principalmente dos motoristas de ônibus que tiram "fino" dos pedestres...imaginem das scooters.


Andar de ônibus é muito fácil. As poucas rotas e os preços estão nos mapas a seguir (obs: não se guie pelas cores e sim pelos pontos terminais e as dicas descritas abaixo).


Os ônibus são bem pequenos (quase vans), já que as ruas são bem estreitas.
Invariavelmente, viajam bem cheios, mas como os percursos são de curta duração (15 a 20min), é super tranquilo. Aliás, esse é mais um dos motivos para vc fugir do roteiro padrão dos turistas.

Belíssima
O terminal de ônibus de Capri está localizado na Piazza Martiri d'Ungheria (ao longo da Via Roma perto da Piazzetta). 
O terminal em Anacapri está localizado na Piazza della Pace (também conhecida como "Piazza Cimitaro").

Dica importante do site capri.net: "If you are taking the bus from Anacapri towards Capri and there is a long line at the Piazza Vittoria bus stop, walk up Viale De Tommaso to board the bus at one of the preceding stops"


Existe um funicular (bondinho sobre trilhos) que faz o caminho quase vertical de Marina Grande para Piazzeta e vice-versa. Mesmo custo dos ônibus.

O QUE FAZER

As várias opções de passeios de barco, as atrações turísticas principais e várias outras dicas de restaurantes, hotéis, trilhas de hiking, praias, lojas etc., vc pode encontrar no ótimo site http://www.capri.net/.



O mais difícil é fazer um roteiro que concilie o melhor de Capri com o pouco tempo que vc geralmente dispõe e ao mesmo tempo tentando fugir do roteiro padrão dos turistas que não dormem na ilha. 



Meu conselho: recorra ao site e faça o seu roteiro, de acordo com seus interesses. Inclusive, se quiser, vc pode até enviá-lo para o site que o pessoal rapidamente analisa e te dá boas dicas em retorno.



Aí vão as atrações/passeios que considero imperdíveis:

a) Passeio de barco ao redor da ilha. Existem várias opções de passeios de barco: particulares, em grupo, by yourself etc. 
Riding around the Island - rent/drive your own boat
Se vc decidir fazer o passeio grupal, vai pagar mais barato, vai dar a volta completa na ilha, mas praticamente não para em ponto algum. 



Já se decidir pelo passeio privado com skipper (motorista de barco particular), vc vai pagar (bem) mais caro, mas vai poder parar onde quiser e ainda ter as melhores dicas sobre as curiosidades ao longo do passeio. 
Faragliones - curtição passar no meio do barco
A opção "pilote o seu próprio barco"tem as vantagens de parar em qualquer lugar (vc faz seu passeio) e é a opção intermediária em termos de preço. Custava 90E/2h ou 120E/3h, alugando na "Marina Grande/Capri Boat's private jet Banana sport" 


Mar cristalino

Não pense que vc precisa de qualquer conhecimento anterior de navegação para pilotar por conta própria (só pedem sua carteira de motorista!!!!). Saber navegar ajuda, mas não é absolutamente essencial! 

É muito fácil e, na minha opinião, bem mais divertido! 


Passeio de barco - vc é o timoneiro
O barco obviamente não é potente e vem com mini geladeira para colocar suas bebidas. Vc recebe um mapinha com os pontos principais a serem vistos a partir do mar, enseadas onde é possível fundear (largar âncora), umas instruções básicas de navegação e "off you go".


Pare seu barco num cantinho romântico e aproveite "sem moderação"

Pontos imperdíveis ao longo do passeio: a quase imperceptível estátua do Scugnizzo (uma estátua sorridente que dá as boas vindas aos visitantes de Capri), as Grutas do Coral, a Gruta Branca, Arco Natural, o farol de Punta Carena, a baía de Marina Piccola, a Gruta Verde, a entrada da Gruta Azul (não recomendo conhecer pelo mar) e o clímax do passeio que é passar por dentro das três famosas rochas no mar, símbolos de Capri, as Faragliones


Scugnizzo

b) Passeio pela Piazzeta(praça principal de Capri) - o charme de Capri no seu ponto central. Tudo é caro por ali, mas a vista é fantástica.


Piazzeta
c) Passeio pelas belas ruelas e lojas que cercam a Piazzeta - a elegância e a sofisticação que traduzem o bom gosto italiano. Como os preços assustam, uma boa pedida é um gelato e o famoso peoplewatching, sentado num café ou numa mureta qualquer.




d) Passeio pelos Jardins Augusto e via Krupp - por 1 euro apenas, vc passeia por pequenos jardins muito bem cuidados, floridos e que oferecem vistas panorâmicas fantásticas. 


Azulejos -jardins
Jardins Augusto
Infelizmente, a sinuosa escadaria da via Krupp que vai dar na Marina Piccola estava fechada para reforma, mas dá para ter uma visão da escadaria lá de cima. 


Via Krupp - escadarias com lindo visual a partir dos Jardins Augusto

e) Praias: Punta Carena, Marina Piccola, Marina Grande (no canto, após o fim do porto). 


Marina Piccola
São praias diferentes, sem areia, mas que oferecem locais ótimos para bons mergulhos e curtir um solzinho sossegado. Vale escolher pelo menos uma para dar um "tchibum".


the boatman @ Grotta Azzura
f) Gruta Azul (Grotta Azurra)- meio clichê, há quem não goste, um pouco caro para o que é, mas acho que vale muito pelo visual e pela experiência única. 


Blue..Azzurra...no filter
A melhor forma de visitar a gruta é ir de ônibus até o local de onde saem os barcos, pois a demora é bem menor para entrar na gruta do que vindo do mar.


Gruta a partir de terra é a dica!!

g) Monte Solaro - Teleférico a partir de Anacapri. 



Vistas ótima de toda a ilha (Anacapri e Capri) lá de cima. 



Se preferir, pague só a subida (8 euros) e desça andando pela mata. A descida a pé é um pouco cansativa, mas é um bom exercício. 


Nevoeiro lá de cima do Monte
Cuidado para escolher bem o dia/hora de subida no Monte para evitar nevoeiros que limitem a visão.


Descemos a pé e fomos curtindo a vista - preparo físico em dia ...kkk

h) Passeio pelas belas ruas, praças e igrejas de Anacapri - as ruelas de Anacapri que levam a escadaria fenícia são ótimas para um passeio. 


Painel - ruela Anacapri

As igrejas de Santa Sofia e San Michelle são bonitas por fora e por dentro a de San Michele oferece um enorme piso de azulejos majólica, típico de toda região do sul da Itália.


azulelos majólica

i) Belvedere Tragara - ponto ótimo para a  melhor vista panorâmica das três rochas Faraglioni, símbolo visual de Capri



j) Escadarias Fenícias (Scala Fenicia - Phoenician Steps) - visual lindíssimo ao longo de 921 degraus de escada no percurso que corta caminho entre Anacapri e Marina Grande em Capri. Haja preparo físico e joelhos! Mas, se vc estiver bem no fitness, vale muito a pena. Saquem o visual!!!


Scala Fenicia
Escadarias Fenícias ligam Anacapri a Marina Grande - corta caminha pela montanha 
k) Um gelato ou uma dose de limoncelloem qualquer lugar - de preferência fazendo "people watching"
Gelateria em Capri - perto da Piazzeta
limocello - caipirinha italiana (vale muito a pena provar)

Aí vai meu roteiro para servir de ajuda:

- primeiro dia(manhã) - trem Roma (8:49)-->Napoli (10:36). Taxi da estação trem Napoli --> porto Napoli (Molo Beverello). Barco Napoli (11:35) --> Capri (12:20). Transfer para Anacapri feito pelo hotel (reserve o seu, pois andar de malas nos ônibus não é boa ideia) . Checkin.

"Praias" de Capri
- primeiro dia (tarde) - Já que o dia estava ensolarado, por conselho do gerente/dono do hotel fomos fazer o passeio de barco à tarde mesmo. 


Passeio de barco 
Vantagens: menos barcos na água, menos turistas, mais locais tranquilos para vc parar o barco, curtir a paisagem ou dar um bom mergulho. 


visual ao longo do passeio de barco
Desvantagens: à tarde, tende a ter mais vento. No meu caso, isso nos impediu de dar a volta completa ao redor na ilha. O que não chegou a ser um problema, já que os locais interessantes estão apenas nas enseadas que ficam na parte da ilha mais protegida do vento.



 - primeiro dia (fim de tarde e quase noite)Após o passeio, pegamos o funicular e subimos para Piazzeta


Piazzeta
Andamos e nos perdemos de propósito pelas ruelas de Capri, suas belas lojas e restaurantes. Paramos para um gelato estratégico. 


Visual a partir da Piazzeta

Seguimos para o Belvedere Tragara e depois para os Jardins Augusto/Via krupp, com bela vista de Marina Picola. 


Marina Picola vista do mar

Retornamos à Piazzeta e pegamos um ônibus de volta para Anacapri. Antes de chegar de volta ao hotel, passeamos um pouco e no caminho compramos uns irresistíveis petiscos (birra/cerveja italiana, prosciutto, queijo grana padano parmesan etc.) e fomos curtir o belo por do sol (lá pelas 21:00 em junho) na varanda de nosso agradável hotel.   


Arquitetura italiana em Capri
- segundo dia (manhã)- depois de um revigorante café da manhã, fomos para o Monte Solaro. Na volta, fomos de ônibus para Gruta Azul. Entramos rápido na gruta e agradecemos por ter ido de ônibus, já que os barcos faziam fila para entrar pelo mar. Lembram do turismo selvagem que falei?



- segundo dia (tarde/noite) - Voltamos de ônibus para Anacapri, passeamos um pouco mais, experimentamos limoncello (compramos algumas balinhas derivadas da fruta), almoçamos e escolhemos curtir o sol pegando uma "praia" em Punta Carena


Farol de Punta Carena
Já quase de noite, jantamos em Anacapri e fomos descansar no hotel...sol cansa...kkkkk.


Via Krupp vista do mar
- terceiro dia (manhã)- acordamos cedo. Pegamos o transfer para Marina Grande, tendo o dono do hotel como motorista. Aliás, Franco, o dono do hotel, é um capítulo à parte em termos de simpatia e hospitalidade. 


Marina Grande ao fundo - vista da escadaria fenícia

Ele tem o prazer de contar tudo sobre a ilha para seus hóspedes, enquanto dirige "loucamente" sua mini-mini-mini van pelas ruas de Capri e Anacapri. De Marina Grande, partimos de ferry para Sorrento. E lá começou a fase "Costa Amalfitana" da viagem que vc pode acompanhar aqui (post Costa Amalfitana) .

Espero que as fotos e o longo post (sorry!!) os motivem um pouco...só um pouco a conhecer essa bela ilha.








Se curtiram, sigam os próximos posts dessa viagem.
O post 2 vc encontra nesse link: (Costa Amalfitana)






























COSTA AMALFITANA - POSITANO, AMALFI, RAVELLO, ATRANI, PRAIANO, MINORI, MAIORI ETC.

$
0
0

COSTA AMALFITANA - A SEGUNDA PARADA DE UM ROTEIRO DOS SONHOS

Positano
Prezados(as), este post 2 é uma continuação do post1.

Amalfi

No post 1, falo do roteiro completo, do planejamento, da motivação (como se precisasse!! ;-) ) e da primeira cidade (Capri) dessa viagem dos sonhos.

Se vc não leu, dá um pulinho lá, clicando no link acima. Prometo que vc vai curtir!


Mas se vc quiser embarcar direto na Costa Amalfitana, sinta-se à vontade. As fotos iniciais foram o cartão de visita...ainda tem muito mais por aí... ;-)

Escolha o seu cenário

Para começar, é bom deixar claro que o astral da Costa Amalfitana é bem diferente do astral histórico e cultural de Roma, Veneza, Milão, Florença, Pisa, Verona etc., locais tradicionalmente encantadores da "velha bota".

Costiera Amalfitana - limoncello everywhere

O astral aqui é mais de paisagem litorânea, sem perder o charme e o glamour italiano.
Mas, tem história? Tem cultura? Claro, estamos na Itália!!!
Acreditem: mesmo sem ser tão famosa como as cidades tradicionais, a Costa é, sem dúvida, um dos muitos locais mais do que especiais da Itália.

Positano @sunset

Ao longo de aproximadamente 65 km de uma estrada sinuosa e escarpada, vc vai se deparar com cidades e vilarejos que oferecem cenários de cinema - vide o famoso filme "Sob o sol da Toscana" (mencionado no post1).


Debruçado na montanha e com vista para o belíssimo mar Tirreno, esse pedaço do litoral italiano vai marcar sua memória para sempre. Garanto!

mapa do percurso

De Sorrento até Vietri Sul Mare, passando por Positano, Praiano, Amalfi, Atrani, Fuoro di Fiori, Ravello, Minori, Maiori e outros pequenos vilarejos, a estrada costeira (famosa "costiera amalfitana" ou simplesmente estrada SS163) oferece emoções de sobra, seja pelo percurso altamente estilo "Velozes e Furiosos", como também pelos visuais espetaculares.


Curta a Costa a partir de passeios em terra, mas, por favor, não deixe de fazer um passeio de barco completo pela orla para ter a perspectiva de um navegador "das antigas" desbravando mares tranquilos e, é claro, dar bons mergulhos em águas cristalinas.


Espero, mais uma vez, que as fotos e o link para engraçado vídeo (having fun driving @amalfi coast) animem vcs a curtir esse paraíso.
Vale muito!!!

COMO CHEGAR

Chegada em Sorrento (vindo de Capri)
Vc tem dois pontos básicos para começar a sua aventura pela Costa Amalfitana: Salerno e Sorrento.

Chegada em Amalfi

Salerno fica no lado leste da Costa e facilita o acesso para quem vem de trem ou de carro, a partir de Roma ou de outra cidade mais ao norte.


Sorrento, fica na parte oeste da Costa e é mais indicada para quem vier de Nápoles ou para quem vier de Capri (meu caso). De Nápoles, vc pode vir de trem e até fazer um pit stop em Pompéia para curtir (??) as ruínas cinzentas provocadas pela famosa erupção do vulcão Vesúvio.
Conheci as ruínas em 89. São legais, históricas, mas, por motivos óbvios, o ambiente é bem "pesado"... não fez muito minha cabeça na primeira vez e portanto não quis voltar.

Charme de Positano @night

De Capri, obviamente, só chegando de boat mesmo. Viagem rápida (40 minutos). Os barcos partem com frequência alta do porto de Marina Grande em Capri. Na alta temporada, existem barcos que vão direto para Positano e Amalfi. Ir direto para estas cidades pode ser também uma boa opção.

ONDE FICAR

Ao longo da Costa, vc tem opções diversas de hospedagem.

Positano - paisagem de sonhos

As cidades TOP para hospedagem são Positano, Amalfi e Ravello

Tem que estar com preparo físico em dia para subir/descer as ladeiras na Costa

Obviamente, o fator "TOP" traz junto o fator $$$ no valor da hospedagem. 
Positano é a cidade mais famosa e movimentada da Costa. A fama procede, pois a cidade é linda, charmosa, contando com belas lojas, feirinhas, restaurantes e uma vida noturna intensa e agradável.


Ravello fica no alto da montanha. É mais para quem busca tranquilidade, paz interior, friozinho (mesmo no verão!!) e, se for na época certa, a curtição da boa música do famoso festival anual. 

Ravello
Vale a pena ficar numa cidade TOP?
Acho que vale. A hospedagem nas cidades menos famosas é obviamente mais barata, mas, apesar das cidades serem próximas, vc perceberá que a sinuosidade da estrada litorânea torna os deslocamentos mais vagarosos e, às vezes, te obriga a encarar um tráfego considerável. Vc não vai querer perder tempo com trânsito nesse paraíso,  ou vai? ;-)

Positano @night

Além disso, o valor maior na hospedagem nas cidades mais famosas pode ser compensado pelo fato de vc poder curtir uma vida noturna mais movimentada que pode ser desfrutada por meio de memoráveis passeios a pé.


Claro que, como toda Costa que se preze, haverá hotéis oferecendo piscinas com borda infinita, restaurantes Michelin e, obviamente, existirão locais mais em conta, funcionais e não menos atraentes e agradáveis. O conselho aqui é o de sempre: pesquise e faça a escolha de acordo com seu "budget" e com a ocasião.

Vista do alto de Ravello

Se vc estiver de carro alugado, considere seriamente reservar um hotel que ofereça estacionamento grátis, pois os estacionamentos são caríssimos nas ruas ou nos estacionamentos privados e isto pode afetar sua conta final de hospedagem.

Glamour italiano num cenário de Fellini ;-)

No meu caso, montei base em Positano e usei um carro alugado para passear pela Costa.

COMO SE DESLOCAR


Esse capítulo é polêmico. 
Tem muita gente que tem receio em dirigir, de carro alugado, na famosa "Costiera".

"Trilha" Romântica - Caminho dos Apaixonados - entre praias de Fornillo e Spiaggia Grande

Por que? Tem motivos? 
Bem....sim e não.

Amalfi

Se vc sabe de antemão que a estrada é sinuosa, que de vez em quando vem um ônibus no sentido contrário que te força dar marcha à ré e vc não se incomoda com nada isso, então vc vai tirar de letra (como eu!!) e até se divertir (muito!!) com a "organizada" confusão.
Está em dúvida?
Dê uma olhada nestes dois vídeos que fizemos quando estávamos por lá:
1 - having fun driving at Amalfi Coast
2 - vista panorâmica - dirigindo na Costa

Ravello
Os vídeos são para vcs terem um "feeling" da aventura. Existem outros vídeos bem legais no youtube também. Dirigir na Costa faz parte do pacote! É muito legal! Vai por mim!

Fiat 500 - Cinquecento (fala-se "tinkuetchento") - onipresentes na Costa

Mas, se vc é daqueles(as) que se "apavora" na situação do vídeo, então é melhor encarar o "busão". Os problemas do busão são os de sempre: perda de flexibilidade, cansa mais, percursos mais demorados, chance (no verão) de viajar como lata de sardinha etc. A única vantagem do ônibus é que economiza no estacionamento...mas, na minha opinião, nada que compense.

Enjoying the view - Italian world

Quer saber? Se vc está acostumado com o trânsito caótico de uma cidade brasileira, me arrisco a dizer que vc vai preferir fazer como eu. Alugue um carro pequeno, tipo Fiat 500 (o famoso cinquecento que parece fusca na região...tem aos montes). De preferência, alugue um que tenha teto solar ou que seja conversível (vc está de férias, pô...te dê esse prazer de presente...indulge yourself!!).
Feito isso...enjoy the ride!!!
Vc vai curtir muuuuito!!

panorâmica de Positano

Não esqueça que outra forma de se deslocar de uma cidade para outra é pelo mar.
O famoso "taxi ao mare".
Entretanto, considero que essa possibilidade não deve ser vista como "deslocamento", mas muito mais como um passeio, ou seja, deixe o barco para quando vc quiser passear e não se deslocar!!

Partiu??

O QUE FAZER

Comece a fazer seu roteiro preferido na Costa Amalfitana a partir do site que fala tudo que vc precisa saber sobre Positano e sobre as cidades vizinhas.  http://www.positano.com/pt/index
Não deixe de visitar as dicas do guru de viagens ( http://www.viajenaviagem.com/2013/09/costa-amalfitana-roteiro-dicas/)


Vc vai encontrar várias dicas nestes dois sites sobre as cidades, vilarejos, passeios, praias, trilhas, restaurantes, lojas, hotéis etc.


Usei os sites para selecionar as preciosas dicas, as coisas de meu interesse e assim montar meu roteiro.
Compartilho aqui com vcs o meu roteiro, mas recomendo a visita nos sites para adaptá-lo de acordo com o interesse de vcs.

1 - Circule a pé por Positano, Amalfi, Ravello  e cercanias


Ruas de Amalfi

Se perca pelas ruelas de Positano, Amalfi e Ravello.


Caminho dos Apaixonados em Positano

Desça e suba as ladeiras, percorra as lojinhas que atraem os turistas com o cheiro cítrico de limoncello.

Caminhe por uma trilha romântica (Caminho dos Apaixonados) que vai da praia Spiaggia Grande até as prainhas de Fornillo

Praia de Fornillo

O caminho dos apaixonadosé um passeio belíssimo, entre o mar e a montanha, que parte do pier de barcos em Positano e te leva até a praia de Fornillo, o lugar preferido de quem prefere uma praia mais tranquila e silenciosa do que a praia de Spiaggia Grande.

Fornillo
2 - Explore a costa de carro. 
Saia cedo. Se vc estiver em Positano, vá direto para Maiori e depois venha voltando, sem pressa, parando em cada cidade: 

Maiori --> Minori --> Ravello --> Atrani --> Amalfi --> Bordo de Furore --> Conca dei Marini --> Praiano --> Positano

3 - Faça um passeio de barco pela Costa 

A partir de Positano, recomendo a "Blue Star Boats" (não ganho nada com o jabá...) que conta com a simpatia da brasileira Mariana para lhe dar boas dicas. 
mapa do passeio
visual inicial do passeio de barco

E mergulhe.....muito e sem moderação!!


mar tirreno
água um pouco fria, mas deliciosa
Hotéis e casas suntuosas nas escarpas


Encontre a praia para chamar de "sua"e peça ao barqueiro para dar aquela parada estratégica


Uma das "casinhas" da Sophia Loren - notem o Helicóptero na imagem
Escadas sinuosas levam ao mar
Locais para mergulhar
Os antigos fortes (são mais de 10!!) que protegiam as cidades. Alguns viraram hotéis luxuosos

4 - Chiesa di Santa Maria Assunta (famosa cúpula de majólica) em Positano - marca registrada da cidade

famosa igreja de Positano ao fundo

5 - praia Spiaggia Grande - a melhor parte da praia de Positano é paga, mas existe uma parte próxima ao porto que é de graça.

Spiaggia Grande
6 - praias de Arienzo e Laurito - De carro: assim que você passar o centro de Positano, continue em direção a Amalfi e após aproximadamente 1 quilômetro você vai ver o Hotel San Pietro, de onde partem as escadarias para Laurito. Já 800 metros depois, você encontra a escadaria para Arienzo.

Praias escondidas pela caminho

É possível estacionar no trecho retilíneo de estrada entre os dois pontos.

Praias Escondidas - acesso difícil, mas recompensador

7 - Limoncello - Tudo aquilo que dá para fazer com os limões da Costa Amalfitana você encontra na lojinha "Os sabores de Positano", na Via Mulini 6. Para as namoradas e esposas, belas sandálias estão à venda na famosa Safari sandali, na via della Tartana 2. Para levar para casa um autêntico modelito Positano, um endereço histórico é o laboratório de Maria Lampo, na via Pasitea 16.
Limoncello - paixão italiana. Balas, doces e bebidas são feitas da fruta. Aprecie sem moderação!!
8 - Praiano - Para chegar em Marina di Praia em Praiano existe uma bifurcação na Costeira logo antes de chegar no centro de Praiano (para quem vem de Vietri sul Mare). 


De carro: Pegue o desvio para Marina di Praia; você pode estacionar no trecho final da estrada ou no estacionamento particular que funciona durante o verão. 


9 - Fiordo (borgo) di Furore - Imperdível!! Na altura da ponte, sobre o Fiorde (no km 23 da costeira), começa a escadaria de 200 degraus que vai até a praia. Não é possível chegar de carro até o Fiorde, já que não existe um espaço físico para estacionar o carro nos arredores.

Furore di Fiori - vista sobre a ponte 
Furore di Fiori - vista sob a ponte 

Dependendo do trânsito, dá para parar rapidinho no fim de tarde, "colando" o carro na montanha e torcendo para não arrancarem o retrovisor do carro. Relaxe...muita gente faz....então vc pode fazer també.m...kkkk.
Mas fique tranquilo que se vc não parar de carro, esse lugar belíssimo é parada obrigatória no passeio de barco.

Pitstop estratégico no Fiori


10 - Grotta dello Smeraldo - gruta em Conca dei Marini.
Comparando com a gruta Azzurra em Capri, não dá nem para saída.  
Mas, em estando lá, porque não conhecer, certo?
Grotta dello Smeraldo - o verde da esmeralda é meio forçação de barra.... ;-)

11 - Amalfi/Atrani, uma ótima dica é o estacionamento - Amalfi Mobilita' S.R.L - park Amalfi - 3Euros/hora. Localização perfeita para vc parar com tranquilidade e poder circular a pé entre as duas cidades.


Praça Principal em Amalfi

Visita imperdível na "Catedral Sant`Andrea (2,5E) e o belo Duomo di Amalfi.

Duomo di Amalfi
Por dentro da Catedral
Por dentro dos jardins da Catedral

12 - Passeios em Amalfi: na parte oeste do Pier de Amalfi, corre a rua Lungomare dei Cavalieri, um caminho à beira mar com várias lojinhas de artesanato, onde também é possível comprar uma garrafa de limoncello, bebida típica da Costeira, ou saborear deliciosos gelatos.  
Dicas:
Sorvete/Gelato da Al Corso Gelateria Almafitana (centro de Amalfi).
Soda Amalfitana - refrigerante de limão.


Não deixe de fazer o caminho de cerca de 1km que liga Amalfi até Atrani (Piazza Umberto I), passando pelo caminho da Via Nuova Santa Maria delle Signore (só para pedestres).
Caminho a pé entre Amalfi e Atrani - estacionamento marcado no mapa.

13 -Praias Amalfi/Atrani - praia grande de Amalfi; praia de Atrani.
Atrani
14 - Ravello (atrações)

Ravello é um cidadezinha pra lá de charmosa. Chegar lá exige paciência, pois vc vai subir bem de carro
por estradas sinuosas e íngremes que, às vezes, só passam um carro por vez.
Mas o esforço compensa.
O local é agradabilíssimo e inspirador.
Passeie pelas atrações da região (vide fotos abaixo) e faça uma pausa na praça principal para relaxar e
fazer um bom "people watching".
Jardins da Villa Rufollo


Jardins da Villa Rufolo (Duomo Ravello, Piazza del Vescovado, 5Euros) com sua Torre Maggiore.


Chiostro Moresco (Claustro Mouro) e Villa Cimbrone (Via Santa Chiara 26, 7Euros). 

Praça principal de Ravello

Visite o Auditorium Niemeyer (sim o "nosso" Niemeyer).


Há um estacionamento grande lá no alto de Ravello, na entrada da cidade (3Euros /4h)
15 - praia de Castiglione em Ravello - É possível chegar na praia após percorrer a escadaria com seus 186 degraus que partem da estrada "Statale Amalfitana - Costiera", pouco antes da bifurcação para Ravello.

Castiglione - Ravello

Carro: estacionar perto das escadarias que levam até a praia é impossível.


A melhor coisa é estacionar o carro na cidadezinha de Atrani (no estacionamento já mencionado) e depois caminhar aproximadamente um quilômetro a pé.


Ou então estacionar o carro em um dos estacionamentos de Ravello e depois descer a trilha panorâmica de Ravello até Castiglione. Mas aí é para quem é bem "hard core" e curte uma trilha...haja preparo físico!! kkkk

Ravello from the top
16 - Minori - A praia de Minori possui mais ou menos 250 m e é de areia fina. No meio da praia existem três balneários pagos, enquanto as laterais são grátis.  A praia possui posição favorável ao sol, que dura o dia inteiro.


Se você vai curtir um dia de praia em Minori, não deixe de experimentar as especialidades da Pasticeria Salvatore De Riso, conhecida pelos doces mais famosos (sfogliatellaSanta Rosa) da Costa Amalfitana e talvez de toda a Itália!

Minori
17 - Maiori - A praia de Maiori é bem longa e larga (930m x 40m). É uma das poucas praias com areia. A praia é praticamente toda ocupada por balneários pagos.  Existem apenas dois pedacinhos de praia grátis, também nas duas laterais da praia.



18 - Se der tempo, visite Erchie (antes de Cetara) e Vietri Sul Mare (famosa pelas suas cerâmicas)

19 - Comer uma boa "pasta" ou um bom "risoto" ou um bom "pescado" fresco italiano


Risoto

Pasta


20 - Curiosidade para meus amigos marinheiros: os Amalfitanos, inventores da rosa dos ventos, chamaram de "Tramontana" o frio vindo do Norte, exatamente porque ele parecia descer diretamente sobre os vales estreitos em direção à Amalfi.


Costiera Amalfitana - as good as it gets
Bom, pessoal, é isso!
Fiquem com algumas últimas fotos deste paraíso e até o próximo post.
Partiu Grécia (Zakynthos e Kefalonia) ;-)
Veja tudo sobre Zakynthos aqui (link Zakynthos)


































ZAKYNTHOS (OU ZANTE) - O CHARME DAS ILHAS GREGAS COM A BELEZA DE NAVAGIO BEACH

$
0
0

ZAKYNTHOS, MUITO MAIS DO QUE NAVAGIO BEACH!!


Se vc vem acompanhando o blog e os posts desta viagem, notará que esta é a terceira parada de uma viagem dos sonhos.


A primeira parada foi Capri. 
O roteiro, o planejamento e tudo sobre Capri você encontra aqui (Roteiro e Capri).


A segunda parada foi a Costa Amalfitana, vide link (Costa Amalfitana).


Para falar da terceira parada, vou me permitir começar falando para vocês que a Grécia é um dos meus países preferidos em todo mundo. 



Seja pelo clima, pelo astral, pelas belezas naturais, pela simpatia das pessoas, pela fantástica história, pelo lado cultural, pela mitologia, pela comida....enfim, curto demais a Grécia.
Pergunta: Tem como não curtir?
Não precisa responder...  ;-p


É claro que é natural você começar a visitar a Grécia pelos locais (cidades e ilhas) mais famosos e mais turísticos. 


Neste contexto, os pontos quase obrigatórios são:  Atenas (link Atenas), Santorini (link Santorini) e Mykonos (link Mykonos).


Mas pensar que a Grécia se resume a estes locais é menosprezar muito a variedade deste fantástico país, onde cada ilha, cada vilarejo, cada charmosa cidade revela um segredo, uma beleza indescritível.... que está lá esperando para vc desbravar.


Essa foi minha terceira vez visitando a Grécia e está longe de ser a última.


Cada vez que vou, curto mais ainda. Sempre um novo lugar...


Desta vez, o encanto ficou pela beleza indescritível de Zakynthos (ou Zante para os íntimos) e de Kefalônia.


Este post é sobre ZANTE!! 

Zante conquista todos com suas praias de sonhos e com um ar de simplicidade que faz a gente se sentir literalmente em casa. Não é a toa que os "brits" (britânicos) se sentem que nem pinto no lixo na ilha.


Famosa pela praia Navagio Beach, uma das praias mais bonitas no mundo, a ilha de Zakynthos oferece outros inúmeros excelentes passeios.


Mas, ao invés de falar e correr o risco de não conseguir traduzir beleza em palavras, vcs já sabem que este blog prefere evidenciar as dicas descontraídas por meio de imagens. 


Então, vamos a elas....

COMO CHEGAR


Existem três formas principais de chegar em Zakynthos.

A primeira, mais simples e mais tradicional, é vir de avião, a partir de Atenas (ou de outros pontos da Grécia).

A segunda, mais barata, estilo mochilão e, obviamente, mais cansativa, é pegar um busão a partir de Atenas até Killini e de Killini pegar o ferry até Zante, chegando no porto principal de Zakynthos.


A terceira, mais incomum, mas bem prática, principalmente se vc vier da Itália, é pegar um vôo low cost da Vueling que voa duas vezes por semana para Zante, a partir de Roma. Baratíssimo e super prático. 2h30 de vôo, menos de 80 euros por pessoa (preço de jun2016).



ONDE FICAR


Zante é uma ilha relativamente pequena.
Se vc estiver alugando carro, algo que é praticamente obrigatório, pouco irá importar em que parte da ilha vc ficará.


Existe uma concentração grande de hotéis, pousadas e até casas para alugar em toda parte leste da ilha, ao longo do litoral. 


Alykes, Alikanas, Amoudi, Tsillivi, Zakynthos (porto), Argassi, Ag Nikolaos (sul) são vilarejos litorâneos que oferecem opções variadas (econômicas e/ou luxuosas).


Laganás, na parte sul, é mais voltada para garotada a fim de balada...os jovens britânicos costumam invadir a região na alta temporada. Haja "pints" !!!!...kkkk


Keri, no extremo sudoeste, também é bem procurada e descolada, mas é um pouco mais isolada e um pouco mais difícil em termos de deslocamento.


O interior (parte central) da ilha praticamente não oferece locais de hospedagem. É uma região mais montanhosa, onde as cabras reinam....kkkk. 


A parte oeste da ilha reúne as melhores atrações turísticas (vide seção "o que fazer"), mas, por ser mais deserta e nativa, praticamente não oferece hospedagem. Penso que seja de propósito.



Dito isso, sua escolha vai depender (como sempre!!) dos seus interesses e do seu budget.
Como a beleza está nos passeios, minha recomendação aqui é não gastar muita grana e pegar uma hospedagem com boa avaliação e boas reviews no booking.com e/ou trip advisor.


Deixe para gastar grana na comida e nos passeios.



Neste contexto, não podia me furtar de revelar que tive bastante sorte no local de hospedagem que escolhemos.

Uma hospedagem simples, estilo studio/apart-hotel (Amoudi Studios - link aqui), que tinha uma hostess (chamada de "Pepi") super simpática. O marido da nossa hostess (esqueci seu nome) tinha um restaurante tipicamente grego (nome Kitramo) a poucos metros do hotel e também foi um cara divertido e amabilíssimo.


A família da nossa hostess nos fez sentir em casa e isso fez muita diferença. 
Melhor do que qualquer hotel.


Além da comida maravilhosa e barata, o visual do restaurante era belíssimo, rolava danças típicas (estilo Zorba, o Grego) nos fins de semana e o carinho das atendentes (as filhas do casal) se refletia na qualidade da comida e no astral ótimo do restaurante, lotado por amigos do casal e outros turistas revisitando o local.  



Vou logo avisando, se vc for ao restaurante, vai ser "intimado" a dançar...no melhor estilo "OOOOOPPPA".

O café da manhã não era lá essas coisas, mas um mercadinho ao lado do hotel ajudava a suprir as necessidades básicas com deliciosas guloseimas, azeitonas e queijos gregos. Delícia!


Abastecíamos as mochilas antes de sair para os passeios e "off we went"!!


COMO SE DESCOLAR

A ilha não é grande, mas, à exceção da região do porto principal (nome Zakynthos) não há grande oferta de transporte público na ilha.


Isso significa que o aluguel de carro, moto ou quadriciclo é quase que obrigatório.
O aluguel é razoavelmente barato (cerca de R$150/dia em jun2016 para um carro compacto). 





Pesquise o melhor preço!! 
Vc pode pegar no aeroporto/porto e "dropar" em qualquer lugar da ilha, sem taxa extra.

As estradas são razoáveis e bem tranquilas (vazias).... mas isso não significa que vc deva relaxar ou "chutar o balde" na direção.... todo cuidado é pouco.

Às vezes, vc vai disputar o espaço com as cabras. Respeite!! Elas tem sempre prioridade e tem que ficar tranquilas para poderem produzir aquele delicioso queijo feta ;-)


Recomendo que vc tenha um GPS pré-carregado com o mapa.
Apesar de estar numa ilha (difícil se perder), o GPS te ajuda muito a cortar caminhos e pegar estradas mais funcionais.

O QUE FAZER


Zakynthos é uma ilha não muito grande. Em pouco tempo (3 dias completos), dá para vc curtir as principais atrações turísticas e ainda encontrar tempo para relaxar nas praias de cinema e visitar o centro histórico da cidade.



No link http://www.zanteisland.com/en/top10-zante.php (melhor site de Zante - itinerários) , vc vai encontrar ótimas dicas sobre a ilha.

Agio Nikolaos - porto de onde saem passeios para Navagio e o ferry para Kefalonia

O mapinha no google maps abaixo mostra um dos roteiros principais que fiz durante minha estadia.
A outra rota, a partir do hotel, foi costeando o litoral em direção à parte sul, passando pela capital (porto de Zakynthos).

Minha dicas:

Dica para roteiro de carro de 1 dia



1 - Explorar de carro as cercanias de seu hotel - vai por mim, vc vai certamente encontrar uma praia legal. No meu caso, curti a prainha de Amoudi/Alykanes.


2 - encontre um bar/restaurante que ofereça uma típica "Greek Night",  com muitas músicas e danças tradicionais. No meu caso, o restaurante Kitramo do marido da Pepi (dona do hotel Amoudi Studios) foi uma experiência ímpar. 


Vejam os links dos animados vídeos abaixo.
https://youtu.be/oRMOUoWO_3I
https://youtu.be/4xASLNRgxnE

3 - deslocamento de carro até o porto de Agio Nikolaos (veja mapinha acima) para passeio de barco à Navagio Beach.


As explicações históricas sobre Navagio vc encontra aqui (https://en.wikipedia.org/wiki/Navagio)

bendito casco enferrujado

lots of selfie
lots of selfie










4 - passeio de barco saindo de Agio Nikolaos, passando pelas Blue Caves no Cabo/Farol Skinari  - são 2 a 3h de passeio. Alternativa para ida até Navagio: saída do Porto Vromi.


Dicas importantíssimas: escolha barco pequeno para o passeio para poder mergulhar nas blue caves. Se informe com seu "capitão" para saber se ele para o barco nas caves para mergulho. 



Fazer o passeio em barco grande é uma baita roubada. Não só pela não parada para mergulho como também pelo excesso de gente que tumultua demais a chegada/saída em Navagio.


Uma boa empresa que faz o passeio de barco para o shipwreck/blue caves, a partir de Agio Nikolaos (Navagio Boat Trips THEODOSIS - http://theodosiscruises.gr/en/our-cruises) . Custou 15E/pessoa (jun2016)

Aliás, aqui vai outra dica: escolha bem o horário do seu passeio. As saídas das 09:00/10:00 são as mais comuns. Resultado: chegam trocentos barcos na praia ao mesmo tempo. A praia vira uma "crowd" só. 

reserve um tempo para curtir essa água espetacular

Sugestão: saia um pouco mais tarde....por volta de 12:00/13:00...ainda com sol intenso. 
Vc vai ter a praia praticamente para vc. 


Pague um pouco mais e combine o horário de permanência na praia com seu barqueiro. Relaxe na praia!! Vc viajou o mundo todo para chegar até aqui. 
Perpetue esse momento!!!


5 - Depois do passeio de barco, emende com um passeio de carro pela parte noroeste da ilha e vá ate o famoso viewpoint de Navagio beach (plataforma shipwreck), onde vc vai poder curtir, lá do alto, um visual que (te prometo) vc vai gravar pelo resto de sua vida. 


Um azul fantástico, promovido pela luz do sol que incide caprichosamente sobre as pedrinhas brancas e arredondadas depositadas no fundo do mar. Os barcos parecem flutuar. Simplesmente fantástico!


Siga a pé, com cuidado, pela trilha do lado direito do photo point para mais fotos. 

Cuidado!!!

Vale muito a pena vc seguir a trilha de terra/mato até o final para ter o visual da praia e do casco do navio praticamente de frente.

Vá até a ponta pela trilha para pegar o melhor visual

Vá com calma, controle a empolgação pela excitação do momento e tire suas fotos com cuidado. Escorregar ali pode ser fatal.
Não pegue a trilha do lado esquerdo. É perigosa e o visual não compensa.


6 - porto Vromi (cove) - vá de carro conhecer esse belo porto de onde também partem barcos para Navagio. 


É um porto belíssimo que possui uma prainha (cove) altamente charmosa e tranquila. Ótima para um tchibum e para vc abrir aquela cerveja que estava gelando dentro do "cooler" no seu carro.


7 - Limnionas beach/port - essa "praia"é linda demais. Tem um restaurante ótimo e barato na entrada da praia. Na verdade, não é bem uma praia. 


É mais uma enseada, quase uma piscina marítima, onde o pessoal do restaurante preparou um ambiente que dá para vc alugar uma cadeira ou simplesmente esticar sua toalha nas pedras. 


Local ótimo para mergulhar, nadar até as cavernas que se formam nas proximidades. Muito show!!!   


8 - Curta um por do sol em Porto Schiza (Kampi) ou  Porto Roxa - outros dois locais belíssimos em que vc pode parar seu carro e relaxar. 


O roteiro completo de carro dos passeios acima, ideal para um dia completo, vc encontra aqui: https://goo.gl/maps/xCxjj6U441t


9 - Xigia Caves (prainha c/ águas sulfurosas) ao sul de Agios Nikolas 



10 - faça um passeio ao sul da ilha - vc pode alugar seu próprio barco (rent your own boat) e curtir a agradável Limni Keri beach, as Keri caves e a ilha Marathonissi (Turtle Island). 


Esta ilha é famosa pelo seu formato que parece o de uma tartaruga. Aliás, é comum vc encontrar tartarugas nadando tranquilamente por esta região.

Turtle island....dá para ver porque

Empresa que aluga barcos sem skipper (Big Blue Motorboats Rental located in Limni Keri): 
Preço: 35E/h (jun 2016).


11 - Vasilikos (Gerakas beach)


12 - Zakynthos town - Passeie a pé pela orla da capital da ilha (porto de Zakynthos), na parte sul da ilha. 


Ao redor de uma praça muito agradável (Plateia Solomou), vc vai encontrar restaurantes, sorveterias, lojas de souvenir e um porto bem animado pela chegada/saída dos navios vindos do continente (Killini). 


13 - Se vc quiser emendar sua viagem dando um pulo em Kefalonia (recomendo muito!!!) pegue o ferry a partir do porto de Agios Nicolas. A viagem dura cerca de 1h30 e o barco chega em Pesada na parte sul da ilha de Kefalonia.


Fiquem com mais algumas fotos desta maravilhosa etapa da viagem.
Próximo post (Kefalônia)












KEFALONIA (CEPHALONIA) - A ILHA GREGA QUE É O PAR PERFEITO PARA ZAKYNTHOS

$
0
0

KEFALONIA - PAISAGENS GREGAS DE SONHO...SÓ PARA VARIAR...


Kefalôniaé a quarta parada do roteiro desta viagem.


A primeira parada foi Capri post aqui


A segunda parada foi a Costa Amalfitana (post aqui)


A terceira foi Zakynthos (Zante) (post aqui)


Kefaloniaé uma ilha que fica ao norte da ilha de Zakynthos, distante cerca de 1h:30 de barco.


Ficou relativamente famosa por ter servido de locação para o bom filme Captain Corelli's Mandolin (link sobre filme), que contava com Nicholas Cage, Penelope Cruz e Cristian Bale, todos ainda em início de carreira.


O filme mostra de forma bem romântica as belas paisagens de Kelafonia, sem citar o nome da ilha claramente.


Por um lado, isto foi bom porque evitou que a fama do filme provocasse um desgaste turístico, mas, por outro lado, retardou a divulgação das suas belezas naturais para o mundo todo.


Sendo bem sincero, acrescentei a ilha no roteiro como uma espécie de complemento ao "prato principal" que era a visita a Zakynthos.


Mas qual não foi minha grata surpresa, ao perceber que Kefalonia estava longe de ser um mero complemento.


A ilha reúne ótimas opções de passeios, vilarejos agradáveis, montanhas, lagos, paisagens, restaurantes e praias lindíssimas, é claro... afinal, estamos na Grécia!!!


Vejam as fotos e tirem suas conclusões se vale ou não acrescentar no seu roteiro.  


COMO CHEGAR

Da mesma forma que no caso de Zakynthos, existem vôos diretos partindo de Atenas e barcos vindo do continente (a partir do porto de Killini).


Mas, no meu caso, como estava em Zakynthos (Zante) , o caminho natural era pegar o barco no porto de Agios Nikolaos, na parte nordeste da ilha de Zante e chegar no porto de Pesada, no sul de Kefalonia.


Percurso de 1h a 1:30 de duração. Custo: 9 euros (jun2016)

Vai de kebab?

Note, entretanto, que este percurso de barco de Zante para Kefalonia só é possível na média/alta temporada que vai do fim de maio até o fim de setembro, se não me engano.


"plantação de cabras"- paisagem sui generis na região.

Informações neste link: http://ionionpelagos.com/en/content/112
Fora de temporada, para ir de uma ilha a outra, só de avião ou fazendo baldeação de barco em Killini.

ONDE FICAR

Por ser uma ilha, minha dica é que vc escolha um lugar próximo do seu local de chegada ou saída.
Assim, como a ilha não é pequena, vc vai perder menos tempo no dia de chegada (ou de saída) com deslocamentos para o seu hotel.

Nosso hotel em Kefalonia

Assim, no meu caso, como cheguei em Pesada e iria embora de avião para Atenas, preferi restringir minha seleção de hotéis na região do sul da ilha.

Aloe Studios
Mas lembrando que existem opções fantásticas, para todos os gostos e bolsos, em toda a ilha.
Depois das pesquisas de sempre nos sites do booking.com e trip advisor, optei por um hotel, meio estilo studios/apart-hotel, chamado Aloe Studios. Ótimo custo-benefício.

Visual de nossa varanda

Apesar de ser bem isolado, o ambiente do studio era ótimo, bem silencioso, com praia privativa e um simpático restaurante próximo.

praia do nosso hotel
Ótimo para casais!! Recomendo, com empenho.

COMO SE DESLOCAR


Carro!! Carro! Carro!! 
Aqui não há dúvidas.


A ilha é enorme e se vc quiser conhecer os principais pontos turísticos, vai precisar muito de carro.
Aliás, se prepare para rodar bastante. Teve dia que rodei mais de 150km....e feliz!! ;-)

Esquece o regime ...kkk

Para ir de um lado para o outro da ilha, seja no sentido leste-oeste, ou sul-norte, certamente vc irá pegar alguns percursos bem montanhosos.

Meu roteiro

Portanto, utilizar o GPS e até um mapa da região é fundamental (compre um mapinha em qualquer supermercado).


O mapa é importante porque, invariavelmente, o GPS, ao buscar a rota mais curta ou mesmo mais rápida, te direciona para algumas estradas desativadas ou mesmo para alguns corta-caminhos que o mapa atualizado certamente não recomendará.


Sites para alugar o carro.


O legal é que vc pode combinar de pegar o carro em qualquer lugar e devolver em qualquer lugar. Afinal é uma ilha. No meu caso, peguei no porto de Pesada e deixei no aeroporto. Simples e rápido, bem "greek style".... kkkk

O QUE FAZER

Meu roteiro encontra-se no link  Roteiro: https://goo.gl/maps/Ro7dvd8Hg9x


Dicas oficiais, contendo uma descrição detalhada dos principais pontos turísticos: http://www.kefalonia-island.gr/top.php


Minhas dicas de passeios encontram-se abaixo:

Gruta/Lago Melissani - Simplesmente fantástico.


No meio do nada, uma espécie de "cenote" permite visões inesquecíveis de uma cratera com um lago cristalino.


Adianto que, apesar da vontade, vc não poderá mergulhar no Lago.
Passeio custa: 7 euros/pessoa.

Lake Melissani
















Visitar a cidade de Sami - é o local que possui o centrinho comercial mais badalado, por conta da presença do porto que recebe os grandes navios vindos do continente


Praia de Antissamos - imperdível. Visual maravilhoso. Águas cristalinas e tranquilas.


O colorido azul esverdeado propiciado pelo contraste da luz do sol com os seixos de pedras brancas no fundo do mar é simplesmente INESQUECÍVEL!!!


Esta é a famosa praia que aparece tantas vezes no filme (Captain Corelli).


Ótimo local para vc passar uma manhã, relaxando ao sol e dando mergulhos rejuvenescedores.

Praia de Myrtos - um azul como vc nunca viu antes. Cartão postal da ilha. O visual quando vc chega de carro vindo pela montanha é simplesmente sensacional.


A praia não tem muita infra... melhor assim, né não?? kkk



Asos - uma baía linda, com águas cristalinas e esverdeadas, que serve para emoldurar um vilarejo que parece ter saído de uma cena de cinema.


A baía é cercada por uma pequena montanha. Se tiver com gás, vale fazer a trilha que leva ao castelo que fica no topo da montanha.


Asosé um local ótimo para relaxar e fazer um boa refeição.


Também pode ser uma boa opção de hospedagem, apesar de ser meio "fora de mão".


Rota litorânea de Asos para Fiskardo - a rodovia costeia praias escondidas cercadas por belas matas. O visual é fantástico.

e havia uma praia linda no caminho
e havia outra
Fiskardo - é um vilarejo de pescadores que oferece uma belíssima marina (com barcos/iates caríssimos), restaurantes típicos e lojinhas de souvenirs.

vila de Fiskardo

O tempo para na vila

Emblisi beach - praia pequena e mais do que aconchegante.  Uma espécie de retiro espiritual em águas cristalinas. Há um famoso hotel 5 estrelas nas cercanias.

praia ou piscina?

Praia Aggia Effimia - uma bela praia no caminho pelo lado leste da ilha. É uma praia mais urbana, mas nem por isso menos apreciável.


Petani beach bela praia, estilo Myrtos, só que bem menos badalada.
Rota para Petani: https://goo.gl/maps/9SnKYQwK7QR2


Outras Opções de praia: Platis Gialos e Markris Gialos em Argostoli, Skala Beach.



É isso aí pessoal. Daqui, fomos para Atenas ( link Atenas) para matar um pouco a saudade antes de voltar para o nosso Rio de Janeiro.

Fiquem com mais algumas fotos para motivar vcs (como se precisasse ??!!!) para conhecer esses lugares.













Tchibum merecido 





















SARDENHA E CÓRSEGA - DUAS ILHAS, DOIS PARAÍSOS (VIAGEM PERFEITA NUM PLANEJAMENTO QUE CABE NO SEU BOLSO)

$
0
0

SARDENHA + CÓRSEGA + "TERCEIRO TERRITÓRIO" DE SUA ESCOLHA - PLANEJAMENTO DO ROTEIRO

COMO TUDO COMEÇOU? QUAL FOI A MOTIVAÇÃO?

Sabe aquele lugar que vc vê num post irado de viagem nas redes sociais e nem acredita que seja verdade? Um daqueles lugares tão perfeitos que vc acha que é montagem, filtro de Instagram ou sei lá? O lugar é esse aí da foto abaixo...Spiaggia Thaiti em Caprera, Sardenha.

Spiaggia Thaiti - Ilha Caprera (Sardenha)

Para um amante de viagens como eu, um lugar assim vira "piração" imediata. Vc começa a fantasiar sua presença naquele lugar....vai na internet checar se o lugar é aquilo tudo mesmo....começa a ler vorazmente posts de blogs sobre o local...

Ilha Lavezzi - Corsega
Aí, confirmando a expectativa, coloca imediatamente o lugar na sua famosa "bucketlist".
Passa a analisar o preço das passagens, faz simulações no google flights e começa a avaliar se a tal "fantasia" pode ou deve se tornar realidade.

meu "homemade" vídeo, in loco, de Spaggia Thaiti

Haja planejamento, haja imaginação, né não??!! Pois é....
Aliás, não é a primeira vez que esse fascínio imediato acontece comigo 😜  😜  😎.

Cala Coticcio (Sardenha)

Aconteceu em Zakynthos (post aqui)...aconteceu em Kefalônia (post aqui)...aconteceu na CostaAmalfitana (post aqui)...Rota Romântica na Alemanha (post aquil) e em trocentas outras viagens deste blog.
E, certamente, ainda espero que aconteça em relação a muitos outros lugares. 🙏  🙏  🙏
Afinal, acredito muito que nossas almas se alimentam de novas culturas, novos lugares e novas formas de reinventar a vida. E como dizia Mario Quintana, "viajar é trocar a roupa da alma"....vc concorda?

Spiaggia del Principe - Costa Esmeralda (Sardenha) 

Então, antes de vc arrumar desculpas dizendo coisas do tipo: "ah, mas é muito caro", "isso não dá para mim", "é só para quem tem grana", "nunca vou fazer uma viagem dessas" etc....pense duas vezes!! Pense mesmo!!!
Se vc planejar legal, não cometer exageros, tudo acaba cabendo no seu bolso (GARANTO!!).

E eu curto muito planejar viagens....acho que é meu eterno lado engenheiro que curte gerenciar "projetos"...kkk...pensando bem, planejar uma viagem é um "baita" projeto, só que o retorno final não é grana, é cultura mesmo!!! 😎 🙏  🙌  🙌

Brincadeiras à parte, o fato é que começo a viajar ao planejar...ao aprender a cultura do país e dos locais a serem visitados.

Mar da Sardenha - acredite!!

Com as fotos/vídeos que vi da SARDENHA não foi diferente. Bateu um daqueles estados de perplexidade, no melhor estilo...WOW!!! What the f.u.c.k.!!! Quero nadar nessas águas, quero VIVER nesse lugar, nem que seja só nas minhas férias!

Cala Brandinchi com Isla Tavolara ao fundo - Sardenha


Aí, para completar, dias depois rolou um programa no "Globo Repórter" mostrando as belezas da CÓRSEGA...mar e montanha num só lugar!!! link aqui. Top demais! Curtição à primeira vista!
Pronto!! Fechou o roteiro: SARDENHA + CÓRSEGA... e o que rolar no caminho (escalas... ou o tal terceiro território do título do post) é lucro.

Bonifácio - Córsega

Hora de planejar. 
As duas ilhas são imensas. Tinha só 15 dias inteiros de férias. 
Não haveria tempo para conhecer tudo. 
Estudei minuciosamente as duas ilhas, as várias formas de chegar e comecei a montar um roteiro à minha feição.

Inevitavelmente, priorizei os locais "MUST SEE"e fiz questão de explorar todos os locais que havia visto nos vídeos/fotos e que haviam me fascinado e motivado a esta viagem. Óbvio que gostaria de ficar mais tempo em cada ilha, mas como o tempo de férias era reduzido, tive que fazer um "menu degustação" super especial 😎  🙌

Bonifacio - Cidadela - Córsega


A ideia deste post é vc conhecer a motivação por meio de algumas fotos e um pouco do planejamento, ok?
Vou detalhar cada área das ilhas em posts isolados para tornar a leitura mais suave, beleza?

Depois de uma breve análise da geografia da região e das opções de vôo, logo vi que, diferentemente de ilhas gregas pequenas como Mykonos (post aqui) e Santorini (post aqui), Zakynthos etc. as duas ilhas (Sardenha e Córsega) desta viagem eram gigantescas e por isso mereciam 15 dias (ou mais), só que em cada uma.

Infelizmente, como tinha 15 dias para visitar as duas ilhas, por questões logísticas e geográficas, preferi ficar na parte norte/nordeste da Sardenha e na parte Sul da Córsega. Olhando o mapa abaixo, com os pontos que visitei marcados em vermelho, dá para ter uma ideia.
Não se preocupe em dar zoom porque nos posts isolados vou detalhar melhor cada região.

Veja o mapa abaixo (do excelente aplicativo maps.me)



O mapa também pode ser visto com zoom aqui (link google maps)




MEU ROTEIRO:

DIA 1 - MILÃO
DIA 2 - OLBIA (PRAIAS DA COSTA ESMERALDA - PARTE 1)
DIA 3 - OLBIA (PASSEIO DE BARCO - GOLFO DI OROSEI)
DIA 4 - OLBIA (PRAIAS DA COSTA ESMERALDA - PARTE 2)
DIA 5 - ARQUIPÉLAGO LA MADDALENA E ISOLA CAPRERA (PRAIAS PARADISÍACAS)
DIA 6 - ARQUIPÉLAGO LA MADDALLENA - PASSEIO DE BARCO
DIA 7 - OLBIA (PRAIAS DA COSTA ESMERALDA - PARTE 3)
DIA 8 - FERRY SARDENHA--> CÓRSEGA E PASSEIOS DIVERSOS EM BONIFÁCIO
DIA 9 - ILHAS LAVEZZI E ARREDORES DE BONIFÁCIO
DIA 10 - PORTO VECCHIO, ZONZA E PICOS DA BAVELLA
DIA 11 - BRUZZI (hiking), PRAIAS RONDINARA, PALOMBAGGIA 
DIA 12 - CACHOEIRAS SOLENZARA
DIA 13 - AJACCIO 
DIA 14 - BRUSSELS
DIA 15 - BRUGGES

 POR ONDE CHEGAR

Do Brasil, não existem vôos diretos para as duas ilhas.
Vc pode chegar pela Córsega (geralmente vindo da França) ou pela Sardenha (vindo da Itália ou de Barcelona na Espanha).

Bavella - Córsega

Quase de todos os países da Europa há vôos diretos para os principais aeroportos da Córsega (Figari, Ajaccio e Bastia) e da Sardenha (Alghero, Olbia e Cagliari). Entretanto, a partir da França, Itália ou Espanha, pela proximidade geográfica, há sempre vôos "low cost" bem convenientes e com boa frequência durante a média e alta estação. 

No meu caso, optei por chegar primeiro na Sardenha e depois ir para Córsega, de ferry. 
Fiz RJ - Milão e daí peguei um vôo low cost (40 Euros) da cia. aérea Meridiana (frequência diária de junho a setembro) para Olbia, já que meu foco era a parte nordeste (Costa Esmeralda) da ilha. 
Mas, na minha pesquisa, notei que havia vôos baratos também a partir de Roma, Paris e de Barcelona, ou seja, escolha a cidade onde vc quer fazer seu primeiro pitstop e "buon viaggio" ou "bon voyage". 😀 😀 😀  

Solenzara - Córsega

QUANDO IR

A menos que vc não tenha opção, evite julho e agosto, meses de altíssima estação na Europa. Os preços serão mais caros (hotel, carro, atrações, comida etc.), o sol será escaldante e as praias estarão lotadas, o que significa trânsito na ilhas, dificuldade de estacionamento, preços inflacionados e a famosa "crowd" que tira um pouco a beleza de locais paradisíacos.

Minha dica: vá em junho ou setembro, meses perfeitos, pois estará quente, mas não sufocante, os dias serão longos (anoitece perto das 21:00), preços estarão razoáveis, haverá diversas atrações gratuitas (festivais e feiras) nas ruas e, o mais importante, as ilhas não estarão "crowdeadas", capisce?
  
Bruzzi - Córsega

Maio e outubro são meses bons para segunda opção. Perdem para junho e setembro, porque são um pouco mais frios....e vc vai querer dar vários mergulhos "tchibuns", certo? 

Março, abril, novembro e dezembro só se vc nem pensar em praia, ok? 

ONDE FICAR NA SARDENHA E NA CÓRSEGA

Aluguel de carro para circular pelas ilhas é inevitável. Então, se vc quiser economizar, não precisa ficar na beirinha da praia ou nas regiões mais caras que são: 
Porto Cervo, Porto Rotondo na Costa Esmeralda - Sardenha; e
Porto Vecchio na Córsega. 
A Córsega é, em geral, mais cara do que a Sardenha.

Bonifácio from the sea - Córsega


Conselho: fuja de resorts e hotelões pé na areia. Afinal, vc está numa ilha e em poucos minutos de carro encontrará uma variedade de praias, montanhas, baías etc. ou seja, vc não vai querer gastar uma grana em hospedagem e mal ficar no hotel ou ficar numa só praia, certo?

Em suma, monte uma base (ou mais bases) num hotel mediano, em local estratégico em cada ilha, de acordo com seu roteiro, e abuse (muito) da circulação de carro. 


Na Sardenha, em função do meu roteiro, montei duas bases: uma em Olbia e outra no Arquipélago La Maddalena. Analisando meu roteiro acima, vc entenderá o porquê das bases.

Escolhi montar base em Olbia, pois esta cidade tem ótima infra, bons restaurantes, feirinhas de verão e fica estrategicamente no meio caminho entre o Golfo di Orosei (passeio de barco que queria fazer!!) e as belíssimas praias da Costa Esmeralda.

Em Olbia, fiquei num ótimo hotel, com bom café (link hotel Grand President Olbia). Não era tão barato, mas aqui "abri um pouco a mão"😅 , pois queria conforto (não luxo!) e o hotel era convenientemente perto do aeroporto.

Em La Maddalena, fiquei num hotel (link do hotel Excelsior) bem funcional, do lado do porto. Barato, bom café e ideal em termos de localização para passear pelos restaurantes do arquipélago e para alugar o barco para dar a volta pelas diversas ilhas que compõem o arquipélago.


Cala Moresca - Sardenha

Na Córsega, também em função do meu roteiro, montei três bases: uma ao sul, em Bonifácio, outra ao sudeste, nas proximidades de Porto Vecchio e outra no sudoeste, em Ajaccio, de onde partiria o meu vôo de saída da ilha.

Em Bonifácio, ficamos num hotel (Best Western Bonifacio) bem próximo ao porto, por motivos óbvios (chegamos de ferry, sem carro). O hotel é ótimo, pois fica perto da saída de barco para o passeio às Ilhas Lavezzi e perto da subida para cidade alta (cidadela). Não tem café, mas fica do lado de bons mercados e dos restaurantes da orla do porto. 

Ajaccio - Córsega (terra de Napoleão)

Porto Vecchio (PV) é caríssimo!! Então, buscamos um hotel mais familiar (maison tavolara), meio estilo AirBnb, meio B&B, nas proximidades de PV e fugindo dos altos preços da Córsega. Hotel familiar com ótimos hosts que deram boas dicas de passeios. Ele serviu de base para os passeios às montanhas de Zonza, Bavella, às cachoeiras de Solenzara e às praias do litoral sudeste da Córsega.

Por fim, em Ajaccio, pegamos um hotel estilo Airbnb (Chambres Hotes Wagram). A ideia aqui era só um local com estacionamento e barato para fazer um pitstop para conhecer a capital da Córsega, terra de Napoleão, e partir no dia seguinte. 


COMO DESLOCAR NA SARDENHA E NA CÓRSEGA

Carro

Em termos de deslocamento, já falei da importância do carro em ambas as ilhas.
No meu caso, rodei 500km em cada ilha e nem percebi. 🙈 😎
Claro que se vc alugar do Brasil, antecipadamente, consegue melhores preços.

Cuidado ao dirigir nas ilhas, principalmente na Córsega, pois há alguns percursos sinuosos, em ruas estreitas que podem se tornar perigosas em função de alguns motoristas descuidados. Não se esqueça que existem outros turistas, olhando GPS, mapas etc. no meio de motoristas locais, geralmente impacientes. Nada demais em relação ao trânsito de RJ e SP, mas vale a dica de atenção redobrada.

Costa Esmeralda - Sardenha

Na Sardenha, peguei e devolvi o carro no aeroporto de Olbia.
Na Córsega, peguei o carro no aeroporto de Figari (30min de Bonifácio) e devolvi em Ajaccio.

Ferry e Bus

Olbia--> Palau-->ferry-->La Maddalena-->ferry-->Olbia
Para chegar ao arquipélago La Maddalena, vc pega o ferry em Palau, uma cidade ao norte da Costa Esmeralda. Levei o carro no ferry, porque ia precisar dele para deslocar pelo arquipélago até a Ilha Caprera. Paguei 44 euros no trecho de ferry (carro + casal), ida e volta, em jun17. Trecho de 20min. Vc paga na hora e não precisa reservar (pelo menos em junho), pois há muitos horários.
Sites do Ferry (Palau - arquipélago) : (http://www.maddalenalines.it/ ou http://www.delcomar.it/)

Ruas do Arquipélago de La Maddalena

Olbia --> bus -->  Santa Tereza Gallura
Fui para Córsega de ferry. Os barcos partem de Santa Tereza Gallura (STG).
Já que não queria levar o carro da Sardenha para Córsega (caríssimo!!) e não conseguiria devolver o carro em Santa Tereza Gallura (STG), tive que devolver o carro onde peguei (no aeroporto de Olbia) e de lá peguei um confortável ônibus até STG (http://www.gruppoturmotravel.com/Linea-Olbia-STeresa-Estiva.php). O ônibus é ótimo, tipo turismo mesmo, bagageiro grande para malas e custa apenas 7 euros por pessoa (percurso 1h30').

Ferry de Santa Tereza Gallura para Bonifácio

STG --> ferry --> Bonifacio

O ferry de Santa Tereza Gallura até Bonifácio custou 50 euros, casal, sem carro. Só ida. Um pouco caro, mas não tanto se vc pensar que era uma viagem internacional entre Itália (Sardenha) e França (Córsega) 😀 😀

O percurso foi de 50 minutos e oferece um belíssimo visual na saída de STG e na chegada em Bonifácio. Em junho, não precisa reservar, principalmente se vc não estiver de carro.
Sites do Ferry: 



Bom, pessoal. Este foi o post "motivacional" de planejamento da viagem.
As fotos ilustram um pouco desta motivação.
O detalhamento foi apenas para mostrar como vc consegue, com planejamento, viabilizar uma viagem memorável.

É isso, amigos!
Agora, se vcs quiserem conhecer cada paraíso dessa viagem e gostaram das fotos "provocativas" acima, cliquem nos respectivos posts e embarquem comigo nessa viagem dos sonhos.

Para simplificar o acompanhamento da viagem e não deixar os posts muito longos, irei dividi-los para facilitar a leitura. À medida que for terminando os posts, vou colocando os link aí embaixo, ok?
Enquanto isso, vc vai montando sua viagem....vc merece!

Ah...se precisar de alguma dica específica, fique à vontade para me contatar, ok?

Se vc gostou das dicas, deixe seu comentário e recomende para os amigos, pois o "blogueiro" amador que vos fala ainda pretende transformar o hobby, isto é, "pleasure" em "business" ;-)

Abraço

Golfo di Orosei - Cala Gonone

A Sardenha merecerá três posts:
POST 1 - SARDENHA (COSTA ESMERALDA)
POST 2 - SARDENHA (GOLFO DI OROSEI)
POST 3 - SARDENHA (ARQUIPÉLAGO LA MADALLENA).

A Córsega merecerá três posts:
POST 4 - CÓRSEGA (BONIFÁCIO E ILHAS LAVEZZI)
POST 5 - CÓRSEGA (MONTANHAS E CACHOEIRAS)
POST 6 - CÓRSEGA (PORTO VECCHIO E AJACCIO)

Bruxelas terá dois posts:
POST 7 - BRUXELAS (BRUSSELS)
POST 8 - BRUXELAS (BRUGGES)

Brussels - Bruxelas - Granda Place


MILÃO terá seu post próprio.

Catedral de Milão




SARDENHA, SARDINIA OU SARDEGNA - A LINDA COSTA ESMERALDA

$
0
0

SARDENHA - COSTA PRA LÁ DE ESMERALDA 


PAISAGEM TÍPICA DA COSTA ESMERALDA - SARDENHA


Se vc "aterrissou" neste post direto, acho que vale dar um pulinho primeiro neste link aqui (sardenha-corsega planejamento) para entender como tudo começou...de onde veio a inspiração para essa viagem dos sonhos....e como fiz o planejamento para juntar numa única viagem dois paraísos em forma de ilhas: Sardenha e Córsega.

PRAIA SARDA - 50 TONS DE BLUE


Naquele post também expliquei que dividiria os posts para facilitar a leitura e o acompanhamento dos roteiros.

PEACE AND LOVE @ SARDENHA (SMERALDA =  ESMERALDA EM ITALIANO )


A Sardenha portanto merecerá quatro posts:

POST 1 - SARDENHA (COSTA ESMERALDA) --> Este post que vc está lendo
POST 2 - SARDENHA (GOLFO DI OROSEI)
POST 3 - SARDENHA (ARQUIPÉLAGO LA MADDALENA)
POST 4 - SARDENHA (REGIÃO SUL DE OLBIA)

A Córsega merecerá três posts:

POST 5 - CÓRSEGA (BONIFÁCIO E ILHAS LAVEZZI)
POST 6 - CÓRSEGA (MONTANHAS E CACHOEIRAS)
POST 7 - CÓRSEGA (PORTO VECCHIO E AJACCIO)


KEEP WALKING - O PARAÍSO É LOGO ALI 😎 😎 😄


No fim deste post, vc encontra alguns links que me ajudaram muito a planejar os roteiros.

ÁGUAS SARDAS CRISTALINAS

No planejamento, expliquei (e repito um pouco aqui) que a Sardenha é uma ilha gigantesca e que tive que selecionar apenas os locais "MUST SEE"nesta viagem. 

UMA ENSEADA ("CALA")  EM CADA ESQUINA


O mapa abaixo (do excelente aplicativo maps.me) ilustra bem onde concentrei minha viagem na Sardenha. Os dois pontos (alfinetes) do lado Noroeste (Alghero e Sistino) ficarão para a próxima viagem à ilha. 

Sim, porque depois desta viagem, não tenho dúvidas que voltarei!! 😎  😁  😃 😄  😎

MEUS LOCAIS VISITADOS NA SARDENHA

Obviamente, a famosa e lindíssima COSTA ESMERALDA (Costa Smeralda em Italiano) era, na minha opinião, região obrigatória da minha seleção "MUST SEE".
Por que? Vou deixar as fotos falarem por si só. 🙈  🙏

PEDRA SIMBÓLICA DA COSTA - NÃO SE PREOCUPE, VC VAI ENCONTRÁ-LA NO CAMINHO

O mapa abaixo mostra um "zoom" no litoral nordeste da Sardenha que caracteriza a famosa Costa.

Basicamente, a Costa vai da região de San Teodoro, ao sul da cidade de Olbia, até Santa Tereza Gallura (cidade de onde partem os ferries para Córsega).

Os pontos marcados no mapa (alfinetes vermelhos) foram as praias e portos/marinas que pretensiosamente escolhi visitar e conhecer. 

ROTEIROS DA COSTA ESMERALDA

Aqui vou abrir um parênteses. Não sou de fazer "jabá" (propaganda gratuita) de aplicativos de terceiros, mas o "maps.me" foi realmente uma mão na roda! Além de conter mapas super atualizados, o app é gratuito e preciso, permitindo traçar rotas, estilo waze ou google maps, mesmo off-line (sem sinal de celular), ou seja, app perfeito!! Ainda mais numa ilha.

Basta fazer download do mapa completo antes da viagem e usar/abusar à vontade! Excelente.

Detalhe: vc ainda pode compartilhar os pontos marcados para outra pessoa, ou seja, passei para minha esposa justamente para termos um backup caso a bateria do celular morresse.

Se vc quiser usar meus pontos pré-marcados, be my guest.
Basta fazer o download do maps.me e importar o arquivo abaixo:

https://www.dropbox.com/s/lu0ec28697qtmq1/Sardenha.kmz?dl=0

PLANEJANDO ROTEIROS NA COSTA ESMERALDA


SPIAGGIA RENA BIANCA

Quando vc faz uma viagem com tempo "apertado"(e sempre é assim...né?!!), vc tem que planejar bem os roteiros, ou seja, é muito importante já chegar no local a ser visitado com uma boa ideia do que vc pretende conhecer.

TODAS AS TRILHAS LEVAM A ALGUM PARAÍSO NA SARDENHA

É claro que vc não precisa se forçar a seguir tudo ao pé da letra, mas é fundamental ter uma base para depois ir adaptando o roteiro, à medida que vc se familiariza com o local.

ENTÃO, COMO ESCOLHER O QUE CONHECER NA COSTA ESMERALDA?


Bem, de três modos:


PADRÃO DOS IATES 😳 😱

1) Lendo "trocentos" blogs/posts de outros viajantes, principalmente de "italianos sardenhos" (os famosos locais ou nativos), para conhecer, mesmo que virtualmente, as principais praias e suas características, tais como: são desertas ou movimentadas, qual melhor horário para ir, possuem estacionamento (pago ou gratuito?), possuem infra de apoio (bar, restaurantes, quiosques etc.), como é a "cor" da água, qual tipo de areia, qual estilo da galera que frequenta etc. etc. etc. Sim, porque se sua viagem está focada em natureza e praias, vc vai querer priorizar aquelas praias que não são tão comuns onde vc vive, certo?
Aqui, aproveito para agradecer aos blogueiros profissionais e amadores que tornaram minha tarefa de planejar bem mais fácil. Compartilhar experiências de viagem é MUITO LEGAL!!

PANORÂMICA @ SPIAGGIA DEL PRINCIPE

2) Minha paciente pesquisa pessoal usando o Google Maps (visão satélite), clicando nas praias, revirando as fotos e os reviews (comentários) mais recentes no lado da praia selecionada. Já tentou fazer isso? ;-) Já tentou também contribuir fazendo seus próprios comentários?

PANORÂMICA @ SPIAGGIA IRA

3) Opinião/sugestão dos hosts locais do excelente hotel (hotel Olbia) em que nos hospedamos em Olbia. Sempre é bom pegar informações up-to-date e confirmar (ou não) o que vc havia pesquisado, certo?

PANORÂMICA @ CALA MORESCA

OLBIA COMO BASE


OLBIA @ NIGHT

Como montei base em Olbia, as distâncias aos pontos mais distantes que eu queria visitar nos meus diversos roteiros na Costa Esmeralda estavam a, no máximo, 1h/1h30min, ou seja, o tempo para chegar/voltar a partir da minha base, em qualquer um dos roteiros, não fazia muita diferença.

RESTAURANTES TÍPICOS ITALIANOS DE OLBIA

Aliás, expliquei o porquê da estadia em Olbia no post de planejamento. Repetindo um pouco aqui:

OLBIA @ NIGHT

Olbia é uma cidadezinha com infra (mercados, hotéis etc.) não tão cara, situada a meio caminho do Golfo di Orosei e do Arquipélago La Maddalena (ambos locais MUST SEE a serem abordados em posts isolados) e que serve de ponto ideal de chegada/saída (os outros aeroportos ficam em Alghero no noroeste da Ilha e Cagliari ao sul).

DELÍCIAS SARDAS - FEIRINHAS

Além disso, Olbia conta com um centro histórico rico em restaurantes típicos com ótima comida, bares e diversos eventos/feiras ao ar livre no verão. O hotel (link do hotel Grand President) que ficamos era do lado da marina e do lado do tal centro histórico de Olbia. Melhor impossível!!

VISTA DO NOSSO HOTEL EM OLBIA (MARINA E CENTRO HISTÓRICO A PÉ)

Tivemos a grata oportunidade de curtir feirinhas com música ao vivo e muitos food trucks. Tudo walking distance. Posso estar enganado, mas acho que não rola isso se vc ficar em resorts no litoral, certo?



OUTRO ASPECTOS A CONSIDERAR NO PLANEJAMENTO DOS ROTEIROS


PLANEJE E CURTA!


a) em junho (mês preferido e ideal para viajar à Europa - vide post de planejamento) as estradas estão (ainda) relativamente vazias, ou seja, trânsito bem tranquilo. Acredito que o mesmo deve ocorrer em setembro (pós alta temporada julho/agosto);


CURTA O SOL E O VISUAL.... SEM MODERAÇÃO

b) o nascer do sol ocorria perto das 06:00 e o por do sol ocorria às 21:00, ou seja, os dias eram bem longos, o que permitia usufruir vários points de praia por dia;

APROVEITE AS ÁGUAS CRISTALINAS...TEMPERATURA REFRESCANTE IDEAL PARA ÉPOCA DO ANO

c) em junho, as praias ainda não estão "crowdeadas" (cheias de gente). Acredito que o mesmo deve ocorrer em setembro (pós alta temporada julho/agosto); e

d) vc encontra mercadinhos ao longo das principais estradas (usando o maps.me) e pode abastecer sua mochila com snacks, água e algumas bebidas bem geladas antes de desembarcar nas praias que não contam com infra.

GOLFO DI ARANCI


Enfim, considerando tudo isso, marquei os alfinetes no mapa virtual (do maps.me) e comecei a montar alguns roteiros básicos para servir de guia.

Notem: servir apenas de guia!!! Pois bem sabemos que o bom planejamento é aquele que vai se ajustando à medida que vc vai se ambientando no país (no caso, na ilha) e vai aprendendo a dosar o seu tempo. E foi justamente isso o que eu fiz.

PORTO ROTONDO


Ia ajustando o tempo de permanência nas praias à medida que as classificava pela beleza e por todo o contexto. Prefiro as praias mais desertas, com menos infra, mas respeito quem pensa o contrário. 
A boa notícia é que tem praias belíssimas para todos os gostos!!!


ROTEIROS


Use os roteiros abaixo, sem moderação. 

Abaixo da foto do mapa de cada roteiro vc encontrará o link correspondente do google maps.  A ideia é oferecer a vc os roteiros básicos. Assim, é só editar os links e criar os seus próprios.

KEEP WALKING😂 😂


Vc vai notar que nos meus roteiros não marquei só praias. Marquei até sorveterias (Pasqualina no roteiro 3), pois curto muito um gelato italiano 😁 😁, e marquei regiões turísticas famosas (Porto Rotondo e Porto Cervo) que, pela fama/glamour, fazia questão de conhecer.

TÁ PERDIDO? 😅


Em geral, escolhia em cada roteiro o ponto mais distante de Olbia para ir primeiro e depois ia retornando pelo roteiro à nossa base em Olbia. Assim, já chegava morto de cansado no hotel, tomava um banho e saída para bater aquele rango no centrinho. Haja pizza!! :-)


ROTEIRO 1



Este roteiro contém as praias mais próximas de Olbia.

Spiaggia Bados - Spiaggia Bianca - Spiaggia dei Baracconi - Golfo di AranciCala Moresca - Cala Sabina- Buenaondasurf - Spiaggia Punta Volpe -  - Porto Rotondo - Spiaggia Ira

T-BEACH

O destaque deste primeiro roteiro fica para a belíssima Cala Moresca na extremidade do Golfo di Aranci. Para chegar, tem que deixar o carro no estacionamento e ir andando por uns 10' onde começa a estrada de terra.


VISTA DO GOLFO DI ARANCI

Vale muito a pena. Morescaé uma enseada sensacional para um mergulho de fim de tarde.

CALA MORESCA

No nosso caso chegamos por volta das 17:00. O local estava vazio... as águas azul-esverdeadas... poucos barcos... paraíso total.

MORESCA


Porto Rotondo, como quase todos os portos desta Costa, é um local ultra super sofisticado. Legal para vc dar aquela passeada sem compromisso, imaginando (só imaginando) a riqueza dos donos de iates, sacou? kkkk

PORTO ROTONDO

MARINA DE PORTO ROTONDO

Spiaggia Ira também é uma praia bem tranquila, com águas cristalinas...aliás, onde as águas não são cristalinas por aqui? 😅

SPIAGGIA IRA
IRA? TEM CERTEZA? ;-)




ROTEIRO 2



Spiaggia di Portisco - Pedra com nome da Costa Esmeralda - Spiaggia di Rena Bianca (15'trilha)-Spiaggia Razza di Junco - Pietra Ruja - Liscia Ruja Spiaggia Capriccioli (2E/h ou 7,5E/dia)

O destaque deste roteiro fica por conta da Spiaggia Capriccioli. Na verdade, são duas mini praias (leste/oeste) que se separam por um pequeno istmo (xi, tive que lembrar das aulas de geografia para lembrar deste nome...rsrsr).

CAPRICCIOLI LESTE
CAPRICCIOLI OESTE


As praias de Liscia Ruja e Rena Bianca são praias de longa extensão. Costumam encher um pouco mais. Não entendi bem o porquê, pois não são as mais belas...

LISCIA RUJA - LONGA E COM INFRA
LISCIA RUJA - AREIA AVERMELHADA

Talvez, a razão pela maior lotação seja a existência de infra (restaurantes, ambulantes etc.), ou o estacionamento gratuito ou o deslocamento permitido a carros por estrada de terra entre elas.


RENA BIANCA - EXTENSA COM AREIA BRANCA E MAR CRISTALINO, AS USUAL
RENA BIANCA - TRILHA




ROTEIRO 3



Spiaggia del Principe (park gratis, trilha de 15') - Spiaggia del Romazzino - Spiaggia Grande Pevero - Porto Cervo (marina) - La Pasqualina (sorvete) - Baja Sardinia (centrinho com bares e restaurantes) - Cala Tremonte - Spiaggia Precedente - Cala Ginepro

Neste roteiro, o destaque fica por uma das mais belas (senão a mais bela) praias da região: Spiaggia del Principe.

TRILHA 15" LIGHT DE CHEGADA NA SPIAGGIA DEL PRINCIPE

Aliás, eu diria que esta é a praia símbolo de toda a Costa.

SPIAGGIA DEL PRINCIPE: PRAIA OU PISCINA?

Diz a "lenda" que a praia recebeu este nome porque um príncipe árabe endinheirado se apaixonou tanto pelo local que não só o divulgou pelo mundo, como também trouxe investimentos em forma de resorts, hotelões, marinas etc. para toda a região da Costa Esmeralda, no entorno da praia.

RECARREGUE SUAS ENERGIAS


A chegada é por um trilha de terra pouco íngreme, bem tranquila, que permite um visual incrível à medida que vc vai descendo a "ladeira". Obviamente, a relativa dificuldade imposta pela trilha contribui para a praia ser mais deserta. Não há infra. Portanto, carregue seus snacks, água etc.

Uma visita no glamoroso Porto Cervo também é uma atração.

PORTO CERVO


Num pequeno shopping ao ar livre perto da Marina, vc vai encontrar a maravilhosa sorveteria Pasqualina. Os gelatos não são baratos, mas são simplesmente inesquecíveis. Vale muito a pena!

PASQUALINA - GELATO DELICIOSO!


Del Romazzinoé uma praia bonita, mas não gostei muito por ficar nos fundos de um grande resort.

PANORÂMICA @DEL ROMAZZINO


Grande Peveroé uma praia bem extensa...daquelas onde aportam grande navios.

GRAND PEVERO

Baja Sardiniaé uma praia meio estilo Copacabana, cheia de bares, banana boats e lojas vendendo passeios de barco. Não me agradou nem um pouco, mas vale conhecer....de passagem.

Cala Ginepro, como toda Cala (enseada), é um recanto ótimo para um fim de tarde. Águas tranquilas e cristalinas (desculpe a repetição!!) 😁 , pouca gente, zero infra e sossego absoluto.

CALA GINEPRO @ FIM DE TARDE






ROTEIRO 4


Spiaggia Cannigione - Spiaggia Tanca Manna - Spiaggia Barca Bruciata - Spiaggia Manenna - Li Piscini - Spiaggia del Golfo delle Saline

Confesso que não exploramos muito este roteiro.

Passamos apenas ao largo das praias quando estávamos a caminho de Palau para pegar o ferry para La Maddalena. Na verdade, este roteiro acabou substituído por um roteiro ao sul de Olbia (post isolado), envolvendo uma tentativa de visita à Isla Tavolara e uma visita à lindíssima Cala Brandinchi, ambos locais muito recomendados pelos sardos.


TAVOLARA É AQUELA ILHA IMENSA AO FUNDO DA FOTO




É isso aí, pessoal.  OBRIGADO pela leitura.

Se gostaram, por favor, divulguem para seus amigos, leiam os outros posts associados e, o mais importante: ARRUME AS MALAS.
O que vc está esperando para conhecer esse paraíso?


LINKS ÚTEIS - OBRIGADO A TODOS AUTORES










SARDENHA - GOLFO DI OROSEI (PASSEIO DE BARCO IMPERDÍVEL)

$
0
0

SARDENHA - GOLFO DI OROSEI E SUAS BELAS CALAS (ENSEADAS)


Paisagens fantásticas do passeio


Vc que acompanha o blog há algum tempo, já sabe que, como bom marinheiro, curto demais um passeio de barco. Mar é comigo mesmo!! 😎  🙌  🙌  🙏


Que água é essa?


É claro que numa viagem a duas belas ilhas (Sardenha e Córsega - roteiro planejamento), não poderiam faltar os famosos passeios.





Vc prefere azul ou verde?

Por falar em famosos, aqui mesmo, neste blog, vc poderá acompanhar alguns passeios memoráveis nos respectivos links (Capri, Costa Amalfitana, Santorini, Zakynthos, Dubrovnki, Fernando de Noronha, Cancun etc.). Fique à vontade para ler os posts e buscar aquela motivação para curtir, vc também, os mares da vida, ok? 

Na verdade, cada passeio tem seu atrativo e, se eu pudesse, os faria todos de novo. Porém, confesso que os três passeios de barco desta última viagem (Sardenha e Córsega) simplesmente estão, sem sombra de dúvida, dentre os mais incríveis que fiz na minha vida.

Por que?



Seja pela inacreditável beleza das praias, enseadas e calas (caves) visitadas ou pelo fato de estar pilotando livremente os barcos e fazendo meu próprio roteiro (só não pilotei na Córsega, por opção), o fato é que a Sardenha e a Córsega deixam qualquer um de queixo caído também no quesito "curta a costa pelo mar".

Cala Luna

Dito isso, após minhas pesquisas para planejar a viagem, escolhi, na Sardenha, os dois passeios de barco que melhor se adaptavam no meu roteiro (veja roteiro aqui). 

O primeiro, no Golfo Di Orosei, é o motivo deste post. 

O segundo, no arquipélago La Maddalena, será apresentado em post posterior.

O terceiro passeio para as Ilhas Lavezzi será apresentado nos posts sobre a Córsega.


Como resistir a um mergulho nesta água?

POR QUE VISITAR O GOLFO DI OROSEI ?

Anote aí - Golfo di Orosei (Sardenha)

Tem certeza que ainda quer perguntar? 😂

Bem, já que vc insiste, vamos à explicação. 🙏

Depois que vi fotos das praias, calas e montanhas deste Golfo em blogs de viagem e na página da Revista Sardenha Geographic no facebook (https://www.facebook.com/sardegna.geographic/), simplesmente ficou impossível não incluí-lo no roteiro. 

Grutas e Cavernas num mar surreal

Mas, prefiro que vc chegue a sua conclusão por conta própria, ok?
Claro que vou te dar uma "forcinha" com algumas fotos e vídeos, beleza? 
😎 😂 😁

CHEGANDO NO GOLFO DI OROSEI


Como vc já sabe, montei base em Olbia pelo posicionamento geográfico (perto da Costa Esmeralda e do Arquipélago La Maddalena) e pela consequente facilidade de deslocamento ao Golfo Di Orosei, que já havia decidido conhecer desde que saí do Brasil.

Praias das Calas - barcos fundeados perto da praia

A estrada de Olbia até Cala Gonone, ponto de saída dos passeios de barco, é ótima. Uma baita auto-estrada leva vc, em 50 min, de Olbia até a saída para Dorgali. Depois, é só subir e descer uma serrinha por 30 min até chegar a Cala Gonone.

Em menos de 1h20, de carro, vc chega no porto, ou seja, o bate-volta de Olbia é super tranquilo. Veja mapa abaixo.


Rota de Olbia até Cala Gonone (porto) - bate-volta tranquilo

ESCOLHENDO O TIPO DE PASSEIO


Chegando no porto, em Cala Gonone, existem várias empresas que alugam barcos para o passeio no Golfo. Algumas listei abaixo:





A empresa que escolhi foi a Dolmen (segundo link acima), pois possuía bons reviews no Trip Advisor e oferecia o desejado passeio "pilote vc mesmo" (Noleggio Gommoni, em italiano).

Paisagens lunares

Claro que vc pode também comprar o passeio guiado, com timoneiro particular (que é obviamente muuuuito mais caro!!) ou o passeio em grupão (que é mais barato e beeeeem mais curto em termos de duração e péssimo em termos de autonomia e liberdade). 

Por vários motivos, preferi a opção "pilote vc mesmo". 
Nesta opção, em resumo, vc aluga o barco com motor de 40HP e fica com ele por quanto tempo quiser, fazendo o percurso que quiser, parando onde quiser e tendo que devolver o barco apenas no fim do dia (17:30/18:00). No barco, cabem tranquilo umas quatro a seis pessoas.




Vc paga um preço fixo (100 euros em jun2017), independente da quantidade de pessoas, e depois só paga o diesel na volta para reencher o tanque. 
Fique tranquilo quanto ao combustível, não rola o menor risco de pane seca (o tanque é enorme e sai cheio até o topo). Portanto, pode acelerar e rodar à vontade. 

Panorâmica da praia de Cala Luna

Antes de zarpar, vc receberá umas instruções básicas de como pilotar o barco, como e onde fundear (largar âncora), os cuidados para não danificar o hélice em fundos rasos com pedras e, finalmente, como fazer para "abicar" nas praias.

Uma praia para chamar de "SUA"

A empresa ainda te fornece um "cooler" para suas bebidas e uma barraca de praia para quando vc desembarcar nas praias. Quer mais mordomia? 😎
Puxa, mas eu nunca pilotei barco...será que vou conseguir?
A resposta é simples e farei por meio de outra pergunta: 

Vc acha que os italianos alugariam um barco para vc, apenas exigindo carteira de motorista de carro, se não fosse tranquilo?
Óbvio que quem já pilotou algum barco ou tem algum conhecimento básico de náutica, terá alguma vantagem, mas nada que faça grande diferença, ok?!

Diversão em família ... até com barco cheio

Garanto e vc pode me cobrar 😁: a sensação de liberdade e de aventura compensa qualquer receio que vc possa ter. 





Vai por mim: PILOTE O SEU PRÓPRIO BARCO! Vc não vai se arrepender e vai querer repetir daí para frente! Seja 007 por um dia!! 😎 😎 😎  Bond...James Bond!! kkkk

007 por um dia ;-)

O PASSEIO EM SI


Com o barco já em mãos, cooler cheio (não esqueça do gelo, água, cerveja, refris etc.) e snacks sardenhos devidamente armazenados, é hora de pegar o mapa e traçar o seu roteiro (ou derrota, como nós, 😎  marinheiros, dizemos).

Sereia 😍

A dica de rota (derrota) é ir direto com o barco para o ponto mais distante permitido (Cala Goloritze) pela empresa que aluga e depois vir voltando, dosando o tempo e parando nas praias/calas lindíssimas, de mar azul/verde surreal que vc encontrará pelo caminho. No caminho de ida, aproveite para escolher os pontos de parada na volta....te adianto que é uma tarefa complicada, pois vc vai querer parar everywhere  😀

Grutas e Calas num mar surreal

Rodando o dia todo (de 10:00 às 17:30/18:00) pelo Golfo, fazendo o percurso do mapa abaixo, vc vai gastar cerca de 30 a 40 euros para encher o tanque, ou seja, seu passeio de dia todo para até 6 pessoas vai custar 130 a 140 euros


mapa do percurso

Vale ou não vale a pena?  Não precisa responder....😎 😄


O mapa acima dá uma ideia geral do percurso (rota) e dos pontos ideais para fundeio.

Neste link, vc obtém uma versão ampliada do mesmo mapa. 
Não se preocupe! A empresa também irá lhe entregar um mapa grande impresso, com todas as calas/praias e pontos ideais de fundeio marcados.

Largue âncora e mergulhe onde quiser - água com ótima temperatura em junho

Quando estiver navegando, além do mapa, uma dica excelente é usar o aplicativo maps.me que fornece sua posição (GPS) no mar, mesmo que vc esteja offline,  ou seja, não tenha um simcard ativo. 


Maps.me ajudando na navegação

Assim, da mesma forma que eu fiz (vide mapa acima), vc pode marcar os pontos (calas e praias) a serem visitados no app maps.me de seu smartphone e acompanhar no mar a sua posição relativa, dando zoom in/out conforme necessidade.

Depois de fundear ou abicar na praia, divirta-se!!

Isso ajuda muito! No mar, não é tão fácil encontrar referências para quem não está acostumado. Portanto, com o app, vc não precisa estar online (com acesso à Internet) e nem terá que se preocupar em encontrar referências para descobrir de que Cala vc está próximo. Basta dar um zoom que vc se acha! 😎
Curtindo um mergulho nas grutas

Em algumas Calas (Cala Luna, Calas Mariolu e Goloritze), a polícia marítima italiana não permite que vc "abique" com o seu barco na areia. 

Fundeie próximo às bóias e nade até a praia

Nestes casos, não tem jeito. Vc tem que fundear o barco (largar âncora) a cerca de 80 a 100m da praia e dar aquela nadada básica. 

Ao fundear, tenha cuidado para não largar âncora em locais com pedras. Prefira o fundo de areia. A água é tão clara que vc vai ver o fundo facilmente. 

Fundeio em Cala Goloritze

Certifique-se que a âncora está bem "unhada" no fundo, para seu barco não ficar "à deriva" (arrastando a âncora e mudando de posição). Para isso, após largar âncora, deixe o cabo "correr" até "tesar" (ficar tenso). Como o fundo geralmente é de areia fofa e a âncora não é muito pesada, o barco pode até correr (mudar de posição) um pouco, mas nada significativo. Vc vai ganhar um bom "feeling" de tudo isso depois da primeira "fundeada"....e vai pegar o jeito rapidinho...prometo! 

Grutas 

Voltando ao nado até a praia, se estiver fora de forma ou até não souber nadar, após fundear, apele para um "macarrão' ou para uma boia de braço. Não tenha vergonha! Vergonha é vc não conhecer/abicar nas praias.


PRINCIPAIS PRAIAS E CALAS

Cala Sisina

Abaixo, relaciono, em sequência (sul para norte), todas as principais calas/praias. 

Agora, preste atenção! 
Mais importante do que querer conhecer ou parar em todas as calas, é você achar um ponto de fundeio e/ou uma cala/praia para chamar de sua. 



Navegando bem próximo da costa, haverá pontos que o reflexo do sol na água, o contraste com as rochas, o fundo de areia branca...enfim, tudo isto junto, em um dado momento mágico, vai fazer vc querer fundear, esticar a cobertura de teto do barco, pegar sua cerveja, dar um tchibum e simplesmente relaxar. 


Escolha a SUA praia e a SUA cave

Nesta hora, vc vai perceber que aquele momento e aquele local são SEUS...nem que seja por um instante...e garanto, mais uma vez, vc eternizará este instante, com uma sensação de paz e felicidade, que ficará na sua memória para sempre!

Fundo de areia e mar cristalino

Cala Goloritze - imperdível e facilmente reconhecível do mar, pois além de ser o ponto extremo da rota, existe uma montanha em forma de dedo (onde alguns aventureiros inclusive praticam alpinismo) e um mar simplesmente azul que parece uma piscina.


Cala dei Gabiaini - primeira enseada com praia depois de Goloritze

Cala Mariolu

Cala Mariolu - cartão postal. Linda. Fundeie e conheça a praia, com sua grutas e cavernas banhadas por águas cristalinas.


Grotta Dei Fico - gruta para quem gosta de mergulho de garrafa ou mesmo snorkel. Aliás, quando vc estiver mergulhando próximo à gruta, aproveite para dar um grito bem alto e curtir o efeito do eco. Muito legal!!

Grutas diversas para mergulhar... sem moderação

Cala Biriola - águas tranquilas. A enseada é bem recortada, facilitando a abicagem. 


Cala Sisina - tem uma lagoa atrás da praia. Quer mais?

Cala Sisina

Cala Luna - Belíssima. Parada obrigatória. Se estiver em dois ou mais, dá para levar os passageiros até um pequeno cais, facilitando a ida até a praia a pé, mas o piloto vai ter que fundear o barco de qualquer jeito e nadar até a praia. 
Bond...James Bond, lembram?! 😎


Cala Luna

O nome da Cala vem da paisagem lunar, por conta das intrigantes cavernas que se formam na montanha, na beira da praia. Visual incrível do mar, a partir do interior da caverna. E visual interessante de fora para dentro da caverna também.


Grotta dei Blue Marino - outra gruta boa para mergulho de garrafa ou snorkel.

Cala Fuili - último ponto de praia antes da volta à Cala Gonone, onde vc devolverá o barco 


acelere!

É isso, meus amigos.
Se gostaram, curtam, repassem aos amigos, comentem e, acima de tudo, encontrem a motivação para viajar e "trocar a roupa" da alma.



Próximo post: Arquipélago La Maddalena

Abraço.



























SARDENHA (SARDEGNA) - BELÍSSIMO ARQUIPÉLAGO LA MADDALENA

$
0
0

LA MADDALENA - UM PARAÍSO DE ILHAS SARDENHAS

SPIAGGIA TAHITI - PARAÍSO NA TERRA

Este é o quarto post desta viagem de sonhos (Sardenha e Córsega).

O primeiro post, contendo o planejamento de toda viagem e do roteiro, vc encontra aqui.

REALIZANDO UM SONHO

O segundo, contendo as dicas da Costa Esmeralda (Sardenha), vc encontra aqui.

O terceiro, contendo as dicas do imperdível passeio de barco no fantástico Golfo di Orosei, vc encontra aqui.

SPIAGGIA TAHITI & CALA COTICCIO - MELHOR 2 EM 1 DA VIAGEM

Para iniciar este novo post, vale comentar de passagem que, por definição, um arquipélago é um conjunto de ilhas que se encontram próximas uma das outras. Acredito que isso todo mundo saiba das aulas de geografia do ginásio/ensino médio, certo? Beleza, mas e daí?


DEIXE A ÁGUA TE ENERGIZAR

E se eu te dissesse que na Sardenha (ou Sardinia ou Sardegna) estas ilhas juntas formam uma espécie de paraíso? Mudaria alguma coisa?


Pois bem! Acredite! Esse pedaço da Sardenha é um verdadeiro paraíso.
Uma combinação de pequenas praias e enseadas, num mar azul turquesa de deixar qualquer um de queixo caído.



Sem dúvida, há praias e enseadas aqui neste abençoado arquipélago que, sem exagero, formam as paisagens mais bonitas que visitei na minha vida. 


REALIZANDO UM SONHO...MAIS UM... :-)

Não só pela cor da água, mas também pela combinação abençoada, pelo conjunto da natureza como um todo: vegetação, pequenas montanhas, costa recortada, águas cristalinas, florestas..., enfim, tudo que vc espera de um paraíso...a ainda em harmonia...tranquilidade....espetacular mesmo!!


VILA DE LA MADDALENA

Bom, mas chega de palavras...como de costume, vou tentar te convencer (como se precisasse??! 😁😁 ) com fotos e vídeos. Afinal, imagens valem mais do que mil palavras...certo?


PISCINE NATURALE (ENTRE BUDELLI E RAZOLLI)


COMO CHEGAR 


Só há uma maneira de chegar no arquipélago que é de ferry, a partir da simpática cidade de Palau.
Palau fica a cerca de 40 min de carro de Olbia, onde montei minha "base".


O trajeto de ferry de Palau para Isla Maddalena dura 15min. 

FERRY PALAU-LA MADDALENA (15 MIN)



São duas opções: links aqui (ferry 1 ou ferry 2)


Tudo muito organizado. É só chegar com seu carro ou a pé, pagar seu ticket e
entrar no ferry.

Na ida, você já paga o ticket da volta sem precisar marcar a data/hora. 
Custou (jun2017) 32 euros, ida e volta, duas pessoas, já incluindo o carro.


NATUREZA AT ITS BEST

O QUE FAZER


Aqui vale uma dica muito importante. 

Use pelo menos dois dias inteiros para conhecer todo arquipélago e suas belas praias.




Reserve um dia inteiro para rodar de carro pelas duas principais ilhas do arquipélago (La Maddalena e Caprera), parando nos pontos estratégicos de praias, trilhas e view/photo scenic points. 


CENTRINHO DE LA MADDALENA

Lembre-se que no verão europeu o dia é looooongo e só anoitece quase 21:00, ou seja, dá tempo para curtir muito.

Comece este primeiro dia chegando bem cedo no arquipélago. Tem ferry a partir das 06:00. Chegando em Palau, vá direto para o hotel que vc irá pernoitar.  Como será cedo para seu checkin, solicite para deixar suas malas no hotel. O hotéis estão acostumados a estes pedidos e vão aceitar na boa.

GIUSEPPE GARIBALDI - MORADOR FAMOSO DA ILHA E CONHECIDO DOS BRASILEIROS

De preferência, pegue um hotel próximo do porto para não perder tempo. Fiquei no hotel Excelsior (link hotel). Ótimo custo benefício e na boca do gol. Melhor impossível!!

DÁ PARA RESISTIR A UM MERGULHO NESTA ÁGUAS?

Feito o depósito de malas no hotel, abasteça bem sua mochila com snacks e água/sodas/beers, pegue seu carro e pé na estrada. Vá direto para as duas praias mais bonitas que vi na vida: SPIAGGIA TAHITI E CALA COTICCIO.

VC PODE CHEGAR DE BARCO TAMBÉM

Dica: Use o app maps.me para marcar antes do passeio TODAS as praias que vc quer visitar.

Como vc pode notar, entre La Maddalena e Caprera, concentrei mais meu passeio na ilha Caprera, onde se localizam as belíssimas praias mencionadas acima.


Atrações nas principais ilhas que compõem o arquipélago

Confesso que fiz essa viagem porque vi um vídeo dessa praia Coticcio na Internet e simplesmente não pude mais tirar a imagem da cabeça até ir no local e mergulhar nessa água.

Esse foi o vídeo que me cativou:

https://www.facebook.com/sardegna.geographic/videos/1867875646832332/

Esses foram alguns vídeos que eu fiz:






Como tudo na vida, em Caprera, para chegar nas praias mais bonitas que vi na vida, havia um pequeno "preço" a pagar.

Vc tem que encarar uma trilha de uns 40' no meio de rochas e de uma vegetação rasteira para chegar no paraíso.

TRILHA ÁRDUA, MAS NÃO IMPOSSÍVEL

O acesso à trilha se dá num estacionamento de beira de estrada que fica no alto de uma colina, antes de chegar no Forte Militar. Não tem erro. Lembre-se do app ou use o seu GPS (veja no mapa abaixo). Estacione o carro, pegue sua mochila e pé na trilha.



Roteiro de carro em Caprera
Mas como é a trilha?
Nada muito hard, mas também não é tão simples.



Cansa? Um pouco!
Dá vontade de desistir? Dá! Principalmente no sol escaldante, com a mochila pesada de águas, sandubas etc.

RECOMPENSA AO FIM DA TRILHA DE 40'

Mas, por favor, acredite: NÃO DESISTA!!! VC NÃO VAI SE ARREPENDER!

Criança e velhinhos conseguem!! Tudo bem que os velhinhos europeus não são referência, pois os coroas, invariavelmente, são verdadeiros atletas....kkkk
Mas, vai por mim! Vc vai tirar de letra!

NÃO DESISTA - VALE A PENA!

Pode me cobrar depois, se não concordar. 😂 😂

Veja as fotos e os vídeos abaixo e tire suas próprias conclusões se vale ou não a pena.

Pense comigo: se fosse muito mole, o local não ia ser tão paradisíaco, capisce?

PARA GUARDAR NA MEMÓRIA

Detalhe importante: a chegada da trilha é na Cala Coticcio, que já é MARAVILHOSA! Fique com certeza um tempo aqui....e curta muito!!!

NAVEGUE NO SEU PRÓPRIO BARCO...VAI POR MIM

Mas, por favor, lembre-se: a imagem arrebatadora que vai marcar sua memória para sempre aparece fica um pouco mais à frente, após a trilha seguinte... só 5' de trilha após a cala Coticcio. Trilha no meio das rochas, mas bem tranquila. A esta altura vc já estará para lá de "escolado".


EXPLORE TODOS OS ÂNGULOS

Após se esbaldar (literalmente) nessas duas maravilhosas praias, recupere o fôlego e se prepare para pegar a trilha de volta aonde vc estacionou seu carro.

PAUSA PARA O SANDUBA EM CAPRERA PÓS PRAIA...ESSE LUGAR É TOP...ESQUECI O NOME...MAS TODOS CONHECEM...É SÓ PERGUNTAR

A partir daí, como ainda estará cedo (sol alto), minha dica é que vc rode de carro por outras praias de Caprera e dê tchibums conforme disposição.
As atrações estão resumidas abaixo.

SORAIA

Atrações em Caprera:

Spiaggia del Relito (estacionamento a 5 minutos da praia); 

Cala Caprese (carro fácil);
Cala Napoletana (outra trilha de 40') - evite e deixe para ir de barco;


NAPOLETANA - CHEGANDO DE BARCO

Cala Caprarese, Cala Serena, Cala Garibaldi, Cala Andreani. Essas praias estão marcadas no app maps.me (vide figura lá em cima). 



CAPRARESE - CHEGANDO DE BARCO

Nos outros posts já compartilhei meu mapa marcado com alfinetes caso vc se interesse. Prefira aquelas acessíveis por carro, porque as outras vc consegue chegar de barco no dia seguinte, se quiser.


NA MEMÓRIA...PARA SEMPRE

Obviamente, será difícil bater a praia Tahiti daí para frente, mas vale conhecer TODAS...até para comparar.

PANORÂMICA DO PARAÍSO

Já no fim da tarde, depois de curtir muito as principais praias de Caprera, deixei para fazer um rolé de carro ao redor de toda a ilha Maddalena. Neste rolé deu para conhecer tranquilamente as praias desta ilha que, apesar de bonitas, não eram tão empolgantes como as da Caprera. Infelizmente, vc vai ficando exigente à medida que conhece belezas surreais, entende? 🙈

NADE NESSAS ÁGUAS


Assim, meu roteiro de fim de dia, de carro, na ilha principal La Maddalena incluiu a famosa rota romântica (20km) na própria ilha, com direito a por do sol na Cala Francese. O passeio incluiu passadas rápidas em: Punta Tegge, Cala Francese, Brassa Trinita, Monti d'Arena, Cala Lunga, Spiaggia di Cala Spalmatore, Testa del Polpo (testa de polvo).





Depois desse primeiro dia exaustivo e inesquecível, o que fazer no day after?

Acorde cedo! Tome seu café reforçado (o do hotel Excelsior é bem razoável!), abasteça-se bem de snacks e bebidas e alugue um barco para rodar as outras ilhas do arquipélago, só acessíveis by boat.

BORN TO BE WILD :-)

Se vc acompanhou os outros posts predecessores, já sabe que curto alugar o barco e eu mesmo pilotá-lo. Não vou repetir aqui as justificativas de custo-benefício para o "passeio self-drive", a inexistência de dificuldades para beginners náuticos neste tipo de passeio e as demais vantagens de liberdade desta opção. Só adianto o seguinte: o passeio é mais uma vez IMPERDÍVEL!!!

TODOS PODEM E DEVEM PILOTAR

Vc aluga o barco com facilidade. Existem diversas empresas no porto. Aqui vão duas dicas.

FUNDEIE ...ESCOLHA UMA PRAIA PARA CHAMAR DE SUA ...E JUST RELAX

http://www.ecomar.it/en/inflatable-boat-rental-without-skipper/


Preço: paguei 100E (já com gasolina incluída) em jun2017 para ficar com o barco de 10:00 até às 18:00. E olha que o barco cabe fácil até 06 pessoas. Vale ou não vale?

CALA CORSARA

Se resolver optar por um passeio em que vc não é o piloto, vai aí uma opção:

http://www.elenatournavigazioni.com/en/ 

Os itinerários padrões que esses barcos estilo "grupão" fazem constam da foto abaixo, sendo que o itinerário 2 não é oferecido todos os dias.

ROTEIRO TRADICIONAL NO BARCÃO...FAÇA O SEU

Obviamente, a dica aqui é mais uma vez marcar as praias principais de cada ilha num app ou num GPS e partir para a aventura.
Vc pode até seguir os barcos maiores se estiver inseguro.

Mapeei as praias das ilhas no Google e no maps.me

Aqui, neste passeio, como as distâncias entre as ilhas são relativamente grandes e às vezes vc não tem a costa como referência, é fundamental ter um meio eletrônico para saber onde vc está. No meu caso, usei o app maps.me e foi suave.

Mapeei as praias das ilhas no Google e no maps.me

Locais imperdíveis a serem visitados durante o passeio de barco:


PISCINE NATURALE


Isola Spargi - Cala Corsara, Cala Soraia, Cala Granara, Cala Conneri 


SPIAGGIA ROSA...AS AREIAS DÃO UM TOM MEIO ROSEADO ...E ISSO IMPORTA? :-)

Isola Budelli - Spiaggia Rosa, Spiaggia Maddona, Spiaggia del Cavaliere, Piscine Naturale (entre Budelli e Razolli) 

CALA SANTA MARIA

Isola Santa Maria - Cala Santa Maria 

PISCINE NATURALE

Isola Santo Stefano - enseadas 

Chegando nestes locais, vc vai sentir uma vibe tão boa que não vai querer  outra coisa senão jogar sua âncora e ficar de papo alto para os sol...bebendo sua cerveja gelada....criando memória para uma vida toda!!!


Para fechar sua estadia no arquipélago, à noite, se vc não estiver fisicamente pregado do sol, mergulhos e praias, dê uma rodada no centrinho perto do hotel. O clima é ótimo!!

RESTAURANTES EM LA MADDALENA

Existem as famosas lojinhas de souvenirs, os fantásticos restaurantes de massa italiana e obviamente as onipresentes gelaterias.


Como vc certamente estará faminto. Recomendo uma boa e tradicional pizza sardenha....hummmm....água na boca!!

CENTRINHO CHARMOSO

Espero que tenham gostado! Uma coisa certa: se vierem à Sardenha, uma visita ao arquipélago é um "OBRIGAÇÃO"!!!


É isso!
Se curtirem, compartilhem e leiam os posts que complementam essa viagem.
Próximo post: "MAIS MARAVILHAS AO SUL DE OLBIA".






































BELEZAS AO SUL DE OLBIA (SARDENHA)

$
0
0

TAVOLARA, SAN TEODORO E CALA BRANDINCHI

Este post é rapidinho.

CALA BRANDINCHI

Já falei (e repito!) que lamentavelmente não tive tempo de visitar Alghero, a costa Oeste e toda a parte sul (arredores de Cagliari) da Sardenha. No fundo, isso é bom, pois dá vontade de voltar. Por outro lado, fica aquele gostinho de que a viagem podia ser mais longa...bem mais longa...🙈  🙌  🙏.

CALA BRANDINCHI

Então, se vc estiver aterrissado aqui por acaso, talvez queira conhecer como tudo isso começou e como essa viagem foi planejada (post aqui).

SAN TEODORO

Bem, de qualquer maneira, este breve post é só para dizer (e mostrar! 😎 😂) que existem muito mais belezas na Sardenha, além da Costa Esmeralda (
post aqui), do Arquipélago La Maddalena (post aqui) e do Golfo Di Orosei (post aqui). 

EXPLORE OS CANTOS E RECANTOS DA SARDENHA

Aliás, as belezas da Sardenha estão longe de se esgotarem apenas numa viagem. 

PROXIMIDADES DO PORTO DE SAN TEODORO
Mas, se vc montar a base em Olbia (como eu fiz), poderá curtir uns passeios curtos para locais incríveis bem pertinho, ao sul da cidade.

CALA BRANDINCHI COM A IMPOTENTE ISLA TAVOLARA AO FUNDO

Não deixe de visitar a charmosa San Teodoro, de onde partem barcos para a grande Isla Tavolara. 

ISLA TAVOLARA

Tavolara vale uma visita bate-volta para explorar as belezas naturais da ilha.

FUN @ SUL DE OLBIA

Cala Brandinchi vale uma visita para curtir a praia tranquila de águas super ultra cristalinas.


San Teodoro vale a visita para curtir uma cidadezinha tranquila, com bares agradáveis 

VISUAL PARA COLOCAR NA MEMÓRIA

E quando vc já estiver apaixonado pela Sardenha, infelizmente, é tempo de se despedir.


No meu caso, a viagem prosseguia para Córsega. Dropamos o carro alugado no aeroporto de Olbia e de lá pegamos um confortável ônibus para STG (Santa Teresa Gallura) de onde saía o ferry para Bonifácio.

FERRY DE STG (SANTA TERESA GALLURA) PARA BONIFÁCIO
PORTO DE STG

Mas Bonifácio....Córsega....isso é papo para o próximo post.
Arrivederci Sardegna! 😎  🙏  🙌
Até breve!!


















CÓRSEGA - A ILHA DA BELEZA (ÎLE DE BEAUTÉ )

$
0
0

BONIFÁCIO E ILHAS LAVEZZI - A INVEJÁVEL VIDA DOS CORSÁRIOS

BONIFÁCIO - CIDADE SÍMBOLO DA CÓRSEGA

Se vc vem acompanhando todo o roteiro dessa viagem, aqui estão os principais links anteriores:

ILHAS LAVEZZI - PARAÍSO MARINHO

a) Planejamento da viagem e do roteiro (link aqui)
b) Sardenha - Costa Esmeralda (link aqui)
c) Sardenha - Golfo di Orosei (link aqui)
d) Sardenha - Arquipélago La Maddalena (link aqui)
e) Sardenha - Sul de Olbia (link aqui)

VISTA DA MARINA DE BONIFÁCIO A PARTIR DA CIDADELA

Após a Sardenha, finalmente a viagem aterrisa na Córsega. 

BONIFÁCIO - VILAREJO DEBRUÇADO NUMA BELA FALÉSIA

A Córsegaé aquele tipo de ilha simplesmente PERFEITA. Não é à toa que é conhecida mundialmente como île de beauté (diz-se "íle de botê" em francês) ou ilha da beleza.


ÁGUAS TURQUESAS

Como falei lá no post de planejamento, depois que vi um programa sobre a Córsega num Globo Repórter (link aqui(sim, a TV Globo não produz só lixo!), simplesmente virou obsessão conhecer. 


POR DO SOL DEIXA A CIDADE MAIS BONITA DO QUE JÁ É


POR QUE?

PAISAGENS DA CÓRSEGA

TÁ BOM....JÁ QUE VC INSISTE... 

Quer praias lindas? A Córsega tem.
Quer montanhas com muito verde? A Córsega tem. 
Quer cachoeiras de cair o queixo? A Córsega tem.
Quer centenas de trilhas panorâmicas para todos os gostos e físicos (a G20 é famosíssima!)? A Córsega tem.
Quer vilarejos históricos e charmosos? A Córsega tem
Quer boa comida, boas bebidas (cerveja, vinhos etc.), boa música e conhecer boas tradições? Vem para Córsega. 😀 

VISTA DA CIDADELA A PARTIR DA MARINA

Para completar, como atualmente trabalho numa empresa com muitos franceses, foi relativamente fácil ser convencido (como se precisasse 😀 🙈 🙏) de que uma viagem à Córsega ia me fascinar e me revelar uma França bem diferente da França continental tradicional.

O PASSEIO À LAVEZZI É "OBRIGATÓRIO"

By the way, os corsos estão para a França assim como os catalães estão para a Espanha. Volta e meia rola um movimento separatista e os corsos, apesar de altamente simpáticos conosco (acho que todo mundo gosta de brazucas, exceto nossos políticos!), não costumam ser simpáticos em geral (muito menos com os franceses tradicionais). Vc percebe isso nos xingamentos nas estradas... 😅 😅 

TODOS CAMINHOS LEVAM A UMA BELA PRAIA

A bandeira Corsa já meio que revela que os Corsos tem uma história rica em guerras internas e externas, invasões, expulsões...enfim uma alta dose histórica de passado sangrento que fez os caras serem meio "patriotas casca grossa" mesmo. Mas, não se assuste! Para o turismo, não existe lugar melhor e mais acolhedor!

UMA VEZ NA CÓRSEGA...ABRAÇE O MUNDO DOS CORSÁRIOS
SÍMBOLO MAIOR DA CÓRSEGA


COMO ESCOLHER SEU ROTEIRO NA CÓRSEGA


PANORÂMICA DA CIDADE

Por ser uma ilha relativamente grande, mais uma vez tive que priorizar o que queria conhecer. Depois de estudar as muitas atrações em vários blogs (agradeço e dou créditos a todos ao fim do post), confesso que optei pelo sul da Córsega por comodidade e porque pretendo voltar para fazer a parte central e a parte norte. 

UMA DAS MIL PANORÂMICAS DE LAVEZZI

Assim, meu roteiro incluiu Bonifácio (a cidade imperdível "must see" da Córsega), a charmosa e sofisticada Porto Vecchio e arredores, as montanhas de Bavella, as cachoeiras de Solenzara e, finalmente, a capital Ajaccio, terra de Napoleão. Todas serão motivos de posts próprios. 


PAISAGEM SURREAL EM LAVEZZI

Este post é sobre Bonifácio e suas ilhas Lavezzi.

VISTA DA MARINA A PARTIR DA CIDADELA

Deixei para uma próxima viagem (mas anota aí): 

Porto - Calanches de Piana e a Reserva Natural da Girolata
Calvi - quai du landry, notre dame de la serra e citadela
Sant Antonino - cidadela medieval que dizem oferecer lindas vistas das montanhas até o mar
Ile Rousse - Farol de La Pietra, Place Pascal Paoli
Corte - outra cidade natal de Napoleão, cidadela/castelo.

COMO CHEGAR


MARINA

Vc pode chegar à Córsega:

  • by plane por um dos três principais aeroportos: FIGARI, AJACCIO (a capital) e BASTIA ou 
  • by boat, que foi meu caso.

Existem trocentas airlines (low/regular cost) que ligam a Córsega aos principais aeroportos da Europa. 


Dica: Pesquise nesse site (http://www.flylc.com/directall-en.asp) e faça sua seleção.  Eu cheguei de barco, mas saí, rumo à Bélgica, usando a eficiente e barata cia aérea "air corsica".

No meu caso, como vinha da Sardenha, peguei o ferry de STG (Santa Tereza Gallura) até Bonifácio. Percurso de 1h.

VISTA DA CIDADE A PARTIR DO FERRY DE SANTA TEREZA GALLURA PARA BONIFACIO

Duas cias marítimas fazem o percurso:


CANAL DE ACESSO À CIDADE

Custou 29 euros/pessoa (preços de jun2017). 

Compra-se na hora mesmo. Cheguei de ônibus em STG, vindo do aeroporto de Olbia, e em 10/15min andando pela simpática cidade estava no terminal de ferry.

A travessia de barco/ferry de STG (Sardenha, Itália) até Bonifácio (Córsega, França) por si só já é um espetáculo. A chegada é coisa de cinema. Vc tem uma vista deslumbrante da cidade debruçada sobre os penhascos de pedra. 
Visual incrível. Cartão postal!

CHEGADA À CÓRSEGA DE FERRY

ONDE FICAR


RAMPA RASTELLO

Bonifácioé dividido em duas partes: cidade baixa (porto/marina) e cidade alta (ou cidadela). 

MERGULHE SEM MODERAÇÃO 

Cada parte tem sua "vibe".

Como viemos de ferry e estávamos arrastando malas (não muito pesadas 😃), preferimos montar base na cidade baixa e bem perto do porto/marina que é uma área muito agradável, cheio de restaurantes, bares e lojas...muito legal.

CHEGANDO AO HOTEL

Ficamos no Best Western Hotel du Roy d'Aragon - hotel simples, funcional, com bom wifi e perto de dois mercadinhos onde comprávamos nosso café da manhã e alguns petiscos (charcuterie) sabor local.



O QUE FAZER


Reúna fôlego, suba a rampa e comece visitando a parte alta (cidadela) de Bonifácio.

A subida da rampa Rastelloé bem íngreme, mas as vistas lá de cima e a própria cidadela são espetaculares.


No alto, a rampa Rastello termina numa bifurcação. 

À esquerda da bifurcação, uma trilha cênica de três quilômetros acompanha o litoral e termina na Ponta Pertusato, o extremo sul da Córsega. Nesta Ponta fica situado o farol de mesmo nome. 


DO ALTO DA RAMPA RASTELLO

Essa trilha é um dos percursos favoritos na região para quem gosta de caminhar e oferece um visual de por de sol incrível. 
O problema (ou não) é que em junho o sol se põe mais ou menos 21:00. 
😅  🙈  🙇

FAROL DE PERTUSATO

À direita da bifurcação, uma outra rampa bem curta escala a muralha e leva à Porte de Gènes (Porta de Gênova), que é o portão principal de acesso de pedestres à cidade antiga (cidadela).

LOJAS NA CIDADELA

Bastion de L'Étendard - A entrada fica situada na  parte interna da Porte de Gènes, o portão da cidadela,  e o ingresso custa €2,5. 


ENTRADA DA CIDADELA

É nessa bifurcação que aparece um dos cartões postais mais famosos de Bonifácio, o das casas na quina do rochedo totalmente debruçadas sobre o precipício que faz ângulo agudo com o mar, tal qual uma proa de navio. 

Visual inesquecível, especialmente no anoitecer, com o sol se pondo atrás das casas. 


Ainda junto à bifurcação e junto ao litoral se encontra outro ícone natural da cidade, a pedra do Grain de Sable (Grão de Areia), com forma de cogumelo que se ergue do mar junto ao penhasco. 

O GRÃO DE AREIA - ESTA PEDRA NO MEIO DO MAR
LÁ NO FUNDO O FAROL - 3KM DE TRILHA, BOM PARA IR NO POR DO SOL

Quem curte visuais arrebatadores não deve deixar de passar pelas Places du Marché e de la Manicchela. As vistas obtidas dali para o Grain de Sable e os rochedos de calcário até o Farol Pertusato são também sensacionais. 


AS VISTAS SÃO LINDAS DE TODOS OS LUGARES


PRACINHAS NA CIDADELA

Les escaliers Du Roy d’Aragon (2,5E) - caminhando um pouco mais pela parte que que costeia o penhasco, vc se depara com a famosa escadaria, que corta a rocha como se fosse um grande rasgo em diagonal. 

VAI ENCARAR?



AS ESCADAS FORMAM UMA FENDA NO PENHASCO
Feita há milênios e com uma história interessante sobre ter sido escavada em uma só noite a mando do Rei de Aragão para refúgio de soldados que protegiam a cidade,  é bem íngreme e possui degraus bem altos. 


OS DEGRAUS NÃO SÃO PEQUENOS, MAS O MAR....

Portanto, representa uma subida fisicamente complicada, mas com um visual bem interessante que, para mim, compensou o esforço.

VISTA DE ESCADARIA A PARTIR DO MAR

Dica: faça apenas se vc estiver com bom preparo físico. Se não estiver, fique tranquilo que o passeio de barco para Lavezzi vai lhe permitir, na volta, um bom visual do local.

VISUAL A PARTIR DO MAR

Cemitério Marinho - Depois de conhecer a escadaria, continue andando no sentido da ponta da península. Passado o cemitério, chega-se finalmente a uma visão soberba da boca do canal e dos penhascos que a circundam. 


NOTE QUE TEM PESSOAS LÁ EM CIMA O PENHASCO

Pode-se andar pelas ruínas de um forte e, em dias claros, se avista até a Sardenha do outro lado do estreito. Este é ainda o melhor ponto para se apreciar o Farol de Madonetta, em vermelho e branco, estrategicamente situado sobre um rochedo e que orienta as embarcações que entram no canal desde 1854, inclusive o ferry que pegamos de STG para Bonifácio. 

E é no meio dessa área descampada que aparece a entrada da outra atração que exige preparo físico das suas pernas, o Gouvernail. Trata-se de um túnel que penetra na terra, saindo numa abertura ao nível do mar bem na embocadura do canal da marina. 
GOUVERNAIL - LEME EM FRANCÊS

O túnel foi cavado a mão em 1880, e serviu de abrigo durante a Segunda Guerra Mundial. 


GRUTAS...MUITAS GRUTAS...VISITADAS NO PASSEIO DE BARCO

A abertura para o mar se dá diante de uma pedra que sob determinado ângulo parece o leme de uma embarcação, daí o nome (gouvernail) em francês. Não fiz o passeio, pois já estava cansado e, a esta altura, já sabia da dica de conhecer de barco o local.


Ilhas Lavezzi - passeio imperdível. Um conjunto de ilhas bem desertas, com pouca ou nenhuma sombra, mas que possui praias lindíssimas. As ilhas são o ponto mais ao sul do território francês.

CADA PRAIA MAIS BONITA DO QUE A OUTRA EM LAVEZZI

Pegue o passeio de barco na marina de Bonifácio. Não precisa reservar. Tem vários horários de saída e de retorno. 

EXPLORE AS ILHAS LAVEZZI À VONTADE

Dica: pegue o barco cedo. Explore e curta as lindas praias da ilha pelo tempo que lhe convier e se planeje para pegar um do barcos no fim de tarde.


POUCA SOMBRA....E PRECISA?? 🙏  😎  😎


Leve comida (snacks para seu lanche/almoço), muita água e, é claro, seu snorkel, se gostar de mergulhar. 


IMPOSSÍVEL DE RESISTIR A ESSAS ÁGUAS COR TURQUESA, CERTO?

As praias oferecem águas cor de turquesa e uma tranquilidade incomum no verão.

ESCOLHA UMA PRAIA PARA CHAMAR DE SUA

Na volta, o barco passa perto de alguns pontos muito bonitos (grutas, farol, grain de sable, escada do rei Aragão etc.) e o guia vai nos prestigiando, em francês (felizmente, os 4 anos de aulas de francês do CAP-UERJ serviram para alguma coisa 😆 😉 ...merci..) com as curiosidades sobre os locais.

LAVEZZI

À noite, vc tem a opção de curtir o lado mais animado e jovial na marina (parte baixa) ou subir a rampa de novo e curtir os diversos charmosos bares/restaurantes na cidadela (parte alta) que costumam brindar seus visitantes com boa música ao vivo. 


CIDADELA E MARINA AO FUNDO

Como ficamos em Bonifácio por duas noites, cada noite foi curtida numa parte da cidade. Preferimos a parte alta...acho que é a idade...😅 😅 

PARA GUARDAR NA MEMÓRIA...VAI SER DIFÍCIL ESQUECER

De Bonifácio, alugamos um carro (reservado do Brasil) e seguimos para nossa próxima base em Porto Vecchio. Mas isso é papo para outro post.

AU REVOIR BONI

Abraço. Se gostar do post, já sabe...divulgue! ;-)
ATÉ A PRÓXIMA...





Posts úteis (agradeço a todos autores):
https://www.conexaoparis.com.br/2011/07/25/os-lugares-mais-bonitos-da-corsega-bonifacio/
http://www.mochileiros.com/corsega-a-ilha-da-beleza-de-norte-a-sul-t88145.html
http://www.bonifaciocorsica.net/lavezzi-islands.html
http://www.viagemcomcharme.com/corsega/
http://albumdeviagens.blogspot.com.br/2016/01/bonifacio-cidade-mais-bonita-da-corsega.html





















CÓRSEGA - PICOS DE BAVELLA E CACHOEIRAS DE SOLENZARA

$
0
0

CÓRSEGA - MONTANHAS, CACHOEIRAS E TRILHAS

Cachoeiras nas montanhas da Córsega

Se vc aterrissou direto neste post, talvez seja interessante conhecer também o roteiro todo, que começou na fantástica Sardenha antes de chegar aqui na Córsega.

Picos de Bavella

Links para os posts anteriores:

a) Planejamento da viagem e do roteiro (link aqui)
b) Sardenha - Costa Esmeralda (link aqui)
c) Sardenha - Golfo di Orosei (link aqui)
d) Sardenha - Arquipélago La Maddalena (link aqui)
e) Sardenha - Sul de Olbia (link aqui)
f) Córsega - Bonifácio e Lavezzi (link aqui)

Curtindo o lado montanhoso da Córsega

Depois de ter curtido muito Bonifácio, cidade símbolo da Córsega, e as ilhasLavezzi, havia chegado o momento de conhecer o lado montanhoso da ilha.

Bavella

Vcs devem lembrar que já havia comentado no post anterior que um dos motivos porque a ilha é chamada de "ilha de beleza"é sua capacidade de combinar com perfeição e harmonia as praias belíssimas do litoral, com as montanhas ricas em natureza e os vilarejos charmosos.

Corredeiras de águas cristalinas

Pois bem! Então, para falar do lado montanhoso, é imprescindível mencionar que a Córsega é um dos paraísos dos "trilheiros" ou "hikers". Existem trilhas para todos os gostos (pequenas, longas, escarpadas, leves, molhadas, geladas, secas etc.) e para todos os preparos físicos. 

Escolha a sua trilha - essa dava numa das cachoeiras/lagoas de Solenzara

Aliás, uma das trilhas mais famosas do mundo, chamada G20, marca presença na ilha. Como vcs podem notar no mapa a seguir, a trilha G20 (180km) atravessa a ilha de sudeste a noroeste. 

Diversão em grupo

O G20 é considerada uma das trilhas mais longas e mais difíceis da Europa e é, obviamente, um grande desafio para os hikers aventureiros, não sendo recomendada para beginners.

Visual inesquecível

Claro que o prêmio por tamanho desafio são paisagens estonteantes, em qualquer época do ano (dê uma olhadas em imagens do google da G20).

G20 - desafio compensador para não iniciantes

ESTRATÉGIA PARA CONHECER AS MONTANHAS - ONDE FICAR

Mas quer uma notícia boa?
Vc não precisa ser nenhum "master" trilheiro para curtir as belezas da G20. 
Vc pode "cortar caminho" com seu carro alugado e conhecer trechos belíssimos da trilha.

Panorâmica a partir de Bavella

Não chega a ser "cheating" (trapaça)....kkkk....mas não deixa de ser uma dose sensível de esperteza :-)

Panorâmica nos arredores de L'Ospédale

Em suma, para conhecer trechos interessantes das montanhas da Córsega, a dica é escolher uma base estratégica para hospedagem que facilita a subida a um trecho da montanha de sua escolha. 


Trilhas...vai encarar?

No meu caso, havia recebido dicas ótimas de meus amigos de trabalho franceses sobre os picos da Bavella (ver mapa do G20 acima). Assim, pela proximidade, não hesitei em montar base num hotel para lá de familiar próximo a Porto Vecchio.

Bavella

Nome do hotel/casa? Maison Tavolara (http://tavolara.fr/).

Vista da varanda nosso hotel - Maison Tavolara
Hotel meio estilo airbnb com um casal de proprietários super simpáticos que nos forneceram dicas preciosas de passeios na ilha. Na  verdade, vc aluga bangalôs na propriedade do casal, mas o café é servido na varanda da casa principal. Excetuando uma internet meio fraca, recomendo com empenho o hotel/casa.

Vistas panorâmicas em todo lugar

Detalhe: esse lado da Córsega (perto de Porto Vecchio) é bem caro e sofisticado, portanto, um hotel estilo casa é sempre uma boa pedida para reduzir custos e criar uma situação que lhe permite conhecer e até fazer amizade com moradores locais . 

Lagoa no caminho para L' Ospédale

ESTRATÉGIA PARA CONHECER AS MONTANHAS - DESLOCAMENTO

No quesito "deslocamento", não tem jeito, vc precisa de carro. Até tem transporte público (ônibus e trem) que permite descolamentos entre as cidades mais importantes da ilha: Bonifácio, Porto Vecchio, Figari, Ajaccio, Bastia, Calvi etc.

respire o verde
Entretanto, se vc quiser explorar bem os recantos, as montanhas, as cachoeiras....carro é "um must"para lhe dar liberdade.



Assim, quando meus dias de estadia em Bonifácio acabaram, peguei um transfer de 30' até o aeroporto de Figari e lá aluguei um carro. Detalhe: podia ter alugado o carro em Bonifácio, mas saía U$100 mais caro do que no aeroporto, ou seja, valeu a pena perder 30' e pagar o transfer. 😁  (economia sempre...kkk).

abrace o mundo

Do aeroporto de Figari até meu novo hotel (Maison Tavolara) não dava 1h de carro.

O QUE FAZER

Estando instalado nas proximidades de Porto Vecchio, monte sua programação de forma a sair cedo do seu hotel para subir a montanha em direção aos picos de Bavella e assim aproveitar bem o dia.

Paisagens do caminho

Cerveja Corsa

A paisagem no caminho das montanhas é simplesmente BELÍSSIMA! 

Lagos, florestas, montanhas e vilarejos simpáticos demais. 

Contemplação

L'Ospédale e Zonza são vilarejos muito charmosos. Uma parada em Zonza para um café e para saborear uma patisserie francesa é quase mandatório. :-)

Zonza - vilarejo charmoso no alto da montanha

Pare à vontade no caminho e não esqueça de respirar fundo. A floresta deixa o clima ameno e o ar com aquele delicioso cheiro de verde.

God Bless us all

Quando chegar literalmente no pico de Bavella, estacione e passeie pelo local. Aprecie sem moderação o visual estonteante e inspirador das montanhas. 

Bocca di Bavella

O visual se estende até as praias no litoral.  FANTÁSTICO!!

Em Bavella, passeie pelo local, respire o verde e o ar puro das montanhas

Do pico, saem inúmeras trilhas (não só a G20) para percorrer as montanhas e florestas da região. 

Escolha a sua trilha

As trilhas tomam tempo, mas tem seus atrativos, sendo o principal o contato  direto com a natureza exuberante. 


Há instruções e cartazes indicando os caminhos e o tempo médio de cada percurso. 

Vc verá muitos trilheiros de diferentes idades se aventurando pelas matas. 
Se vc estiver no mood e trilhas forem "sua praia", não hesite, vai fundo!

Corredeiras de água cristalina

Piscia di Gallo waterfall (1h30'trilha) e Piscines Naturelles De Cavu eram algumas das opções de trilha.

Mergulho rejuvenescedor

Pessoalmente, preferi arvorar as trilhas longas e continuar rodando de carro em direção à Solenzara, no litoral, pois possuía uma dica preciosa de nossos hosts.


Qual era a dica?

No caminho para Solenzara, ou seja, já na descida a partir de Bavella, a cerca de 10km de Solenzara, vc começa a ouvir barulho de corredeiras de rios e cachoeiras. 


Não demora muito, no meio do nada, eis que de repente vc começa a notar alguns carros parados nos inúmeros canteiros da estrada.

Que achado!!! Obrigado Maison Tavolara pelas dicas!

Opa...carro parado? hummm....deve ter coisa por aqui. 
Paramos também. Resultado?

Muito bom....águas cristalinas e quentes....cachoeiras de Solenzara

Simplesmente sensacionais cachoeiras! Verdadeiras piscinas de águas cristalinas, como mostram as fotos deste post. Água corrente percorrendo as pedras e formando lagoas de água doce no meio da floresta, a poucos metros da beira de estrada. Visão do paraíso.

pintos no "lixo" :-)
No auge do verão europeu, passamos a tarde curtindo e eternizando momentos nessas águas.

Eternizando o momento - tchibum estiloso....kkkk

Coordenadas para seu GPS de "estacionamentos" que dão para as incríveis cachoeiras/lagoas de Solenzara: 

a) 41°50′01.84″N 09°19′05.27″E
b) 41°49′57.15″N 09°18′38.28″E
c) 41°50′33.61″N 09°18′03.95″E

Vai à praia?

Aproveitando que só anoitecia 21:00, depois das cachoeiras, seguimos, ainda em estado de êxtase, no caminho até Solenzara

"praia" de cachoeira...coisas da Córsega

Chegando em Solenzara, planejamos no GPS a rota de volta toda ao hotel, passando pelo litoral, ou seja, costeando as praias da costa sudeste e ainda colocando Porto Vecchio no caminho.

Fizemos então um pit stop estratégico de fim de tarde em Porto Vecchio, que é um daqueles vilarejos típicos franceses, só que com altas doses de sofisticação turística. 

Porto Vecchio

Cidadela (cidade alta), Centro antigo e Porto (Quai d’ honneur) eram os locais altamente charmosos dessa marcante cidade, que ainda contava com diversos bares, restaurantes, padarias e, é claro, sorveterias.

Porto Vecchio

Fizemos um passeio a pé pela cidadela, seguido de um lanche acompanhado de sorvete e  pausa para contemplar um peoplewatch. Finalmentecansados, mas realizados, voltamos para o hotel.


No dia seguinte, ainda tendo como base o bom "Maison Tavolara", com mais dicas de nossos hosts, fomos conhecer as praias do lado sudeste da Córsega: plage Palombaggia, plage Santa Giulia e plage Rondinara são os destaques da região. 

Mas quer saber? Depois de rodar pelas praias corsas, confesso que concluí que a Sardenha é bem mais forte nesse quesito (exceção às Ilhas Lavezzi do último post). Ficamos exigentes e mal acostumados....sorry!! :-)

As praias corsas são lindas, mas a Sardenha nos deixou exigentes ;-)

Bom...como ainda are início da tarde...adivinhem? Colocamos o pé na estrada e voltamos para as cachoeiras de Solenzara....não dava para ir embora sem voltar lá, né?

Dá para resistir?
Vai um mergulho aí?

No dia seguinte, acordamos cedo e seguimos para a capital Ajaccio, a famosa capital, terra de Napoleão. 
Mas isso é motivo para outro post....

ATÉ BREVE....se gostaram, já sabem: por favor, divulguem! 

Contemplação
Bençãos e agradecimentos antes de partida

BRUZZI E AJACCIO (A CAPITAL DA CÓRSEGA E TERRA NATAL DE NAPOLEÃO)

$
0
0

CÓRSEGA

TRAVESSIA DE LESTE (PORTO VECCHIO) A OESTE (AJACCIO)

Se vc está acompanhando o roteiro dessa viagem, sabe que tudo começou na Sardenha.


Bruzzi

Abaixo, os posts anteriores para vc entender a sequência:

2) Sardenha (primeira parada): costa esmeralda
3) Sardenha (segunda parada): passeio de barco - golfo de Orosei
4) Sardenha (terceira parada): o paradisíaco arquipélago la maddalena
5) Sardenha (quarta parada): as belezas ao sul de Olbia
6) Córsega (primeira parada): a linda Bonifácio e suas ilhas Lavvezzi
7) Córsega (segunda parada): montanhas, cachoeiras e Porto Vecchio


praias da Córsega

Após curtir as montanhas de Bavella e as cachoeiras de Solenzara estava na hora de conhecer a cidade natal de Napoleão - AJACCIO.

Além do simbolismo napoleônico, Ajaccioé a capital da Córsega. Não podíamos deixar de conhecê-la.

paisagens pelo caminho
E para não ir direto de Porto Vecchio (parte leste) até Ajaccio (parte Oeste), ainda fizemos vários percursos exploratórios nessa belíssima região do sul da Córsega.


keep walking :-)


Visitamos as belas praias de Palombaggia (link), Santa Giulia (link) e Rondinara (link).


Vale um mergulho?

Todas as praias muito bonitas, mas para ser bem sincero, como a essa altura o nosso nível de exigência estava elevado 😅  :-), achamos as paisagens um pouco aquém das maravilhosas praias da Sardenha e da fantástica Ilha Lavezzi. 


percurso costa leste para costa oeste com pitstop em Bruzzi



No percurso, antes de chegar em Ajaccio, por recomendação do nosso host (hotel Maison Tavolara), resolvemos fazer uma trilha em Bruzzi.

explorando a trilha
A trilha foi bem cansativa (cerca de 2 horas de percurso), sob um sol escaldante, mas as paisagens do caminho realmente  foram compensadoras.


Nos deparamos com praias desertas com um azul cristalino e um local bem "zen", pouco frequentado pelos turistas e mesmo pelos locais.

praias desertas em Bruzzi
ambiente ZEN :-)

AJACCIO

Como toda capital de ilha paradisíaca, Ajaccio tem menos natureza e mais infra.
A cidade é bem mais urbana que os pequenos vilarejos da Córsega, mas nem por isso deixa de oferecer uma prainha...estilo vintage.

prainha estilo vintage :-)

Ajaccio oferece um simpático centrinho de compras que vende as mais variadas quinquilharias para turistas, oferece ainda bons restaurantes, mas o forte mesmo são as atrações relacionadas com a vida do famoso filho pródigo da cidade - Imperador Napoleão.

Napoleão está em toda parte

As referências a Napoleão estão em toda cidade. Museus, estátuas, parques etc.


legião de honra - patriotismo francês

Pontos em Ajaccio que valem a pena conhecer: 
  • Catedral
  • Place de Gaulle 
  • Place Foch
  • Rue du Cardinal Fesch, feira no mercado do centro (todos os dias)
  • Passeio pela beira-mar rodeada de palmeiras ou pelas pequenas ruas repletas de bons restaurantes nas proximidades da cidadela. 
  • “Maison Bonaparte”, onde nasceu Napoleão, e o Palais Fesch, que abriga magníficas pinturas flamengas e holandesas, assim como um grande panorama da pintura italiana (Boticelli, Titien). 
  • Se tiver tempo, alugue um barco e descubra, a apenas 15 km do centro de Ajaccio, o archipel des Sanguinaires, ilhas constituídas de pórfiro vermelho que se intensifica no por do sol. 

Les enfants de la patrie

Há ainda belos parques floridos que ficam lotados no verão, com músicos ao ar livre e bons restaurantes/bares em toda cidade. 

parques floridos - oásis para descanso

A orla, apesar de urbanizada, é bem tranquila, ornamentada com árvores de folhas coloridas e com aquele ar blazé, que só o o povo francês, estilo riviera, sabe como ninguém oferecer. 


Orla de Ajaccio

Ajaccio é definitivamente local para sentar num banco de um praça ou num bar e fazer um bom people watching.  

praça + Napoleão

Não deixe também de experimentar a cerveja Corsa...leve e saborosa. Dizem que para uma boa cerveja, precisa-se de boa água...bem o que não falta na Córsega são fontes naturais de água....portanto....


cerveja Corsa - vale experimentar


E foi em Ajaccio que minha visita à Córsega infelizmente terminou.
Queria ter mais tempo para explorar a parte norte e conhecer outros pontos turísticos famosos. 
Não visitei, mas me falaram que numa próxima visita não posso perder:
  • Porto - passeios de barco pelas Calanches de Piana e pela Reserva Natural da Girolata
  • Calvi - quai du landry, notre dame de la serra, citadela;
  • Sant Antonino -um dos pontos mais altos da cadeia montanhosa que domina boa parte da paisagem local. Esta simpaticíssima cidadela medieval oferece lindas vistas, das montanhas até o mar
  • Ile Rousse - Farol de La Pietra, Place Pascal Paoli
  • Corte - cidade onde Napoleão também viveu, cidade alta, praça Paoli, cidadela/castelo
  • Bastia

Mas sempre acredito naquela máxima de deixar algo para trás para justificar a volta, concorda? ;-)


Próxima parada: Bélgica - Bruxelas (ou Brussels) e Bruges

É isso....obrigado pela visita ao blog.
Se gostarem, divulguem.







BRUXELAS (BRUSSELS) - MAIS DO QUE CERVEJAS E CHOCOLATES

$
0
0

BRUSSELS (BRUXELAS) - A CAPITAL COSMOPOLITA DA BÉLGICA


Grand Place

Na etapa final da viagem à Sardenha e à Córsega (cujos posts estão aqui: planejamento e roteiro da viagem), tinha que escolher uma cidade, que não fosse uma ilha, para pegar o vôo internacional de volta ao Rio de Janeiro.


panorâmica - Grande Place

Assim, se vc se deparar com esse mesmo desafio de escolher um pitstop estratégico para uma escala de um a dois dias, vai aí uma dica.

Bruxelasé a típica escala ideal. 

Por que? 


Apreciando a bela vista

Primeiro, porque é fácil chegar de trem ou de avião, a partir de quase qualquer ponto da Europa. Os dois aeroportos, Zaventem (internacional) e Charleroi (vôos low cost), são muito bem servidos de opções de transporte.

Cidade Cosmopolita - povos de todo mundo se encontram aqui

Segundo, porque é uma cidade cosmopolita, com gente do mundo inteiro. 
Ouvi de um guia turístico (acho que é verdade!) que mais de 70% da população de Bruxelas não é nascida na Bélgica.

Então, vc tem a experiência de viver, nem que seja por alguns momentos, numa pequena "torre de babel", com católicos, muçulmanos, negros, brancos, asiáticos....tudo junto...e tudo misturado. Claro que, com essa experiência, vc usufrui do exotismo cultural nos passeios, no "people watching" e, principalmente, na culinária local. Pessoalmente, acho essa mistura de gente um "barato".



Galerias de moda
Igrejas




















Terceiro, porque por ser pequena, é mole conhecer durante uma escala de um a dois dias.

Mas deixei para o fim  as três maiores vantagens de uma escala belga: 😁

    os chocolates são de enlouquecer


  • vc poderá experimentar os chocolates mais deliciosos do mundo e, claro, levar várias caixas e tabletes de "souvenir";
  • vc poderá se esbaldar de experimentar as melhores e mais variadas cervejas do mundo. Os belgas se orgulham disso; e



um brinde à cerveja belga
  • vc poderá tirar um dia para visitar BRUGES, uma cidade linda e charmosa que será motivo de um post próprio neste blog.


COMO CHEGAR


Grand Place - tudo acontece ao redor desta praça, símbolo da cidade

Trem ou avião.
De trem, de Paris ou de Amsterdam, é um pulo.
Existem outras conexões vindas da Alemanha também. 
Assim, fica fácil de vc fazer aquele pitstop durante sua viagem de trem, certo?

No meu caso, vim da Córsega de vôo low-cost ("air corsica"). Cheguei pelo aeroporto Charleroi. E, por meio de um ônibus leito bem confortável (14 euros/por pessoa em jun2017), cheguei na estação de trem Brussels Zuid Midi em 50'. 

Link para o bus shuttle, a partir do Charleroi: 
https://www.brussels-city-shuttle.com/en/busstops


Movimento dia e noite de turistas e locais - torre de babel, lembram?

A estação de trem Zuid Midi era conveniente por causa do passeio que queria fazer a Bruges e, além disso, era pertinho (walking distance) do Centro (Grand Place). 


Centro

ONDE FICAR


Quando vc está no fim de uma longa viagem, vc sabe como é, né? 
Já estava economizando em tudo....😀 😀 😀 
Bélgica é um país caro, com hospedagem cara. Portanto, escolher bem é fundamental.

Caminhando pelo Centro

Por comodidade e preço, optei por ficar num apart hotel perto da estação.

A área é meio estranha (cidade cosmopolita, lembram? kkkk), mas bem segura. É só se acostumar com a vizinhança árabe e tudo bem.
Aliás, como gosto de comida árabe, achei tranquilo...ainda mais que cheguei na cidade na época do Ramadã. 🙌  🙌


Sorte ao tocar na estátua

Gostei muito do Aparthotel Midi Residence. Super limpo, espaçoso, geladeira abastecida pelo host, café no quarto fornecido por uma arrumadeira do leste europeu que não falava uma palavra de inglês...tudo bem legal! 

Recomendo muito. Avaliação top no booking.com (link hotel).

Outra opção são os hotéis do Centro, mas prepare-se para pagar mais...bem mais.

Dourados que embelezam a praça


O QUE FAZER



Peguei a maior parte das dicas do "que fazer" no site, a seguir. Sou sempre grato a blogueiros que me ajudam nas minhas viagens e faço questão de referenciá-los. Afinal, essa é a ideia dos blogs, certo?


O meu relato é apenas um complemento das ótimas dicas encontradas no blog acima.

Batendo perna


Bruxelas é muito fácil de conhecer. 
Tudo relativamente perto. Se vc gostar de bater perna, como nós, vai conhecer a maior parte das atrações a pé.

Locais imperdíveis, em ordem de importância:
  • Grand-Place


Grand Place
  • Menneken Pis (fonte do garotinho fazendo xixi) - é uma atração meio sem graça, mas todos param para bater fotos, pois é  uma espécie de mascote da cidade


Manequinho - versão belga
  • Edifício do Parlamento Europeu


Parlamento Europeu - EURO


  • Palácio Real


Palácio real
  • Parc du Cinquantenaire


Parc du Cinquantenaire


  • Centre Belge de Bande Dessinée (centro de histórias em quadrinhos) - os famosos personagens TinTin e os Smurfs foram criados pelos belgas


Centre Belge de Bande Dessinée

  • Atomium - atração em forma de mólecula. Vale pelo visual estético e só.

Atomium


  • Mini-europa (parque que tem as miniaturas de várias cidades da Europa), que fica muito próxima ao Atomium. Não visitei, mas é uma espécie de Legoland 
Experiências gastronômicas e etílicas imperdíveis:
  • comer mexilhões (moule et frites) com batatas fritas (tipo: Andalouse);

mexilhões e fritas

  • comer as famosas batatas fritas com maionese (sim, maionese...porque é muito saborosa!!). Esqueça as calorias...vc está de férias :-)

fritas com mayo - receita belga de qualidade

  • abusar dos deliciosos chocolates. As lojas são onipresentes, mas os chocolates da La Belgique Gourmande são especiais


LA BELGIQUE GOURMANDE - referência em chocolate

  • saborear um tradicional waffle belga, com uma das trocentas coberturas existentes. O cheiro é inebriante. Não tem como resistir!

Os waffles são de enlouquecer


  • Cervejas....cervejas....muitas e variadas cervejas - se tiver tempo, visite uma fábrica. 

a quantidade de rótulos de cerveja é de enlouquecer


Se não tiver tempo de visitar uma fábrica, vá ao Delirium Café....o bar é simplesmente sensacional. Marca registrada de tradição belga. Ponto de encontro de várias "faunas sociais". 
Cervejas de todos os tipos, teores alcóolicos, fermentação, aromas, preços etc... 


Delirium Cafe

menu especial das cervejas mais vendidas
Porão do delirium é o melhor ambiente- taberna típica

loiras ou morenas ? Take your pick e beba sem moderação

O bar oferece vários ambientes (o melhor é o porão!), com músicas de vários estilos para te animar a beber mais e mais....


Delirium

Mas cuidado para não exagerar, senão corre o risco de vc não achar o caminho de volta para seu hotel. :-)









É isso, pessoal.
Se gostarem, divulguem.

Próxima parada: Bruges.













BRUGES - QUEM VISITA SE APAIXONA PELA "VENEZA" DA BÉLGICA

$
0
0

BRUGES ("BRUGGE") - O CHARME DE UMA CIDADE BELGA ENCANTADORA


Bruges e romance - tudo a ver 😎 😍 😇

Este post é a continuação do post sobre Brussels/Bruxelas (link aqui), em que mencionei o quanto valiosa pode ser uma escala de viagem na Bélgica.

Markt Square

Só para relembrar rapidamente, a Bélgica foi a parada final de uma viagem que iniciou em Milão, passando pela incrível Sardenha (post 1, post 2, post 3, post 4, post 5) e pela Córsega (post 6post 7post 8). Se vc ainda não leu os posts, dê um pulinho nos links para conhecer essas duas incríveis ilhas. Garanto que vc não vai se arrepender! 😀

Turistas felizes na "Veneza"da Bélgica

No post sobre Bruxelas, também mencionei que uma das inúmeras vantagens de uma escala na Bélgica era justamente a oportunidade de conhecer Bruges.

Bruges - a "Veneza" florida

Pois bem, sem mais delongas, vou tentar te mostrar o porquê.

pontes e suspiros


Brugesé uma espécie de Veneza, só que na Bélgica.
Arrisco a dizer que, dependendo da época do ano, é até mais bonita que Veneza, já que Bruges possui diversos canais cercados por árvores frondosas e floridas, coisa que não acontece na bela cidade italiana. 



paisagens bucólicas que acalmam a alma

É claro que as tradições de Veneza (palácios, carnaval de máscaras, gôndolas, vasos de murano etc.) a tornam uma das cidades mais belas da Europa também.

Os famosos canais de Bruges

Anyway, disputas de beleza à parte, ambas (Bruges e Veneza) merecem ser visitadas e exploradas, sem moderação. 😂

Curtindo a vista

Aliás, a essa altura, depois de tantos posts já escritos no blog, aproveito inclusive para fazer um "mea culpa" por ainda não ter feito posts sobre várias cidades que curto muito (Veneza, Florença, Paris etc.), mas que por serem mais badaladas e famosas, certamente eu teria poucas dicas a acrescentar. Fica a dívida de fazer esses posts conforme o tempo permitir 😅

Palácios com adornos dourados - marca registrada na Bélgica

COMO CHEGAR

O clima de cidade antiga/medieval é onipresente

Voltando a falar de Bruges, a melhor forma de chegar é de trem, a partir de Bruxelas.

O ticket custa 30 Euros (preço de ida e volta), a partir da estação de Zuid Midi.
Viagem rápida e agradável de cerca de 1 hora.

simpáticos restaurantes , feiras e bares
Durante o verão, prepare-se para dividir o vagão com uma quantidade enorme de adolescentes e jovens que pegam o trem para passeios de um dia (ou mais) no litoral. 


As praias belgas são pouco (ou nada) atrativas, mas o aparente desespero por uma brisa marinha e pelo sol deve ser tanto por estas bandas que a "molecada" faz uma zorra divertida no trem para celebrar a ida até as praias....tem que entrar no espírito.... 😎  😅  😅  😅 


Vc pode comprar o ticket do trem na hora ou pelo site www.belgianrail.be
Os trens são bem frequentes entre Bruges e Bruxelas (Brussels).


O QUE FAZER


Chegando em Bruges, conhecer a cidade é muito tranquilo.
O pessoal desce do trem e já vai se direcionando para o centro da cidade que é onde se concentram as principais atrações. 


feiras de antiguidade ao ar livre

O centro fica a cerca de 20min (a pé) da estação.
Não tem erro! Tinha mapeado os principais pontos turísticos no aplicativo maps.me, mas é completamente desnecessário. 


Natureza emoldura as belas paisagens

O melhor mesmo é seguir o fluxo de pessoas e quando chegar perto do centro, se perca pelas ruelas que entram e saem da praça principal. 

Portanto, esqueça o mapa, o celular e ande...ande muito....cada esquina tem algo que vai te impressionar.

escolha uma praça para chamar de "sua"

Nos pequenos labirintos de ruas e praças charmosas, vc irá se deslumbrar com as paisagens bucólicas de lagos, os belos canais, construções históricas, torres medievais, igrejas, jardins milimetricamente cuidados e floridos, museus, arquitetura fascinante e, é claro, as inúmeras lojinhas de souvenir, guloseimas de chocolate e bares ricos em cervejas artesanais e batatas fritas com maionese.


Ruas charmosas vendendo souvenirs e chocolates....muitos deliciosos chocolates

Se vc se programar cedo e visitar a cidade no verão, um dia inteiro é suficiente, pois escurece lá pelas 21:00. 
Pegue o trem de manhã cedinho, em Bruxelas, e volte no fim do dia.


cada ponte é um click

Vale pernoitar? 
Talvez! Confesso que fiquei arrependido de não ter ficado para ver a cidade iluminada à noite. Vi umas fotos e cartões postais da cidade iluminada e me pareceu que fica ainda mais charmosa....como se isso fosse possível.


quadro de Monet? 

Outra dica importante é que se vc estiver com tempo, muitos recomendam um pitstop em Ghent, uma cidade entre Bruges e Bruxelas. Mas, nesse caso, o pernoite numa das duas cidades (Ghent ou Bruges) é obrigatório, pois fazer as duas cidades num único bate-volta é impossível. Confesso que não fui à Ghent, porque não havia planejado mais do que dois pernoites na Bélgica. Portanto, fica para uma próxima.



De forma geral, minhas dicas para Bruges são as seguintes:

1) Markt Square - praça central de onde parte o labirinto de ruelas. Emoldurada por construções belíssimas e cercada de restaurantes e bares. Um misto de arte gótica medieval com casinhas vitorianas.


Markt Square

Markt Square

2) Torre Belfry - na markt square. Ambiente agradável. Se estiver com gás, suba ao topo para ter uma bela vista da cidade e da praça.


Torre Belfry







3) Passeio de barco pelos canais - imperdível passeio para conhecer a cidade numa perspectiva bem diferente. 



não é uma gôndola, mas o passeio é muito bom

belas paisagens ao longo do passeio

a água é escura, mas limpa

4)Igreja de Nossa Senhora


famosa igreja ao fundo, emoldurando a paisagem

5) Basílica do Sangue Sagrado

Basílica....gótica


6) Visitar uma cervejaria ou o famoso museu da cerveja - cerveja belga é sinônimo de qualidade e diversão. Experimente...sem moderação.


museu da cerveja


7) Begijnhof (fica no caminho da estação de trem até o centro)

Begijnhof 


8) Museu da batata frita (Vlamingstraat 33) - não precisa ir ao museu para se deliciar com as deliciosas batatas fritas. A maionese (sim, vc não ouviu errado!) dá um gosto muito especial. Tem um sabor excelente.

Mais vale experimentar a famosa batata com maionese do que ir ao museu


9)Burg Square - tão ou mais bonita que a markt square. 
    Burg Square
    Burg Square
    Burg Square


    Bom pessoal, chegamos ao fim do post e de mais uma viagem.
    Milão --> Sardenha --> Córsega --> Bélgica --> Rio (casa).
    Ufa! Obrigado, por acompanharem e visitarem o blog.
    Se gostaram, por favor, divulguem, comentem etc.

    Fiquem com algumas últimas fotos.
    Fui....abraço! 
    Até a próxima.




    rainha belga no museu
    rei belga no museu


    lojinhas de souvenirs emolduradas por praças arborizadas e animadas




    chocolates....muitos chocolates....impossível resistir ao cheiro que vem das lojas


    Até os cavalos namoram...

    lembrancinhas da viagem












    Viewing all 74 articles
    Browse latest View live