Quantcast
Channel: Leoviajandão Carioca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 75

MALLORCA - A RAINHA DAS ILHAS BALEARES QUE É O PAR PERFEITO PARA MENORCA

$
0
0

MALLORCA (ou MAIORCA) - UM "MUST SEE" NUMA VIAGEM PELAS ILHAS BALEARES

S'Almunia e Cala del Moro

Se vc "aterrissou" no blog agora, antes de começar a ler este post, acho que vale a pena dar um pulinho no post "guia" (link aqui: post guia) que contém todo o roteiro, motivação e dicas iniciais desta viagem. 

Além de MALLORCA, o roteiro incluiu a encantadora Menorca (post aqui), Salzburg, Lagos Alemães e Austríacos, Viena, Bratislava e Budapeste.

Caló del Moro

Mas este post é sobre Mallorca, a segunda parada deste roteiro. 

As Ilhas Baleares são compostas de quatro ilhas:Menorca, Mallorca, Ibiza e Formentera (vide mapa abaixo).

mapa das ilhas baleares 

Expliquei no post de MENORCA os motivos que me levaram a escolher Menorca e Mallorca e deixar Ibiza de fora. Resumo aqui da seguinte forma: Ibiza tem muita fama e uma vibe baladeira que já não faz minha cabeça... acho que fiquei "velho"😁😎😂... sei lá...

Como meu foco era mais voltado para natureza, trilhas, recantos urbanos, cultura espanhola, gastronomia etc., incluir Mallorca, depois de conhecer Menorca, no meu roteiro pelas Baleares era quase uma obrigação. 

Afinal, quem nunca ouviu falar na famosa Palma de Mallorca??

Palma de Mallorca - Catedral Le Seu

A minha grata surpresa é que descobri ao longo do planejamento do roteiro e da própria viagem que Mallorca é muito mais do que Palma.

A ilha é imensa. 
Conhecê-la bem, como ela merece, requereria pelo menos 10 dias.

Cap de Formentor

No meu caso, como não tinha esse tempo, o desafio era então saber aproveitar melhor a viagem, tendo apenas 4 dias para conhecer esta bela ilha.

Não tive escolha senão selecionar bem o que seria "must see", fazendo roteiros bem enxutos que cobrissem as atrações principais, de acordo com meus interesses. 

Em cada trilha uma grata surpresa

É claro que esse pouco tempo foi suficiente para ficar "encantado" com Mallorca e deixar um enorme gostinho de "quero mais".

Compartilho neste post as inúmeras fotos dos locais visitados e para que vcs tirem suas conclusões.

No fim do post, compartilho os tais roteiros "enxutos" do meu planejamento para vc avaliar se vale a pena encaixar/adaptar na sua próxima viagem. 

Arredores de S'Almunia

DESLOCAMENTOS

Com pouco tempo disponível, alugar carro é quase obrigatório. A ilha é enorme, o que praticamente inviabiliza os deslocamentos por outro meio que não seja "carro". 

Estradas sinuosas na Serra de Tramuntana - Cap de Formentor

Como preferi me descolar entre Menorca e Mallorca de avião low cost ao invés de ferry, a dica óbvia era alugar o carro no próprio aeroporto, onde a grande oferta faz os preços caírem bem. 




Acima: fotos com paisagens de Palma

Entretanto, desta vez, seguindo dicas de alguns blogueiros, preferi fugir das locadoras tradicionais e resolvi procurar empresas locais bem avaliadas no google. Acabei encontrando uma ótima. 

Aluguei na Hasso (https://www.hasso-rentacar.com/). 

Preço bons, ótimo atendimento, sem taxas ocultas e transfer rápido (menos de 10 min) entre locadora e o aeroporto.

O mapa abaixo do aplicativo maps.me dá uma ideia de todos os pontos que visitei. Rodamos muito de carro e valeu muito a pena!! 😎🙌 

Mapa dos pontos visitados


https://goo.gl/maps/kgbS2wNsofhSxJq27 --> (link do google maps com os mesmos pontos)

Dirigir na ilha é super tranquilo. 

Tivemos alguns sustos ao dirigir na Serra de Tramuntana, mas muito mais pelo clima ruim no dia do passeio e por desconhecer que a estrada era tão apertada. 


Conto esta aventura mais adiante. 😉😅😅

ONDE FICAR

Aqui, literalmente, as opções de hospedagem são milhares.

Se vc planeja ficar bastante tempo na ilha (mais do que 4 dias como foi meu caso), recomendo montar mais de uma base para se hospedar.

Nosso hotel - uma verdadeira "hacienda"

No meu caso, como o tempo era curto, e queria explorar bem a ilha, procurei fugir dos preços mais altos de Palma e ficar num ponto mais central (vide alfinete azul no mapa acima)

O hotel era estrategicamente próximo de Palma (15 min de carro) para que pudéssemos facilmente explorar a capital da ilha, principalmente à noite.

Gostamos muito do nosso hotel Cal Secretari Vell. 
Fica em Sa Cabaneta, bairro hiper tranquilo. 

Hotel Cal Secretari Vell em Sa Cabaneta


Nota 9,4 no booking
Uma verdadeira "hacienda", com quartos super confortáveis, café da manhã excelente e ainda um restaurante associado que serve uma pizza deliciosa. 


O QUE FAZER

Conforme mencionei anteriormente, a ilha é bem grande.
Portanto, o ideal é definir previamente alguns roteiros para aproveitar melhor o tempo.

Para selecionar as atrações a visitar, aproveitei bastante as excelentes dicas do blog "pegadas na estrada". Thanks!! 😎😀🙏



De acordo com meus interesses pessoais, adaptei as ótimas sugestões de roteiros deste blog (com coordenadas GPS) e deu muito certo.

Abaixo, compartilho os roteiros que fiz, destacando as principais atrações "must see" e ilustrando com diversas fotos para ajudar vcs a definirem seus próprios roteiros.

Dia 1 - Chegamos em Mallorca bem cedo (08:00), vindo de Menorca de avião. Pegamos o carro alugado e fomos direto para o hotel. Após deixar as malas, iniciamos logo o nosso primeiro roteiro.  Não havia tempo a perder.

A ideia deste dia era conhecer Formentor, algumas praias do norte, Alcudia e finalizar o dia em Palma.


Roteiro - dia 1

Assim, com o GPS do próprio "maps.me", rumamos do hotel direto para o extremo norte da ilha. 

Obs e dica simples: Nos meus roteiros de carro, sempre costumo ir para o ponto mais longe primeiro e ir voltando para perto do hotel ao longo do dia. 

Assim, do hotel, pegamos a bela e bem cuidada estrada.
Subimos um pedaço da longa Serra de Tramuntana e, depois de dirigir por quase 1h, chegamos no famoso Farol/Cap de Formentor. 



Acima: fotos da estrada e do Farol no Cap de Formentor, extremo norte da ilha

Estacionar perto do farol requer um pouco sorte e uma certa habilidade para "espremer" o carro no primeiro cantinho em que pintar uma vaga. 

O local enche bem e os ciclistas aventureiros atrapalham um pouco os carros. A dica é chegar cedo e sempre respeitar os ciclistas. Afinal, subir a serra de bike não é para qualquer um...os caras chegam lá em cima exaustos....

A vista panorâmica compensa todo esforço....dos ciclistas para pedalar....e dos motoristas de carro para estacionar...😁😂 

A paisagem é belíssima, com montanhas e penhascos encontrando o mar e contrastando com a sinuosidade das estradas que levam ao topo do farol.

Tem um barzinho no farol e banheiros para um pitstop.

Dali, depois de passar algum tempo com vento no rosto, apreciando a vista, começamos nosso caminho de volta, seguindo para o Mirador Es Colomer.

Mirador Es Colomer

Aqui também existe um estacionamento gratuito bastante disputado. 
Ele fica bem perto da lanchonete, na base da escadaria que leva ao ponto mais alto do mirante. O desafio aqui é conviver com alguns ônibus de turismo que se estiverem na área geram um grande tumulto no estacionamento. 
Mas com paciência, tudo se resolve.

Ao fim da leve escadaria (sobe-se em 10min), vc será brindado por um visual simplesmente fascinante.

Reserve mais um tempinho para apreciar a natureza e sentir o vento aliviando o calor. 

Se vc for aventureiro e curtir alturas sem problemas, não deixe de visitar Talaia d'Albercutx que fica bem perto do Mirador. 

É uma espécie de torre de observação, ainda mais alta que o Mirador Es Colomer, que também oferece visuais cinematográficos. A dica aqui é deixar o carro uns 500m abaixo da torre e subir andando a ladeira que leva ao local. Haja fôlego!! 😎😂😅😁

Já de volta à estrada, leve o carro até o estacionamento gratuito na beira da estrada que leva à trilha para duas lindas Calas: Figueira e Murta

Trilha para Cala Figueira

A dica aqui é escolher uma das duas Calas. 

A trilha para Cala Figueiraé de nível médio (inclinação razoável) e vc vai levar uns 15' até chegar próximo à água. Vc vai precisar da algum (bom) preparo físico. 😓😎😁😁 

Cala Figueira

A trilha para Cala Murta é bem mais fácil (sem grandes inclinações) e vc vai levar uns 20-30' até chegar próximo à água. Infelizmente, esta trilha estava fechada quando fomos. Então, escolhemos a Cala Figueira e valeu a pena! 

Depois de dar um (opcional) mergulho numa das Calas ou simplesmente apreciar o azul cristalino, seguindo de carro por mais 20', você chega até orla de Port de Pollença

É desta orla que saem alguns passeios de barco que passam pelas Calas mencionadas acima e vão até o Farol de Formentor. Desta vez, preferi ignorar barcos e fazer os passeios de carro e on foot mesmo. 

Em Pollença, aproveite a infra dos bares da orla para beliscar alguma coisa antes de prosseguir no roteiro.

ruas de Alcudia

Após Pollença, dirigindo mais 20', chega-se em Alcudia.

ruas de Alcudia

Alcudiaé uma cidade murada com um centro histórico super agradável e charmoso, com muitas lojinhas turísticas. 

A dica aqui é aproveitar bem o centro histórico, "batendo perna", sem pressa. Em pouco mais de 1h dá para curtir bastante a cidadezinha antes de prosseguir viagens.

Entrada "murada" de Alcudia

A esta altura, já no meio da tarde, é o momento ideal de curtir a "cereja do bolo", ou seja, a famosa cidade de Palma de Mallorca, capital da ilha.


De Alcudia, em cerca de 40' chegamos em Palma.

Palma é cidade grande, com estacionamento bem caro. 

Peguei uma dica muito boa com a hostess do meu hotel que me indicou possível estacionamento de graça perto do bar Hard Rock ou então o estacionamento pago perto da loja El Corte Ingles

Dica foi perfeita: na ruazinha do Hard Rock, estacionei o carro sem pagar nada e economizei uns bons euros convertidos providencialmente em "cerveza"😎😀😅 

vista da imponente e onipresente Catedral

Depois de estacionar, a dica é andar muito para conhecer os recantos da capital. Passeie pelo corredor de palmeiras que leva até à famosa Catedral La Seu, símbolo maior da cidade. O ingresso custava 7E/p. 


interior da Catedral

O interior da Catedral impressiona, mas confesso que preferi o visual externo a partir do Paseo Marítimo e do Parc de la Mar, de onde se tem as melhores vistas panorâmicas da própria Catedral.

La Rambla de Palma - bem parecida com a de Barcelona

Há ainda diversas outras atrações em Palma: Palácio Real de La Almudaina (7E/p), La Rambla, Centro Histórico (Igreja São Miguel, Praça de Santa Eulália) e Plaça Major

A dica aqui é "bater perna" a pé e conhecer as atrações.

Para chegar a La Rambla basta descer as escadas da Plaça Major
Em La Rambla, há diversas pequenas ruelas c/ pubs acolhedores. 


Acima: fotos do Passeig des Born

Outra via importante e super agradável é o Passeig des Born que liga a Plaza Juan Carlos Ià Av. de Antonio Maura. Esta avenida é emoldurada com estátuas de esfinges – duas de cada lado – e contém um corredor de árvores por toda a sua extensão, criando um ambiente tranquilo que permite agradáveis passeios. 


Acima: corredores de palmeiras na orla de Palma

Além disso, seguindo a boa tradição espanhola, não faltam os bares e restaurantes, onde as tapas reinam. 

Tapas espanholas - curtidos de salame

Se sobrar tempo, ainda em Palma, faça uma visita ao Castell de Bellver, onde se tem uma bela vista panorâmica de Palma. 

Presunto Crudo com burrata

Jante em Palma para fechar o dia antes de voltar ao ao hotel. Opções não faltam. Algumas sugestões: Pizzeria 500 grados (palma), Brox hamburgueria (palma), La Nueva Burguesa (hamburgueria em Palma)

La Nueva Burguesa - Hamburgueria - Palma

Dia 2: Praias do sul e Parque Mondrago


Roteiro - Dia 2

No segundo dia, acordamos cedo para curtir as lindas praias do sul.

Dirigimos cerca de 1h até Caló del Moro.

A praia é totalmente "roots", ou seja o local não tem qualquer infra, mas o acesso é bem fácil. 

trilha Caló del Moro - mar estava agitado


Pausa para apreciar a natureza

Do ladinho da Caló del Moro, pegue uma trilha e em 10' chegue na Cala S’Almunia. 


Cala S'Almunia


É uma praia sem areia, mas para mim até mais bonita que sua vizinha mais famosa. Fique um tempo por ali, seja dando um mergulho ou simplesmente apreciando aquele cenário de cinema.


S'Almunia - vc queria morar aqui? 😎😁😁

Na sequência, fomos até o Mirador Es Pontas, onde vc se depara com uma ponte de pedras formada sob o mar, numa visual parecido com a Pedra Furada de Jericoacara.

Mirador Es Pontas

Depois, rumamos para o Parque Natural Mondragó. O estacionamento custa 5E e dá direito às trilhas 2 e 3, onde vc vai conhecer linhas praias e recantos naturais: Caló D’en Perdiu, S'Amarador, Cala Mondragó, Cala d'en Borgit Es Trenc.

Praias para todos os gostos no Parque Mondragó

O mapa abaixo dá uma ideia das atrações do parque.

mapa do parque Mondragó


Feche o dia, voltando por Palma e curtindo a noite num dos bares/restaurantes da cidade.


Dia 3: Região da Serra de Tramuntana 



Deixamos para o terceiro dia o percurso mais longo.
A dica é acordar cedo para chegar cedo direto em Sá Calobra e curtir o local com menos pessoas.

Sa Calobra

A estrada para chegar ao destino é bem estreita e sinuosa. Dirija com cuidado e tenha (muita) paciência com os ciclistas.

Chegando em Sa Calobra, existe um estacionamento pago. 

O local tem infra, com um píer de onde partem passeios de barco, banheiro público (pago) e várias lojinhas e restaurantes.

Dali, andando por 15 a 20', vc passará por dois túneis feitos na pedra e chegará na fantástica Torrent de Pareis. 

Torrent de Pareis

Torrent de Pareisé um curso d’água, cravado num vale entre montanhas, que desemboca em uma pequena praia de água azul cristalina. 

O infinito e além - mar, montanha...quer mais?

A sensação de "grandeza divina" que vc sente quando se coloca no meio do vale, rodeado por montanhas, com águas aos seus pés, sentindo o vento no rosto, é simplesmente indescritível.


Caminho Sa Calobra

Depois de curtir esse visual magnífico, passamos por um belo "perrengue"😎😂 que acho legal compartilhar com vocês.

Na volta de Sa Calobra, quando subíamos novamente a Serra no sentido para Port Soller, caiu uma enorme neblina e uma chuva fina que simplesmente anularam a visibilidade. 

Para piorar, os gigantescos ônibus de turismo com seus nervosos motoristas desciam a Serra sem se preocupar com o clima ruim e praticamente fechavam a estreita estrada. 

Resumindo: enfrentar os ônibus de frente e ter que dar ré nessa situação, espremendo o carro entre ônibus e penhascos não foi uma situação confortável....mas felizmente correu tudo bem. Ufa!! 😓😓

Achou estreita? imagina com o ônibus vindo em sua direção...😓😎😁
Dica para evitar essa "emoção": evitar dias nublados e chuvosos, se puder. 😅  

Depois do susto, já mais tranquilos, prosseguimos viagem, passando rapidamente pela represa Gorg Blau e depois rumando para charmosa cidade de Port de Soller

Aqui, a dica é curtir um passeio pela orla e almoçar no belo porto.

a charmosa Port de Soller

Seguimos viagem, passando brevemente pela cidade de Deia até finalmente chegar ao ponto final do dia: Valldemossa.

Deia
Em Valldemossa, vale uma parada um pouco mais demorada. A vila tem uma paisagem bastante agradável e relaxante, ideal para fechar o último roteiro desta nossa inesquecível passagem em Mallorca.

Valdemossa


Valdemossa



No dia seguinte (DIA 4), acordamos com calma, curtimos um pouco a paz do hotel e rumamos para o aeroporto para devolver o carro e pegar o vôo para nossa próxima parada: SALZBURG 

LINKS PARA OS POSTS DETALHADOS DO ROTEIRO COMPLETO

Conforme for finalizando os posts, disponibilizo os links a seguir:
  • MENORCA (post aqui)
  • MALLORCA (este post)
  • SALZBURG
  • LAGOS ALEMÃES E AUSTRÍACOS
  • VIENA
  • BRATISLAVA
  • BUDAPESTE
É isso, pessoal.

Se gostarem da sugestão de roteiro e dos posts associados, compartilhem com os amigos! 


Se quiserem acompanhar a divulgação de novos posts é só curtir a página do Facebook: 


Ou me seguir no Instagram: https://www.instagram.com/leoviajandao/

Valeu! Fui...abraço!  





























Viewing all articles
Browse latest Browse all 75