Quantcast
Channel: Leoviajandão Carioca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 75

ROTA ECOLÓGICA - PRAIAS DESERTAS E ÁGUAS CRISTALINAS NO LITORAL DE ALAGOAS

$
0
0

Paraíso - Caribe Alagoano


Em tempos de pandemia e dólar nas alturas, não há melhor pedida para os amantes de viagem do que explorar os recantos naturais do nosso Brasil.


Quer mergulhar nestas piscinas marinhas?😁😎

E se sua preferência é por locais de praia, longe de grandes muvucas, a rota ecológica Alagoana não pode deixar de fazer parte de seu roteiro. 

Aliás, a associação da região nordestina com o Caribe é mais do que perfeita.  As águas são quentes e cristalinas. E em termos de visual e natureza, acho que o nosso "Caribe Nordestino Brasileiro" dá de 10 no Caribe original.

piscinas naturais
Por que?

a) primeiro, porque as nossas paisagens de praia são emolduradas com enormes coqueirais e as pousadas/hotéis "estilo pé na areia" se aproveitam muito bem dessa integração com a natureza ao invés de construir hotelões estilo resort, como em Cancun ou Aruba. 

A tal maré baixa e suas paisagens surreais

b) 
segundo, porque aqui temos arrecifes que ajudam a formar diversas piscinas naturais no mar, principalmente, na maré baixa. Estas piscinas transformam a paisagem marítima de forma deslumbrante e permitem mergulhos inesquecíveis.

c)  terceiro, porque aqui os deslocamentos e os passeios são bem mais baratos.

d) quarto, porque as comidas nordestinas são muito mais saborosas que os pratos caribenhos.

Praias desertas - escolha a sua!


Bem, para não dizer que o Caribe original não tem seus encantos, acho que as atividades de mergulho (com e sem garrafa de oxigênio) e as baladas noturnas são melhores por lá. Portanto, pese na balança o que é mais importante para vc e se aventure no Caribe original ou no "Caribe Alagoano".😎😃


O tal screensaver do Windows 😎😂

Aliás, aqui no blog tem textos sobre CancunSan AndresCuraçaoArubaPunta Cana etc.

Feita esta breve e irrelevante comparação, a conclusão é a seguinte: o ideal nesta vida é você conhecer tudo que estiver ao seu alcance, mas se estiver com grana apertada, o nosso nordeste brasileiro não deixa nem um pouco a desejar....e vou te mostrar isso....mais uma vez.😎😜

Eu e ela no paraíso

PLANEJANDO A VIAGEM


Eu e ela pelo mundo
Eu e ela pelo mundo

Uma coisa é muito importante e não posso deixar de enfatizar como um ponto vital de seu planejamento: escolha um período de MARÉ BAIXAIsto é muito importante e faz toda a diferença na sua viagem a este recanto lindo do nosso país.

Durante a maré baixa, as famosas piscinas naturais aparecem em vários locais no litoral, deixando a paisagem simplesmente incrível. O contraste do céu com o fundo raso do mar é inesquecível. Você conseguirá andar centenas de metros mar adento com água quentinha nas suas canelas....não há sensação melhor na vida....uma paz de espírito sem igual!!

rio e mar

Continuando no planejamento, já tendo escolhido o período de maré baixa para sua viagem, vamos falar de roteiro e bases de hospedagem.

uma ilha para chamar de sua

Em termos de roteiro e bases, se o objetivo for sair de Maceió e no máximo ir até os arredores de Maragogi, o ideal é chegar e sair pelo próprio aeroporto de Maceió. Porém, se quiser incluir a Praia de Carneiros ou Porto de Galinhas no roteiro, aí dá para combinar aeroporto de Recife com o de Maceió, chegando por um e saindo pelo outro.

refletindo...😎..sobre a vida

No meu caso, já conhecia muito bem o litoral de Recife...então o foco foi mesmo apenas o litoral de Alagoas que já havia visitado apenas uma vez há muito tempo.
Assim, aluguei o carro no aeroporto de Maceió e devolvi no mesmo aeroporto.


Montei duas bases - uma na Praia da Laje bem no meio da Rota Ecológica deSão Miguel dos Milagres e a outra na Praia de Antunes no meio da Rota que envolve  os arredores de Maragogi. Veja os mapas abaixo para entender melhor a geografia do local e o roteiro que planejei. Falarei sobre as pousadas mais adiante.

Roteiro básico - aeroporto - arredores de São Miguel do Milagres - arredores de Maragogi - aeroporto

COMO CHEGAR A PARTIR DE MACEIÓ

1) pelo norte -->  São Miguel dos Milagres está a 100 km ao norte de Maceió; Porto de Pedras, a 115 km. Você pode sair do aeroporto de Maceió pela rodovia AL 101 Norte; passando por São Luís do Quitunde. Logo depois de uma usina, aparecerá a saída para a Rota Ecológica. A estrada é totalmente asfaltada e cruza por dentro de Passo de Camaragibe antes de chegar ao litoral, em Barra de Camaragibe.

Mergulhe sem moderação

2) pelo sul e litoral --> À noite não é recomendável pegar a estrada de Flexeiras. Nesse caso, na saída do aeroporto pegue a esquerda (direção centro) e na rotatória siga pela Via Expressa (av. Menino Marcelo). Siga o fluxo e você vai chegar à AL 101 Norte. Vire à esquerda (direção norte). A estrada vai pelo litoral até Barra de Santo Antônio, quando dá uma guinada para o interior. Passando São Luís do Quitunde, a entrada para a Rota é logo depois de uma usina. Se o destino for Japaratinga, continue pela estrada principal na direção de Maragogi, para não precisar pegar a balsa.


Pelo litoral são 106 km a Barra de Camaragibe, 112 km a São Miguel dos Milagres, 128 km a Porto de Pedras e 135 km a Japaratinga (via Porto Calvo)."

Principais praias nos arredores de São Miguel dos Milagres


Principais cidades e praias nos arredores de Maragogi


Acho este roteiro com duas bases bem legal porque a parte sul (abaixo de Porto das Pedras) e a parte norte (acima de Japaratinga) tem "vibes" um pouco distintas.

curtindo adoidado 😎😂

Ambos são locais de relax total, mas acho a parte norte um pouco mais agitada do que a parte sul, talvez, pela fama de Maragogi e pela proximidade com Recife....não sei...deixo para vc confirmar.

Aliás, enfatizo que este roteiro é para relaxar mesmo. É para curtir o sol e o mar na sua plenitude, fugindo um pouco do agito de outras praias brasileiras que, apesar de bonitas, são, invariavelmente, mais "muvucadas". Em outras palavras, não venha para este roteiro se seu objetivo for grandes baladas noturnas ou grandes agitos nas praias. 😁

Passeio a Croas de São Bento

Você vai concordar comigo que ir para um lugar destes faz bem demais para alma....Basta respirar fundo....sentir o vento e sol no rosto o tempo todo....e abusar do mar....sem moderação. 😂😎😎😎🙏🙏

Caminho de Moisés - só aparece na maré baixa (- 0.1 a 0.2m)

Vou tentar te inspirar (como se precisasse!!😁) com algumas (muitas) fotos/vídeos e algumas dicas abaixo.

brinquedinho de gente grande 😁 boys will be boys

ONDE FICAR
cidadezinha simples e simpática

Aqui que a coisa fica interessante.

Independente de vc querer montar duas bases ou não, as opções de hospedagem nesta região são as mais variadas possíveis para os mais variados bolsos e interesses.

Croas

Há pousadas super exclusivas com diárias milionárias, há pousadas que aceitam ou não crianças, há pousadas com restaurantes internos que contam com "chefs de cozinha" renomados, há pousadas simples e nem por isso menos elegantes, há casas para alugar...enfim...o negócio aqui é vasculhar a Internet em busca do que vc curte e de acordo com seu budget.

relax em Beijupirá

O melhor local para comparar as pousadas da orla é, sem dúvida, o site do "Viaje na Viagem". Link aqui com dicas de hoteis. Neste site, o mestre dos blogs de viagem, Ricardo Freire, literalmente detalha as melhores pousadas da região, evidenciando os pros e cons de cada uma. Verdadeira aula de turismo.

visão de drone - Aldeia Beijupirá

Seguindo as dicas do site e de acordo com meus interesses, na primeira base, optei pela excelente pousada Aldeia Beijupirá (nota 9,5 no booking.com). Esta pousada, localizada estrategicamente na Praia da Laje, é, sem dúvida, uma das mais bonitas e com uma praia particular praticamente deserta, o que, para mim, era um diferencial super importante. 

visão do paraíso

A pousada tem um ambiente agradável demais. Quartos enormes e super confortáveis, duas piscinas espetaculares, paisagismo totalmente integrado com a natureza, música ambiente muito boa, café da manhã fantástico e ótimas opções de jantar na própria pousada. Não aceita crianças.

pousada integrada à natureza

Na verdade, o maior atrativo da pousada era a própria praia...e a pousada era literalmente "pé na areia" da praia....

a tal maré baixa

A segunda pousada que fiquei, mais ao norte,  oferece um estilo mais despojado.
Link aqui (pousada rangai). Nota 9,4 no booking.com.
Também "pé na areia", localizada naquela que, para mim, é a melhor praia da região norte: praia de Antunes.

visão de drone - pousada Rangai

Aceita crianças, tem um piscina enorme, oferece um bar ótimo que atende a piscina e as cadeiras na areia da praia. O café da manhã é excelente e o jantar, apesar de não ser mil maravilhas, é incluído na diária e justifica não sair para procurar algo melhor.
Rangai @night

Como um plus, a pousada Rangai ainda possui convênio com uma grande academia que fica nos fundos do estabelecimento e conta com um bar bem transado para curtir um happy hour, vendo o por do sol.

pousada pé na areia - praia de Antunes

Em ambas as pousadas e nas demais da região, as cadeiras na areia que pertencem às pousadas permitem um verdadeiro e absoluto relax. É só fechar os olhos e sentir o mar sussurrando nos nossos ouvidos com o ir e vir da maré...coisa de cinema mesmo! 

Milagres

ONDE COMER
Aqui, antes de mais nada, é oportuno destacar mais uma vez que este litoral, tanto na parte sul quanto na norte, não combina com agitos noturnos ou baladas. 


Barra de Camaragibe

Pessoalmente, achei o local bem carente de variadas opções noturnas gastronômicas. 
São raros os bons restaurantes que abrem à noite. 

Portanto, considere reservar uma pousada que ofereça boas opções gastronômicas ou então mapeie previamente as pousadas da região que permitem que "não hóspedes" possam usufruir de seus restaurantes. 

abuse dos frutos do mar sem moderação

A pousada Aldeia Beijupirá tinha uma restaurante excepcional. A Rangai nem tanto.

As poucas dicas que tenho de boas opções noturnas para comer na região de Milagres são: 


camarões e mais camarões

Ambos requerem reservas antecipadas.

Na região de Maragogi, confesso que não me arrisquei em sair para jantar, porque a pousada Rangai já oferecia meia-pensão e porque não vi nada que me agradasse em termos de opções gastronômicas com alguma tipicidade local.

QUANDO IR

Aqui vale aquela velha máxima de tentar evitar a alta temporada, que vai de dezembro até março e os períodos mais chuvosos (entre março e agosto). 

que água é essa?

Portanto, o período ideal por ser mais barato e menos chuvoso é entre setembro e novembro. Claro que, em se tratando de litoral nordestino, as chuvas, mesmo no período chuvoso, são em geral torrenciais e de curta duração.

Porém, o mais importante, vou repetir: ESCOLHA UM PERÍODO DE MARÉ BAIXA.

Praia de Antunes - maré começando a abaixar

Não sabe quando ocorre maré baixa?
Não tem problema...

Visite este site https://www.maragogialagoas.com/tabua-da-mare-maragogi/ que ele vai tirar sua dúvida. Muito fácil!

tábua de marés

O QUE FAZER

Bem, vou dividir as opções de passeios nos dois trechos principais deste roteiro: parte sul (abaixo de Porto da Pedra nos arredores de São Miguel dos Milagres) e parte norte (arredores de Maragogi).


PARTE SUL (ARREDORES DE MILAGRES)

Igreja símbolo em São Miguel dos Milagres

Aqui vc encontra um mapa completo com todos os acessos de carro às praias desta região: 
mapa com acesso às praias

encontro do rio com o mar e a igreja ao fundo

Na região de São Miguel dos Milagres, a praia mais bonita é a da Laje, em Porto de Pedras.

km e km de praia deserta

Praia do Marceneiro -
oferece acesso por rua asfaltada, em Barra de Camaragibe. Aqui que partem os passeios de caiaque com fundo transparente até belas piscinas naturais. Falo mais sobre isso adiante.

Praia do Riacho - receptivo do Recanto dos Milagres, ponto de turismo receptivo de grandes grupos que visitam São Miguel dos Milagres, que dá no bar Mijadela, point de ônibus de excursão de cidadezinhas próximas.

Praia do Toque, onde há o receptivo Milagres do Toque

Milagres

Porto da Rua - 
o maior vilarejo à beira-mar de São Miguel dos Milagres, com bares à beira-mar (Enildo, Tiburo, Luna Bar) e barquinhos ancorados na praia

como resistir a um mergulho? 😎

Praia do Patacho - sem bar aberto a visitantes; os bugueiros costumam fazer o percurso por dentro do coqueiral até um ponto de parada na 'divisa' da Praia de Laje com o Patacho

escolha sua opção de pousada "pé na areia"


Barra da Camaragibe - aqui que saem os passeios de bike com o Toninho e que te levam as falésias. Passeio imperdível. Falo um pouco mais adiante.


paisagens do passeio de bike em Camaragibe

PARTE NORTE (ARREDORES DE MARAGOGI)

As Galés de Maragogi - são o passeio mais famoso da região. Enormes piscinas naturais que emergem na maré baixa em alto mar, a vinte minutos de catamarã do continente. Representam o maior objeto de desejo turístico de Alagoas. Maragogi tem mais do que apenas as famosíssimas piscinas. 


mergulho nas Galés

As praias ao norte da vila de Maragogi, especialmente Antunes e Ponta de Mangue, têm um mar de incrível tom azul-esverdeado. E com uma lotação infinitamente menor do que as piscinas. Hoje, há um número limitado de visitantes por dia às 
Galés, e os operadores de passeios se revezam nas piscinas principais. Outras piscinas da região também estão sendo visitadas; não são tão grandes nem têm tantos peixinhos, mas possivelmente oferecerão um mergulho mais tranqüilo, com menos gente. O ideal é agendar os passeios pelo menos na véspera. Assim, você já se dirige ao ponto de embarque na hora certa. Os barcos partem de vários pontos da vila e da costa (inclusive dos resorts). Os horários variam diariamente, porque a maré baixa ocorre com uma diferença de meia hora a 45 minutos a cada novo dia.

Croas de São Bento - ainda pouco conhecida, em relação às piscinas naturais de Maragogi ou às praias do norte. É uma grande ilhota que aparece na maré mais baixa e que forma uma praia temporária tipo Maldivas a dez minutos de jangada da costa. O passeio de jangada até Croas é SIMPLESMENTE IMPERDÍVEL!! Para mim, é um passeio bem melhor que as Galés. 
piscininha, amor?? 😂😂😎



Aliás, a praia de São Bento oferece tranquilidade e aconchego, com águas quentinhas. Na maré baixa quase não se vê o mar. É também à beira mar de São Bento que são fabricados os famosos bolinhos de goma (sequilhos) de forma artesanal. O encontro do rio com o mar é mais um atrativo, assim como a chegada das pequenas embarcações que trazem frutos do mar recém pescados.

o pesado trabalho de mulheres e meninas catando mariscos e mexilhões



Caminho de Moisés - As fotos vão te ajudar a perceber o porquê do nome. 😀😎 Quando o caminho de Moisés se forma? Para que o caminho se forme é preciso que a maré esteja entre -0.1 até 0.2m. A dica é chegar no local com 1h de antecedência do horário da maré baixa para conhecer o Caminho de Moisés. 

caminho de moisés


Fique ligado(a) no horário de retornar à costa. Para que você volte com segurança e tranquilidade após ter tomado um belo banho de mar e aproveitado muito esse paraíso chamado Caminho de Moisés Maragogi, não demore muito, cerca de 1h é o suficiente. Andar pelo caminho é uma experiência bem surreal...parece que vc está andando numa procissão cheia de peregrinos, com ambulantes vendendo de tudo, mas em pleno mar...😎😂😁. Coisas do nosso querido Brasil.

Acho que Moisés queria outro tipo de peregrinos, né? 😎😂😁


O melhor da orla norte - O mar mais caribenho está  entre Burgalhau e Antunes, incluindo Barra Grande e Ponta de MangueA praia de Barra Grande fica localizada a 3km do centrinho de Maragogi, sentido litoral norte da cidade. O Caminho de Moisés fica nesta praia. É possível estacionar sem custo nas ruas próximas da praia, mas é preciso ficar atento aos locais que são permitidos.  

o caminho enche cedo...mas vale a experiência

Praia das Bicas, ou Barreiras do Boqueirão, em Japaratinga - com muitos bares e restaurantes debruçados no barranco (no fim de semana, é ponto de excursões).

Vista do topo de um camping em Japaratinga

Praia de Camacho 
- localizada no litoral sul de Maragogi, próximo a vila, a Praia de Camacho dispõe de uma longa faixa de areia na maré baixa, com muita tranquilidade e muitos coqueirais. Não é muito conhecida e nem tão movimentada. Ainda pouco explorada, a junção do coqueiral com sua faixa de areia e um mar sem igual deixam o cenário ainda mais bonito.

Praia de Burgalhau - acesso de carro, estacionamento bem perto da praia. Praia com sossego e clima agradável, ideal para quem gosta de praticar esportes no mar, como windsurf, caiaque e jet-ski. Com sua grande faixa de areia, que na maré baixa se torna ainda maior, essa praia é propicia para realizar longas caminhadas e curtir a vista.

Praia de Antunes - estacionamento na rodovia (500m da praia) ou estacione na praia de barra grande e vá andando até Antunes (700m) pela praia.  A mais famosa de Maragogi. Na maré baixa é onde a natureza mostra toda sua beleza, formando uma imensa piscina na maré baixa. É uma opção para quem busca um local ideal para crianças, mar calmo, água morna e cristalina. Além de contar com o coqueiro mais famoso de Maragogi. No local é possível encontrar barracas de praia que lhe atendem com drinks e bebidas. A pousada Rangai e outras pousadas famosas ficam estrategicamente de cara para esta praia.

Rio entre Antunes e Xaréu



Praia de Xaréu - Localizada ao lado da Praia de Antunes e também conhecida como Praia da Bruna (Marquesini)🙈, a Praia de Xaréu dispõe de areias finas e douradas, além das águas cristalinas de um azul turquesa inigualável. Na maré baixa são formados diversos bancos de areia.

Praia de Xaréu



Ponta de Mangue - Uma das mais bonitas de Maragogi, a praia de Ponta de Mangue é caracterizada por ter um mar tranquilo, com água quentinha e cristalina. Na maré baixa é possível caminhar mar adentro, chegando até as piscinas naturais que se formam cheias de peixinhos. Ideal para quem busca sossego, sombra em meio aos coqueirais e água de coco. Lá é possível realizar a excursão de Bike Aquática.

Ponta do Mangue


Praia de Peroba - estacionamento de carro em rua de acesso à praia.  Última praia do litoral norte de Maragogi que faz divisa com Pernambuco. Com pouco movimento, mar azul, calmo e uma extensa faixa de coqueiros, na maré baixa são formadas várias piscinas em locais diferentes, possibilitando ir até a barreira de corais.



RESUMÃO DOS PASSEIOS QUE RECOMENDO


Passeio 1 - piscinas naturais de Maragogi (2h de duração). É possível chegar até as piscinas através de embarcações do tipo catamarã, escuna e lancha. Existem 3 piscinas naturais em Maragogi, são elas: Galés, Taocas e Barra Grande! As piscinas naturais se formam na maré baixa próximo a barreira de coral, que ficam a aproximadamente 6km da costa. 

Maragogi

O trajeto até lá dura em torno de 30 minutos para catamarã e escunas, em lanchas o tempo é um pouco reduzido. As Galés ficam localizadas em frente ao Salinas do Maragogi, Taocas fica em frente ao Pontal do Maragogi e Barra Grande em frente à praia de Barra Grande. 

o passeio de barco - o clichê que não pode faltar

O passeio sai normalmente uma hora antes do horário da maré baixa. As galés são um pouco mais fundas, favorecendo a formação de pequenas cavernas que podem abrigar uma grande diversidade de vida marinha. Taoca é menor, mais rasa e mais tranquila. Barra Grande é a mais rasa, fica depois do caminho de moisés...mas só pode ir de barco.

Mergulhe

Use as dicas acima para escolher a sua opção. Desta vez, eu fui de Galés, pois já conhecia as Taocas e Barra Grande.


Cuidado com os ouriços em algumas piscinas

Passeio 2
- Passeio às Croas de São Bento. O passeio tem duração média de 2h ou mais, dependendo com quem vc faça. As Croas de São Bento são um local propício para quem busca um passeio totalmente pitoresco em Maragogi.

Croas ...lindo demais.

A 2 km da costa, é realizado em charmosas jangadas a motor. Com a maré baixa, o local se transforma em uma prainha de água transparente e areia branca. 

Tarcísio vai te levar neste paraíso

Para mim, o melhor passeio disparado. A Croa de São Bento fica localizada em frente ao povoado de São Bento, 3 km do centrinho de Maragogi. Uma vila de pescadores e de uma beleza natural sem igual.


Reserve o passeio pelo insta com o Tarcísio. O cara é a simpatia em pessoa e ainda faz fotos de drone para vc. Aliás, trocamos figurinhas sobre vôos de drone 😂😎.
Com ele, vc pode definir quanto tempo quer ficar...e ele ainda te leva a fábrica de biscoitinhos de goma na volta (os famosos sequilhos).....hummm....


Que passeio!!

Passeio 3 - Toninho Bike em Barra de Camaragibe. O Toninho te leva para um passeio de bike pela praia deserta de Camaragibe. Passeio top. Vc pega a balsa com a bike e depois passeia por dentro de coqueirais até as falésias. Boa parte do percurso é feito na areia da praia que fica dura na maré baixa.

Passeio de bike do Toninho em Camaragibe

Na volta, curta um pouco o encontro do rio com o mar...fiquei horas admirando a paisagem e andando com água cristalina e quentinha nas canelas...😁😎

Ride with your love


Reserve o passeio pelo insta. 


balsa para  passeio de bike

Passeio 4 - Expedição de Bike Aquática. (1h30). O local de saída fica na Praia de Ponta de Mangue, a aproximadamente 10km do centrinho da cidade (Porto do Sol - atividades aquáticas). Lembrando que o passeio tem parada para banho, seção de fotos e contemplação dos corais da segunda maior barreira de coral do mundo, a Costa dos Corais. Para fazer o passeio é necessário agendar com antecedência. Apesar de ser realizado diariamente, o horário de saída varia conforme a maré. Em noites de lua cheia, é possível fazer o passeio noturno contemplando a natureza que se forma, programação perfeita para casais apaixonados.


Passeio 5 - Passeio de Buggy - 3h. Não depende da maré. Cerca de R$300 para 4 pessoas. Excelente para quem deseja conhecer todas as belíssimas praias de Maragogi em um só dia. O passeio pode ser feito tanto para o litoral norte, contemplando as praias mais famosas da cidade, quanto para o litoral sul que possui praias ainda pouco conhecidas, mas no quesito beleza não deixam a desejar.
Dá para fazer esse passeio de carro particular tranquilamente. 

Dá para enjoar dessa vista?😎😁


Reserve pelo insta: https://www.instagram.com/topbuggypatacho/

PASSEIO DE BUGGY LITORAL NORTE - São as principais praias de Maragogi. Nesse roteiro você conhece a orla da cidade (onde fica localizado o famoso letreiro), o mirante para ter uma visão panorâmica da cidade (é cobrado uma taxa mínima para visitação). Após essas duas paradas é preciso pegar a rodovia até a praia de Burgalhau, ao chegar lá segue por uma rota que costeia a praia (cerca de 50m do mar), nessa parte é possível tirar fotos com os objetos como corações, conchas e a famosa foto no buggy com o bugueiro posicionado em cima da árvore para pegar o melhor ângulo. próxima parada é no banco de areia da praia de Barra Grande, mais conhecido como caminho de Moisés. Ainda há parada no famoso coqueiro da praia de Antunes, incluindo as praias de Xaréu e Ponta de Mangue. 
Dá para fazer esse passeio de carro particular tranquilamente. 

Sereia....😃😍

PASSEIO DE BUGGY LITORAL SUL -  as praias do Camacho e São Bento, além de conhecer a fábrica do famoso bolo de goma (Sequilhos) e a cidade de Japaratinga que fica a 10km de Maragogi, suas praias e os mirantes que lá existem. Esse passeio vai até a balsa que liga Japaratinga a Porto de Pedras. Dá para fazer esse passeio de carro particular tranquilamente. 

sempre uma "lua de mel"....e lá se vão muitos anos juntos.

Passeio 6
- passeio de caiaque transparente na Praia do Marceneiro. Reme por 15 minutos até piscinas naturais, vendo o fundo do mar. Um experiência bem legal e diferente.

Caiaque transparente


É isso aí, pessoal.
Espero que tenham gostado das dicas.
Se gostarem do roteiro e resolverem visitar a região, depois deixem um comentário falando se valeu a pena.😎😁

Obrigado por acompanharem!

Fiquem à vontade para compartilhar com os amigos! 

Se quiserem acompanhar a divulgação de novos posts é só curtir a página do Facebook: https://www.facebook.com/DicasDeViagemBlogLeoViajandao/

Ou me seguir no Instagram: https://www.instagram.com/leoviajandao/

Valeu! Fui...abraço! 😎🙏 
ATÉ A PRÓXIMA VIAGEM!















Viewing all articles
Browse latest Browse all 75

Trending Articles