Quantcast
Channel: Leoviajandão Carioca
Viewing all articles
Browse latest Browse all 74

BARCELONA - A "OUTRA" CAPITAL ESPANHOLA

$
0
0

BARCELONA - A CAPITAL DA CATALUNHA

Se vc curtiu o post da capital oficial da Espanha (post Madrid), certamente vai gostar ainda mais deste post. Mas como assim? A Espanha possui mais de uma capital?

Palau Nacional - Montjüic
Segundo alguns espanhóis e, principalmente, catalães, SIM! A Catalunha é, para muitos, um país a parte dentro da Espanha. Longe de querer meter minha mão nessa conturbada e histórica briga separatista e de querer criar polêmica com cientistas políticos, o fato é que, para nós, turistas, realmente Barcelona se destaca (positivamente) bastante de outras cidades espanholas.

Parc Güell
A língua, "o catalão", é meio que uma mistura do espanhol, italiano e do francês e talvez de mais um punhado de outros dialetos que minha parca cultura linguística não me permitiu perceber...rssrrsrr. sorry!

A arquitetura, rica em modernismos e misturas de designs desafiadores, também mostra-se bem distinta das demais cidades hispânicas. Andar por Barcelona é apreciar belas obras de arte e de arquitetura, que têm no gênio Antonio Gaudí o seu principal criador.

Palau Nacional
Na gastronomia, além dos deliciosos pratos da cultura espanhola, vc ainda encontrará invenções "made in Barcelona" de deixá-lo com água na boca.

Em resumo, Barcelona é uma cidade totalmente cosmopolita...longe da Espanha tradicional...portanto, é mais moderna, atraente, vibrante...!!!
O famoso dragão de Gaudí na entrada do Parc Güell

Ainda não está convencido? Dê um pulinho no "Nou Camp" em dia de jogo do Barça ou simplesmente faça o tour pago pelo estádio e sinta o clima do melhor time de futebol do mundo dos últimos tempos. 

Mais que um clube (em catalão)
Não gosta de futebol? Não tem problema.

Veja o filme "Vicky Cristina Barcelona" do genial Woody Allen e se encante pela paisagem. Garanto a vc: vai ser impossível resistir à tentação de conhecer logo essa linda e modernista cidade.

PLANEJANDO A VIAGEM

A partir do RJ, não há vôos diretos para Barcelona. Entretanto, como eu falei anteriormente (vide post Madrid), uma parada estratégica em Madrid é sempre mais do que bem-vinda. Alternativamente, vc poderia parar em outras cidades relativamente próximas (Lisboa, Paris etc.) que são destinos de vôos diretos e a partir delas combinar vôos low-cost até Barça.

Passeig de Gracia
Só acho Madrid mais conveniente porque vc pode fazer tudo pela cia aérea Iberia, por exemplo. Geralmente, fica mais barato quando se junta "as pernadas" numa passagem aérea só!

Casa Batló (ao fundo)
Há também a possibilidade de vc estar fazendo uma viagem, de carro, pela costa da Espanha chegando a Barcelona pelo sul. Nunca testei, mas tenho amigos que fizeram esse roteiro, incluindo Valencia e Ibiza, e falam maravilhas. Ainda está na "bucket list".

Vir do norte, a partir da Cote d'Azur, também imagino que seja um roteiro muito legal. Quando fiz Cote d'Azur, preferi ir para o lado da Itália, mas a opção espanhola deve ser considerada com carinho.

Catedral de Barcelona
Em suma, se vc é fã de longos passeios de carro e/ou de trem, estilo "easy-rider", Barcelona pode ficar num meio de caminho muito interessante.

interior da "La Sagrada Familia"

Quanto ao clima, a proximidade com o Mediterrâneo ajuda a manter a temperatura bem comportada ao longo do ano. Chove pouco e mesmo no inverno vc pode andar na rua numa boa sem sofrer tanto como em outras cidades européias nesta época do ano.

orla portuária.... mais do que agradável

Mas, a cidade "bomba" realmente no verão, quando o clima quente a torna uma ótima capital praiana. Dizem que as praias urbanas eram muito sujas, mas que, depois das Olimpíadas de 92, diversas áreas foram revitalizadas, a zona portuária completamente remodelada e as praias foram limpas. Bem, como conheci Barcelona após 92, fiquei muito bem impressionado com a organização, com a limpeza e com as facilidades de transporte em geral. Nada a reclamar!! Muito pelo contrário!!

A imponente "La Sagrada Familia"
Tudo bem....vá lá....em que pese as praias urbanas não serem espetaculares, a água é aparentemente limpa, o ambiente praiano é muito animado, rolando diversos shows nas praias, bares lotados e um climão de bom humor e alto astral que, nós, cariocas, curtimos muito!

Praia urbana - nada mal

Se vc estiver perdido, não deixe de dar uma passada na bela Plaza de Catalunya, onde na estação de metrô de mesmo nome existe um rico centro turístico que fica aberto 24/7. O centro é um ótimo lugar para um stopby e informações atualizadas de shows, eventos, mostras, espetáculos em cartaz,  promoções etc.

La Pedrera - paisagem de filme de "George Lucas"...Star Wars rings a bell?
DICA MUITO IMPORTANTE: CUIDADO COM OS PICKPOCKETS. Nos locais de grande aglomeração de pessoas, como as Ramblas, o show da Fonte Mágica etc., fique de olho nos seus bolsos e nas suas carteiras. Por mais carioca "descolado" que eu seja, bateram minha carteira na entrada do metrô da Plaza Espanya, pós show da fonte mágica. Golpe ridículo e batido que, confesso, me pegou de "guarda baixa"!
Foi assim: dois caras, com feições típicas de povos do leste europeu, me abordaram com falsas caras de assustado, como se estivessem perdidos, pedindo informações em inglês. Naquela confusão de pessoas subindo/descendo as escadas do metrô, enquanto os dois mantinham distância de um palmo de mim para evitar que eu me mexesse, um terceiro comparsa abria meu bolso da bermuda (que estava abotoada!!) e levava minha carteira. Por sorte, levaram só a grana...pois, metros adiante, minha mulher, totalmente "iluminada"(eu mal conseguia pensar!!), achou minha carteira jogada numa basura (lata de lixo). Detalhe: com todos os cartões de crédito e documentos. Ufa!!! P.., muito p.. da vida, mas menos mal!! Vida que segue...lições aprendidas!!! Ah...e antes que me perguntem. Sim, 99% das vezes eu ando com dinheiro/carteira na parte da frente da calça, dentro da cueca mesmo!! Mas, sabe aquele 1% que vc está com calor, andou o dia todo e quer dar um refresco na "cueca"?...pois é, amigos....shit really happens!!
Fachada do Palau de Musica Catalana - ótimos shows

ONDE FICAR

Barcelona é a cidade dos chamados hotéis "design"... Mas, o que é isso?

São aqueles hotéis mais do que estilosos, em que os arquitetos usam (e abusam!!??!!) o "pano de fundo" dos lobbys e quartos dos hotéis para exporem suas técnicas apuradas. Um deles, muito famoso é a "Casa Camper" (www.casacamper.com). Quem conhece a marca, famosa por seus sapatos e bolsas, vai se identificar com o estilo do hotel.

Fonte Mágica de Montjuic

Mas será que vale a pena? Huummm....essa vou deixar vc decidir! Como tudo na vida, extravagâncias têm seu preço. "It's up to you" decidir se o momento é especial e se vc quer se dar esse presente.

Miró
Surreal?
A minha teoria é simples e vc já conhece dos outros posts: local que vou ficar quase 100% do tempo fora do hotel, só preciso que o dito cujo me ofereça cama e banheiros limpos, seja relativamente bem localizado e, de preferência, tenha um bom sinal de wifi. ;-)

No alto da Sagrada Familia
Então, meus amigos, em se tratando de Barcelona, minha dica é escolher um bom bairro e optar por um hotel ou hostal (vide explicações post Madrid) que caiba bem no seu bolso.

vitrais
Em termos de bairros,  Eixample, Raval e Born são os mais indicados. Evite as Ramblas. É famosa, mas não é um bom local para vc se hospedar considerando o "tumulto" existente na região e os "gatos pardos" que aparecem por lá durante à noite...

Parc Güel

Eu, seguindo a boa dica de uma amigo, fui de novo na linha hostal. Fiquei num hotelzinho simplório, mas BBB (bom, bonito e super barato), muito bem localizado (Barcelona city hotel), na cara da ótima rua Passeig de Gracia...perfeitamente de acordo com a filosofia que prezo. Mas vou logo avisando aos mais exigentes: é um hotel bem pequeno, elevador com porta pantográfica.....rsrsrsr...e daí, né não?? às vezes, isso até é divertido!! rsrs

ruelas do bairro gótico

COMO SE DESLOCAR

O deslocamento em Barcelona é "piece of cake". O sistema de transporte é extremamente eficiente! Vc percorre tranquilamente a cidade toda com facilidade por meio de uma ampla rede de metrô e de ônibus. 

familia unida e divertida
Aliás, é bom que se diga que boa parte dessa rede foi modernizada e ampliada graças às Olimpíadas de 92. Alô governantes do meu RJ!! Vamos deixar um bom legado para cidade??!! Sem roubalheira, please!!! Os cariocas agradecem...os turistas aussi.

formas arredondadas e ondas- marca registrada de Gaudí

A começar pela chegada do moderno aeroporto El Prat, os trems/metrôs facilitam muito a vida do turista e da população, é claro. O trem leva menos de meia hora para ir do aeroporto até à estação Passeig de Gracia...bem central na cidade. Vcs lembram que meu hotel era convenientemente próximo da estação? Pois é....benefícios de um hostal bem escolhido...rsrs

Existe a opção de pegar um busum (Aerobus) do aeroporto (terminal T1 e T2) e saltar na Plaza de Catalunya, mas é mais cara, custa cerca de 5 euros só ida e 9 euros ida/volta!!

Praça da Catalunya
Outro detalhe é que se vc chegar no terminal T1, para pegar o trem, vai ter que pegar um bumba gratuito até o T2, de onde partem os trems para cidade. No big deal! As placas e o "gado" vão lhe orientando. Foi essa opção que escolhi!

interior do Palau de Musica Catalana
Outra dica ótima é a seguinte: compre um ticket combo de 10 viagens (T10), zona 1. Ele é econômico, pode ser usado por mais de uma pessoa e em todos os meios de transporte (metrô, funicular, ônibus e até no trem que vem/vai ao aeroporto). Pessoalmente, usei muito os ônibus, por vários motivos: primeiramente, porque eram super limpos e geralmente vazios; um segundo fator era o fato de haver mapas com as rotas e horários em todas as estações, tornando o seu uso ridiculamente fácil e funcional; e, por fim, o privilégio de se deslocar sobre a superfície, vendo as pessoas, as belezas da cidade, sem sofrer com incômodos trânsitos caóticos  (não é típico na cidade).

agradável ambiente Las Ramblas

O T10 custa cerca de 8 euros. Como estávamos em 3, usar o T10 foi muito "mão na roda".

Ramblas al Mar

Informações sobre rotas e horários de trens aqui (renfe).
Um bom mapa do metrô aqui (metrô Barcelona).

O QUE FAZER

Barcelona, assim como Paris, não é uma cidade barata. Tudo, ou quase tudo, é pago e bem pago.
Pode parecer bobagem, mas se vc veio de tão longe, não deixe de entrar nos lugares por causa de 10 ou 20 euros. Vá a luta e divirta-se sem economias!!!

Relaxante
A cidade oferece diversos museus e casas (em formas de museus) ricos em cenários desafiadores, além de um grande número de shows e eventos, principalmente no verão. 

Subida ao Castelo de Montjüic
Desta forma, a minha dica (meio óbvia!!) é que vc selecione o que lhe interessa de acordo com seu tempo disponível e percorra os bairros da cidade, andando ou de ônibus mesmo, para apreciar não só o modo de viver das pessoas, como também para mergulhar nas delícias gastronômicas e nos prazeres da cultura catalã.

Separei algumas opções de programa para ajudá-lo na sua escolha:

- Casa Batló - uma das obras consagradas do gênio Gaudí. Tem guia de áudio em português. É um dos patrimônios da humanidade. Aí vai logo uma explicação: não sou arquiteto! Esta vertente da família pertence à minha mulher. Mas, devo reconhecer que as "sacadas" desse cara para soluções como curvas, iluminação, reflexos de cores, ventilação etc. são simplesmente brilhantes!!! Gaudí usa e abusa (bem!!) de formas onduladas, lembrando as ondas do mar e explora o contraste de cores como ninguém.

Interior da Casa Batló
Esse prédio, que originalmente pertencia à família de um abastado empresário têxtil de nome Batló, é um exemplo clássico da genialidade de Gaudí com um requinte adicional, pois a fachada ainda lembra muito ossadas (esqueletos) de filme de terror. Lembre-se que a casa não é um museu. Foi concebida para ser habitada. De fato, ainda existem pessoas que alugam aptos no prédio até hoje. Imagino o valor do aluguel!!! Preço da visita (caro, mas vale): cerca de 20 euros (adultos); 16 euros (estudantes).

Batló e sua arquitetura peculiar lembrando ossadas....

Para evitar filas (altamente recomendável), compre sua entrada pela Internet: http://www.casabatllo.es/ 

Parc Güell
- Parc Güell (em catalão) - outra obra prima de Gaudí. Aqui, ele "brinca" com pequenos azulejos coloridos, criando formas e desenhos realmente encantadores, num local cheio de verde e ar puro. Na entrada do Parque, a marca registrada é o famoso dragão. Diversos pilares de pedra que parecem brotar do chão decoram o parque formando estruturas estranhas, mas, talvez por isso mesmo, intrigantes e bonitas.

Colunas
Gaudí e suas obras

bela vista da cidade


No terraço do parque, vc encontrará assentos arredondados feitos de mosaicos de pequenos azulejos coloridos. Sente-se, beba uma água, tome um sorvete e aproveite a belíssima vista de Barcelona que se descortina à sua frente.


Dentro do parque, ainda tem uma casa, hoje transformada em museu, onde Gaudi morou por um tempo. Uma dica importante para sua visita: para evitar a subida radical (bem inclinada) a pé, vá de ônibus (não de metrô!!) e entre pela entrada lateral. Preço: grátis.

cada porta representa uma devoção: fé, esperança e caridade
- Igreja La Sagrada Famiglia - essa é uma das obras não acabadas mais bonitas que eu já vi. Vc lembra daqueles castelinhos que fazia quando criança, na beira da praia, ao deixar a água contendo areia molhada escorrer pelas suas mãos, formando estruturas curiosas? Pois bem, acho que Gaudí, deve ter se inspirado num desses castelos para criar essa linda obra. Note que ela ainda está longe de terminar e, atualmente, é totalmente financiada pelas entradas pagas pelos visitantes. Então, sinta-se um pouco dono dessa grande obra, patrimônio cultural da humanidade.

Santuário
Em construção - vc ajuda a criá-la!
as famosas colunas - reproduções de obras da natureza

Vc provavelmente verá canteiros de obras e guindastes no local, porém, a despeito disso, essa mistura hipnótica de castelinho, com um lado gótico e com um tom até um pouco carnavalesco (sorry, mas as bolinhas no topo das torres me remeteram às alegorias dos desfiles de escolas de samba!!) é muito impressionante. Vale a pena pagar e subir para ver a obra de uma perspectiva superior.

Mais uma vez: compre pela Internet (tickets), marque sua hora de visita e evite as filas!! (ô povo excluído digital!!) Preço: cerca de 12 euros

La Pedrera - ondas e curvas abudantes
Maquete da obra
Casa Mila - linda!

- La Pedrera (Casa Mila) - é mais uma daquelas obras de Gaudí para vc não esquecer. As "carrancas" presentes no terraço lembram personagens de filme de ficção científica. A curvas e ondas estão presentes em todos os cantos, especialmente na fachada. A exibição no sótão mostra como o prédio foi concebido e construído em suas diversas fases. Outro patrimônio cultural, símbolo do Modernismo, criado por um homem à frente de seu tempo. Preço: cerca de 16 euros.

Las Ramblas del Mar

Vai uma taça aí??? Barça...timaço!!
- Nou Camp tour - arquitetos e religiosos que me perdoem, mas entrar na atmosfera do Nou Camp é como entrar em terreno sagrado, onde "Deuses" do futebol desfilam sua arte. Sensacional o tour, mergulhando na história do clube! Uma história que se mistura muito bem com o sucesso de vários jogadores brazucas que fizeram do time uma potência mundial deste esporte ao longo de décadas. As taças, a sala de imprensa, os telões com os vídeos dos gols e momentos marcantes, a ida ao gramado, o campo de treino ao lado do estádio e a lojinha ao final do tour...tudo isso vale muito o ingresso. Impossível não se impressionar! Se vc é, como eu, fã do time de Messi, Iniesta, Xavi e cia. desde os tempos de Cruyff, Romário, Stoichkov, Ronaldo, Rivaldo etc. vai curtir muito!!!

Picasso
- Museus - Existe um grande número de museus espalhados por Barcelona. Escolha os seus, mas não exagere, pois lembre-se que o melhor museu da cidade é ela própria. Com esse pensamento em mente, depois de ter dado ênfase às obras de Gaudí, preferi me limitar a apenas dois: Picasso e Fundação Joan Miró. Dois gênios que dispensam comentários. Picasso e sua arte cubista. Miró e sua arte surrealista e colorida.


- Passeio pelas Ramblas - As Ramblas estão para Barcelona assim como a Av. Atlântida/Copacabana está para o RJ. O local é bem clichê, mas é um "must see". Artistas (?!!) de rua, barraquinhas vendendo regalos de originalidade duvidosa, comidas típicas (?!!), camisas fake do Barça...e uma fauna enorme de turistas. Com isso em mente, passeie nas Ramblas, mas lembre-se que vc vai ter que andar bem mais para conhecer Barcelona de verdade.

Las Ramblas
Um local que eu achei bem legal por aqui foi o mercado, estilo feira, La Boqueria. Vende-se de tudo nesse mercado, mas existem alguns produtos típicos bem saborosos a preços turísticos. Não se esqueça de tomar cuidado com os "pickpockets", principalmente quando vc se distrair para ver um daqueles showzinhos de rua.

La Boqueria nas Ramblas

Bairro Gótico e el Born - Na sequência do passeio nas Ramblas, certamente, vc vai naturalmente ser atraído pelas ruelas do Bairro Gótico e do agradável bairro El Born. Deixe-se perder nessas ruelas, onde boas surpresas irão aparecer na sua frente quando menos esperar. A Praça Real, a Praça Saint Jaume, a bonita catedral de Barcelona, o Palau de Musica Catalana, a Igreja de Santa Maria del Mar,  o Museu Picasso e diversos simpáticos restaurantes estão dentre estas surpresas.

Praça no bairro gótico
Catedral de Barcelona - estilo gótico lembrando Notre Dame (Paris)
- Passeio pela "Las Ramblas del Mar" - agora sim estamos falando de um passeio bem "cool". Percorrer a charmosa ponte de madeira que vai dar no bonito shopping no meio do mar "MareMagnum"é uma curtição só. Ainda mais se estiver batendo um solzinho com uma brisa agradável...passear por esse área é revigorante!


MareMagnum - Ramblas del Mar

- Passeio em La Barceloneta e Porto Olímpico (Port Olímpic) - Barceloneta lembra muito aqueles bairros italianos, onde as pessoas ainda guardam hábitos de secar as roupas na janela.  A grande diferença é que esse lado meio que desleixado fica lado a lado com a principal praia urbana da cidade.

Barceloneta e orla. Porto Olimpíco ao fundo

Essa área toda, que envolve a Barceloneta, a orla da praia e o Porto olímpico foi fruto de grande modernização por conta dos Jogos de 92. É muito agradável passear, sem olhar o relógio, por essa região.

subida ao castelo Montjuic
No topo do morro Montjuic
- Castelo Montjuic - Visitar esse castelo no topo da montanha é um programão. Não só pelo castelo em si, mas, principalmente, pelo visual de toda Barcelona a seus pés. A subida pelo teleférico já vai dando o gostinho... que se completa quando no topo o ventinho frio ajuda a refrescar o passeio.

se tem castelo, tem canhão para defender
Jardins do Castelo

- Descendo do castelo, a boa pedida é emendar com a visita a Fundação Joan Miró para conhecer de perto o trabalho o artista. Se vc ainda tiver gás (a descida é longa!!), pode dar uma esticada até o estádio Olímpico, aquele da abertura das Olimpíadas de 92, quando o arqueiro errou o alvo na hora de acender a pira olímpica, lembra?

Fundação Joan Miró
cores e mais cores - marca registrada de Miró


- Fonte Mágica de Montjuic - a fonte situa-se logo abaixo da escadaria do Palau Nacional que, por si só, já vale a visita. Nas performances, as águas, coloridas pelas luzes, balançam conforme as músicas que vão desde canções clássicas de filmes famosos até músicas modernas atuais. Um lindo espetáculo para fechar com chave de ouro sua ida a Barcelona. Os horários de shows variam um pouco dependendo da época do ano, mas, geralmente, os shows rolam à noite a partir de quinta-feira até domingo. Não se esqueça de tomar cuidado com os "pickpockets"!!!

Fonte Mágica
- Gastronomia -  como em toda a Espanha, as tapas e os pratos a base de jamón reinam!! O bar Tapas Tapas no Passeig de Gracia é parada obrigatória. Mas, na Catalunha, os pratos baseados em frutos do mar também se destacam. Em termos de prato diferente e típico, o mais especial que vc tem que provar é o tal pà amb tomàquet, ou simplesmente pão torrado com tomates e azeite de oliva. Nao pergunte o porquê, mas ele é totalmente diferente de algo que vc já tenha provado antes...delicioso...hummm....!!

Jamón - paixão nacional


É isso aí....aproveitem Barcelona.....ou Barça, para os íntimos...e não é nada difícil pegar essa intimidade.... rsrsr!!!

Show de Flamenco para relaxar e "aculturar" a filhota




Palau


show de Flamenco

figuraça 1 -  Ramblas
figuraça 2 -  Ramblas



figuraça 3 -  Ramblas
figuraça 4 -  Ramblas






































Até o próximo post!!

Viewing all articles
Browse latest Browse all 74